Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Bota Chelsea Feminina: Como Usar e 23 Inspirações

A bota chelsea é um clássico e foi criada para dar conforto e praticidade ao cavalgar, durante o século XIX. Mas com o tempo o modelo foi virando tendência entre as mulheres e hoje é um calçado de muito estilo e versatilidade.

Com algumas variações, estamos falando daquela bota com elásticos nas laterais, de cano curto ou médio e com diversas cores.

É uma bota que foi reinventada diversas vezes e atualmente está bastante em alta, em várias versões super bonitas.

Mas como usar e combinar a chelsea boot? Para te ajudar a criar lindos looks com este calçado prático, selecionamos algumas dicas, assim como sugestões de looks para te inspirar! Vamos conferir?

O que é bota chelsea feminina

A bota chelsea feminina ou chelsea boot é aquele modelo popular bem prático de calçar, com elásticos na lateral, sola emborrachada, podendo ter cano curto ou médio e diversas cores.

Há versões mais rústicas ou mais finas, com detalhes ou estilizadas.

A sua origem é britânica e ela foi criada em 1851 pelo sapateiro oficial da Rainha Vitória, J. Sparks Hall. A monarca ficou encantada pelo estilo confortável e funcional do sapato, que foi se popularizando e cativou muita gente.

A bota possui elásticos laterais justamente para proporcionar agilidade ao calçar.

Geralmente em couro e com sola de borracha vulcanizada, ela ganhou relevância durante a 1ª Guerra Mundial.

E então, durante a década de 60, o calçado se tornou moda entre os jovens descolados do bairro londrino de Chelsea, o qual dá nome ao sapato.

Mas, quando os Beatles a adotaram como parte de seu figurino, a tendência das botas alcançou o mundo todo.

E até mesmo os famosos Stormtroopers, da trilogia original de Star Wars, tornaram a bota chelsea um ícone, ao terem ela como parte do figurino.

Além disso, ela se popularizou bastante também por ser bem prática e fácil de usar. E hoje em dia é uma excelente alternativa para quem quer um estilo moderno.

Muita gente acha que as chelsea boots possuem uma aparência de bota simples da roça, como uma botina.

Realmente há modelos mais rústicos, bem semelhantes às que são usadas em ambientes campestres e por trabalhadores rurais.

Mas como houve uma reinvenção do calçado pela moda, a bota chelsea feminina é muito estilosa e moderna.

Pode ter certeza que ao usá-la você vai estar compondo um visual fashionista e de estilo. Por ela ser versátil, a bota chelsea feminina consegue se adaptar facilmente a vários visuais e ocasiões.

Imagem Com Bota Chelsea Feminina
Bota chelsea feminina. Fonte: Shoestock

Origem das botas

Já que estamos falando da bota chelsea cabe lembrar um pouco quando foi que surgiu este modelo de sapato tão lindo e prático que são as botas.

A origem das botas é super antigo, desde a época que as pessoas usavam para cavalgar ou realizar longas viagens.

Nestas situações era necessário um calçado confortável, mas que também garantisse proteção do frio e fosse resistente, aguentando terra, água e o que encontrasse pelo caminho.

Então artesãos fabricavam botas de couro legítimo capazes de suportar horas de cavalgada e com esporas para ajudar os caubóis. Foi nos Estados Unidos que o modelo ganhou fama e se tornou símbolo do estilo western.

A partir dos 1930, as botas ganharam popularidade e passaram a ser fabricadas em massa, ganhando passe livre também na cidade e, finalmente, para as mulheres.

Hoje, o modelo de sapato feminino é considerado um clássico, muito popular principalmente no inverno e está disponível em inúmeras versões: com cano curto e longo, salto fino e grosso e nos mais diversos materiais. Quem não curte usar uma linda botinha para compor o look, hein?!

Como usar bota chelsea feminina

As chelsea boots são muito versáteis e tem estilo bastante casual. A diversidade de detalhes, tons e tipos de couro que este modelo aceita acabam tornando-a uma companheira tanto do jeans, quanto da alfaiataria, das saias e vestidos.

Além disso, é inegável o ar cool que estas botas possuem, assim como sua praticidade.

As botas deste modelo podem ser camurça, de couro, mais rústica, de diversas cores e ter outros detalhes exclusivos.

Cada versão pode combinar com várias roupas do seu guarda-roupas e dependendo da combinação vai criar um visual diferente e adequado para alguma ocasião.

Por exemplo, as botas chelsea vão muito bem com jeans, calças do tipo skinny, para ocasiões mais casuais.

A barra da calça mais justa fica para dentro da bota, destacando os elásticos do calçado. Harmonize aí uma camiseta estampada ou uma blusinha trabalhada, como tricô ou outro material.

Blusas estampadas, como animal print, também são ótimas escolhas para combinar com este tipo de calçado.

O xadrez vai dar uma pegada de um visual mais rústico, mas você pode fazer o contraste com uma saia ou um acessório mais delicado.

As versões em couro te permitem compor um look mais sério, como roupas de alfaiataria, uma camisa de gola, polo ou um vestido fino, seja ele estampado ou não.

As botas possibilitam criar looks noturnos bem estilosos, pois elas são elegantes, ao mesmo tempo que são confortáveis e práticas. Com elas é possível criar um visual mais sofisticado e elegante, combinando com as peças e tecidos certos.

Ademais, por serem práticas, do tipo calçar e sair, podem muito bem serem usadas com roupas básicas, para o dia a dia mesmo.

Opte por modelos de botas mais casuais e discretos, se você quer um calçado curinga em seu guarda-roupas. Vai combinar com tudo!

Se você curte rock, use as botas chelsea e monte um visual rocker bem estiloso. Camisetas com bandas de rock, um short preto ou calça, mais uma bota preta imponente e o look está pronto!

Abrigando muita versatilidade, este calçado te acompanha nos looks de inverno e de verão, podendo harmonizá-lo com saias e vestidos, sem medo. Vai ficar inclusive muito fashion e bonita.

Nos dias mais frios, chelsea boots se dão bem com casacos mais pesados, como jaquetas, ponchos e sobretudos.

Você vai estar elegante e confortável ao mesmo tempo. Aproveite que as jaquetas de nylon estão em alta, lembrando até um estilo mais esportista da moda.

Ela também se adequa perfeitamente em looks descomplicados, indo desde uma calça estampada até uma legging básica que todo mundo tem no armário.

Dessa forma, invista na chelsea para destacar seus pés mesmo em composições coloridas ou neutras. Atualmente, há várias opções de cores no mercado, além de solados tratorados coloridos.

Não tenha receio em combinar este modelo de botas com o que você já tem no guarda-roupas. Elas são versáteis e combinam com tudo, se adaptando ao seu estilo e visual!

Inspirações de looks com bota chelsea feminina

Agora que você já entendeu mais sobre as botas chelsea feminina e com que elas combinam, que tal se inspirar com alguns looks que selecionamos?!

De couro

Geralmente de couro, as botas chelsea são um bom calçado para se ter em casa, pois elas combinam com tudo. A versão em couro é super bonita e fica ótima para um look casual.

De camurça

A versão da bota chelsea feita em camurça se torna uma boa ideia ao ser incorporada ao estilo urbano. Ela virou tendência mundial do street style, tendo opções de várias cores. É ótima para os dias mais frios!

Imagem Com Bota Chelsea Feminina De Camurça
Bota chelsea feminina. Fonte: Tudo Com Moda

Rústica

Já o modelo mais rústico pode ser adaptado e harmonizado com peças de roupas para criar um estilo mais moderno, como calças mais justas, casacos e acessórios. Ela é confortável e muito prática!

Preto básico

O pretinho básico sempre vai bem, ainda mais sendo botas curingas como esse modelo. O preto te permite variar nas cores das peças de roupas e até adicionar um acessório de cor intensa para contrastar. Dependendo das vestimentas, pode se compor um look mais casual ou mais sofisticado.

Imagem Com Bota Chelsea Feminina Cano Médio Preta
Bota chelsea feminina. Fonte: Steal The Look

Colorida

Atualmente, há versões de botas preta, branca, marrom, caramelo, gelo, azul, cinza, entre outras. A bota colorida traz um estilo para o visual e deixa qualquer look bem fashionista.

Neutra

Tons mais sóbrios estão em alta, como nude ou bege. As botas neutras vão muito bem com peças de roupas terracota, marrom ou de cores contrastantes.

Imagem Com Bota Chelsea Feminina Clara
Bota chelsea feminina. Fonte: Pinterest

Marrom

Já as botas em marrom combinam com diversos tipos de roupas e tem uma vibe mais western. Combine o calçado com acessórios como bolsas, óculos e chapéus.

Gelo

Se você procura algo mais diferente, aposte em uma bota cor gelo. Ela combina facilmente com roupas de cores sóbrias e também faz contraste com detalhes em preto. Fica linda demais no visual!

Imagem Com Bota Chelsea Feminina Gelo
Bota chelsea feminina. Fonte: Tudo Com Moda

Cano curto

A bota chelsea é mais comum no cano curto, sendo bem prática na hora de calçar. Ela harmoniza muito bem com calças mais justas, vestidos, saias, que destacam as pernas.

Cano médio

Mas a bota deste modelo pode ser encontrada também no cano médio, o que é ótima para usar com meia-calça, vestidos e saias. Uma meia-calça preta ou cinza é uma boa escolha para looks de inverno.

Sola tratorada

Na tendência de reinventar, a moda fez surgir uma versão com sola tratorada, o que é uma opção mais leve em comparação ao coturno, que é um calçado mais pesado.

Imagem Com Bota Chelsea Feminina De Sola Tratorada
Bota chelsea feminina. Fonte: Steal The Look

Sola tratorada colorida

Indo mais além, a necessidade de inovar e a moda de cores neon, há agora a versão com sola tratorada colorida. São cores intensas e marcantes que se contrastam com o resto do visual.

Com calça skinny

Botas deste tipo combinam muito bem com calças mais justas, como a do tipo skinny ou uma legging. Deste modo, o calçado ficará mais em destaque.

Imagem Com Bota Chelsea Feminina Cano Curto Com Calça Skinny
Bota chelsea feminina. Fonte: Pinterest

Com shorts

Em dias mais quentes e para um visual mais despojado e urbano, aposte em shorts jeans, do tipo rasgado ou com detalhes. Fica bem descolado!

Com saia

Para contrastar com o estilo da bota, que tal colocar uma saia mais rodada? Fica feminino e muito estiloso!

Imagem Com Bota Chelsea Feminina Cano Curto Com Saia Preta
Bota chelsea feminina. Fonte: Pinterest

Com vestido

Em um look mais sofisticado, a bota chelsea serve muito bem com um vestido de tecido mais fino e leve. Vestidos curtos, midi ou até longos podem sim ser usados com botas. Mais fashionista impossível!

Com estampa animal print

Esse modelo de bota combina muito com estampas e uma delas é o animal print. Aproveite que esse tipo de roupa está na moda e coloque toda a seu charme para jogo! Vale vestidos, saias, blusas, e por que não a própria bota com estampa animal print?!

Imagem Com Bota Chelsea Feminina Cano Médio Com Vestido Animal Print
Bota chelsea feminina. Fonte: Lala Noleto

Com blazer

Para um visual mais elegante, combine alguma peça de alfaiataria, como um blazer, com a bota chelsea feminina. O calçado se dá bem com peças mais formais e cria um contraste interessante. Outras opções são sobreposições, camisa de gola e camisa polo.

Com jaqueta

Pensando em um visual mais esportivo e prático, que é a proposta inicial deste modelo de calçado, coloque-o em conjunto com uma jaqueta jeans, ou de couro, ou até aquelas de nylon que estão na moda.

Imagem Com Bota Chelsea Feminina Cano Médio Marrom Com Jaqueta
Bota chelsea feminina. Fonte: Pinterest

Com casacos pesados

Para os dias frios, a combinação casacos pesados mais bota são super bem-vindos, ainda mais com as chelsea boots. Você vai ficar chique e quentinha!

Para o verão

Quem disse que não pode usar bota no verão? Para dias de sol ou até meia estação, vale harmonizar vestido mais bota sim. Fica lindo, confortável e super estiloso! Escolha vestidos e saias alegres, com estampas e coloridas, para quebrar a seriedade da bota.

Imagem Com Bota Chelsea Feminina Preta Com Vestido Curto
Bota chelsea feminina. Fonte: Pinterest

Para o inverno

Já para os dias mais frios do ano vale demais tirar sua bota curinga do guarda-roupas e combinar com todas as suas roupas de inverno. Use e abuse de casacos, cachecol, calças mais grossas. Isso vale para botas de várias cores e até para as estampadas. Você vai ficar elegante e aquecida!

Estilo rocker

Já dissemos que a bota chelsea compõe também o estilo rocker, que é aquele usado por amantes do rock. Fica super estiloso colocar o calçado com uma camiseta de banda, acessórios estilizados e calça. Spikes, bijus em prata e bolsa ou mochila de couro são bons complementos.

Confira também um vídeo com outras sugestões de look com a bota chelsea feminina:

Dicas de como cuidar da bota chelsea feminina

Para manter a sua bota chelsea linda e bem cuidada alguns cuidados são necessários para mantê-la bem conservada.

A bota é um item que merece atenção especial, ainda mais por causa do seu material, seja de couro ou camurça. Confira algumas dicas!

Deixe arejando

Nunca guarde suas botas logo que as usar. É bom deixar arejar o calçado um tempo, até que elas fiquem completamente secas e sem cheiros

É comum os pés suarem durante o uso. E deixá-las arejando vai permitir tirar a umidade da bota e se livrar de odores indesejados.

Limpe com cuidado

Outro cuidado com botas chelsea é a limpeza correta do calçado, que deve ser feita regularmente, principalmente se você as usa bastante.

Se elas forem de couro, use um pano umedecido com água para limpar suas botas, cuidadosamente. Apenas isso!

Já para limpar o solado, você pode usar uma escovinha com cerdas macias e água. Principalmente se tiver sujeira, como terra, pedrinhas ou areais, elas devem ser retiradas. Solados tratorados são mais difíceis de limpar e grudam mais sujeiras.

Atente-se a isso! E tome cuidado para não encharcar a parte do couro, o que pode estragar o material.

Para as botas confeccionadas em camurça, você pode escová-las com uma escovinha e vinagre branco (proporção de 1 para 1).

Essa mistura retira manchas e odores. Os cheiros indesejados têm origens variadas, mas especialmente a umidade. Se estiver chovendo muito e o local está muito úmido, deixe a bota arejar por mais tempo.

Já para retirar manchas das botas de couro, esfregue o local com a parte interna da casca da banana. Depois passe um pano seco. Nunca use produtos abrasivos em suas botas, porque isso pode manchar o calçado mais ainda.

Deixe secar

Caso chova ou suas botas molhem por qualquer outro motivo, deixe-as secar na sombra, em ambiente arejado e fresco. Além disso, evite o sol, pois ele pode ressecar o couro e estragar o lindo calçado.

Hidrate periodicamente

Entre os cuidados com botas, um é bastante especial em relação às botas feitas de couro: a hidratação do calçado.

Assim como hidratamos a pele para não ressecar, hidratar as botas de couro tem o mesmo efeito. Para manter suas botas brilhando e com maciez, use lustra móveis, algum hidratante ou vaselina líquida em pequena quantidade.

A hidratação tem que ser feita de forma periódica, pois o couro resseca com o tempo. Logo, é recomendado hidratar suas botas de couro, pelo menos, uma vez a cada 6 meses, caso você more em lugar quente e só use as botas ocasionalmente quando viaja.

Se você usa com mais frequência e o local que você mora é mais úmido, o intervalo pode ser maior. Mas sempre é bom colocar as botas para tomar um ar de vez em quando, como comentamos anteriormente.

Dicas na hora do armazenamento

A forma de armazenamento também é um aspecto importante: guarde suas botas em local arejado. O ideal é guardar em sacos de TNT ou algodão. Isso porque o excesso de umidade pode deteriorar o couro, deixando-o com aspecto esfarelado e consequentemente inutilizável.

Seja de cano curto ou longo, guarde sua bota sempre sem amassar o couro. Uma boa dica, é usar “espaguete” de piscina para as botas de cano alto. Já um truque para viajar é rechear a bota com peças de roupas, para transportar dentro da mala e ela não amassar.

Outra dica é nunca guardar as botas de couro dentro de sacos plásticos. Lembre-se que quanto mais arejado, melhor para o couro, para evitar qualquer umidade e que seu calçado estrague.

Considerações finais

E então é isso que temos para falar sobre a bota chelsea feminina que tem feito o maior sucesso. Espero que você tenha se inspirado nas dicas e nas opções de looks que mostramos aqui.

Qual visual você mais gostou? Deixe nos comentários e compartilhe com quem você acha que vai se interessar por este tema.

Para conferir mais dicas sobre moda, confira o nosso guia! Até a próxima, cupomzeira!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.