Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Escova de Limpeza Facial: Para Que E Como Usar

Quer deixar sua pele perfeita? A escova de limpeza facial é uma ótima ferramenta!

Você provavelmente já viu alguma de suas maquiadoras preferidas usando uma escovinha no rosto e se perguntou para que serve aquilo. Você sabe o que é? Esse produto é chamado de escova de limpeza facial e sua principal função é esfoliar a pele. Entretanto, existem outros benefícios de usá-la, e você vai saber quais são agora mesmo!

Skincare - utilizando a escova de limpeza facial

O uso da escova de limpeza facial faz parte de uma rotina de cuidados com a pele - a famosa skincare - e realmente apresenta muitas ações sobre o corpo quando se trata desse hábito. Vamos falar um pouco sobre elas?

1- Esfoliação

A primeira funcionalidade da escova é a esfoliação. Basicamente, ela é a responsável pela remoção de células mortas e de algumas sujeirinhas que se acumulam no nosso rosto diariamente. Além disso, esfoliar a pele prepara a região para uma hidratação, de maneira que o rosto fique mais macio e saudável.

2- Limpeza

Como já dissemos, a escova de limpeza facial tem uma importante função de limpar a pele. Ela faz isso por meio da eliminação de pequenas sujeiras que se acumulam nos poros da região da face, de maneira que previne a oleosidade. Portanto, a utilização da escovinha é muito benéfica para o rosto.

Benefícios da escova de limpeza facial

Devido às suas ações de esfoliação e limpeza, a escova de limpeza facial possui muitos benefícios para a face, que é uma região muito sensível e, portanto, precisa de cuidados redobrados. Veja a seguir quais são as vantagens:

1- Melhora a circulação

Por ser utilizado com movimentos circulares sobre o rosto, a escova melhora a circulação sanguínea da região. Portanto, todas as vitaminas essenciais para a saúde do corpo são melhor distribuídas para o bem da nossa pele.

2- Diminui a oleosidade

Com a limpeza intensa feita por meio da escova, os poros são desobstruídos, o que diminui a oleosidade, previne o desenvolvimento de acne e o aparecimento de cravos, principalmente na região do nariz e da testa.

3- Mantém a pele saudável e jovem

Se você tiver uma rotina de skincare aliada ao uso da escova de limpeza facial, a sua pele ficará mais saudável, uma vez que elimina células mortas do rosto. Além disso, o atrito que ela gera provoca a regeneração das células novas, o que pode manter a sua pele com aspecto jovem ao longo dos anos.

Como usar a escova de limpeza facial?

Agora que você já sabe tudo o que a escova faz por sua pele, é hora de descobrir como usar essa ferramenta que te ajuda na rotina de skincare.

Primeiro, escolha o produto que vai utilizar junto à escova. Existem algumas opções:

  • Sabonete em barras;
  • Sabonete líquido;
  • Gel de limpeza;
  • Loção de limpeza.

Lembre-se de que todos eles devem ser específicos para a região facial.

Agora, veja o passo a passo:

  1. Prepare a sua pele molhando-a com água morna, para que os poros estejam abertos;
  2. Aplique o produto que será utilizado sobre o rosto ou na própria escova;
  3. Faça movimentos circulares sobre o rosto, especialmente onde identifica oleosidade (zona T), mas evitando regiões muito sensíveis ;
  4. Por fim, enxágue o rosto com água fria para fechar os poros. Para complementar o efeito de limpeza, aplique um creme hidratante para rosto e finalize o tratamento;
  5. Limpe a sua escova com sabonete neutro para os próximos usos.

O recomendado é que esse processo seja realizado pelo menos uma vez por dia, sempre com muita delicadeza e cuidado para não danificar a pele. Veja alguns casos em que a escova NÃO pode ser utilizada:

  1. Quando a sua pele é muito sensível;
  2. Quando a sua pele é muito avermelhada;
  3. Ou quando a sua pele é muito ressecada.

Em todas essas situações, o uso da escova provavelmente vai piorar a sensibilidade, vermelhidão e ressecamento. Logo, evite esse produto se algum desses for o seu caso, okay?

Tipos de escova de limpeza facial

Se você pensa que só existe um tipo de escova de limpeza facial, está totalmente enganada! Existem, na verdade, três modelos principais:

  1. Escova manual: essa é a mais simples e mais barata escova que temos no mercado. Nesse caso, você mesma tem que fazer o movimento que esfolie a pele.
  2. Escova com cerdas: esse tipo de escova é elétrica e tem pequenas cerdas que fazem movimento circulatório. Esse movimento auxilia na limpeza e na esfoliação.
  3. Escova de silicone hipoalergênico: por fim, esse modelo de escova de limpeza facial é o mais famoso entre todos. Ela também é elétrica e possui a vantagem de ser pequena e prática. Várias marcas oferecem esse produto por preços variados.

Principais marcas de escova de limpeza facial

Para finalizar, nós vamos te ajudar a escolher a marca da sua escova de limpeza facial. Saia que cada uma tem suas peculiaridades e cabe somente a você decidir qual é a melhor para as suas necessidades!

1- Foreo

Imagem Com Escova De Limpeza Facial Foreo

A Foreo é a marca mais famosa de todas, por ser uma das pioneiras no mercado de escova facial. Por isso, ela é referência para as outras empresas e oferece uma variedade de produtos. O seu preço está entre R$350,00 e R$500,00. Veja uma resenha sobre ela:

Características da Foreo Luna Mini 2:

  • Tecnologia T-Sonic: pulsação transdermal, que remove a oleosidade dos poros, elimina 99,5% da sujeira e 98,5% de resíduos de maquiagem da pele;
  • Escova facial em 3 zonas: os filamentos mais finos para uma limpeza delicada em peles normais ou sensíveis, os mais espessos auxiliam numa limpeza precisa, e os mais largos para peles oleosas;
  • Completamente à prova d’água, inclusive a porta de carregamento;
  • 8 intensidades de pulsação;
  • Recarga USB que dura até 300 utilizações.

2- Xiaomi

Imagem Com Escova De Limpeza Facial Xiaomi

Uma marca que está fazendo muito sucesso entre as escovas de limpeza facial é a Xiaomi. Atualmente, ela é considerada uma das empresas com melhor custo benefício desse produto - o preço vari de 100 a 200 reais. Assim, também vale dar uma conferida nessa escovinha InFace.

Características da Xiaomi Inface MS2000:

  • Tecnologia Sonic Clean, com 10.000 pulsações ultrassônicas (ondas sonoras);
  • 3 tipos de intensidade;
  • Função temporizador de 90 segundos;
  • Carregamento USB, com bateria que dura até 200 usos.

3- Forever

Imagem Com Escova De Limpeza Facial Forever

A Forever possui um modelo muito semelhante ao da Foreo. Entretanto, ela é bem mais barata (custa, em média, 30 reais) do que a primeira e só possui uma diferença: não é à prova d'água.  Por esse motivo, ela também é uma ótima opção para quem quer cuidar da pele sem gastar muito.

Características da Forever:

  • Função massagem;
  • 16 tipos de intensidade;
  • Conexão Bluetooth;
  • 650 usos em um único carregamento (USB);
  • Conectividade com o aplicativo da marca, com dicas de uso, recurso de localização e mais.

Os prós e contras de usar uma escova de limpeza facial

Todo mundo já sonhou em ter escova de limpeza facial, mas será que ela realmente é benéfica – e necessária – no cuidado com o rosto?

Há algum tempo, a escova de limpeza facial tiveram um boom nunca visto antes e parecia que os modelos de mercado não eram o suficiente para suprir a demanda.

Atualmente, a escova de limpeza facial se tornaram parte da rotina de muitas mulheres, mas até hoje causam dúvidas se vale mesmo a pena usá-las nos cuidados do rosto.

Pensando nisso, vários estudos sobre a escova de limpeza facial, saíram desde então e juntamos alguns prós e contras sobre esse produto incrível.

Pró: trauma faz bem para a pele de vez em quando

Ao ocasionar um trauma na pele, como por exemplo, usar uma escova de limpeza facial ou usar buchas que são mais duras e agressivas, a pele entra em um modo de preparo que estimula a sua regeneração celular.

Se isso for feito de forma ocasional, pode ser um benefício e deixar a sua pele mais saudável e bonita.

Pró: faz uma limpeza profunda

Fazer a limpeza do rosto corretamente é muito importante para desobstruir os poros e evitar que cravos e espinhas apareçam para te incomodar.

Além disso, evita o acúmulo de poluição e poeira, que acaba sendo muito comum nas grandes cidades. Manter a sua pele limpa de forma profunda é bom porque evita problemas futuros contra a oleosidade.

Contra: causa ressecamento

Se você optar por esfoliar a pele com bastante frequência pode acabar causando irritações e afeta a camada protetora.

Assim, a pele acaba ficando mais desidratada e propensa a irritações.

Contra: pode estimular inflamações

Como a pele do rosto é bastante sensível, usar uma escova que é um pouco mais agressiva repetidas vezes pode levar a inflamações da pele, mesmo as inflamações subcutâneas, que não são visíveis.

Contra: pode estimular a melanina a agir

Estimular a melanina não é algo inteiramente positivo, pois, quando você estimula essas células de forma excessiva, pode acontecer um descoloramento com o passar o tempo.

A verdade é que você sempre precisa tomar cuidado ao usar qualquer tipo de esfoliante, escova de limpeza facial e toalhas.

Para aquelas peles que são muito reativas, você deve evitar ao máximo hiper-pigmentação, que é quando a pele fica muito vermelha, pós inflamação.

A conclusão dos prós e contras é: limpar a pele com certeza é algo positivo, mas há um limite para isso. Assim como o couro cabeludo, há uma quantidade saudável de oleosidade que vai ajudar a manter a hidratação e a proteção da cutis.

Assim, limpar demais e com muita força pode acabar causando um desequilíbrio nessa barreira. Então o uso de escova de limpeza facial precisa ser limitado de duas a três vezes na semana, no máximo, evitando problemas maiores.

Limpeza de pele e a escova de limpeza facial

Quem não quer ter uma pele hidratada e lisinha, seja usando uma escova de limpeza facial ou de forma caseira. A verdade é que sempre estamos buscando novidades de tratamentos para podermos cuidar da nossa pele e nossa beleza.

Além de uma alimentação balanceada e dormir bem, é necessário ingerir pelo menos 2 litros de água por dia, assim, é possível manter uma pele saudável e bonita, mantendo alguns cuidados específicos.

A limpeza de pele é um dos procedimentos mais indicados para se livrar de todas as impurezas, fazendo uma desintoxicação. Quando é feita de maneira adequada e frequente, ela é capaz de mantê-la limpa, hidratada e ainda retardar o envelhecimento.

Quer aprender como fazer a sua limpeza de pele perfeita em casa junto com o uso de sua escova de limpeza facial? Então leia o nosso post até o final.

Saiba qual é o seu tipo de pele

Para fazer a sua limpeza de pele é necessário identificar qual é o seu tipo de pele, se ela é seca, mista, sensível ou oleosa.

Assim, você poderá descobrir os princípios ativos mais indicados e o tratamento que será necessário para fazer efeito. Não adianta usar um produto para reduzir a oleosidade se a sua pele for seca, fará com que o ressecamento piore.

Use apenas produtos de qualidade

Para poder obter os resultados que deseja é preciso investir em produtos de qualidade. Não estamos dizendo que é necessário comprar os produtos mais caros, mas precisa pesquisar bastante e entender se o produto é realmente de qualidade.

Consultar um dermatologista é uma parte importante do processo, já que ele poderá indicar os melhores produtos para realizar a limpeza da sua pele, além de indicar a quantidade de vezes que você poderá usar a sua escova de limpeza facial.

O dermatologista fará um diagnóstico da sua pele e irá te explicar quais são as principais carências dela, podendo orientá-lo da melhor forma sobre as marcas e a finalidade de cada produto.

Tenha uma periodicidade para fazer a limpeza de pele

Fazer a limpeza de pele não é a mesma coisa de espremer ou retirar cravos e espinhas. Não tem nada a ver com isso, o ideal é que você adote práticas que evitem o surgimento dessas imperfeições.

Até porque a retirada mal feita de cravos ou espinhas pode deixar marcas e manchas na sua pele, que são difíceis de serem removidas.

A limpeza de pele feita em casa deve ser suave, seguindo os passos de limpeza, esfoliação e tonificação dos tecidos. A escova de limpeza facial com certeza vai fazer parte desse processo.

Cuidados diários x limpeza profunda

Existe uma diferença gigante entre os cuidados diários que precisa ter com a pele e uma limpeza profunda que deve ser feita de maneira ocasional.

São considerados como cuidados diários todos os passos diurnos e noturnos, como limpeza de impurezas, remoção de maquiagem, aplicação de protetor solar, hidratação, dentre outros.

Ou seja, são todas medidas preventivas que promovem a renovação celular de maneira efetiva diariamente.

A limpeza profunda é um procedimento bem mais invasivo e por esse motivo não deve ser feita em excesso. As condições da sua pele indicarão com qual frequência essa limpeza poderá ser feita.

O mais comum é que elas sejam feitas ao menos uma vez por mês.

Limpeza de pele em casa - Passo a passo

Depois de entender um pouco sobre a limpeza da pele, vamos a um passo a passo para que você possa seguir e fazer a sua limpeza de pele em casa e ainda assim usar a sua escova de limpeza facial.

Separe os seus produtos de beleza, confira as nossas dicas e coloque a mão na massa:

Lave o rosto com um sabonete neutro - faça a lavagem do rosto com um sabonete neutro facial, fazendo movimentos circulares. Após isso, enxugue-o bem.

Abra os poros - Essa etapa é bastante importante para dilatar os poros e garantir que a retirada de impurezas aconteça de forma mais fácil. Para isso, ferva um pouco de água e a coloque em uma bacia. Deixe o rosto tampado com uma toalha, próximo ao vapor (cerca de 45 cm), de modo a absorvê-lo por no máximo três minutos.

Esfolie a pele - Nesse passo, você não deve exagerar na pressão exercida sobre a pele. Faça suaves movimentos circulares com a ponta dos dedos. Para peles mistas a secas, essa massagem pode durar até cinco minutos. Em peles oleosas, para não estimular ainda mais a produção de sebo, a esfoliação deve ser feita durante no máximo um minuto.

Passe uma máscara de tratamento - Se em sua rotina de cuidados não tem uma máscara de tratamento, não se preocupe. É possível produzi-la em casa, com uma prática receita caseira. Você vai precisar de:

  • Pomada hidratante (como Bepantol ou Hipoglós);
  • Cerca de 6 gotas de vitamina E;
  • 5 gotas vitaminas A.

Misture bem esses três itens e aplique-a em todo o rosto. Aguarde dez minutos antes de retirá-la.

Essa fórmula é indicada para todos os tipos de pele e deve ser feita a cada quinze dias, para fortalecer e melhorar a hidratação da pele.

Feche os poros - Logo após a máscara de tratamento, enxague bem a pele com água fria. Isso fará com que os poros sejam fechados e com que a derma esteja pronta para as próximas etapas.

Aplique uma loção tônica - O processo de limpeza pode ser um pouco agressivo para a sua pele. Portanto, nessa etapa, é preciso tonificá-la. Passe a loção tônica de sua preferência (e indicada para o seu tipo de pele) em todo o rosto com a ajuda de um algodão.

Faça uma hidratação - A hidratação é o último passo da rotina de limpeza de pele feita em casa. Ela deve ser feita em todos os tipos de pele, até mesmo nas que são oleosas. A falta de hidratação pode provocar o efeito contrário e intensificar a produção de oleosidade — dê preferência por hidratantes sem óleo ou em gel.

Conclusão

Se você gostou do nosso conteúdo sobre escovas de limpeza facial, aposto que também vai amar nossos outros artigos sobre beleza e afins. Dê uma olhadinha nesses posts e acompanhe nosso site para mais conteúdos como esse!

Por fim, para não perder nenhuma informação, coloque o blog na sua barra de favoritos e nos acompanhe nas redes sociais!

Aproveite!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.