Tudo sobre beleza no Cupomzeiros.com

Demaquilante: Dicas De Como Usar, Melhores Marcas E Como Fazer Em Casa

Toda amante assídua de maquiagem sabe que o demaquilante é um produto essencial na rotina de cuidados e de preparação da pele. Entretanto, ainda restam algumas dúvidas quanto ao modo de uso do removedor, quais as melhores marcas e se existe alguma receita caseira para remover a maquiagem.

Por isso, hoje vamos conversar sobre esse produto tão importante para o seu rosto, como escolher o melhor e como fazê-lo em casa. Fique ligada!

O que são demaquilantes

Os demaquilantes, basicamente, são produtos específicos para remover a maquiagem e limpar a pele. Eles são capazes de limpar as impurezas que uma simples lavagem não consegue tirar. Atualmente, há diversos tipos de demaquilantes, sendo os principais formatos os em gel, creme, espuma, óleo, podendo ele ainda ser bifásico, sem óleo, ou até encontrado em lenços.

Para cada finalidade, região da face, você pode encontrar um demaquilante ideal, seja específico para os olhos, lábios, ou para todo rosto. Além disso, cada tipo de pele é mais indicado um tipo de produto.

A falta da limpeza adequada do rosto pode gerar problemas como irritação, acne, alergia aos produtos utilizados e obstrução dos poros, além de envelhecimento precoce. Então o demaquilante é fundamental para a limpeza da pele, pois ele é capaz de tirar toda a sujeira da maquiagem e as impurezas.

Assim, demaquilar deve ser sempre o primeiro passo na rotina de limpeza da pele, seguido de uma lavagem comum com água e sabonete específico para o seu tipo de pele. Para finalizar a skin care e garantir uma cútis perfeita, a dica é aplicar um tônico facial, que ajuda a equilibrar o PH da pele e ainda hidratar.

Vale ressaltar ainda que o demaquilante, além de remover a maquiagem e as impurezas que vão acumulando na pele ao longo do dia, é capaz de ajudar manter o equilíbrio entre oleosidade e hidratação contidas na pele. Outros benefícios são a remoção de células mortas e o acúmulo de oleosidade.

Composição

Uma lavagem normal não é capaz de retirar todos os resquícios da maquiagem e demais impurezas, já que certos ativos não são removidos com apenas água e sabão. Então é nesse momento que o demaquilante entra em ação, já que sua fórmula contém substâncias capazes de retirar por completo a maquiagem que podem provocar danos à pele se dormir com ela.

A composição deste produtinho varia bastante, a depender bastante do tipo, já que existem versões em óleo, creme, gel, mousse, loção, bifásico (água e óleo) e até solução micelar. Mas basicamente eles contêm ingredientes como: água, glicerina, Panthenol, Sodium Chloride, Sodium Hydroxide, Sodium Benzoate, Disodium EDTA, entre outros.

Alerte-se sempre para a fórmula do cosmético, inclusive se ela não contém álcool etílico, ftalatos, silicones, sulfatos e parabenos que podem agredir a pele. Observe também os que têm coloração ou um perfume muito forte, estes podem causar alergia. Fique atenta!

Verifique ainda na embalagem se o produto não foi testado em animais e se é, de preferência, vegano. Ademais, para pele sensíveis, opte por demaquilantes à base de camomila e fito fenol de rosas que acalmam a pele. Preste atenção, então, aos ingredientes que compõe o produto que você está adquirindo.

Demaquilante. Fonte: Blog Pharma Pele

Como usar o demaquilante

Primeiramente, é importante lembrar que o uso regular deste cosmético é importantíssimo para manter a sua pele saudável, sem ressecamento e sem oleosidade. Por isso, jamais negligencie a utilização dele: isso pode danificar a região do rosto, bem como seus cílios e sobrancelhas.

Logo, ter um em casa, seja fabricado ou caseiro, é essencial. Agora que você já sabe disso, vamos falar um pouco sobre como usar o removedor de maquiagem para ter a pele mais saudável. Vamos lá!

Escolha o melhor demaquilante para você

Escolher o melhor produto para demaquilar envolve não somente o tipo de pele, como também o tipo de maquiagem (mais ou menos pigmentada) e a frequência que é usado.

Assim como quase todos os produtos cosméticos do mundo, os demaquilantes possuem uma grande variedade de opções. Os principais modelos são:

  1. Águas micelares: Queridinhas de muitas, elas são produzidas com micelas que funcionam como imãs que, em contato com a pele, sugam toda a maquiagem e impurezas. A vantagem é que essa fórmula não entope os poros, não deixa a pele oleosa, pode ser usada como tônico antes da maquiagem e, principalmente, é o tipo de removedor mais curinga das opções.
  2. Lenços demaquilantes: São práticos e muito eficientes, principalmente para quem está com pressa de tirar a maquiagem na correria do dia a dia ou em viagens. Eles já contêm o produto embebido no lenço umedecido.
  3. Demaquilantes bifásico: São uma mistura de água e óleo, perfeita para peles nem muito secas, nem muito oleosas. Além disso, são ótimos para retirar maquiagens à prova d’água.
  4. Demaquilantes em gel: São os removedores de maquiagem mais apropriados para peles oleosas, por sua composição e consistência diferenciadas. Geralmente são oil free, o que é excelente, permitindo que a pele fique bem sequinha após o uso.
  5. Demaquilantes cremoso, em mousse ou loção: São a melhor opção para quem tem a pele mais seca ou madura. Por possuir componentes hidratantes na composição, como a glicerina, esse tipo cosmético vai promover uma hidratação profunda, além de retirar a maquiagem e limpar a pele.
  6. Demaquilantes em óleo: São os preferidos das coreanas. O cleansing oil é excelente e uma das opções mais potentes, pois ele permite que a fórmula derreta os resíduos de maquiagem. Esse tipo de produto é ideal para peles normais ou secas e, principalmente, sensíveis. Ele consegue remover maquiagens mais pesadas e pigmentadas sem remover a oleosidade natural da pele e sem deixar o residual oleoso.
  7. Leites de limpeza demaquilantes: São ótimos removedores para quem tem a pele mais sensível e delicada. Além de limpar o rosto, eles deixam a região mais macia e hidratada. Ou seja, é um efeito duplo.
  8. Demaquilantes para olhos e lábios: Por se tratarem de regiões muito sensíveis, olhos e lábios exigem cuidados específicos. Logo, use demaquilantes indicados para essas zonas e os aplique suavemente e com cuidado.
  9. Receitas caseiras: Os demaquilantes feitos em casa, com alguns óleos e outros ingredientes, também podem ser muito eficientes para remover a maquiagem e deixar a pele mais limpa. Eles são uma ótima alternativa para quem prefere produtos mais naturais.

Tendo todas essas opções em mente, basta escolher qual se adequa mais ao seu perfil e aplicá-la no seu dia a dia.

Aplicação do demaquilante

Vamos, agora, explicar o passo a passo para aplicação de cada tipo de demaquilante. Veja:

Para os lenços demaquilantes: Basta aplicar o produto sobre o rosto, delicadamente, até que toda a maquiagem seja removida. No final, passe água corrente na face para tirar o resto dos resíduos que possivelmente tenham ficado.

Para os demaquilantes bifásicos, leites de limpeza, soluções micelares e demaquilantes caseiros:

  • Separe um algodão e aplique o produto nele;
  • Passe o algodão embebido sobre o rosto, fazendo movimentos horizontais ou circulares;
  • Caso seja necessário, troque o algodão até que toda a maquiagem seja removida;
  • Por fim, se sentir necessidade, passe água corrente no rosto e finalize.

Para os demaquilantes em gel, em óleo e em creme: Podem ser aplicados com os dedos, de maneira suave, não necessitando de algodão. Retire a maquiagem massageando o produto delicadamente, em movimentos circulares em todo o rosto. Após o uso, lave o rosto com água para eliminar alguns pequenos resíduos e seque suavemente.

Para os demaquilantes para olhos e lábios: Aplique com algodão, massageando suavemente. Evite colocar muita pressão para que eles não fiquem irritados. Nos cílios, passe o algodão de baixo para cima, com cuidado. Lave estas regiões com água ao terminar.

Rotina de cuidados com a pele

É extremamente importante que você tenha uma rotina de skin care e tente sempre remover a maquiagem antes de dormir, para que sua pele esteja bem limpa. Assim, a oleosidade, o ressecamento e a sensibilidade do rosto vão diminuir consideravelmente.

Além do uso do demaquilante, existem outros cuidados que você deve tomar com o seu rosto, como a esfoliação facial regular e hidratação. Em outro artigo nós falamos mais sobre a escova de limpeza facial e como usá-la. Dê uma conferida!

Assista também ao vídeo a seguir sobre como fazer um skin care completo:

Receitas caseiras de demaquilantes

Depois de todas essas informações, é hora de descobrir como fazer seu próprio demaquilante com ingredientes que tem em casa. Vamos lá?

1- Óleo de coco

O nosso primeiro demaquilante natural é feito de um só ingrediente: óleo de coco. Basta separar uma pequena quantidade dele e aplicar sobre o rosto com o auxílio de um algodão, até que toda a maquiagem tenha sido removida.

Depois, é só lavar o rosto com um sabonete facial específico para sua pele e estará tudo finalizado!

2- Água e mel

Os dois ingredientes dessa receita são super acessíveis: a água e o mel serão suficientes para o seu próximo demaquilante caseiro. Veja o passo a passo:

  • Primeiramente, separe um potinho no qual irá colocar os ingredientes;
  • Para cada meio litro de água, adicione uma colher de sopa de mel;
  • Por fim, misture tudo e seu demaquilante estará pronto!

O modo de aplicação é, também, muito simples: coloque em um algodão a mistura, passe no rosto e depois tire o excesso do produto com água.

3- Shampoo infantil e óleo vegetal/azeite

A nossa terceira e última receitinha de removedor de maquiagem precisa de um shampoo infantil e de óleo vegetal, como de coco ou de amêndoas, ou azeite de oliva. Agora, veja qual é a proporção de cada ingrediente:

  • Uma colher de sopa do shampoo infantil;
  • E meia colher do óleo ou do azeite.

Adicione-os a um potinho em que os armazenará e misture tudo muito bem. Depois, aplique sobre o seu rosto assim como fez com os outros demaquilantes. Sua maquiagem vai sair todinha!

demaquilante
Demaquilante. Fonte: Beleza e Saúde

Melhores marcas de demaquilantes

Após entender melhor o que é, como usar, além de aprender a fazer o seu próprio cosmético, que tal conferir agora quais as melhores marcas de demaquilantes que temos hoje no mercado?!

Neutrogena

Um excelente produto e muito eficiente, o removedor de maquiagens da Neutrogena é um dos nossos favoritos. Ele possui várias versões, mas seu resultado é sempre garantido. Será necessário investir um pouco mais, mas é um produto de qualidade e completo.

Sua composição é livre de álcool e óleo, prometendo remover toda a maquiagem e limpar a pele, podendo até ser utilizado na região dos olhos. Há opção do cosmético em forma de lenços também.

L’oreal

Marca de renome e sinônimo de qualidade, os demaquilantes da L’oreal prometem vários benefícios, como demaquilar, hidratar, limpar e deixar a pele fresca e macia.

Com várias utilidades e sem deixar a pele oleosa após o uso, é uma excelente opção. Sua água micelar faz muito sucesso entre a mulherada!

O Boticário

O Boticário é uma marca consagrada já muito tempo no Brasil e possui diversos produtos de qualidade. Com demaquilantes não seria diferente. O produto da marca é indicado para remover maquiagem à prova d’água e ao mesmo tempo hidrata e nutre a pele, por ter diversas vitaminas em sua composição.

Além disso tudo ele ainda é vegano, sendo uma ótima opção a se considerar.

Vult

Se você está procurando uma opção mais em conta e que ainda tem qualidade, os demaquilantes da Vult são um ótimo custo-benefício. Sua fórmula é oil free, sendo ideal para peles oleosas.

Por ser leve, talvez não seja a melhor opção para remover maquiagens à prova d’agua e mais pesadas, mas é eficiente para tirar a make do dia a dia. Ademais, as algas marinhas e o aloe vera que contêm em sua composição ajudam a hidratar a pele.

Nivea

Por fim, mas não menos importante, selecionamos o demaquilante bifásico da Nivea, pois ele é perfeito para remover a make à prova d’água sem agredir a área dos olhos. Por terem na composição óleo e água, os demaquilantes bifásicos devem ser chacoalhados antes de serem utilizados na pele, para misturar as duas fases.

Este tipo de cosmético é ideal para quem tem pele seca, mista ou normal. E além de remover a maquiagem também retira as impurezas que acumularam na pele ao longo do dia.

Perguntas frequentes sobre demaquilantes

Confira algumas perguntas comuns sobre este produto:

O demaquilante faz mal para a pele?

Não, este cosmético não possui ingredientes que fazem mal para a pele. Ele, inclusive, possui propriedades que o permite ser mais eficiente que os sabonetes, na remoção de impurezas. E o melhor de tudo é que ele não agride a pele.

Qual a diferença entre demaquilante e água micelar?

Água ou solução micelar não é a mesma coisa que demaquilante comum. Ambos realizam a remoção da maquiagem, assim como de impurezas, mas eles se diferem em vários aspectos.

A água micelar é rica em emolientes que “derretem” a maquiagem sem esforço, principalmente as maquiagens à prova d’água. E também possui o poder de purificar a pele. Já o demaquilante comum é composto de agentes higienizantes que removem maquiagens mais leves e limpa a cútis.

Outro ponto é que a água micelar bifásica possui a fase líquida e a outra fase emoliente. Já o demaquilante comum existe em várias versões, como já mencionamos, como a líquida, a creme, a óleo, a versão em gel e até opções bifásicas também.

Ademais, outra diferença é que, após o uso, a água micelar bifásica não precisa de enxágue, já que a fórmula do produto deixa a pele seca e hidratada, até mesmo as mais oleosas, e ajuda a purificar e a reequilibrar o pH. Já os demaquilantes comuns precisam ser removidos com um sabonete próprio para a pele do rosto após o uso.

Qual a diferença entre demaquilante bifásico e demaquilante comum?

Quando o produto é bifásico, é sinal de que ele possui duas fases: uma com água e outra com emolientes, em forma de óleo, que só se misturam se sacudir o produto. A característica dele ser bifásico é que vai remover maquiagens à prova d’água, makes mais pesadas e de longa duração, como máscaras de cílios, delineador e aquele batom forte.

Sua vantagem é que mesmo sendo capaz de remover facilmente maquiagens mais pesadas, o bifásico não irrita a pele e os olhos.

Já o demaquilante comum é mais leve e não consegue, geralmente, remover itens à prova d’água. Ele costuma limpar a pele e desobstruir os poros, mas não consegue “derreter” fórmulas mais densas, além de não purificar a pele, como a água micelar consegue fazer.

Devo usar demaquilante mesmo sem ter usado maquiagem?

Sim, ele deve ser usado sempre. Os demaquilantes não só servem para remover a maquiagem, como também removem os resíduos de poluição, células mortas, oleosidade, filtros solares, BB Creams, ou seja, todos os tipos de impurezas acumuladas durante todo o dia e que ficam na pele.

Como saber qual é o melhor demaquilante?

Para descobrir qual melhor demaquilante é preciso entender que para cada pessoa é indicado um cosmético específico para ela. Logo, para saber qual comprar, analise seu tipo de pele, se oleosa, mista, sensível ou seca, além do tipo de maquiagem que você quer remover, se é mais pesada ou mais leve, se é à prova d´água ou não.

Avalie também a marca, se é de boa procedência e qualidade. Lembrando que nossa pele é delicada e sensível, não sendo recomendado aplicar qualquer tipo de produto nela.

Posso passar demaquilante todos os dias?

Este produto pode ser usado todos os dias sim. Ele é amigo de toda pele saudável e deve ser usado todos os dias, mesmo quando você não usou nenhuma maquiagem, para ele limpar e remover também o protetor solar e diversas impurezas externas da pele.

Para evitar qualquer efeito negativo do uso, é essencial escolher um produto adequado para a sua pele e seguir outros cuidados importantes, como o uso do hidratante facial.

Tem que lavar o rosto depois de passar demaquilante?

Depois de remover a maquiagem com o cosmético, geralmente é necessário lavar o rosto com água fria para retirar qualquer resíduo de produto, fechar os poros e ativar a circulação. Lave sempre o rosto com um sabonete próprio para sua pele, com pH neutro.

Considerações finais

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tudo de beleza, como maquiagens, cabelos e unhas, acompanhe os nossos posts diários! Aqui no blog você terá super dicas de como ampliar ainda mais a sua beleza natural.

você pode gostar também
Comentários