Tudo sobre beleza no Cupomzeiros.com

Bota de Cano Curto: Como Usar Esse Item (Com Fotos)

As botas de cano curto podem ser usadas de várias maneiras e são muito elegantes, podendo transformar seu look em quase todas as estações do ano. Você pode combiná-las com quase tudo – vestidos, saias, shorts, calças e jeans – tornando um daqueles itens coringas que toda mulher deve ter.

Imagem com bota de cano curto
Bota de cano curto – Imagem Pinterest @daivieira

A bota de cano curto é um dos modelos de maior sucesso, e muito tradicional, possui diferentes designers, o que pode incitar as mulheres a ter uma pequena coleção e arrasar em diferentes ocasiões.

Imagem com bota de cano curto preta de salto
Imagem do Pinterest @wattpad

Além de deixar o look estiloso, as botas de cano curto dão um charme a mais na sua produção. Nos dias mais friozinhos, são uma das melhores opções para se usar, seja com shorts, calça (jeans ou alfaiataria), shorts e saia.

Imagem com bota de cano curto e calça jeans
Imagem de Pinterest @valeriarodriguesmkt

Confira alguns modelos de botas de cano baixo para usar.

Modelo de bota cano curto – Coturno

O coturno se inspira nas botas de soldados durante a guerra, por isso herdou a aparência mais “grosseira” e solado mais grosso. Uma de suas principais características é o cadarço sempre aparente na parte frontal.

Imagem com bota de cano curto coturno
Coturno – Imagem Pinterest @amberbeckjord

Normalmente, são confeccionadas em couro, contudo é fácil encontrar modelos variados de outros materiais como os sintéticos e o vinil, podendo ser encontrada nas mais variadas estampas e cores.

Imagem com bota de cano curto brilhosa
Imagem Pinterest @julietkdkfjjsk

É um modelo que combina com diferentes peças: saias, calças jeans, vestidos e shorts. Embora deixe o look mais “pesado” e “agressivo”, é possível suavizar ao combinar com peças mais delicadas com rendas ou babados.

Imagem com bota de cano curto e saia longa
Imagem Pinterest @Estacaostore

A palavra coturno deriva do latim cuthurnus, utilizado para referenciar às sandálias com solado mais grosso e amarradas até o joelho. No Brasil, o termo foi adotado para designar as botas de uso militar. Hoje os modelos são desenvolvidos para o uso cotidiano para ambos os sexos.

Imagem com bota de cano curto masculina
Coturno Look Masculino – Imagem @blogsospedro Pinterest

Mesmo no uso da moda como estilo, uma das características do coturno é a premissa de garantir proteção e conforto.

Imagem com bota de cano curto com short e sobretudo
Coturno Look Verde-oliva – Imagem Pinterest @larycev

As características do coturno

A principal intenção ao desenvolver o coturno estava na premissa de criar um equipamento de proteção para os soldados.

Dessa forma, toda a estrutura do calçado foi elaborada para atender as necessidades desses profissionais em longas jornadas e combates. Assim, há características marcantes nesse tipo de bota. Veja a seguir.

Cano Alto

O coturno teve primeiramente uma elaboração em cano alto, sendo que o modelo de bota de cano curto veio mais tarde para atender o mercado da moda. Como os soldados caminham por florestas e terrenos perigosos, a proteção extra para seus pés e pernas é necessária.

Assim os primeiros coturnos tinham canos altos para evitar o contato com animais peçonhentos, como as cobras e possíveis pancadas.

Imagem com bota de cano alto
Imagem Pinterest @lreis1802

Solado mais grosso.

Os coturnos também possuem solas mais grossas e reforçadas do que as botas comuns. Ela pode ou não ser tratorada, contudo em todos os modelos encontram-se solas mais espessas, a fim de garantir estabilidade e resistência. A ideia inicial era evitar perfurações nos pés.

Imagem com bota de cano curto com solado grosso
Bota de cano curto tratorada Imagem Pinterest @guitamoda

Biqueira reforçada.

Embora atualmente seja mais provável encontrarmos modelos sem esse detalhe, é possível encontrar reforço na biqueira do calçado, algumas até mesmo poderão adotar um revestimento metálico. Esse detalhe tinha como propósito garantir maior segurança nas passadas.

Imagem com bota de cano curto com biqueira reforçada
Bota de cano curto Imagem Pinterest @silvxcobalt

Material resistente.

Originalmente, os coturnos são fabricados em couro natural. Hoje em dia, encontramos também modelos de outros materiais, como material sintético e lona, entretanto, ele é geralmente mais grosso, resistente e apresenta um grau de impermeabilidade.

Imagem com bota de cano curto branca com desenhos
Bota de cano curto cheia de estilo – Imagem Pinterest @gerkensjens

Fechamento por cadarço.

E outro traço característico da peça é o fechamento tradicional feito por meio de cadarços, que acompanham toda a extensão do cano. Essa medida foi pensada para facilitar o calçamento e sua retirada. Em alguns modelos podem-se encontrar ganchos que ajudam a encaixar e desencaixar os pés.

Imagem com bota de cano curto com cadarço rosa
Imagem Pinterest @asofisticata

Modelo de bota cano curto – Chelsea

Muito confortáveis e estilosas, são perfeitas para serem usadas com shorts, saias e vestidos, dando um ar mais leve e descolado ao look.

Imagem com bota de cano curto chelsea
Bota cano curto Chelsea – Imagem Pinterest @thisisashleyrobertson

A Bota Chelsea é um clássico. O modelo foi criado visando tanto a praticidade quanto o conforto. A ideia inicial era usá-la para cavalgar.

Imagem com bota de cano curto chelsea de salto
Imagem Pinterest @gihsilvaS2

É um “must-have” de qualquer mulher! Apesar de clássica, a bota de cano curto passou por várias modernizações e reinvenções: na altura do cano, salto e em suas cores.

Imagem com bota de cano curto chelsea tratorada
Bota de cano baixo Imagem Pinterest @styledbyeveliina

A característica mais forte das botas Chelsea são os elásticos nas laterais. Elas possuem o cano perto do tornozelo e foram inspiradas pelos modelos usados durante a Era Vitoriana. Tornaram-se populares pelas inglesas na década de 60.

Imagem com bota de cano curto chelsea de salto tratorada
Imagem Pinterest @kristinendalton

Além dos elásticos, a Bota Chelsea também pode contar com zíper na lateral que facilitam calçar e permitem maior ajuste do calçado. Além de confortável, é perfeita para usar em qualquer estação, em especial nos looks de inverno e meia-estação.

Imagem com bota de cano curto chelsea de zíper
Imagem Pinterest @arezzoficial

Modelo de bota cano curto – Biker

A bota biker é um modelo muito semelhante ao de montaria (modelo de couro que era, originalmente, usado por praticantes de hipismo), a diferença entre as duas está exatamente na altura do cano.

Enquanto a bota de montaria tem o cano longo na altura do joelho, a bota biker tem o cano curto rente ao tornozelo.

Imagem com bota de cano curto biker
Bota de Cano Curto Biker – Imagem Pinterest @stealthelook

A bota foi inspirada no modelo das botas usadas por motoqueiros, deixando o estilo mais “rocker”, um estilo ousado e irreverente, mas que tem como base o casual, sendo considerado um estilo complementar de personalidade.

Imagem com bota de cano curto biker com vestido
Imagem Pinterest @stealthelook

E o mais interessante do rocker é que tem duas vertentes: pode se inclinar tanto para um estilo mais feminino e romântico (como as princesinhas do rock), como para o estilo mais sexy e glamoroso.

Imagem com bota de cano curto biker com saia e jaqueta
Bota de cano curto Imagem Pinterest @dannielabueno

Assim as botas biker podem passar uma imagem de personalidade forte, moderna, ousada e com elevada autoconfiança. Normalmente com detalhes de tachas, spikes e fivelas. Como na montaria, ela é um modelo muito popular e versátil que combina com diversos estilos e propostas de look.

Imagem com bota de cano curto biker com saia preta
Bota de cano curto Imagem Pinterest @rgproprio

O período pós-guerra entre 1945-1953 trouxe muitas mudanças no comportamento das pessoas, o que gerou novos estilos de vida, em especial no modo de se vestir.

Imagem com bota de cano curto biker com calça rasgada
Imagem Pinterest @cintia_harumii

Houve uma revolução na moda, as tendências começaram a fazer caminho contrário, em lugar de sair dos ateliês para as ruas, elas deixaram as ruas para invadir os ateliês, dando início ao street-style, onde pela primeira vez a moda era instituída pelos jovens e não pela alta costura.

Imagem com bota de cano curto biker com calça social
Bota de cano curto Imagem Pinterest @tifannypereira

Nesse mesmo período, a motocicleta, que começou a ficar em evidência em 1942 devido a Segunda Guerra Mundial, também ganha seus holofotes e se torna mais difundida através dos filmes de Hollywood, criando um forte impacto na população.

Os soldados americanos, ao retornarem da guerra, não quiseram mais adotar o estilo anterior de terno, gravata e um corte de cabelo comportado, pois não se sentiam mais representados por aquele modelo americano de vida.

O momento era delicado para a sociedade, e foi muito difícil para eles, a maioria da classe trabalhadora, aceitar a conformidade das coisas, o que culminou na mistura que deu origem ao estilo rebelde dos anos 50.

Imagem com bota de cano curto masculino
Imagem Pinterest @buzzell0873

O filme estrelado por Marlon Brandon em 1954 sob o título de “Wild One” e as corridas de Hollister, na Califórnia, foram os elementos determinantes para o advento do “street-style bikers”: perfecto de couro preto, calça jeans – que até então eram usadas somente por operários – e botas com solados pesados de borracha.

Imagem com bota de cano curto masculino
Marlon Brando The Wild One – Imagem Instagram @dmrnjnc

O estilo de vida e da moda bikers logo se estabeleceu na subcultura. Reunidos em gangues com nomes como “The Booze Fighters” – os precursores dos Hells’s Angels – Esses jovens foram seguidos por milhares de outros nos Estados Unidos e Europa.

Todas as peças, especialmente feitas por motoqueiros, tinham a intenção inicial de proteger o corpo no caso eventual de um acidente.

Dessa forma, a Bota Biker não era diferente. A princípio o modelo em couro preto, com o cano médio, nem muito curto e nem muito alto, um pouco acima do tornozelo, tinha o tamanho ideal para proteger os pés e a perna sem perder a mobilidade.

Imagem com bota de cano curto rockeira
Marlon Brando – Imagem Pinterest @artdotcom

Com o passar do tempo os modelos ficaram cada vez mais estilizados e ganharam fivelas, rebites, recortes, tachas, spikes e também deixaram de ser exclusivo do universo dos motoqueiros.

Imagem com Hailey Bieber usando bota de cano curto
Bota de cano curto Imagem Pinterest @stealthelook

A bota biker entrou no universo dos rockers nos anos 60, dos punks em 70 e 80, dos grunges dos anos 90. A década de 90, também foi quando a peça entrou de vez no universo feminino e ganhou status fashion.

Modelo de bota cano curto – Ankle Boot

As Ankle Boots são botas que têm o cano curto, mas que ficam abaixo do tornozelo. Elas são perfeitas para qualquer ocasião, tanto no dia a dia quanto para uma ocasião mais formal.

Imagem com bota de cano curto ankle boot
Bota de cano curto – Ankle Boot – Imagem Pinterest @adrianabrasil19

Elas podem ser encontradas com os mais variados tipos de saltos, o que faz com que seja possível usá-las nas mais diversas propostas de looks.

Imagem com bota de cano curto ankle boot com salto
Bota de cano curto Imagem Pinterest @arpnjot_kaur

O modelo dá um toque requintado para qualquer look e pode ser usada em todas as estações, ainda que seja mais tradicional o seu uso durante o inverno.

Imagem com bota de cano curto ankle boot bico fino
Bota de cano curto Imagem Pinterest @lirapri

Pode combinar a bota com qualquer tipo de roupa, desde as peças mais formais, como as de tecidos nobres e alfaiataria, até as mais informais, como as peças confeccionadas em jeans.

Imagem com bota de cano curto ankle boot com saia jeans
Bota de cano curto Biker Imagem Pinterest @francieleklein

As Ankle Boot são elegantes e perfeitas para incrementar o visual. Você pode optar por um modelo básico para que combine com as mais variadas peças de roupa, e para isso a cor preta é uma ótima aposta, pois é fácil de ser combinada com outras cores.

Imagem com bota de cano curto ankle boot com vestido
Bota de cano curto Imagem Pinterest @mypsoficial

Outra boa alternativa são as Ankle Boots brancas que também são neutras e ajudam a dar um diferencial ao visual, e ficam lindas num look monocromático.

Imagem com bota de cano curto ankle boot  branca
Bota de cano curto Imagem Pinterest @giulialeitefashion

Os tons de marrom também garantem diversas possibilidades, desde um visual tendendo para os tons mais terrosos até uma composição de Color Blocking.

Imagem com bota de cano curto ankle boot de oncinha
Bota de cano curto Imagem Pinterest @nancygg_09

Na prática, nessa tendência de Color Block, cores fortes e vibrantes são utilizadas para formar um look, misturando tons contrastantes ou complementares.

Imagem com bota de cano curto ankle boot amarela
Imagem Pinterest @GirlsBlogBr

Bota de cano curto: a mais bem pedida para as baixinhas.

Para as mulheres mais baixas é recomendável que use as botas de cano curto, pois as botas podem cortar a silhueta, dando a impressão de que a pessoa é mais baixa e tem pernas curtas, de modo que para as baixinhas as botas de cano baixo são as melhores.

Imagem com bota de cano curto preta de veludo
Bota de cano curto Imagem Pinterest @lunahadita

Uma dica para evitar que as botas deixem com a aparência achatada é usar calças ou meias-calças da mesma cor da bota.

Imagem com bota de cano curto preta com short de couro
Bota de cano curto Imagem Pinterest @eucapricho

A História das Botas

Vamos conhecer um pouco sobre a história das botas?

Antigamente a bota era usada por homens, cavaleiros e guerreiros do exército, hoje em dia as mulheres têm o privilégio do poder e elegância que a bota traz ao look.

Aliada ao inverno, a peça teve diversos destaques na história da moda e da cultura e, continua sendo um artigo fundamental no vestuário feminino.

Numa pintura rupestre da Espanha, datada entre 12.000 e 15.000 a.C., encontrou-se a representação mais antiga conhecida de botas.

Esta pintura parece representar um homem e uma mulher com botas de pele. Também encontraram jarros funerários persas que datam de cerca de 3000 a.C. e foram feitos em forma de botas.

Imagem com bota de cano curto preta com detalhes
Bota de cano curto Imagem Pinterest @XUZSHOES

No império Romano, por exemplo, as botas representavam o poder governante, bem como o poderio militar. Imperadores e reis usavam peças ornamentadas e coloridas, o que foi uma distinção significativa quando a maioria da população andava descalça.

O couro era caro, e os imperadores romanos eram citados por usar tais artigos de luxo ornamentados com joias coloridas e bordados – e pasmem!

Até mesmo com solas de ouro! As botas também estavam associadas aos oficiais de alta patente e alguns senadores da Roma Antiga, a altura da bota denotava patente. Outros estilos, como o couro branco foram usados como vestimentas cerimoniais.

Imagem com bota de cano curto preta com detalhes e salto fino
Bota de cano curto Imagem Pinterest @ftima9851

Já na Idade Média, a peça era usada por cavaleiros e nobres, sendo apenas um calçado de status. E entre os séculos de XIX e XX, foi usada em especial pelos praticantes de montanhismo, e como só os ricos e aristocratas tinham dinheiro para o esporte, manteve seu símbolo de status.

Imagem com bota de cano alto preta
Estilo Medieval – Imagem Pinterest @jenniferflak

O item só passou a ser usado pelas mulheres na época vitoriana e durante a Segunda Guerra Mundial. Na época, usava-se botas pesadas para o trabalho, já que elas passaram a ocupar espaços antes exclusivamente do universo masculino.

Imagem com bota da era vitoriana
Estilo da Era Vitoriana – Imagem Pinterest @veronikabelohonova

Nesse mesmo período, surgiu a Mulher Maravilha (1941) e suas poderosas botas de cano alto. Sendo uma personagem fictícia de história em quadrinhos da DC Comics, passava a imagem de uma personagem guerreira, uma heroína de origem greco-romana. Tratava-se de uma mulher independente, não de uma menina.

Imagem com mulher-maravilha
Imagem Pinterest @tatianeortega

Infelizmente – segundo a produtora de moda Marina Gomes -, as décadas seguintes não foram positivas para as botas. “Elas foram ignoradas, em virtude do surgimento do salto agulha. Mas, na década de 60, as botas voltaram a aparecer nas ruas e ganharam muito destaque, principalmente ao serem combinadas com minissaias”, relata.

Imagem com bota de cano curto preta de couro
Bota de cano curto Imagem Pinterest @stealthelook

A produtora de moda também conta que com a popularidade dos Beatles, as botas winklepickers, que possuem cano curto e bico fino, se tornaram famosas. “Esse tipo de bota, por volta do ano de 1964, virou uniforme da cena do rock”, explica.

Imagem com Botas de Cano Curto Winklepickers
Modelo de Botas de Cano Curto Winklepickers – Imagem Pinterest @ethernalmoonles

Além disso, Marina lembra do surgimento da história de quadrinhos Barbarella, na mesma época. A heroína era retratada no HQ usando longas botas brancas. Alguns anos depois, em 1968, a história em quadrinhos virou filme, com a atriz norte-americana Jane Fonda interpretando Barbarella.

Imagem com Jane Fonda como Barbarella
Jane Fonda como Barbarella – Imagem Pinterest @brittanic64

Como usar botas de cano curto?

As mulheres de todas as idades amam calça jeans, pois é uma peça básica que compõe looks confortáveis e combina muito bem com botas de cano curto.

As botas ficam ótimas com jeans skinny, pois ajuda a alongar a silhueta.

Imagem com bota de cano curto preta com calça jeans
Bota de cano curto Imagem Pinterest @stealthelook

O vestido é uma peça bem feminina e a combinação com a bota de cano curto é certeza de um visual elegante. Além disso, cai bem em todos os estilos, e pode ser usado, tanto durante o dia, quanto à noite.

Imagem com bota de cano curto preta com meia calça e vestido
Imagem Pinterest @jenifferarcos

Para quem opta por não ousar, é legal combinar as cores das botas com as cores do cinto, caso use esse acessório. Escolher tecido leves, já que o calçado tem um estilo mais pesado, resultando assim, em equilíbrio. Já os tecidos mais refinados deixam o visual mais elegante e formal.

Vestidos com decotes e recortes assimétricos deixam o look mais moderno. Outra dica é combinar pernas de pele clara com calçados em tons nude. As pernas de pele negra  ficam melhores com botas um pouco mais escuras.

Imagem com bota de cano curto bege com cadarço
Imagem Pinterest @Biancaribeiro8

A calça legging é uma peça fundamental do guarda roupa.

É uma ótima opção para o cotidiano, para variar com o jeans, é possível criar inúmeras combinações, é super confortável e não tem exigência de corpo para usá-la.

Combinar a legging com a cor da bota e da bolsa ou do cinto, sempre deixa a mulher mais elegante.

Imagem com bota de cano curto marrom
Imagem Pinterest @lirapri

Usar saia longa com bota de cano curto fica bem elegante, tanto com bota sem salto ou com salto alto nos dias mais frios. A saia curta deixa a silhueta mais alongada.

Imagem com bota de cano curto preta com saia xadrez
Imagem Pinterest @camilafinuccim

O shorts possui um estilo mais informal, look com uma composição mais esportiva, casual, principalmente se for jeans. Se você quiser trazer um ar mais sofisticado, o melhor é usar shorts com corte e tecido de alfaiataria e botas com salto.

Imagem com bota de cano curto preta com short jeans
Imagem Pinterest @larrazabalshirl

As botas de cano curto com saltos podem ser de diversos materiais, como de madeira ou acrílico, saltos mais finos, grossos ou médios, tudo depende do look que você deseja combinar com o modelo da bota.

Imagem com bota de cano curto preta de salto com calça jeans mom
Imagem Pinterest @smtefa

E aí? Qual o seu estilo?

você pode gostar também
Comentários