Melhores Praias de Balneário Camboriú — TOP 10

Para quem já deu uma pesquisadinha ou então já se interessou por Balneário Camboriú, sabe que um dos grandes atrativos da "Dubai brasileira" é, com toda certeza, suas praias belíssimas.

Acredite: elas são tirar o fôlego e há muitas coisa para fazer nelas e nas redondezas. Não é à toa que algumas das melhores praias de Santa Catarina fiquem localizadas em Balneário Camboriú.

Sendo assim, é de extrema importância se programar com antecedência para poder tirar o máximo proveito possível da cidade durante a sua estádia. Pensando nisso, trouxemos uma seleção com as 10 melhores praias Balneário Camboriú.

Para melhorar, ainda complementamos com algumas dicas do que fazer nessa cidade tão gostosa.

Por isso, se deseja otimizar o seu tempo, leia com atenção o texto até o final!

Melhores praias de Balneário Camboriú

O município de Balneário Camboriú possui um total de 10 praias, considerando desde pequenos e isolados trechos de areia, até a grande e extensa Praia Central. A última da lista, a Praia dos Amores, marca a fronteira entre Balneário Camboriú e Itajaí, onde está a vizinha Praia Brava.

  1. Praia do Estaleirinho (favorita dos viajantes)
  2. Praia do Estaleiro (mais bonita)
  3. Praia do Pinho (nudista)
  4. Praia de Taquaras
  5. Praia de Taquarinhas
  6. Praia de Laranjeiras (melhor para famílias com crianças)
  7. Praia Central
  8. Prainha (ótima para fotos)
  9. Praia do Buraco
  10. Praia dos Amores

As melhores 10 praias de Balneário Camboriú, sentido de sul a norte

Seria impossível falar das melhores praias de Balneário Camboriú sem listar e explicar sobre cada uma delas. Até porque, cada pessoa tem uma preferência por um tipo de praia.

Algumas pessoas preferem praias que possuam bares ou mesmo vários quiosques, enquanto outras pessoas procuram praias que sejam mais bem estruturadas para poder ficar com a família.

Há até mesmo pessoas que dão preferência para praias mais calmas para relaxar e recarregar as energias.

E, para chegar a seu destino e economizar o máximo possível, separamos esses cupons de desconto. Veja:

Então, vamos ver um pouquinho de cada uma das melhores praias de Balneário Camboriú.

Praia do Estaleirinho – A melhor praia na opinião dos viajantes

Praia do Estaleirinho
Fonte: www.diariodacidade.com.br

A primeira escolhida para a lista de melhores praias de Balneário Camboriú é a Praia do Estaleirinho.

Ela possui a maior nota atribuída por viajantes nos sites de turismo e avaliação e sinceramente, não é à toa! Seu mar totalmente azul e de ondas fortes, faz com que seja uma das preferidas pelos surfistas. Em sua orla, você encontra beach clubs bem famosos e árias festas que atraem turistas do mundo todo.

Por isso, se você está planejando curtir a vida noturna agitada de Balneário Camboriú, a Praia do Estaleirinho pode ser uma excelente pedida.

Combinado com isso, a praia ainda possui restaurantes com uma belíssima vista para o mar!

  • Distância do centro de Balneário Camboriú: 12 km (cerca de 20 minutos de carro)
  • Hospedagem: atualmente única pousada para reserva online é a Paraíso do Estaleirinho. Mas há muitas opções de campings e casas de temporada.

Com todas essas vantagens, não tinha como a Praia do Estaleirinho não ser a primeira das melhores praias de Balneário Camboriú.

Praia do Estaleiro – A praia mais bonita de Balneário Camboriú

Praia do Estaleiro
Fonte: hoteisdeluxobrasil.com

A Praia do Estaleiro é a segunda das melhores praias de Balneário Camboriú.

Ela foi eleita pelos turistas como a mais bonita de Balneário. Em várias listas e rankings, essa praia se destaca no quesito beleza.

O mar conta com ondas fortes e uma orla bem arborizada, lembrando um pouco a praia do Estaleirinho, porém, essa é mais extensa e não possui uma boa estrutura de bares e restaurantes.

Por isso, se vai passar o dia por lá, o ideal é levar bebidas e alguns petiscos com você para evitar imprevistos.

O ponto positivo é que a oferta de hospedagem é bem maior, possuindo ótimas pousadas, campings e casa de temporada.

  • Distância do centro de Balneário Camboriú: 12 km (cerca de 20 minutos de carro)
  • Hospedagem: a melhor opção é a pousada pé na areia Estaleiro Village.

Praia do Pinho – Melhor (e única) praia para nudistas

Praia do Pinho
Fonte: guiadeviagens.com.br

A terceira escolhida para a lista de melhores praias de Balneário Camboriú é a Praia do Pinho.

Essa é uma praia um tanto quanto diferente, pois é a única para nudistas da cidade. É uma praia escondida na mata entre outras duas praias, a de Taquara e do Estaleiro.

É uma praia famosa desde 1980, contando inclusive com uma associação e imposição de regras para os frequentadores, tais como: nudismo obrigatório no trecho principal da praia, embora haja uma parte onde o nudismo é opcional, para o curioso ir se “ambientando” ao clima.

Dessa forma, caso você curta esse tipo de praia, saiba que na Praia do Pinho ocorre tudo de forma muito civilizada.

  • Distância do centro de Balneário Camboriú: 13 km (cerca de 20 minutos de carro)
  • Hospedagem: a Pousada Nudista é a única da praia. Quer ficar vestido? Então volte uma casa e fique na vizinha Praia do Estaleiro.

Praias de Taquaras

Praias de Taquaras
Fonte: turismonovaledoitajai.com.br

A Praia de Taquaras é a quarta selecionada para a lista de melhores praias de Balneário Camboriú.

Essa é uma das preferidas de quem mora na cidade. É cercada de mata, ondas fortes e um mar sempre limpo e pronto para um delicioso banho. Você encontrará muitos lugares vagos para estacionar o seu carro, então não precisa se preocupar com isso.

A praia possui diversos bares na região, mas a estrutura da praia é escassa. No canto da praia, o Restaurante Das Antigas Taquaras é um dos melhores da região.

Como você pode ver, a Praia de Taquaras é uma excelente opção principalmente para quem está em busca de um lugar mais calmo, onde pode ter uma folguinha do agito tão característico de Balneário Camboriú.

  • Distância do centro de Balneário Camboriú: 12 km (cerca de 20 minutos de carro)
  • Melhor hotel: o Reserva Praia Hotel é imbatível e completo, com piscina, brinquedoteca, restaurante e basta atravessar a avenida para chegar na praia.

Praia de Taquarinhas – Melhor praia para ficar só

Praia de Taquarinhas
Fonte: todepassagem.com.br

Em quinto na nossa lista de melhores praias de Balneário Camboriú, temos a Praia de Taquarinhas.

Essa é uma praia praticamente deserta. Se você gosta de uma praia só para você, essa é a sua melhor chance em Balneário. Normalmente é possível chegar a essa praia através de uma caminhada até as pedras da Ponta das Laranjeiras.

A estrutura da praia é praticamente zero, então não é muito indicada para quem procura um lugar para curtir com a família.

Aqui vai a dica: leve consigo bebida, água e tudo mais do que for precisar. Afinal, temos certeza que assim que chegar lá, não vai querer ir embora tão cedo. Esse é o lugar perfeito para se conectar com a natureza e mandar o estresse embora.

  • Distância do centro de Balneário Camboriú: 12 km (cerca de 20 minutos de carro)
  • Hotéis e pousadas: não tem.

Praia de Laranjeiras

Praia de Laranjeiras
Fonte: Instagram/@herversonSantos

A Praia das Laranjeiras é a sexta selecionada para a lista de melhores praias de Balneário Camboriú.

Essa é a melhor praia para famílias com crianças. Ela é protegida por encostas, quase sem ondas. A estrutura da praia é bem ampla, contando com diversos restaurantes pé na areia, onde alguns deles ainda disponibilizam guarda-sol e mesa para seus clientes.

O jeito mais emocionante de chegar lá é no teleférico Parque Unipraias, que proporciona uma visão panorâmica do litoral de Balneário Camboriú, com direito a uma parada no mirante no topo do morro.

Nas paradas do teleférico também há diversas opções de atividades divertidas, como os trenzinhos descendo a mata. Sendo assim, é uma ótima pedida para a criançada!

  • Distância do centro de Balneário Camboriú: 8 km (cerca de 15 minutos de carro)
  • Hospedagem: não tem hotéis ou pousadas, apenas umas poucas casas de temporada, num condomínio fechado, junto ao restaurante Sabores do Mar.

Praia Central – A praia com a maior estrutura

Praia Central
Fonte: www.tribut.com.br

Em sétimo lugar na lista de melhores praias de Balneário Camboriú temos a Praia Central.

É uma praia com quase 7 km de extensão, a mais frequentada da cidade. O calçadão vai de uma ponta a outra, acompanhada por uma ciclovia.

Do outro lado da Av. Atlântica estão dezenas de restaurantes, bares e boates. Nas areias da praia, alguns quiosquesO mar é agitado e muitas vezes impróprio para banho. Com a faixa de areia ampliada, a sombra dos prédios não incomoda tanto e há mais espaço para você se acomodar.

O público é muito eclético. De grupos de amigos, fãs de sertanejo universitário até idosos e famílias com bebês, todo mundo que está em Balneário Camboriú uma hora curte a Praia Central.

Essa é uma escolha inteligente principalmente para quem está hospedado na região central de Balneário Camboriú e não quer ficar gastando muito com locomoção.

  • Divisões da Praia Central:  a ponta esquerda (barra norte) é mais tranquila e com menor estrutura. A parte central é lotada de gente e bares. A ponta direita (barra sul) é ótima para fotos, pois ali está o Molhe da Barra Sul e o embarque no teleférico Parque Unipraias.
  • Hotéis e pousadas: são centenas. Algumas das melhores pousadas em Balneário Camboriú ficam ali pela região. Sendo assim, o que não falta são opções para você escolher.

Prainha ou Praia do Canto – Vale um passeio a pé

Prainha ou Praia do Canto
Fonte: www.buzios.com.br

A Praia do Canto é a oitava na lista de melhores praias de Balneário Camboriú.

Ela possui 60 metros de extensão e o único jeito de chegar até ela é caminhando pela passarela de madeira, que se inicia na ponta norte da Praia Central.

Seu mar verde de águas calmas com certeza são um destaque. Embora há quem passe o dia, é mais frequentada por quem está passeando e aproveita para fazer umas fotos, afinal a vista é linda para cidade.

Então, se está pensando em uma caminhada relaxante pela praia, saiba que esse é o local certo!

  • Distância do centro de Balneário Camboriú: 300 metros da Praia Central, cerca de 5 minutos de caminhada pelo deck.
  • Hotéis e pousadas: um dos hotéis mais próximos, que já me hospedei e recomendo, é o Marambaia Hotel.

Com todos esses encantados, é claro que a Praia do Canto não poderia ficar de fora da lista de melhores praias de Balneário Camboriú!

Praia do Buraco – A praia do único resort de BC

Praia do Buraco
Fonte: Pinterest

Em nono lugar na lista de melhores praias de Balneário Camboriú, temos a Praia do Buraco.

É uma pequena praia que fica localizada entre a Praia Central e o Morro do Careca (onde saltam de parapente). O acesso ao público em geral é feito por trilhas ou pelo deck a partir da Praia Central, passando pela Prainha.

O acesso para os hóspedes do hotel Infinity Blue é diferenciado, pois a praia é praticamente exclusiva do único resort nessa região.

Por isso, se está em busca de uma experiência diferenciada, intimista e com tudo que tem direito incluso, vale a pena dar uma olhada nessa hospedagem.

  • Distância do centro de Balneário Camboriú: 800 metros da Praia Central, cerca de 10 minutos de caminhada pelo deck.
  • Hospedagem: o Infinity Blue é o único hotel na Praia do Buraco (e um dos mais românticos de Balneário Camboriú), que acaba sendo praticamente privativa.

Praia dos Amores (BC) e Praia Brava (Itajaí) – Do canto roots às baladas de praia

Praia dos Amores
Fonte: Pinterest
Praia Brava (Itajaí)
Fonte: Pinterest

As últimas selecionadas para a lista de melhores praias de Balneário Camboriú são a Praia dos Amores e a Praia Brava.

De forma geográfica, as duas formam apenas uma praia. Porém, de forma prática, a parte sul é a Praia dos Amores e a Praia Brava fica ao lado de Itajaí.

Na Praia dos amores, você encontrará: calçadão, salva-vidas e restaurantes na avenida, mas são raros os quiosques, então leve suas cadeiras e suas coisinhas de comer para não passar nenhum perrengue.

Já na Praia Brava, temos um visual mais selvagem, embora famosa pelas baladas nos “beach clubs” como Warung e Belvedere. Ambas de ondas fortes, prevalecendo um público jovem.

  • Distância do centro de Balneário Camboriú: 4 km até o início da praia (cerca de 8 minutos de carro)
  • Melhor Pousada: bem em frente à Praia Brava, a Ondas da Brava é uma ótima escolha. Mais barato e com uma grande piscina, o Hotel João de Barro também vale a hospedagem.

Assim, finalizamos a nossa lista com as melhores praias de Balneário Camboriú.

O que você precisa saber antes de visitar Balneário Camboriú

Antes de viajar para Balneário Camboriú, é preciso entender que durante o verão a praia fica totalmente lotada, tendo até mesmo racionamento de água em alguns prédios. É preciso sair cedo para aproveitar a praia e achar um espacinho na areia. E se for visitar atrações, compre ingressos com antecedência.

A cidade conta com duas principais ruas: Avenida Atlântica (beira-mar) e a Avenida Brasil (paralela). Essas duas avenidas são sempre congestionadas e pioram um pouco durante o verão. Um simples passeio pode complicar todo o seu planejamento, então o ideal é evitar os horários de pico e tentar se programar para a noite.

Prefira caminhar na orla da praia ou faça um caminho muito mais longo para evitar a muvuca. Também pode ser difícil achar estacionamento grátis na rua, quase não há vagas.

Você também pode escolher a baixa temporada para visitar a cidade. Mas caso isso não seja possível, pode tentar se hospedar em um local que fique próximo aos principais pontos que deseja visitar. Acredite: isso pode fazer você poupar boas horas em congestionamentos.

Na época do réveillon também é bastante agitado por lá, pois há barcas de fogos que fazem um lindo espetáculo no céu, durando mais de 10 minutos e por isso é um destino muito procurado por turistas do mundo todo.

Há muita gente rica morando aqui ou que passa o fim de semana, então você poderá ver diversos carros caros nas ruas como Porsche e Ferrari. Na parte da marina verá vários iates sofisticados e lanchas de luxo.

Quando visitar Balneário Camboriú?

O aconselhável é visitar a cidade durante a primavera, nos meses de setembro a novembro ou então no início de outono (abril), pois a cidade estará mais vazia e tranquila, contando com dias mais frescos e uma fácil locomoção.

Sem contar ainda com os preços atrativos de baixa temporada nas hospedagens e passeios.

Para quem vai em outubro, pode aproveitar as festas locais da região para conhecer mais sobre as tradições dos imigrantes europeus, como a Oktoberfest em Blumenau.

Como Balneário Camboriú está no sul do país, o inverno pode ser bem frio com temperaturas entre 13 a 18 graus, chove pouco e tem menos vento. A noite esfria mais. Tudo é bem calmo e barato nessa época.

Por isso, se você está indo para a cidade para fazer outros passeios que não incluem as praias, escolher um mês mais frio pode ser uma decisão bem econômica.

alta temporada é no verão de dezembro a março. As temperaturas chegam a 30 graus e pode ter chuvas de verão no fim do dia. Dá para aproveitar muito as praias, porém saia cedo para não ficar preso no trânsito.

Além disso, veja com antecedência algumas atrações para visitar em Balneário Camboriú na chuva. Assim você não é pego desprevenido e não "perde" nenhum dia da sua viagem.

Como chegar em Balneário Camboriú?

O jeito mais fácil para chegar em Balneário Camboriú é pelo Aeroporto de Navegantes (NVT) a 16km da cidade, porém os voos para Florianópolis (FLN), que fica a 90 km, costumam ser mais baratos. Além disso, contam com mais opções de horários.

De Navegantes, você pode pegar um Uber que chega rapidinho à Balneário Camboriú. Para quem vem de Floripa, o melhor é alugar um carro ou então pegar um ônibus, tudo depende do que cabe no seu orçamento.

As empresas de ônibus que vão até Balneário são Catarinense, Pluma, Itapemirim.

Caso você esteja em uma férias prolongada, vale a pena tirar uns diazinhos para curtir a Ilha da Magia também. A cidade também conta com diversas praias belíssimas e diversos outros tipos de lazer para turistas. É um passeio que vale a pena!

O que fazer em Balneário Camboriú: pontos turísticos

Mas nem só de praias Balneário Camboriú é feita. A cidade conta com muitas outras opções de lazer que agradam os mais diversos tipos de turistas.

Por isso, separamos abaixo algumas das melhores atrações que Balneário Camboriú tem para oferecer. Essas atrações podem ocupar 1,2,3 ou mesmo 4 dias no seu roteiro.

Então dê uma olhadinha antes de montar o seu e veja quais delas você tem mais interesse e consegue encaixar de acordo com a sua prioridade:

Região da Barra Sul

Essa é a área com mais atrações da cidade, pode ficar lotado nos fins de semanas e no verão. Há vários estacionamentos pagos caso não ache vagas na rua.

Tem de tudo por lá: restaurantes, bares, lojas e aqueles edifícios belíssimos que sempre vem à nossa cabeça quando pensamos em Balneário Camboriú.

Bondinhos e Parque Unipraias

Essa é com certeza a principal atração e não poderia ficar de fora da lista. Fica localizada no parque Unipraias, no complexo barra Sul junto com o píer da Baía de Camboriú e a Marina Tedesco.

Os bondinhos do parque Unipraias levam ao topo do morro onde fica a estação Mata Atlântica: um lugar com quiosques, trilhas para mirantes, atrações pagas a parte para crianças e adultos como a tirolesa ZipRider, trenó YooHoo e floresta encantada.

O ingresso do bondinho custa em torno de 40 reais (pode ter tido atualização) e é válido para fazer os trechos Mata Atlântica e Laranjeiras ida e retorno em um dia. Lembre-se de conferir os horários de fechamento para não perder o retorno.

Oceanic Aquarium

Uma das novas atrações em Balneário Camboriú, temos o Oceanic Aquarium, considerado o maior aquário do sul do país.

Ele possui cerca de 25 tanques com diversos ambientes desde o mangue, rio até oceano. Crianças e adultos podem ver mais de 250 espécies de animais de água doce e salgada, aprender curiosidades e orientações quanto à conservação e ambiental da fauna e da flora aquática.

O preço no site oficial custa R$59,90 para adultos e R$29,90 meia, crianças até 4 anos não pagam. Sempre verifique os valores, pois podem ter tido alterações.

Barco Pirata

Essa é uma atração bem comum em algumas das praias de Santa Catarina e, claro, em Balneário Camboriú não poderia ser diferente. Ele é um barco animado, com danças de piratas e música, onde os piratas conversam com os turistas e ainda fazem um pequeno show.

O barco sai da Barra Sul, faz um contorno em frente a ilha das Cabras e para na praia de Laranjeiras (onde você pode desembarcar para almoçar).

Trata-se de um passeio bem animado e é uma excelente pedida para quem está viajando com um grupo de amigos ou em família.

Interpraias

Esse é um trajeto para quem quer fugir do agito de Balneário Camboriú! Trata-se de uma estrada que conecta a praia de Laranjeiras, Taquarinhas (não recomendada para banhos por ter águas agitadas), Taquaras e Estaleirinho (para quem procura sossego), do Pinho (para naturismo) até chegar em Itapema.

Para quem tem pouco tempo na cidade e quer ver um pouquinho de casa lugar, o caminho pode ser a saída perfeita.

Onde Comer em Balneário Camboriú?

E é claro que não poderíamos deixar de falar de um dos pontos altos de qualquer viagem que fazemos: a culinária.

Acredite, Balneário Camboriú não deixa nada a desejar quando o assunto é comida. Por lá, os frutos do mar são os pratos mais famosos.

Mas caso eles não sejam seus favoritos, não tem problema. A cidade conta com bastante diversidade de restaurantes.

E para que você não precise gastar horas decidindo onde comer, separamos abaixo para você os melhores restaurantes em Balneário Camboriú para você dar uma conferida e ver o que te agrada:

Porto Cabral Flutuante

Localização: Molhe Barra Sul

Restaurante especializado em frutos-do-mar. No entanto, por lá também há muita opção de carnes e massas. Pela noite, conta com Dj e é ideal para quem quer beber bons drinks e se divertir enquanto janta.

Porto Camarões

Localização: Av. Atlântica, 3410 e 2118 – Centro

Como o nome já deixa claro, o restaurante possui diversas combinações de pratos com camarão. Ele fica à em frente ao mar e é uma excelente pedida para quem quer comer com uma vista de cair o queixo.

Mood Restaurante

Localização:  Av. Atlântica, 2010 – Centro

Excelente pedida para quem está atrás de algo um pouco mais requintado. Esse restaurante fica anexo ao Hotel Mercure e possui um cardápio muito bem elaborado e variado. Isso sem falar nos coquetéis!

Max’s Ristorante

Localização: Rua 2380, 84 – Centro

Agora, se quer algo mais aconchegante, o Max's Ristorante é a aposta certa. Ele possui uma sequência de massa deliciosa e que faz sucesso há 25 anos!

Pizza Bis

Localização: Av. Atlântica, 1750 – Centro

Dona de uma das pizzas mais deliciosas de Balneário Camboriú, conta com mais de 50 sabores. Sua massa é assada em um sistema de forno alemão que a torne ainda mais saborosa.

Pontocom Pizza

Localização: Avenida do Estado, 2263 – Centro

Para quem prefere um rodízio, a Pontocom Pizza é a melhor pedida. Eles possuem 70 sabores diferentes e ainda fornecem diversos tipos de acompanhamentos.

Black Burger

Localização: Rua 2850, 843 (Esquina com a 4ª Avenida) 

Agora, se não abre mão de um bom lanche. Uma passada no Black Burguer é obrigatória. Por lá, tudo é preparado de forma artesanal e os lanches vêm com diversos acompanhamentos de dar água na boca.

Conclusão

Hoje o Cupomzeiros trouxe um post com as melhores praias de Balneário Camboriú junto com diversas dicas de atrações e o que fazer por lá.

Sendo assim, você já tem a faca e o queijo na mão para marcar uma viagem inesquecível para a "Dubai brasileira". Com tudo o que viu hoje, vai poder fazer um planejamento certeiro para aproveitar tudo o que essa belíssima cidade tem para oferecer e ainda economizar uma graninha.

Gostou do nosso texto com as melhores praias de Balneário Camboriú? Acha que faltou alguma em nossa lista? Conte para a gente aqui nos comentários, vamos adorar saber a sua opinião.

Nos vemos na próxima!

Rebeca Rosa: Nascida e criada em Brasília há 22 anos, tenho 3 anos de experiência como redatora freelancer e com produção para blogs. Amo escrever e aprender mais técnicas para alcançar o público!

Usamos cookies para melhorar sua navegação.