Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Cabelo Natural: Aceite Seus Cachos, Ondulados e a Cor

Assumir o cabelo natural talvez ainda seja um grande passo para muitas mulheres. Então, nós vamos te encorajar a valorizar sua beleza natural. Vamos lá!

No mundo, sempre existiram muitos padrões de beleza, especialmente quando se tratam do corpo da mulher.

Por esse motivo, até nos dias atuais, muitas mulheres têm dificuldade de assumir o cabelo natural, seja no formato ou na cor.

Entretanto, hoje nós viemos te ajudar a amar as suas características naturais.

É hora de você aceitar e valorizar cada traço dos seus fios, sejam eles cacheados, crespos, ondulados, brancos, pretos, castanhos... Enfim, o que importa é amar a sua essência. Vamos lá?

Crespos: por que não são aceitos?

Infelizmente, a sociedade ainda tem muito preconceito com os cabelos crespos, devido à história do povo negro, que foi, por muito tempo, submetido à escravidão e à humilhações da elite branca.

Mesmo com o fim dessa estrutura, ainda existem muitas consequências do racismo, e é por isso que cabelos crespos não são valorizados como deveriam.

Desde cedo, as meninas são ensinadas que cabelo liso, ou um pouco (mas bem pouco) cacheado é o bonito. É o normal. Tudo fora disso é feio.

Entretanto, isso não é verdade! O "diferente" não é feio apenas porque o "normal" é mais comum em uma certa sociedade.

Pelo contrário: as diferenças devem ser abraçadas, valorizadas e respeitadas por todos! Portanto, a valorização do seu cabelo crespo deve começar por você! Não acredite nessas falácias de que o liso é o bonito. Não!

Por isso, ame o seu cabelo, independentemente do pensamento dos outros, e cuide dele com muito amor.

Para que você seja ainda mais inspirada a assumir o seu cabelo natural, veja algumas mulheres famosas e super empoderadas que têm o cabelo crespo - e têm muito orgulho disso!

Taís Araújo

Lupita Nyong'o

Solange Knowles

Emmy Raver-Lampman

Maju Coutinho

Imagem Com Maju Coutinho
Fonte: mundonegro.inf.br

Cabelo natural cacheado: ainda não é valorizado

Assim como o cabelo crespo, o cabelo cacheado, especialmente em mulheres negras, é muito desvalorizado e ~ainda~ não é apreciado pelos padrões de beleza da indústria.

Entretanto, eles devem ser mais valorizados, pois representam uma formosura sem igual.

Assim, é imprescindível que você, cacheada, tenha todo cuidado com seus cachos, pois eles são uma preciosidade que só você pode guardar.

Se ainda está em dúvida se deve ou não passar pela transição capilar, veja algumas lindas mulheres que decidiram mostrar a beleza natural de seus cabelos cacheados:

Zendaya

Kéfera

Juliana Paes

Rihanna

Ondulados - pouco vistos, mas merecem cuidados!

Os cabelos ondulados são conhecidos como o "meio termo" entre cabelos cacheados e cabelos lisos. Por isso, muitas mulheres acham que não são bonitos por não atingirem por completo ou os cachos, ou os lisos. Entretanto, as ondulações também são lindas do seu jeito, e nós podemos te provar!

Olhe algumas superstars que têm o cabelo ondulado e lindo:

Gigi Hadid

Gisele Bundchen

Marina Ruy Barbosa

Cor do cabelo natural - processo de aceitação

A maioria das pessoas, especialmente as mulheres, têm uma certa dificuldade de aceitar a passagem do tempo e as marcas que ele faz no nosso corpo. Assim, é bem comum que mulheres pintem seus cabelos quando os fios brancos começam a aparecer.

Entretanto, esse costume é fruto de uma concepção de que a mulher precisa estar sempre perfeita, e isso significa ser jovem e arrumada...

Ou seja, cabelos brancos nem pensar! Esse pensamento é totalmente retrógrado e mexe muito com a autoestima das mulheres.

Se você está nesse processo, seja jovem ou mais velha, saiba que os cabelos brancos são totalmente naturais.

Você não precisa ficar preocupada com o que os outros vão pensar. Se você se sente bem com os fios esbranquiçados, se cuida para si mesma e se ama, então não importa o pensamento alheio.

É hora de apenas pensar na sua vontade e no conforto de acordo com sua beleza natural. Portanto, não precisa ficar encucada querendo pintar o cabelo a cada vez que um fio branco aparecer. Muitas famosas aceitaram e assumiram os cabelos brancos e mostram que eles não tiram a beleza:

Preta Gil

Vera Holtz

Imagem Com Vera Holtz
Fonte: blogpenteadeira.com

Meryl Streep

Cabelo natural - Como fazer a transição?

Cansou de alisar seu cabelo fazendo progressiva e relaxamento? Não quer mais saber de químicas no cabelo? Saiba como fazer transição capilar. 

O que é Transição Capilar?

A transição capilar consiste em deixar de fazer qualquer tipo de química que venha a mudar a estrutura dos seus cabelos, seja alisando completamente ou apenas relaxando os fios, dando aquela reduzida no volume. 

Como o processo de transição capilar não é fácil, muitas mulheres desistem em alguma etapa. Aqui vão algumas dicas de como fazer Transição Capilar de forma mais fácil e prática.

Alguns passos de como fazer transição capilar

Você está pensando em voltar ao seu cabelo natural e cansou de fazer progressivas ou mesmo ficar em manutenção de chapinha e demais procedimentos para alisar o seu cabelo? Trouxemos alguns passos para que você possa seguir firme com a sua decisão!

1° Passo: Decida mudar o seu visual

A transição para o seu cabelo natural precisa começar por você! Você precisa se libertar e desconstruir alguns paradigmas que foram criados ao longo dos anos com comentários negativos de pessoas.

Você precisa decidir se o seu cabelo natural é o suficiente para você sem se importar com comentários ou julgamentos das pessoas.

Ao assumir o seu cabelo natural, muitas pessoas irão te julgar e outras irão te apoiar, mas nada disso deverá te afetar se você estiver em paz com a sua decisão. Então tenha foco no seu objetivo!

2° Passo: Big Chop

A maneira mais rápida de passar ou até mesmo começar a sua transição capilar é fazer o famoso big chop, ou seja, cortar a parte do cabelo em que ainda tem alisamento e deixar o cabelo natural tomar conta.

Se você possui essa coragem, vá em frente! Vai te ajudar muito a ter o seu cabelo natural de maneira mais rápida.

Agora, se você tem receio de cortar o cabelo tão curto ou então não gosta de cortar o cabelo nesse altura e não quer abrir mão do comprimento, o seu processo de transição será um pouco mais lento, mas não é impossível, basta ter um pouco de paciência e entender que será necessário cortar de vez em quando.

3° Passo: Escolha um cabeleireiro profissional para cuidar de seu cabelo

Um profissional capacitado com certeza irá te ajudar a chegar no seu objetivo. Antes de escolher o seu pesquise bastante, peça indicações, converse com o profissional e sempre peça dicas e opiniões.

A transição capilar é um processo que requer bastante paciência, mas se você tiver um profissional que te ajude, o processo pode ser bem mais tranquilo.

4° Passo: Produtos para a Transição Capilar

Escolher produtos de qualidade vai te ajudar e muito no processo de transição capilar. Máscaras que estimulam o crescimento, shampoos e tônicos vão ajudar no crescimento saudável dos fios do seu cabelo natural.

Alguns cremes que possuem uma fixação maior também auxiliam e muito no estímulo da curvatura do cabelo, já que, em fase de transição é muito normal ter mais de uma textura dos fios distribuída por toda a cabeça.

5° Passo: Cronograma da Transição Capilar

Para manter a saúde da sua fibra capilar, é importante ter um cronograma capilar para ajudar.

Existem vários tipos de cronograma capilar, a Aneethun disponibiliza um cronograma pronto para ser usado, que é dividido em quatro semanas atendendo às principais necessidades da fibra capilar: hidratação, nutrição, reconstrução e blindagem.

Esses cronogramas capilares são feitos no salão de beleza através de um cabelereiro profissional. Existem várias receitas caseiras de cronograma capilar que utilizam alimentos.

A parte negativa das receitas caseiras de cronograma capilar é que os benefícios desse tratamento são quase nulos, não tendo performance porque as moléculas destes alimentos são muito grandes para penetrar na fibra capilar.

A melhor opção ainda são os produtos prontos e profissionais.

6° Passo: Frizz do Cabelo

O frizz é uma das coisas que mais impede as mulheres de optarem pelo cabelo natural, já que quando os cabelos são alisados, o frizz é reduzido pelos produtos e pelo secador quando as madeixas são escovadas e alinhadas.

Em cabelos ondulados, crespos e cacheados, o frizz faz parte do cabelo natural, ele dá vida ao cabelo, pois ele acaba auxiliando no volume, principalmente para quem tem pouco cabelo.

Apesar do frizz fazer parte do seu dia a dia, você poderá reduzi-lo com produtos de qualidade e se fizer uma finalização correta nos seus fios.

7° Passo: Finalizadores de Cabelo

Você já parou para pensar que os finalizadores de cabelo podem ser a chave de tudo? Os finalizadores são os produtos que darão a forma ao seu cabelo, seja com mais ou menos cabelo, ele também é o responsável por reduzir o frizz do seu cabelo natural.

É importante testar alguns produtos, bem como a forma de finalizar o seu cabelo. Não existe uma regra definida para isso, pois cada cabelo e curvatura é único e nenhum cabelo é igual ao outro.

Por esse motivo, você só irá saber o que é bom para o seu cabelo testando e conhecendo melhor os produtos e as maneiras de finalizar as suas madeixas.

Uma dica que pode servir como regra geral é a de sempre finalizar os cabelos quando eles estiverem totalmente úmidos, com bastante água e quase pingando. Pois assim, é bem mais fácil de distribuir o finalizador de uma maneira uniforma sobre o cabelo.

Em seguida, você pode alinhar e pentear os fios. Se necessário, faça uma fitagem. Depois de passar o finalizador e fitar, você pode retirar o excesso da água com a ajuda de um papel-toalha ou uma camiseta de algodão e até mesmo uma toalha de microfibra.

Importante é não ter atrito com o cabelo, assim você reduz o frizz. E vale lembrar que a maneira correta de tirar o excesso de água é apertar o cabelo com a toalha, repita quantas vezes achar necessário.

8° Passo: Como realizar a secagem do cabelo?

A maneira ideal de secar os cabelos após a finalização é deixá-los secar ao natural, sem ficar mexendo no seu cabelo úmido, assim ele ficará com uma curvatura mais esculpida e limpa.

E caso você não tenha tempo de deixar os cabelos secar de forma natural, poderá optar por um secador de cabelo, usado com difusor, optando por um secador com baixa velocidade, já que assim, garantirá que o seu cabelo irá secar no lugar sem levantar muito frizz.

Com o seu cabelo natural seco você vai poder mexer e dar o seu toque final. A depender da forma do seu cabelo, você pode usar um pente garfo ou mesmo os dedos das mãos. 

9° Passo: Day after da transição capilar

E após todo esse processo de transição capilar? O que você tem que fazer depois? Ficou na dúvida se precisa lavar seu cabelo natural no dia seguinte e se é normal ele acordar todo desarrumado? Deixa que a gente te ajuda!

Primeiro, tente usar apenas as suas mãos para poder desamassar os seus cabelos com cuidado, use a ponta dos dedos ou mesmo o pente garfo de forma delicada.

Alguns cachos e algumas ondulações vão precisar de umas borrifadinhas de água para poder dar uma ajeitada e serem finalizados com o finalizados de cabelo. Sabe aquelas ondas e cachos mais rebeldes? O finalizador vai te ajudar a arrumá-los, mesmo no dia seguinte.

As pessoas que possuem um cabelo cresto ou mesmo um black power, se preparem, pois no dia seguinte o cabelo irá atingir o seu auge de volume.

10° Passo: Seja sua melhor versão com seu cabelo natural

Esse é mais um conselho pessoal do que uma dica em si. Para quem já passou por uma transição ou está em vias de passar, tenha calma. Após a transição você irá adquirir ainda mais uma relação de amor com o seu cabelo natural.

Não é uma uma escolha fácil, devido a toda paciência e determinação envolvida mas ela pode ser mais rápida do que você imagina.

Abrir mão do comprimento do cabelo é uma escolha muito difícil para muitas mulheres, então acaba se tornando um tabu. É importante, sim, fazer um corte bem curto se você tiver coragem ou não ligar para o comprimento do cabelo.

Mas se você não quer tomar uma escolha tão radical, vá no seu tempo. O tempo é super necessário para podermos aceitar as nossas mudanças e não é diferente quando decidimos deixar o cabelo natural.

Mas não desista, apesar de todo trabalho, o cabelo natural vale muito a pena!

Dicas de remédios caseiros para ajudar a crescer o seu cabelo natural

Como já dissemos acima, a decisão de ter o seu cabelo natural de volta é muito difícil ainda mais se o seu cabelo demora bastante para crescer. Então resolvemos trazer remédios caseiros que você pode usar para que seu cabelo cresça mais rápido!

1. Suco de cenoura

O suco de cenoura também é uma boa opção para o cabelo crescer porque a cenoura é rica em vitamina A, que promove o crescimento do cabelo.

Ingredientes

  • 100 g de couve manteiga ou abacate;
  • 3 cenouras;
  • 1 copo de água;

Modo de preparo

Colocar os ingredientes no liquidificador e bater bem. Após isso, aplicar no cabelo e deixar descansar. Lavar normalmente.

2. Massagem com óleo de bardana

A massagem com óleo de bardana é excelente para o cabelo crescer porque o óleo de raiz de bardana ajuda a nutrir o couro cabeludo devido ao seu teor em vitamina A.

Ingredientes

  • 6 colheres de sopa de raiz de bardana;
  • 1 garrafa escura;
  • 100 ml de óleo de sésamo;

Modo de preparo

Cortar a raiz de bardana em fatias muito finas, colocá-las dentro da garrafa escura com o óleo de sésamo e deixar ao sol durante 3 semanas, agitando diariamente. A seguir, coar a raiz e utilizar o óleo para massagear o couro cabeludo diariamente.

Em alternativa pode-se utilizar o óleo de bardana industrializado, que pode ser comprado em lojas de produtos naturais ou lojas que vendam produtos de estética.

3. Vitamina de batata-doce e banana

A vitamina de batata-doce e banana é ótima para o cabelo crescer mais rápido porque a batata-doce é rica em vitamina A que ajuda a promover o crescimento do cabelo.

Ingredientes

  • 1 xícara de banana;
  • 1 batata doce cozida;
  • 2 xícaras de leite de amêndoas;
  • 4 cubos de gelo.

Modo de preparo

Colocar os ingredientes no liquidificador e bater bem. Após isso, aplicar no cabelo e deixar descansar. Lavar normalmente.

Como fazer o cabelo crescer

Além dos remédios caseiros que ajudam no crescimento do seu cabelo natural, você pode adequar a sua alimentação, enriquecendo as proteínas.

Uma outra opção é usar shampoos e condicionadores adequados e realizar a hidratação do seu cabelo natural pelo menos 1 vez por semana.

Alguns suplementos alimentares também podem ser indicados por nutricionistas.

Conclusão - cabelo natural e amor próprio

Nós vimos que muitas mulheres assumiram seus cabelos naturais e os amam da maneira que são. Diversas celebridades do mundo do cinema, da moda, da TV, do YouTube abraçaram os fios completamente naturais e desenvolveram o amor-próprio, que é muito importante para a autoestima e para o corpo.

Portanto, se você tinha dúvidas quanto a assumir seu cabelo crespo, cacheado, ondulado ou branco, tenho certeza de que essas inspirações te ajudaram a tomar a decisão certa! Lembre-se de que a opinião de outros não importa, mas sim o seu bem-estar consigo mesma.

Não se deixe levar por padrões de beleza que só nos enjaulam em um pensamento fechado e retrógrado. Valorize-se do jeito que nasceu, que cresceu e que amadureceu. Você é linda. Não importa o que a indústria diz.

Se você gostou do nosso post e quer ver mais artigos como esse, acompanhe o nosso site e esteja sempre antenada às novas postagens. Assim, você poderá acompanhar todas as nossas dicas, truques e recomendações de produtos de beleza!

Então, coloque o nosso blog na sua barra de notificações, nos siga nas redes sociais e aproveite os nossos artgos!

Até mais!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.