Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Cuidado Com as Unhas: Você Sabe Quais São? [Tutorial]

Uma coisa que não faz parte do cotidiano, mas deveria fazer é o cuidado com as unhas. Elas requerem muito mais cuidado do que somente passar um esmalte ou lixá-las.

É o cuidado diário com as unhas que as tornam mais fortes e protegidas contra as agressões sofridas cotidianamente.

Se você sofre com unhas fracas e quebradiças, saiba que por meio de hábitos simples é possível que elas fiquem mais fortalecidas e vistosas.

Você sabia que o enfraquecimento das unhas é um problema bastante comum? Muitas pessoas passam por isso e, o motivo disso é fácil de compreender.

As nossas mãos estão sempre trabalhando, juntamente com elas, nossas unhas. Elas sofrem agressões físicas e químicas diariamente.

Mesmo essa sendo uma realidade bem óbvia e compartilhada por todos nós, poucas pessoas se preocupam em cuidar da saúde de suas unhas.

Será que você é uma dessas pessoas que anda precisando dar mais atenção a este pequeno detalhe

Se sua unha apresenta aspecto poroso, está afinada, descamada, quebra com frequência ou possui manchas e irregularidades, certamente você deixou o cuidado com as unhas de lado. 

No geral, o ideal é que as unhas se mantenham aparadas constantemente para evitar o acúmulo de sujeira, além disso, sempre que possível, elas devem ficar no formato oval e estar sempre bem hidratadas

Contudo, além desses cuidados básicos, outros devem ser mantidos, em especial por pessoas que, por algum motivo, já possuem predisposição ao enfraquecimento ungueal.

O tamanho das unhas deverá levar em conta sua profissão, seus hábitos e hobbies.

Cuidados com as unhas, os essenciais

Mantenha suas unhas cortadas e lixadas. O ideal é que a sua unha seja cortada e lixada sempre para evitar que quebre.

Você pode optar por cortar suas unhas com tesoura ou por apará-la com lixas. Independente do escolhido, utilize ferramentas pessoais ou descartáveis. 

Algumas pessoas poderão deixar a unha um pouco mais compridas, enquanto outras precisarão mantê-las bem mais curtinhas, a depender da profissão desempenhada.

Não pense que os cuidados com as unhas se restringem às mãos. As unhas dos pés devem ser mantidas mais curtas para não influenciarem em seu mecanismo de alavanca.

Além disso, estando grandes, elas poderiam acabar até descolando do seu leito, que é um problema extremamente comum

O tamanho das unhas também tem relação com a deposição de sujeitas e detritos. A depender do tamanho, acabam propiciando infecções.

Pelo mesmo motivo, deve-se tomar muito cuidado com as unhas ao remover cutículas, elas são um importante mecanismo de proteção, e sua retirada deixaria a unha desprotegida, facilitando a entrada de fungos e bactérias. 

Compreendida a importância da manutenção das unhas em um tamanho ideal, cabe uma ressalva: é preciso muito cuidado ao lixá-las. Há um grande risco de remoção de camadas de queratina, o que deixaria a unha mais fina e fragilizada.

O mesmo acontece com pessoas que fazem uso frequente de acetona, por isso, prefira removedores de esmalte sem esse componente. 

Tenha uma alimentação saudável

Imagem Com Unhas Saudáveis E Uma Laranja
Cuidado Com as Unhas: A alimentação é fator determinante na saúde de suas unhas!

Se engana quem pensa que alimentação não tem nada a com o cuidado com as unhas.

Os alimentos estão diretamente relacionados a composição, não só das unhas, mas também dos cabelos e da pele.

Dessa forma, mantenha uma dieta equilibrada rica em vitaminas e minerais

No caso das unhas, alguns nutrientes são particularmente importantes, juntamos os principais junto com alguns exemplos de como poderá encontrá-los. 

  • Zinco: castanha de caju, carnes, aves, frutos do mar, laticínios, feijão e lentilha.
  • Biotina: amêndoa, amendoim, ovo, cenoura, couve-flor e avelã.
  • Selênio: pescados, cereais, carnes, ovos e principalmente na castanha-do-pará.
  • Proteína: frango, ovos, nozes, frutos do mar, soja e cereais.

Muitas pessoas sofrem com o enfraquecimento de suas unhas justamente por manterem uma dieta pobre. Alimentar-se bem é imprescindível, tanto para saúde das unhas, como para a saúde mental.

A depender da gravidade do seu caso, podem ser recomendados suplementos alimentares. Existem diversas opções de produtos que auxiliam na suplementação nutricional, e podem acelerar a recuperação das unhas.

Mantenha suas unhas hidratadas

A hidratação deve fazer parte da sua rotina de cuidados com as unhas. As unhas possuem basicamente queratina em sua composição.

No entanto, o que poucos sabem é que ela é coberta por um pequeno manto em sua camada mais superficial, que é responsável por impedir que a água evapore.

Essa proteção é essencial para manter a unha hidratada e não deixar de lado o cuidado com as unhas.

O objetivo dos hidratantes é restaurar essa camada, conservando-a sempre funcional, pois ela sofre agressões constantes. Sem esse cuidado, as unhas se tornam ressecadas, envelhecidas e vulneráveis.

Se você ainda não tem o hábito de andar com um creme para cuidar das suas mãos na sua bolsa ou mesmo no porta-luvas do carro, é hora de providenciar

Faça da hidratação das suas unhas uma prioridade, assim como cuida da hidratação do restante do seu corpo. Existem ótimas opções de cremes específicos para unhas e cutículas, os óleos de amêndoas e de uva são excelentes sugestões.

É recomendado uma frequência mínima de aplicação de duas vezes por dia. 

Tome cuidado ao lavar a louça

Imagem Com Pessoa Lavando Louça Com Luva
Cuidado Com as Unhas: Use uma luva para lavar louças

Não é só o seu esmalte que sofre quando você lava louças, os danos vão além da estética. Por isso, é muito importante o cuidado com as unhas.

Pessoas que possuem o hábito e a necessidade de mexer muito com água e produtos de limpeza precisam ter ainda mais cuidados com as unhas e com as mãos. 

Quando for lavar a louça ou mexer com esse tipo de produto, para que as suas unhas fiquem protegidas, o ideal é utilizar luvas.

Nesse mesmo sentido, são indicadas luvas de algodão por baixo acompanhadas de uma luva de borracha por cima, impedindo que a cutícula tenha contato direto com as substâncias da luva plástica e corra risco de degeneração.

Use colágeno hidrolisado

Na nossa pele, o colágeno auxilia na formação do sistema fibroso, que compõe a derme, sendo essencial para renovação celular.

O colágeno é uma proteína abundante em nosso organismo e exerce diversas funções importantes.  

Ele é também um importante componente das unhas, por isso o colágeno hidrolisado pode atuar como suplemento alimentar para seu fortalecimento.

Cerca de 9 em cada 10 mulheres tratadas com essa substância apresentam melhoras consideráveis no aspecto das unhas já nas primeiras semanas de tratamento.

O colágeno hidrolisado aumenta a velocidade do crescimento da unha, além de fortalecê-la, reduzindo drasticamente o risco de quebra e descamação. 

Torne as bases fortalecedoras as melhores amigas da sua unha

As bases fortalecedoras são grandes aliadas nos cuidados com as suas unhas. Além de fortalecerem, elas ajudam a melhorar a espessura, hidratando e dando brilho a elas.

Tornam as unhas mais bonitas, mas também menos quebradiças e removem o amarelado deixado pelo uso frequente de esmaltes

Por mais simples que pareçam, elas são ferramentas essenciais para quem deseja ter unhas sempre saudáveis. Para aqueles que possuem o mau hábito de roer unhas, elas são grandes aliadas no controle desse vício

Mas serve qualquer base fortalecedora para o cuidado com as unhas?

Temos uma dica, verifique sempre a composição do produto. São boas opções aquelas que possuem os seguintes ativos

  • Cálcio: Estimula a calcificação e aumenta a resistência das unhas
  • Queratina: Promove hidratação
  • VitaminasVitamina A, Vitamina E e Pro Vitamina B5
  • TaurinaFortalece as unhas
  • Silício Orgânico: Liga-se à queratina, reage com o cálcio, e estimula o fortalecimento das unhas
  • Óleo de Melaleuca: Possui ação bactericida
  • Bisabolol: É um anti-inflamatório natural
Imagem Com Unhas Bem Cuidadas E Pintadas
Fonte: @NailsM.Studio -Pinterest

Mudanças climáticas e unhas

Já percebeu que quando o tempo muda, suas unhas fazem o mesmo?

As mudanças climáticas ou mesmo excesso de água pode acabar enfraquecendo as suas unhas, deixando-as manchadas e quebradiças.

Durante o inverno, o segredo é redobrar o cuidado com as unhas.

Faça as unhas com frequência

Embora seja necessário um certo cuidado em relação a esse assunto, fazer as unhas com frequência é uma das maneiras de mantê-las sempre fortes e saudáveis. Uma vez por semana é uma meta excelente

Mesmo que você não possa visitar uma manicure sempre, faça o básico você mesmo.

Corte ou lixe as unhas dos pés e das mãos, remova os excessos de pele, e aproveite para passar a sua base fortalecedora.

Não exagere na remoção de cutículas 

Imagem Com Curtícula Sendo Removida
Cuidado Com as Unhas: A remoção de cutículas deve ser feita com cautela

O exagero na remoção de cutículas é um problema muito comum e pode trazer graves consequências. Essa prática facilita a entrada de microrganismos, aumentando consideravelmente o risco de infecções

Você não precisa retirá-las por completo para que fiquem bonitas. Retire apenas o excesso, sempre utilizando produtos que proporcionem hidratação, para mantê-las bonitas e saudáveis.

Deixe a unha respirar

O esmalte, em muitos dos casos, acaba protegendo a unha. Entretanto, como todas as coisas, em excesso, ele pode acabar se tornando prejudicial, especialmente os coloridos

Intercale semanas de unhas pintadas com semanas livres de tintura. O uso ininterrupto de esmalte enfraquece e resseca as unhas, além de deixá-las escurecidas e amareladas

O cuidado com as unhas requer muita paciência e conhecimento.

Verdade ou Mito?

Muitas pessoas acabam errando no cuidado com as unhas por acreditarem em diversos mitos famosos. Não podemos acreditar em tudo o que ouvimos por aí. Vamos desvendar, entender alguns mitos e verdades sobre as unhas?

Alongamentos estragam a unha?

Mito. É claro que o alongamento exige alguns cuidados a mais, como uma boa profissional para colocá-los.

Contudo, desde que você hidrate bem suas unhas, mantenha uma rotina de cuidados com elas, e não seja alérgico a nenhum dos componentes do processo de alongamento, não terá maiores problemas.

As unhas podem refletir algumas doenças?

Verdade. Existem alguns sinais de algo não vai bem com seu corpo, como enfraquecimento das unhas (em especial mudanças na espessura, na cor e no formato).

Por isso, é tão importante que se procure atendimento profissional, mesmo implementando as dicas aqui apresentadas.

Alongamento em fibra de vidro é melhor do que o de gel?

Mito. Existem diversos tipos de alongamentos disponíveis no mercado, além de fibra de vidro e gel, podemos citar os de acrílico, fibra, dentre outros.

A escolha ideal depende do que cada pessoa procura e da maneira como cada uma delas se adapta a sua rotina.

Lavar muita louça prejudica as unhas?

Verdade. O contato em excesso com água e produtos de limpeza pode estragar o seu esmalte e até mesmo a sua unha.

O uso excessivo tanto de água como de outras substâncias nas camadas de queratina da unha as torna mais amolecidas, deixando-as mais vulneráveis a diversos tipos de problemas.

Esmalte escuro enfraquece as unhas?

Mito. A cor do esmalte não interfere em nada na saúde das unhas, embora possa, sim, causar o seu amarelamento, dependendo da frequência de aplicação.

De qualquer forma, é imprescindível que as unhas passem por períodos de descanso, já que o excesso de esmalte pode, sim, ser prejudicial.

Cada pessoa tem um tipo de unha diferente?

Verdade. Como a alimentação interfere na composição das unhas, fica fácil entendermos porque temos unhas diferentes uns dos outros.

Mas além dessa, existem outras peculiaridades como cor, formato e fragilidade, geralmente frutos da maneira como cada um cuida da unha.

Removedor de esmalte e acetona são a mesma coisa?

Mito. Embora muitos removedores de esmalte possuam acetona em sua composição, eles não são a mesma coisa. Os removedores são bem melhores do que a acetona.

Na verdade, os removedores sem acetona são os mais indicados, já que essa substância agride as unhas e desidrata a região.

Já vimos os cuidados necessários com as unhas das mãos. E as unhas do pé, como ficam? Vamos ver algumas dicas:

Cuidado com as unhas dos pés

Os cuidados com as unhas dos pés são muito mais que uma questão de vaidade, são uma questão de saúde também.

Essa deve ser uma preocupação de pessoas de ambos os sexos, porque, além da beleza, é fundamental para garantir qualidade de vida.

Afinal, não podemos negligenciar os maiores responsáveis por nossa sustentação durante todas as atividades diárias, não é mesmo? É preciso tratar com carinho dos nossos pés e lembrar sempre de que eles impactam a nossa saúde.

O cuidado com as unhas dos pés também são essenciais.

Capriche na higienização

Imagem Com Pés Na Água
Cuidado Com as Unhas: A higiene dos pés é o primeiro passo para uma pedicure completa

Vamos começar com uma pergunta básica: qual é a atenção que você realmente dá aos seus pés no momento do banho?

Será que você não costuma lavar mais as outras regiões do seu corpo e acaba fazendo uma higienização nada detalhada neles? O seu cuidado com as unhas do pé é o suficiente?

Não se preocupe porque isso é normal, embora seja um erro que deva ser evitado ao máximo.

Como os pés têm um contato intenso com o solo, eles acumulam bem muitas sujeiras que podem ser um risco para quem deseja ter uma vida saudável e tranquila.

Por isso, tenha o cuidado de todos os dias realizar uma limpeza mais profunda na região dos seus pés. Dê uma atenção bem especial às unhas. Eessa é a melhor forma de evitar o acúmulo de microrganismos e prevenir infecções.

Escolha um bom sabonete ou gel de limpeza e tente não fazer essa tarefa com tanta pressa. 

Procure um especialista

Em clínicas de podologia e salões especializados, você encontra profissionais que podem solucionar diversos problemas que afetam as suas unhas e o pé.

Esse é o caso para uma unha encravada ou um calo indesejável, ou mesmo para o cuidado com as unhas em geral.

Reserve um tempinho para esfoliação

Algumas regiões do nosso corpo são mais propícias ao acúmulo de células mortas, um exemplo disso são os nossos pés. Por esse motivo, eles acabam ficando ásperos e ressecados, em alguns casos descascando.

Para reverter o problema e estimular a renovação celular, basta fazer uma esfoliação.

Contudo, o segredo é não exagerar. Uma esfoliação a cada semana ou quinze dias é suficiente para deixar a pele lisa e livre de calos.

Hidrate com regularidade

Naturalmente, os pés são bem mais ressecados do que outras partes do corpo e a exposição que sofrem às impurezas faz com que percam ainda mais sua umidade natural.

Para garantir a proteção da pele e das unhas, faça uma boa hidratação na região. Você pode utilizar óleos hidratantes e nutritivos, cremes ou loções específicas para essa área.

Corte as unhas corretamente

Imagem Com Unha Do Pé Sendo Cortada
Cuidado Com as Unhas: O corte das unhas deve ser feito de acordo com o formato natural

Outro fator importante entre seus cuidados com as unhas dos pés e que faz toda a diferença, inclusive na qualidade de vida, é cortá-las de maneira adequada.

Nem todas as pessoas têm esse cuidado, pois acham que isso não é tão importante.

No entanto, para quem tem a tendência a unhas encravadas essa é uma medida de precaução extremamente necessária.

O formato reto e quadrado é o mais indicado para que não haja encravamentos ou inflamações. Se a unha for cortada no formato arredondado, apresentará uma tendência para crescer dentro da pele.

Evite escolher um sapato apenas pela beleza

Conforto é a palavra-chave na hora de comprar um sapato. Nossos pés são sensíveis e um calçado inadequado pode ser e acaba sendo o principal fator desencadeador de traumas nas unhas e nos dedos.

Portanto, não considere apenas o modelo ou a cor do produto. Avalie sempre o quão confortável ele é e a qualidade do seu material, além de verificar como seus dedos se adequam no seu interior.

Cuide das cutículas

Aqui no Brasil, é cultivado o hábito de cortar as cutículas, porém, essa não é uma prática considerada boa, isso porque é a pele responsável por proteger as unhas e evitar que elas sejam contaminadas por micro-organismos, como fungos e bactérias, que poderiam causar inflamações e infecções.

Fonte: YouTube · Cola na Villar

Use uma base fortalecedora

A nutrição é extremamente importante para que as unhas se mantenham bonitas e saudáveis, um grande aliado da nutrição é a base fortalecedora.

Esse tipo de produto é semelhante a um esmalte, sendo aplicado diretamente sobre a unha para que ela possa absorver a substância.

Muitas bases fortalecedoras trazem diversas vitaminas e minerais em sua composição, sendo assim, é válido observar aquela que mais atende às suas necessidades.

Retire o esmalte com um removedor

É interessante substituir a acetona por um removedor de esmalte, preferencialmente de uma boa marca.

Essas fórmulas são desenvolvidas para retirar o esmalte de uma maneira mais suave, algumas são enriquecidas com substâncias hidratantes que ajudam a fortalecer ainda mais as unhas.

Tenha um cuidado redobrado no inverno

Durante os meses do inverno é natural que a pele de todo o corpo fique mais ressecada e isso também acontece com os cabelos, as cutículas e as unhas, principalmente a dos pés.

Esse é o resultado dos banhos mais quentes, da queda da umidade do ar e da baixa ingestão de água, que leva à desidratação orgânica.

Então, os cuidados com as unhas dos pés precisam ser intensificados durante os meses mais frios e secos. Capriche bastante na hidratação da região e do organismo de modo geral.

Evite tomar banhos muito quentes e procure principalmente não ficar o dia inteiro com calçados fechados.

Dicas de como economizar nos cuidados com as unhas: 

Esse post foi destinado a te oferecer as melhores dicas para os cuidados com as unhas. 

Aqui foram reunidas dicas excelentes e de muito bom gosto, mas será que o que é bom pode ficar ainda melhor? 

A resposta é: SIM, É POSSÍVEL, e a melhor parte é que nós vamos te contar como. 

A melhor forma de economizar e ainda obter os cuidados com as unhas, é parar e analisar com cautela todo o material necessário.

  • Os materiais mais comuns são:
    • Alicate de cutículas 
    • Algodão para limpeza 
    • Hidratante para cutículas 
    • Palito 
    • Lixa 
    • Removedor de esmalte 
    • Base fortalecedora 

Você também pode ir além e adquirir outros produtos que achar necessário e útil. Essa escolha é uma questão é mais pessoal e individual

Outra questão é comprar objetos de qualidade para que futuras compras não sejam necessárias em um curto espaço de tempo. 

E por último, mas não menos importante, também separamos alguns cupons de desconto para você economizar ainda mais: 

Cupom de desconto Shopee

Seguindo todas as nossas dicas, você com certeza você irá garantir o cuidado com as unhas em casa, da maneira mais econômica e satisfatória. 

Descubra também como usar os cupons de desconto Cupomzeiros.

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.