Tudo sobre beleza no Cupomzeiros.com

Como Usar O Defrizante: Dicas, Truques E Os 5 Melhores

Você, certamente, já se incomodou, em algum momento da sua vida com o frizz nos cabelos. Nós, mulheres, entendemos bem esse sentimento. Entretanto, surgiu um produto muito eficiente no controle desses cabelos rebeldes: o defrizante. Você sabe como usar? Descubra isso, além de dicas e truques neste artigo.

O que é o frizz

Antes de saber como usar o defrizante, é importante entender o que é o frizz e o que o causa. Basicamente, o frizz é uma cutícula – parte externa que reveste os fios – que “desviou” o caminho natural dos fios, que é estreitamente para baixo, nos cabelos lisos, ou em formato de ondulações, nos cabelos cacheados, devido ao seu ressecamento.

O processo de desorientação das cutículas deixa os fios ligeiramente para cima, o que é realmente um incômodo na nossa aparência.

Causas do frizz

O frizz no cabelo pode ser causado por fatores como queda em excesso como o Eflúvio Telógeno, onde o novo fio que nasce tem um comprimento menor em relação aos demais, gerando o frizz.  

Ou ainda, por quebra de fio por excesso de escovação, chapinha ou escovas ácidas. Outra causa também para esse problema é prender os cabelos com alta tensão utilizando elásticos inapropriados.

Esse desvio do fio pode ser causado por diversos fatores, e é preciso tomar muito cuidado com eles. Veja alguns dos motivos que podem causar esse fenômeno capilar:

  • Uso constante e inapropriado de secadores e chapinhas: Isso prejudica o formato dos fios e os danifica;
  • Presença de muita química no cabelo: Procedimentos químicos capilares, como alisamentos e descolorações desenfreadas, deixam o cabelo muito frágil e mais suscetível ao frizz;
  • Umidade: A água, de um modo geral, modifica a estrutura dos fios, deixando-os, por vezes, arrepiados (com frizz);
  • Fios ressecados: A falta de hidratação nos cabelos deixa os fios extremamente ressecados e, portanto, com muito frizz.

Esses são os principais motivos para que seu cabelo esteja com muito frizz e constantemente arrepiado. Logo, é essencial sempre estar atenta aos fatores listados, além de manter uma rotina de cuidados com os fios.

O que é o defrizante e para que serve

Agora que você já sabe o que é o frizz e quais as suas causas nos nossos cabelos, está preparada para descobrir o que é o defrizante e como utilizá-lo.

O nome desse produto é bem autoexplicativo: ele tem a função de diminuir o frizz que tanto nos incomoda, mais especificamente aquele causado pelo uso de secadores e pela umidade. Entretanto, essa não é a sua única vantagem. Veja algumas outras:

  • Proteção dos fios contra altas temperaturas: Sim, o defrizante também atua como um protetor térmico. Logo, se você precisar usar secador, chapinha ou difusor, ele é super recomendado;
  • Pontas duplas nunca mais: A maioria dos defrizantes do mercado possuem queratina, que é um componente que sela as cutículas de cada fio;
  • Hidratação: Apesar de não ser específico para isso, o defrizante ajuda a hidratar os cabelos e previne o ressecamento dos fios;
  • Cabelo liso ou cacheado bem definido por mais tempo: O defrizante deixa a estrutura dos fios bem firme por mais tempo, já que os protege da umidade. Assim, o efeito liso é prolongado, bem como a definição dos cachos.

Podemos ver que os benefícios do defrizante vão além de controlar os cabelinhos arrepiados, certo? Então, já está na hora de você experimentá-lo!

Como usar o defrizante: passo a passo

Saber as vantagens do defrizante não basta para ter um cabelo menos rebelde, não é mesmo? Você precisa saber exatamente como usá-lo. Por isso, nós preparamos um passo a passo para você. Confira as instruções a seguir:

Passo a passo

  1. Lave o cabelo normalmente, com shampoo e condicionador;
  2. Após a lavagem, seque delicadamente o cabelo com uma toalha macia, retirando a água em excesso;
  3. Depois, aplique o defrizante em todo o comprimento, sem exagerar;
  4. Em seguida, utilize o secador/difusor/chapinha/babyliss, ou deixe os cabelos secarem naturalmente;
  5. Pronto! Você verá que seu cabelo estará com pouquíssimos fios arrepiados!

Veja também um vídeo ensinando como usar o defrizante corretamente:

Os 5 melhores defrizantes

Agora que você já sabe o principal, que é como usar o defrizante, já pode escolher uma marca que se adeque mais às suas necessidades! Vamos dar uma olhada nas 5 melhores marcas de defrizantes que selecionamos.

1- Salon Line

A Salon Line possui uma linha de produtos para cuidados com cabelo simplesmente espetacular. Os defrizantes fazem parte dela e também são de arrasar!

Existem três produtos da marca que são específicos para cabelos lisos: “Meu Liso Extremo”, “Meu Liso Demais Bye Bye Frizz” e “Meu Liso Muito + Liso Amido Milho”. Mas há também produtos para outros tipos de cabelos. A marca está se consagrando no mercado e tem oferecido itens de bastante qualidade e bom preço.

Sobre defrizantes em específico, há opções como: “Meu Liso Proteção Total“, “Meu Liso Protetor Térmico“, “SOS Bomba“, “Meu Liso Muito + Liso Amido Milho“. Todos são ótimos e têm um preço em torno de 13 reais. Demais, não é?

2- Nazca

A Nazca é outra marca que vende defrizantes de ótima qualidade. Ela oferece diversas variações desse produto: o Sfera (para todos os tipos de cabelo), com efeito liso; Ravor, com óleo de argan, para efeito liso; Ravor para Todos os tipos de Cabelo; e Ravor para Cabelos Quimicamente Tratados.

Outro pertencente à linha da Nazca é o “Origem Eu escolho Cachos e Lisos“, que é ótimo para cabelos cacheados. Apesar dos outros produtos serem especificados para efeito liso, eles também podem ser usados em cabelos com cachos, pois dão um efeito de definição muito evidente.

Além disso tudo, ele está na faixa de preço de 25 reais!

3- Soft Hair

A marca Soft Hair é antiga e é conhecida no mercado pelo seu bom preço. Em termos de defrizantes, há uma variedade boa de opções: queratina, babosa, “All in One”, Blond, D-pantenol, reconstrutor, tutano, vegano, vinho, ácido hialurônico, óleo de argan, entre outros.

Todos possuem em sua formulação compostos protetores que são ativados pelo calor do secador ou prancha, auxiliam na reposição de massa do fio e de aminoácidos. Eles também proporcionam maior reestruturação da fibra capilar, dando elasticidade e nutrição aos fios, além de deixar as madeixas sedosas, brilhantes e sem volume.

Existe uma boa versão que é em spray e que não deixa o cabelo pesado ou com aspecto oleoso. Os defrizantes da marca estão na faixa de 20 reais, sendo um ótimo custo-benefício.

4- Inoar

Um ótimo defrizante também é algum da marca Inoar. Um dos destaques é o “Argan Oil Thermoliss Desfrizante Termoativado” que é um leave-in que reduz o frizz, protege dos danos causados por ferramentas térmicas e doma os cabelos ondulados e rebeldes.

Ele controla os fios, mas também desenvolve uma capa protetora contra altas temperaturas. Em sua fórmula tem ingredientes especiais como óleo de argan, aminoácidos da seda e pró vitamina B5, que além de reduzir o frizz, hidrata e dá brilho. O produto está saindo na faixa de 30 reais.

A marca brasileira é referência no mundo dos cosméticos para cabelos e, hoje, está presente nos melhores salões e nas mãos dos mais renomados hairstylists.

5- Lola Cosmetics

Outro defrizante queridinho é o Lola Liso Leve and Solto! Com proteção térmica, ele reduz o frizz e modela os fios, assentando-os. É mais indicado para cabelos lisos e promove um liso prolongado.

Custa na faixa de 25 reais e contém ativos como óleo de oliva e canela. Ele deixa as madeixas fortalecidas, regeneradas e potencializa o crescimento saudável. Ademais, proporciona uma hidratação e deixa o cabelo super brilhante.

O bom que ele é livre de sulfatos, não é testado em animais e é vegano. O seu aplicador em spray distribui o defrizante de maneira uniforme. A textura é praticamente líquida, sendo uma ótima indicação para cabelos muito finos e com pouco volume.

Perguntas frequentes sobre defrizante

Listamos algumas perguntas que são comuns sobre o defrizante. Confira, pois pode ser que você tenha a mesma dúvida.

Defrizante. Fonte: Drogaria Minas-Brasil

Defrizante é para todo tipo de cabelo?

Sim, o defrizante pode ser usado em todos os tipos de cabelos, cacheados, crespos, ondulados, lisos... Ele pode trazer benefícios para todos as formas de fios!

No entanto, cabe atenção nas embalagens. Os produtos sempre informam para qual tipo de cabelo ele é destinado, ou se é para todas os tipos de cabelos. Então, leia bem as informações na embalagem antes de comprar qualquer produto! É preferível sempre adquirir cosméticos específicos para seu tipo de cabelo.

Qual a diferença entre protetor térmico e defrizante?

Apesar de se parecerem, protetor térmico e defrizante são produtos distintos. O protetor térmico tem a finalidade de proteger os fios do calor do secador e chapinha, evitando danos e ressecamento.

Já o defrizante relaxa os fios, diminuindo o frizz e deixando a estrutura dos fios no lugar certo, seja nos cabelos lisos ou nos cabelos cacheados.

O defrizante pode ser usado todos os dias?

Sim, o defrizante pode ser utilizado todos os dias, mas desde que seja feita a higienização correta dos fios no final do dia. Isso porque ele não deve ser utilizado sobre um cabelo sujo, pois isso pode gerar um excesso de engorduramento. Então, o ideal é aplicá-lo após lavar as madeixas.

Outra ressalva é que o defrizante deve ser aplicado somente nos fios e não no couro cabeludo.

Quais os principais ativos que o defrizante contém?

  • Aminoácido, queratina, cisteína e creatina: indicados para reconstruir e proteger os fios, impedindo a perda de água e nutrientes.
  • Óleos de oliva, argan: promovem brilho e nutrição, além de proteger os fios.
  • Canela, linhaça e pistache: são ricos em nutrientes que atuam na fibra capilar, deixando as madeixas mais fortes e saudáveis.
  • Silicone: é como um protetor térmico.
  • Extrato de vinho e pró-vitamina B5: ajudam a manter os cabelos hidratados e protegidos.
  • Amido de milho: reduz o frizz, define os cabelos e sela as cutículas dos fios, impedindo as pontas duplas.
  • Proteína de trigo: adiciona volume, reduz a porosidade e melhora a aparência dos cabelos.
  • Geleia real: promove nutrição, reparação e hidratação.
  • Filtro solar: protege dos danos causados pelos raios solares e evita a formação de nós e pontas duplas.
  • Tecnologias exclusivas e outros ativos que deixam os fios ainda mais saudáveis e protegidos e, claro, controlados (sem frizz).

Como escolher o melhor defrizante?

Para escolher o melhor defrizante, atente-se a alguns requisitos. Primeiro opte por produtos indicados para seu tipo de cabelo. Normalmente, essas informações estão escritas nos rótulos.

Além de controlar o frizz e proteger os cabelos das altas temperaturas, alguns defrizantes também oferecem benefícios extras. Veja os ativos benéficos que cada produto contém na fórmula que vai te ajudar na saúde dos cabelos.

Há no mercado defrizantes com multifunções, tais como efeito liso, efeito liso prolongado, proteção solar e facilidade na escovação ou no desembaraço, selagem, hidratação, nutrição, reconstrutor, entre outros benefícios. 

Veja também valores e custo-benefício, podendo ter opções que oferecem mais benefícios por um preço melhor do que aquele que apenas inibe o frizz.

Além disso, prefira cosméticos cruelty-free (ou seja, não testado em animais) e que sejam veganos. Defrizantes sem ingredientes como sulfatos, sal, parabenos, petrolatos, silicones insolúveis, entre outros, são mais indicados para tratar os cabelos. O que acontece é que esses componentes químicos podem pesar a estrutura dos fios, então, o melhor é evitá-los.

Vale lembrar também que alguns fabricantes realizam o teste dermatológico, o que garante um produto mais seguro com a pele e com o couro cabeludo, sendo melhor para evitar irritações e alergias.

Outro detalhe que vale a pena ficar de olho no momento de escolher o defrizante ideal é o tipo do aplicador. Alguns produtos são vendidos em spray que facilitam a aplicação, mas há também o defrizante com a tampa em flip top, que mantém a embalagem bem fechada, mas é um pouco mais complicado de usar, já que ele não possui um sistema de dosagem.

Por fim, confira os preços, pois há defrizantes para todos os bolsos. Opte sempre por marcas de qualidade e boa procedência, para garantir bons produtos para suas madeixas.

Cuidados essenciais com os cabelos

Defrizante
Defrizante. Fonte: Boa Forma

Lave o cabelo com água morna

Para lavar o cabelo corretamente, o ideal é regular a temperatura da água no morno. Uma água muito quente irá danificar seus fios, pois a alta temperatura irá tirar os óleos essenciais do cabelo, deixando-o seco e sem vida.

Escolha produtos específicos para o seu tipo de cabelo

O melhor é adquirir cosméticos específicos para o seu tipo de cabelo, pois ele terá em sua fórmula ingredientes que irão se adequar melhor às suas necessidades.

Logo, certifique na embalagem dos produtos as informações descritas, seus ativos e benefícios para determinado tipo de cabelo. É bom ficar atento também aos aditivos que podem ser agressivos para certos cabelos.

Procure por aqueles que contenham ativos naturais, pois eles garantirão que seu cabelo permaneça macio e brilhante. Escolha também produtos de boa procedência e de qualidade para alcançar melhores resultados.

Evite o uso excessivo de produtos

Produtos para o cabelo como géis, mousses, cremes e tintas podem melhorar seu cabelo, mas o uso excessivo pode danificar os fios ou até mesmo causar queda.

Os produtos contém química e, se forem usados ​​com muita frequência, podem se acumular no cabelo e causar seu enfraquecimento e quebra. Outros riscos incluem cabelo ressecado e pontas duplas.

O ideal é dar um intervalo entre os produtos, de um ou dois dias na semana. Isso vai permitir que seu cabelo se regenere. Maneire também na quantidade de cada cosmético por vez, evitando o excesso.

Massageie sempre o couro cabeludo

Sempre que for lavar os cabelos aproveite e faça uma massagem calmante no couro cabeludo, pois isso ajudará a estimular os folículos capilares, bem como ajudará o fluxo sanguíneo na região, para estimular o crescimento saudável.

Outra alternativa é massagear o cabelo molhado após desembaraçar, logo após o banho. 

Use um pente de dente largo no cabelo molhado

O cabelo molhado tende a quebrar mais facilmente do que o cabelo seco, por isso é recomendado usar um pente de dente largo no cabelo úmido, em vez de uma escova. Desembarace com cuidado e sutilmente.

Seque o cabelo suavemente

Evite torcer ou esfregar o cabelo com força em uma toalha para evitar danificar os fios. Em vez disso, seque o cabelo pressionando suavemente as mechas entre as dobras de uma toalha macia para remover o excesso de água.

Evite o calor excessivo no cabelo

O melhor é deixar secar o cabelo naturalmente. Evite altas temperaturas com o uso de aparelhos, como secadores, chapinhas e babyliss, com tanta frequência.

Se for usá-los, opte por manter uma distância dos fios e escolha uma temperatura menos quente. Há alternativas como bobes, touca de meia-calça e outras maneiras de modelar as madeixas sem usar temperaturas elevadas.

Evite penteados apertados

Penteados são uma ótima forma de deixar o visual mais bonito e estiloso. Mas o uso frequente de penteados apertados pode prejudicar o seu cabelo. Evite penteados como tranças apertadas, que puxam os fios com força. Isso tensiona os folículos e os enfraquece ao longo do tempo.

Opte por penteados mais frouxos e use sempre prendedores que não danificam os cabelos, como os elásticos feitos de silicone.

Proteja o cabelo dos raios solares

O sol pode causar o desbotamento da cor, quebrar a haste do cabelo, degradar a estrutura do cabelo, assim como deixar os fios ressecados. Embora nenhum produto para o cabelo possa protegê-lo completamente, os produtos com FPS (Fator de Proteção Solar) podem ajudar proteger os fios da exposição solar e dos raios UV.

Use sempre chapéus e bonés para proteger o couro cabeludo também. 

Faça cortes regulares

Um atitude que contribui para o crescimento dos fios é realizar cortes regulares, para eliminar as pontas quebradiças e duplas que podem causar mais danos aos cabelos. Então, cortar as pontinhas manterá o seu cabelo saudável.

Faça um cronograma capilar

Ao menos uma vez por semana faça uma hidratação caseira nos fios, pois isso irá prevenir o ressecamento, fortalecerá os fios e fornecerá nutrientes extras que promovem a saúde do cabelo. Realize também periodicamente a nutrição e reconstrução, com o uso de óleos vegetais e cremes específicos.

Alterne estas três etapas e programe uma rotina para um cronograma capilar. Seu cabelo vai agradecer!

Siga uma dieta saudável

Uma alimentação saudável garante que seu cabelo permaneça em boas condições. Então não esqueça de ingerir alimentos que contenham vitaminas e nutrientes, como frutas, vegetais, legumes e grãos integrais.

Não esqueça também de ingerir bastante água em sua dieta. O ideal é beber 2 litros de água por dia. Manter a hidratação do corpo irá contribuir diretamente com a saúde das suas madeixas.

Considerações finais

Por fim, cabe falar que é muito importante usar o defrizante para evitar que o frizz seja recorrente na vida dos nossos cabelos. Além disso, ter uma rotina de hidratação é indispensável para manter a saúde dos cachos ou dos fios lisos. Portanto, fiquem atentas a isso!

Espero que tenha gostado do nosso artigo. Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe com quem você acha que vai se interessar pelo tema. Confira mais dicas de beleza aqui! Até a próxima!

você pode gostar também
Comentários