Tudo sobre beleza no Cupomzeiros.com

Amolecedor De Cutículas: Como Usar E TOP 4 Marcas!

O amolecedor de cutículas é uma “mão na roda” quando se trata da remoção dessas “pelinhas” ao redor das unhas. Por isso, ele é tão usado em salões de beleza e até mesmo por mulheres que fazem as próprias unhas em casa.

Já que esse produto é tão almejado, nós decidimos falar sobre ele, sobre as marcas que o vendem, além de te ensinar como fazer um caseiro, apenas com produtinhos que com certeza você tem em casa! Portanto, leia esse artigo até o final e aproveite!

Sobre cutículas

Cutícula é aquela camada de pele mais grossa que une o dedo à unha. E sua a principal função é justamente proteger as unhas, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Essa pele impede a entrada de sujeiras, fungos e bactérias que podem se infiltrar e atingir a matriz ungueal, que é a parte mais importante, onde se dá origem a unha, causando infecções e transmitindo doenças.

Retirar ou manter as cutículas?

Imagem com amolecedor de cutículas
Amolecedor de cutículas. Fonte: Ella

Já é de costume a mulher brasileira remover as cutículas para se ter unhas bem feitas. No entanto, especialistas afirmam que remover as cutículas é um ato prejudicial à saúde, já que ela é a nossa primeira barreira imunológica, impedindo que agentes externos entrem no nosso corpo e provoquem doenças.

As nossas mãos estão expostas o tempo todo a contaminações e as cutículas desempenham justamente o papel fundamental de proteger as unhas contra fungos e bactérias.

Já que a cutícula é uma proteção na região da unha, então, ela não deve ser removida de jeito nenhum. Quando a cutícula é cortada, mordida ou arrancada, qualquer trauma pode afetar a raiz e, com o tempo, causar uma série de problemas nas unhas, como amarelamento, manchas brancas e ranhuras.

Além disso, a retirada das cutículas danifica a matriz das unhas, deixando-as muito mais fracas e quebradiças.

Logo, o ideal é manter as cutículas, para elas protegerem as unhas e crescerem mais fortes e saudáveis. Com as cutículas intactas, seus dedos não vão ficar mais levantando “pelinhas” depois de fazer as unhas. É só manter as unhas hidratadas e bem cuidadas para obter um bom resultado.

Portanto, por proteger as unhas de impurezas, manter o formato e qualidade delas, as cutículas devem ser mantidas. Costume-se com o hábito de empurrá-las e retirar apenas seu excesso, além de manter outras práticas de cuidados com as cutículas.

Assim, se você quer parar de tirar as cutículas com alicate, uma boa ideia é usar amolecedores de cutículas. Os amolecedores vão hidratá-las e facilitarão a retirada do excesso de pele morta em volta das unhas.

Amolecedor de cutícula X removedor: diferenças

Quando falamos de amolecedor de cutículas, também nos lembramos do removedor. Entretanto, mesmo com os nomes muito semelhantes, eles não têm a mesma função.

Enquanto o amolecedor prepara e hidrata as cutículas para uma posterior remoção com alicate, por exemplo, o removedor reduz a camada de pele ao redor da unha após um certo tempo de aplicação, com o auxílio de uma espátula.

Além disso, o amolecedor é bem mais saudável para suas unhas do que o removedor, que é um líquido que realiza o trabalho que seria do alicate.

Apesar de ser muito tentador, por ter um efeito rápido, o uso do removedor de cutículas não é recomendado, por ter algumas substâncias tóxicas que fazem mal caso ingeridas e por danificar as unhas e as cutículas.

Portanto, o preferível é que você use apenas o amolecedor de cutículas.

O que é o amolecedor de cutículas e como usar

Esse produto é um tipo de creme específico para cutículas, que as hidrata e facilita (e muito) a remoção do excesso de pele na região.

O nome é super intuitivo, então não tem erro: ele é o que o rótulo diz. Porém, como tudo na vida, é preciso saber fazer a aplicação correta! Vamos ver o passo a passo:

  1. Primeiro, retire o esmalte de suas unhas, caso tenha, e as limpe com atenção;
  2. Aplique o amolecedor sobre as cutículas;
  3. Massageie bem a região em que aplicou;
  4. Use uma espátula do material de sua preferência ou um empurrador para afastar as cutículas;
  5. Depois, é só remover as partes que soltaram com um alicate de unha (sempre com cuidado, é claro).

As melhores marcas de amolecedores de cutículas

Existe diversas marcas que oferecem esse produto incrível que facilita a remoção do excesso de cutículas. Mas nós precisamos sempre estar atentas a quais são as melhores e, ainda, se valem a pena de acordo com o preço! Por isso, fique de olho nesses 4 nomes famosos que separamos para você:

Repos

O amolecedor de cutícula Repos é um dos queridinhos de todas as manicures. Também chamado de amaciante, ele é vendido em uma embalagem clássica, de cor verde e branca – simplesmente inconfundível.

A sua fama não é para menos – a ação dele é super rápida, além de que deixa as unhas super hidratadas por um efeito prolongado. E não para por aí: o amaciante da Repos também serve para diminuir calosidades e tem uma média de preço de 9 reais (para 120 ml), acredita?

Então, já sabemos que ele é uma ótima opção, por ser um excelente custo-benefício!

Granado

A Granado é uma marca muito renomada no mundo dos cosméticos. Por isso, não é de se espantar que ela também tenha um ótimo amolecedor de cutículas. Ele possui um aspecto mais cremoso e é super cheiroso, ainda por cima.

A sua embalagem é rosa e contém 100 gramas do produto, por um preço de 25 reais, em média. Para completar, ele não é testado em animais! Simplesmente perfeito!

Ideal

Uma alternativa bem acessível de amolecedores de cutículas é o da marca Ideal. A Ideal Cosméticos há mais de 50 anos vem trazendo para o mercado bons produtos de beleza e tratamento.

Na área de cutículas, a marca disponibiliza amolecedores e emolientes que vão facilitar o cuidado com a proteção das unhas. Há opções de amolecedor com óleo de argan, com óleo de algodão e também com manteiga de karité.

Já o emoliente possui ingredientes especiais e uma suave fragrância, que, associados ao extrato de lavanda (ativo antisséptico e adstringente), amaciam com eficiência as cutículas e proporcionam uma excelente hidratação para as unhas.

Em 100 ml e com preço acessível, você terá um amolecedor de cutículas que hidrata, fortalece e cuida das cutículas, ao mesmo tempo que tem um delicioso perfume.

O Boticário

Por último, mas não menos importante, nós vamos falar sobre o amolecedor de cutícula da O Boticário, uma marca super famosa no Brasil quando se trata de cosméticos. Em uma linha chamada “Cuide-se bem Mani & Pedi” e lançada no ano de 2019, vários produtos desse ramo passaram a ser vendidos, inclusive o creme amolecedor.

Ele vem em uma bisnaga rosa com branco, que contém 50 gramas do produto, conhecido pela facilidade que pode ser espalhado pelas “pelinhas” ao redor das unhas. Além disso, seu preço varia em torno de 25 reais. Logo, é uma ótima aquisição para quem gosta da marca e quer experimentá-la nas unhas.

Amolecedor de cutículas caseiro: melhores receitas

Você já aprendeu um pouco mais sobre cutículas, sabe o que é um amolecedor de cutícula, qual é a diferença entre ele e um removedor, como usar e quais são as melhores marcas. Agora, só falta descobrir como fazer em casa esse produto maravilhoso para nossas cutículas de maneiras diferentes!

Estas opções de receitas caseiras vão te possibilitar cuidar das suas cutículas com um valor bem acessível e apenas com ingredientes que todo mundo tem em casa. Veja:

1- Açúcar, hidratante e óleo essencial

Nessa primeira receitinha, você só vai precisar dos seguintes ingredientes:

  1. Meia colher de sobremesa de açúcar refinado;
  2. Meia colher de sobremesa de óleo de coco ou de amêndoas;
  3. Uma colher de sobremesa do hidratante de sua escolha.

Depois de conferir se tem todos esses produtos, misture-os e aplique sobre suas cutículas. É só esperar dois minutinhos e retirar a mistura com uma toalha úmida. Por fim, é só empurrar e retirar o excesso de cutículas com os equipamentos adequados.

2- Creme hidratante, óleo de amêndoas e cravos

Para essa segunda receita caseira de amolecedor de cutículas, você só vai precisar de:

  1. Duas colheres de sopa de creme hidratante de pele;
  2. Uma colher de sopa de óleo de amêndoas;
  3. Cinco pauzinhos de cravo da Índia.

Como sempre, é só misturar os ingredientes e aplicar sobre as cutículas! Essa receita, além de hidratar e amolecer as “pelinhas” que estão sobrando, também protege as suas unhas de fungos, por conta dos cravos. Portanto, também é uma ótima receita caseira!

3- Hidratante, açúcar e azeite de oliva

Confira também outra receita bem fácil de como fazer um amolecedor de cutículas caseiro, mas agora em vídeo. Com ela, suas cutículas ficarão molinhas e ideais para serem empurradas ou o excesso ser retirado.

Você vai misturar em um recipiente os seguintes ingredientes:

  1. Uma colher generosa de seu hidratante favorito;
  2. Uma colher de açúcar;
  3. Uma colher de azeite de oliva.

Como cuidar bem das cutículas

Por ser a proteção das unhas, as cutículas devem ser bem cuidadas. Então siga algumas dicas importantes para ter unhas lindas e saudáveis:

  • Invista em dermocosméticos hidratantes e cicatrizantes que contenham ativos como a água termal, pantenol e vitamina B5, a fim de minimizar os sinais de ressecamento;  
  • Evite banhos muito quentes, pois eles deixam a barreira de proteção da pele enfraquecida;
  • Proteja as mãos durante os afazeres domésticos;
  • Consuma a quantidade correta de água – cerca de dois litros ao longo do dia – para incentivar a hidratação de dentro para fora;
  • Mantenha em dia a hidratação das unhas e cutículas, com o uso de hidratantes e óleos vegetais, como óleo de coco, amêndoas, jojoba ou de semente de uva, por exemplo;
  • Não remova completamente as cutículas, apenas seu excesso.

Passo a passo para manter suas cutículas sem retirá-las:

  • Passo 1: Passe um amolecedor de cutículas em volta dos dedos, aplicando uma camada generosa do produto em todas as unhas e espere entre 3 e 5 minutos. Se você não tiver esse produto em casa, você pode fazer um amolecedor caseiro com alguma das receitas que ensinamos por aqui ou ainda aplicar um hidratante.
  • Passo 2: Para deixar a pele bem molinha, é importante usar água morna. O ideal é molhar um pedaço de algodão e colocar sobre as unhas. Isso porque deixar as unhas em contato direto com a água por muito tempo pode enfraquecê-la e mesmo fazer com que ela escame. Se for mergulhar as mãos, então deixe por pouco tempo.
  • Passo 3: Em seguida, pegue um palito de laranjeira ou uma espátula e passe-a levemente por todo o contorno da unha, a fim de que a cutícula fique em seu devido lugar. Nessa etapa, as cutículas são empurradas com facilidade. Empurre com cuidado para não causar feridas ou ondulações.
  • Passo 4: Depois disso, as “pelinhas” duras ou levantadas e toda a pele morta em excesso pode ser retirada, com cuidado, com o uso de um alicate bem afiado. O alicate não é proibido, mas ele deve ser usado apenas em casos específicos, quando for necessário.
  • Passo 5: Chegou o momento da hidratação. Use o óleo vegetal ou hidratante de sua preferência por todas as unhas e cutículas para hidratar bem o local.
  • Passo 6: Então, enxugue os dedos com uma toalha para retirar o excesso de creme, lixe as suas unhas e passe um hidratante para mãos.
  • Passo 7: Se for fazer a esmaltação, use o removedor de esmaltes na unha para retirar os óleos. Mas passe apenas nas unhas, evitando as cutículas.
  • Passo 8: Agora, basta escolher o seu esmalte preferido e sair com as mãos, unhas e cutículas lindas, saudáveis e bem cuidadas.

Veja um vídeo ensinando também a cuidar melhor das suas cutículas:

Cutículas ressecadas: quais são as causas, como evitar e cuidar

As cutículas ressecadas acontecem por vários fatores, como a frequência em que as mãos são lavadas, hidratadas, ou a quantidade vezes que o álcool em gel é usado. Ou ainda o uso contínuo de outros produtos que podem ser especificamente mais agressivos com a região, que é mesmo mais sensível, como detergente e produtos de limpeza em geral.

água quente e o frio também entram na lista dos fatores que podem causar cutículas ressecadas, bem como as mãos. E o uso exagerado ou não adequado do alicate também é uma causa frequente de cutículas ressecadas.

Além disso, outro fator que pode causar cutícula ressecada é o uso de removedor de esmalte. Evite usar removedor que contenham acetona, pois este componente pode ser prejudicial para sua unhas, causando manchas e ressecamento.

Logo, diminuir a frequência destas atitudes pode evitar que suas cutículas, assim como suas unhas fiquem ressecadas sempre.

Como tratar e evitar as cutículas ressecadas

Para que suas cutículas não fiquem ressecadas, algumas precauções podem ser tomadas, além de, claro, manter as mão hidratadas, com atenção especial para as cutículas.

Assim, os especialistas indicam sempre proteger as mãos quando for mexer com produtos químicos, como produtos de limpeza. Estes podem conter ingredientes abrasivos que podem danificar suas unhas e cutículas.

Outra precaução é maneirar na quantidade de álcool gel e manter uma boa frequência do uso de hidratante, ainda mais em tempos de pandemia que o uso do álcool gel se faz mais necessário.

Os dermatologistas também indicam darmos um respiro às nossas unhas, quando sentimos nossas cutículas ressecadas, e sempre tomar cuidado em não retirá-las em excesso. Outro alerta é nunca arrancar as “pelinhas” com os dentes, pois isso pode causar feridas e inflamações, e piorar ainda mais o problema.

Então, dê intervalos entres as esmaltações, retoques de unhas de gel, entre outros procedimentos. As unhas precisam “descansar” pelo menos um ou dois dias.

Por fim, especialmente no inverno, mantenha suas mãos hidratadas, assim como suas cutículas e unhas. O frio pode as deixar ressecadas e/ou quebradiças. Evite o contato constante com a água quente que também pode danificar a estrutura da proteção das unhas, que são as cutículas.

Hidratação é essencial para cuidar das cutículas ressecadas

Como mencionamos, manter a hidratação das mãos, das unhas e cutículas é fundamental para ter unhas saudáveis e bonitas.

Para cuidar da hidratação, opte por hidratantes de boa procedência e qualidade. Escolha um cosmético que possui ativos como pantenol, ceramidas biomiméticas, manteiga de karitê, vitamina E, extrato de cravos, eletrólitos e óleos vegetais.

Sobre óleos para hidratar as unhas, observe bem os seus componentes, se não possuem em sua fórmula ingredientes que podem ser abrasivos e podem prejudicar sua pele e unhas.

Algumas sugestões de óleos vegetais que são ótimos hidratantes para as cutículas são: óleo de coco, óleo de semente de uva, óleo de abacate, óleo de jojoba, óleo de alecrim, entre outros.

O ideal é hidratar as unhas e cutículas todos os dias. A hidratação irá proteger e reparar as unhas, além de proporcionar maior duração da esmaltação.

Uma boa rotina é, antes de dormir, separar um momento para a hidratação, tanto das unhas como das cutículas, dos pés e das mãos. Pingue uma gotinha em cada unha e massageie a região das unhas e cutículas até a completa absorção.

Só de fazer isso, você vai ajudar a melhorar a aparência e saúde das cutículas, mas também das unhas de modo geral. Agora, se as suas unhas estiverem muito quebradiças, esbranquiçadas, opacas e ressecadas, pode hidratar a região duas vezes ao dia, sem problemas.

Na hora de fazer as unhas, atente-se para retirar apenas o excesso de pele morta, como já explicamos nas instruções de como manter as cutículas. Nesta etapa, use do hidratante e de um bom amolecedor de cutículas para deixar a pele molinha e fácil de ser removida.

Agora, a parte da pele que permanecer, você pode empurrá-la com uma espátula, com cuidado e suavemente. Assim, suas unhas sempre estarão lindas, protegidas e saudáveis!

Imagem com unhas hidratadas
Amolecedor de cutículas. Fonte: Uol

Considerações finais

E então, é isso o que temos para falar de cutículas e amolecedor de cutículas. Espero que você tenha aprendido um pouco mais sobre o assunto e que este artigo tenha te auxiliado a escolher um bom amolecedor de cutículas.

Não deixe de deixar sua opinião nos comentários e compartilhar com quem você acha que vai se interessar pelo tema.

Se você se curte assuntos de beleza, confira nosso guia de beleza. Até a próxima!

você pode gostar também
Comentários