Tudo sobre beleza no Cupomzeiros.com

Argila Verde: Benefícios E Como Usar o Produto Natural

Você conhece a argila verde, produto natural que tem feito muito sucesso para os cuidados com pele e cabelo? Pois é, ele tem múltiplos benefícios para nossa saúde e beleza, além de ser considerado uma maneira de fazer um detox completo em nosso corpo. Demais, não é?

Por esse motivo, nós decidimos contar a você os principais benefícios dessa argila, onde comprar, como preparar e como usá-la do modo correto, para que o seu efeito seja eficiente e bem mais duradouro. Já vai anotando as nossas dicas! Vamos lá?!

Argila é terra? O que é exatamente?

Não, gente, calma! Argila não é terra! O aspecto dela pode lembrar muito areia, mas definitivamente não é terra e nem areia! Por isso, se você tinha algum receio quanto a isso, pode ficar tranquila! A argila verde pura e natural é perfeita para o uso na pele do rosto e do corpo, assim como nos cabelos.

Mas o que é, então, se não é terra? As diversas argilas provêm da sedimentação de algumas rochas magmáticas vulcânicas e, portanto, são um tipo de composto mineral, com grãos muitos finos – muito potentes, por sinal.

As argilas possuem diversos minerais que são ótimos para o controle de oleosidade, de inflamações, para hidratação, limpeza profunda, entre outras ações. Veja alguns deles:

  • Magnésio;
  • Potássio;
  • Manganês;
  • Ferro;
  • Sódio;
  • Silício;
  • Alumínio;
  • Cálcio;
  • Cobre;
  • Zinco;
  • Fósforo;
  • Cobalto;
  • Selênio;
  • Molibdênio.

A argila verde, especificamente, também tem grandes concentrações de óxido de ferro que é o que proporciona a tonalidade esverdeada. E é pela presença de todos eles que as argilas detêm um potencial enorme para a prevenção e redução de problemas na pele e nos cabelos.

Tipos de argila

Você já deve saber que não existe apenas a argila verde, e sim diversos tipos de argilas. São inúmeras variações desse composto, cada uma com uma função diferente. O foco de hoje é a argila verde, mas vale a pena saber que existem vários tipos de argilas e estas são suas respectivas funções bem resumidas:

  1. Verde: tem poder analgésico, antibacteriana, capacidade de controlar a oleosidade, entre outros;
  2. Amarela: reduz as rugas e marcas de envelhecimento por possuir colágeno;
  3. Branca: é perfeita para quem quer hidratar a pele ou tem o rosto muito sensível;
  4. Preta: é a menos abundante e possui poder anti-inflamatório, antiestresse e rejuvenescedor;
  5. Vermelha: possui capacidade rejuvenescedora e redutora de medidas na barriga e nas coxas.

Ao todo, existem 9 tipos de argila na natureza, mas algumas são apenas misturas de duas ou mais originárias. No entanto, a mais famosa e com mais benefícios para a pele e para os cabelos é a verde. Vamos conferir seus benefícios?!

Benefícios da argila verde

Imagem com aplicação da argila verde
Argila verde. Fonte: Engenharia das Essências

Como já bem dissemos, a argila verde é a mais procurada de todas. E não é por menos: as suas funções são tantas, que todas as pessoas que prezam pelo bem-estar de sua pele já a utilizaram pelo menos uma vez na vida.

Entretanto, existem outras características que encantam todas as amantes de skin care e de cuidado com os fios. Vamos conhecê-las!

Ações da argila verde na pele

A máscara de argila verde aplicada no rosto e em outras partes do corpo possui os seguintes efeitos na pele, além das unhas:

  1. Combate a oleosidade: Primeiramente, a argila verde possui propriedade que reduz a oleosidade, o que pode reduzir significativamente o desenvolvimento de acne (cravos e espinhas);
  2. Redução dos poros: Ao contribuir na redução da oleosidade e outros problemas de pele, a argila verde ajuda a fechar os poros, deixando-os mais discretos;
  3. Redução de manchas: É muito comum que haja manchas em todo o corpo, especialmente no rosto, que deixam o tom da pele não muito uniforme. A argila verde tem a capacidade de reduzir essas manchas e uniformizar toda a pele;
  4. Menos olheiras: Por estimular a circulação sanguínea, a argila verde reduz olheiras escuras e bolsas abaixo dos olhos, deixando um aspecto menos cansado no rosto;
  5. Reduz as celulites: Esse produto diminui a retenção de líquidos no corpo e, consequentemente, a celulite também. É claro, o seu uso deve ser associado à ingestão frequente de água, bem como a uma alimentação saudável;
  6. Detox e limpeza profunda: A argila verde tem ação adstringente e tonificante, além de um efeito antioxidante na pele;
  7. Revitalização e regeneração celular: O mineral também desempenha um papel na hidratação, oxigenação, revitalização e firmeza da pele, além de ajudar a acalmá-la;
  8. Protege unhas e cutículas: Por fim, a argila verde é usada em tratamentos nas unhas e cutículas devido sua função antibacteriana, protegendo contra bactérias e fungos, além de reduzir casos de micoses e promover maciez.

Benefícios da argila verde para o cabelo

Já sabemos quais são os pontos positivos do uso da argila verde para a pele, sendo do rosto e de todo corpo, assim como das unhas e cutículas, mas ela também pode melhorar a saúde e a beleza do cabelo. Assim, vamos descobrir quais são os benefícios deste mineral para os cabelos:

  1. Oleosidade: Assim como na pele, a argila verde também diminui a oleosidade excessiva do couro cabeludo, fazendo uma verdadeira desintoxicação capilar, evitando dermatites e psoríase;
  2. Reduz a caspa e seborreia: Por ter efeito anti-inflamatório, este mineral diminui consideravelmente as caspas e a seborreia, além de contribuir no tratamento de várias dermatites;
  3. Hidratação e limpeza profunda: A argila verde ainda limpa e hidrata os fios capilares, deixando-os mais saudáveis, bem como desempenha ação adstringente e tonificante.

Onde comprar argila verde

Agora que você conhece mais sobre a argila verde e todos os seus benefícios, você deve estar perguntando onde ela pode ser comprada. Atualmente, a argila verde natural e pura pode ser encontrar em lojas de cosméticos, mas também em lojas de produtos naturais.

É possível também comprar este mineral em lojas online. E não só de forma pura, em pó, mas também em vários formatos, como sabonete, máscara, compondo a fórmula de cremes e outros cosméticos. Mas, para evitar qualquer tipo de reação, alergias ou irritações, recomenda-se o uso de argila pura.

Porém, ressaltamos a atenção para não pegar argila diretamente da natureza, pois pode conter outros resíduos que podem ser agressivos para a pele e cabelo, além do risco de contaminação com agrotóxicos, esgoto, lixo e resíduos químicos. O ideal é adquirir a argila verde pura e natural em lojas de confiança, com boa procedência e de origens conhecidas.

Como preparar argila verde

argila verde é encontrada geralmente na forma de , portanto, para aplicá-la é necessário misturar com água pura, hidrolatos ou soro fisiológico. Por já conter uma quantidade de nutrientes necessária, a argila verde não precisa ser misturada com nenhum tipo de creme. Mas se você quer dar uma potencializada, óleos essenciais e vegetais podem ser adicionados.

Veja o passo a passo:

  1. Separe um recipiente de vidro ou cerâmica (evite plásticos e metais);
  2. Adicione 1 medida de água para 2 de argila verde em pó;
  3. Mexa com uma espátula até adquirir consistência pastosa.

Essa mistura pode ser aplicada no corpo e no rosto:

  1. Aplique a mistura preparada no local desejado;
  2. Aguarde até ela ficar seca e firme;
  3. Depois é só lavar com água.

Após aplicar, tome cuidado para não exceder o tempo de uso (de 20 a 30 minutos), dependendo da região aplicada. O uso exagerado pode causar alergias ou irritações. Você pode aplicar a argila verde no corpo uma vez por semana ou a cada 15 dias.

Como fazer a máscara facial de argila verde

Agora, para aplicar no rosto, veja como é feita e aplicada a máscara facial:

  1. Separe um recipiente de plástico ou de barro, bem como uma colher desses materiais;
  2. Adicione uma colher do pó da argila verde no pote;
  3. Depois, coloque água, ou chá de sua preferência, até que a consistência esteja cremosa como uma “lama”;
  4. Misture tudo e aplique no rosto, delicadamente, com um pincel macio;
  5. Espere secar e, depois, enxágue com água em temperatura ambiente.

Durante processo de secagem, é bem normal que a sua pele estique um pouco – pode até ser um pouco incômodo no início -, então não se preocupe.

Uma dica é sempre preferir usar a argila verde durante a noite, para evitar agressões causadas pelos raios solares.

Para usar no rosto, o recomendado é que a aplicação dela seja feita de 2 a 3 vezes por semana, a depender do tipo de sua pele, para que tenha um efeito visível e equilibrado.

No caso de peles oleosas e mistas, o ideal é utilizar máscaras faciais até 3 vezes na semana. Quem lida com a acne, seja ela recorrente ou hormonal, vai adorar usar a argila verde. Por conta das propriedades antioxidantes, a máscara de argila verde é uma das mais indicadas para peles oleosas e mistas que costumam sofrer com aquela sensação diária de pele brilhando.

Ela vai ajudar a diminuir as inflamações e ainda vai deixar a pele bem mais fresca e seca. No entanto, é bom ressaltar que extrapolar essa quantidade pode causar o temido efeito rebote. Então não abuse.

Outra dica é que a máscara deve ser aplicada nessa frequência apenas nas regiões mais oleosas e afetadas pela acne. Tudo para não sacrificar demais as outras partes normais ou secas.

Já as peles normais e secas podem usar até uma vez na semana ou de 15 em 15 dias, para evitar o ressecamento do rosto. O motivo de espaçar mais os usos neste tipo de pele é que, por ter a função de reduzir o nível de óleo em excesso da pele, essas máscaras podem causar efeitos indesejados no rosto normal ou seco, como ressecamento excessivo, quando usadas com muita regularidade na rotina de beleza.

E, por sinal, vale esclarecer: o que acontece na pele é que, uma vez que não existe muita oleosidade no interior das glândulas – e a argila verde ter bastante afinidade com óleo -, essa máscara pode acabar absorvendo a gordura da barreira de proteção do rosto, causando ressecamento, rugas ou outros probleminhas cutâneos. Logo, é melhor intercalar com outros tipos de máscara e tratamentos.

Confira um vídeo mostrando como aplicar a máscara de argila verde:

Como fazer sabonete de argila verde

O sabonete de argila, assim como a argila pura que é usada para fazer máscaras faciais, é rico em nutrientes que auxiliam uma variedade de tipos de pele. Ele é ideal para todos os tipos de pele, mas tem um papel especial na pele oleosa e acneica, pois tem função cicatrizante e reduz oleosidade.

Com o uso do sabonete você vai perceber também a redução aparente de poros dilatados, devido ao seu efeito adstringente, além dos efeitos secativo e bactericida. Logo, é ótimo ter um sabonete de argila verde em casa para deixar a pele limpa e saudável.

A forma correta de usá-lo é com o rosto molhado, sempre aplicando o produto com movimentos circulares. Após a aplicação, basta enxaguar bem.

Ele não deve ser usado todos os dias, pois promove uma esfoliação que ativa a circulação sanguínea, além de absorver impurezas. Usá-lo uma vez por semana está ótimo!

Você pode comprar um sabonete de argila verde, mas também pode produzir o seu próprio em casa, sendo bem tranquilo de fazer. Você só vai precisar dos seguintes ingredientes:

  1. Recipiente de vidro para misturar;
  2. Argila verde em pó;
  3. Óleo de coco;
  4. Sabonete à base de glicerina;
  5. Forminhas de silicone ou plástico flexível.

Agora, assista o vídeo para conferir o passo a passo para fazer o sabonete de argila verde:

Como preparar a argila verde para usar no cabelo

Em relação à preparação para aplicar no cabelo, é muito semelhante ao modo que é preparada para o uso da pele. Observe:

  1. Separe o recipiente de barro ou plástico e a colher sem ser de metal;
  2. Para um cabelo de tamanho médio, é recomendada a quantidade de 1 colher de argila em pó;
  3. Adicione a medida de água necessária para que a mistura fique na mesma consistência de “lama”;
  4. Aplique apenas no couro cabeludo, para que os fios não ressequem, e deixe agir por 20 minutos;
  5. Enxágue e veja o efeito da argila verde!

Nos cabelos, você deve aplicar essa receitinha a cada 15 dias, em média, para não danificar as madeixas.

Veja um vídeo demostrando como se faz um detox capilar caseiro usando a argila verde:

Contraindicações

Nem tudo é um mar de rosas e o uso da argila verde cabe ressalvas. Os especialistas afirmam que o mineral não é indicado para pessoas alérgicas ou com pele ressecada e sensível, por exemplo.

É importante também sempre procurar um dermatologista para saber seu tipo de pele e os cuidados mais adequados para o seu caso, bem como os cosméticos específicos que podem ser usados e tratamentos mais indicados.

Cuidados essenciais com a pele do rosto

Imagem com mulher se olhando no espelho
Argila verde. Fonte: Adcos

Você já viu que a argila verde traz muitos benefícios, no entanto, deve ser conciliada com outros cuidados para manter a pele bonita e saudável. Para isso basta seguir uma rotina de cuidados essenciais, a famosa skin care, e você terá uma pele linda. Então, inclua nos seus dias algumas práticas simples que você já vai notar a diferença.

Conheça seu tipo de pele

O primeiro passo para uma pele mais bonita e saudável é conhecer o tipo de pele que tem: oleosa, normal, seca ou mista. Só assim você poderá entender as reais necessidades da pele, suas deficiências e comprar os cosméticos certos para você.

Se sua pele for oleosa, por exemplo, e você seguir uma rotina de cuidados com a pele para uma pele seca, muito provável que o resultado será contrário e ocorrerá o efeito rebote (o que é terrível!).

Não mexa nas espinhas e cravos

Quando surgir espinhas e/ou cravos no seu rosto não esprema e não fique cutucando. É um grande erro que a maioria das pessoas comete. Por mais que seja tentador, o melhor para sua pele é se controlar, pois manchas surgirão, tendo em vista a inflamação na região machucada.

Tire sempre a maquiagem

Ao fim do dia ou da noite, é sempre importante retirar toda a maquiagem, a fim de eliminar as impurezas e as células mortas do rosto. Resíduos dos cosméticos podem também prejudicar a pele, se não forem retirados.

Para a limpeza utilize um demaquilante e, em seguida, lave o rosto com sabonete específico para sua pele.

Lave e limpe a pele todos os dias

Falando em limpeza, o ideal é lavar o rosto todos os dias, com um sabonete facial adequado, para eliminar as impurezas, como já comentamos.

Uma boa ideia também é utilizar uma escova de limpeza facial para esfoliar levemente a pele para proporcionar a renovação celular. Não exagere e faça a esfoliação com delicadeza, pois, caso contrário poderá machucar sua pele.

Hidrate a pele diariamente

Além de lavar e limpar a pele todos os dias, hidrate o rosto. A hidratação facial faz parte dos cuidados diários necessários para repor a água perdida ao longo do dia e evitar ressecamentos. Depois de limpar bem a pele, hidrate com um creme hidratante específico para seu tipo de pele.

Use protetor solar

Muito provavelmente você já deve ter escutado esse conselho antes, mas é sempre bom relembrá-lo: use protetor solar diariamente. O conselho é super sério e necessário, mesmo em dias nublados, pois o uso deste produto é essencial para proteger a pele dos efeitos dos raios solares, entre eles, o envelhecimento precoce. 

Procure usar também cosméticos com fator de proteção solar (FPS), pois estes protegem dos raios UV. Evite ainda ficar com o rosto exposto no sol por muito tempo. Para proteção também utilize bonés e chapéus.

Hidrate-se de dentro para fora

Não basta ter todos estes cuidados e não se alimentar direito, não manter uma dieta balanceada e não beber muita água. Para uma pele saudável, é importante se preocupar também com a hidratação interna do corpo, bebendo no mínimo 2 litros de água por dia, além de ter uma boa alimentação e praticar exercícios físicos. 

Considerações finais

A argila verde é uma maravilha, não é mesmo? Mas vale ressaltar que, para promover todos os benefícios citados, a argila deve ser natural e pura. Além disso, deve ser adquirida uma argila de boa procedência e qualidade para alcançar um resultado satisfatório.

Assim, com a argila verde uma variedade de propriedades pode ser alcançadas, que vão aumentar a saúde e a aparência de sua pele e dos seus fios capilares. Aproveite esse produto 100% natural ao máximo, hein?

E então, gostou das dicas? É isso tudo o que temos para falar da argila verde e seus benefícios. Se você gostou, deixei nos comentários sua opinião e compartilhe este conteúdo com quem você você acha que vai se interessar pelo tema.

Se você curte dicas de beleza, confira outras mais no nosso guia. Até a próxima!

você pode gostar também
Comentários