Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Quais As Melhores Composteiras do Mercado? TOP 10!

Para ter nossa própria horta em casa, os terrários são ótimas opções que existem no mercado. Muito além disso, se você quer produzir seus próprios alimentos, não existe nada melhor do que investir nas famosas composteiras.

Por serem se popularizado nos últimos anos, existem diversos modelos incríveis para comprar e, sabendo disso, separamos as 10 Melhores Composteiras para você conhecer!

Bora conferir?!

TOP 10 Melhores Composteiras

Além das mangueiras, existem outros utensílios incríveis para nos ajudar com hortas e jardins e, entre os mais funcionais, temos as composteiras. Confira, então, os 10 melhores modelos do mercado:

Caixa de compostagem OHEPFD

Com capacidade para 3L e pesando somente 270g, esse modelo da OHEPFD é super prático para sua cozinha. Disponível em 4 cores, ela possui um design em flip-top, que permite melhor manuseio para abrir a tampa.

Confeccionada em polipropileno, ela é muito resistente, além de ser altamente vedada para não vazar chorume ou outros materiais. Por fim, é importante dizer que ela também conta com uma alça portátil, permitindo que você leve o produto para qualquer lugar.

Composteira Oggi Aço Inoxidável

Trazemos mais uma composteira de uso doméstico que vai te ajudar a descartar o lixo orgânica de forma correta e eficiente! Sendo um produto da Oggi, ela e uma composteira em formato de balde, totalmente feita de aço inoxidável, que é um material extremamente resistente. Com capacidade de 3,8 litros, ele pode ser usado na cozinha e não deixa odor no ambiente, pois sua tampa contém um filtro de carvão removível que absorve todo o cheiro, purificando o ar.

Por fim, vale citar que ela tem apenas 17,78 cm de diâmetro, ocupando pouco espaço, ou seja, é extreamente prática.

Composteira Elétrica De Cozinha HUSANDEG

Se você quer transformar seu lixo em adubo, nada melhor do que optar por essa composteira elétrica da HUSANDEG. Para começar, ela faz a compostagem em até 3 horas, mantendo todos os nutrientes que o adubo precisa para as suas plantas.

Além disso, possui filtro de cartão duplo ativado, que faz um melhor tratamento de odor. Por outro lado, vale citar que ela não faz barulho durante o processo, e possui somente 10 polegadas de largura e 18 de altura, ou seja, é portátil e cabe em qualquer canto da sua cozinha.

Composteira de Cozinha HEITIGN

Para começar nossa lista, temos uma composteira de cozinha da marca HEITIGN. Com 3L de capacidade, ela permite armazenar e tratar resíduos sólidos de uma forma prática e rápida.

Sendo uma opção elegante, ela conta com um design humanizado flip top, que facilita maior facilidade na hora de manusear. Além disso, possui cantos arredondados, que evita cortes na hora do uso. Por fim, vale citar que ela pode ser instalada sem furos em qualquer parede, sem uma das composteiras mais práticas para o dia a dia.

Cesto de compostagem OXO

Com 2,8L de capacidade, esse cesto de compostagem da OXO é perfeito para sua cozinha. Para começar, ele possui uma tampa flip-up, que pode ser aberta com uma só mão, que ainda possui uma tecnologia para evitar odores.

Além disso, possui paredes interiores lisas, que além de facilitar a limpeza, potencializam o efeito da compostagem. No mais, ele também é bastante portátil, especialmente porque tem uma alça resistente, facilitando o transporte para qualquer lugar.

Caixa De Compostagem Doméstica Para Adubo Cc435l Trapp

Essa caixa de compostagem de uso doméstico da marca Trapp é uma das mais incríveis do mercado, pois te ajuda a produzir adubo com o lixo gerado pela própria casa, tais como cascas de batata, pó de café, cascas de ovos, restos de legumes crus etc.

Com a incrível capacidade de 435L, trata-se de uma composteira compatível com o tipo de resíduo triturado pelo triturador TR200 e cumpre o papel de transformar lixo orgânico em adubo para tornar o solo mais fértil.

Kit Composteira 15 L com 6 andares

Esse conjunto de compostagem da Urban Eco Composteiras tem 6 andares, contando com 5 caixas digestoras que têm capacidade de 15 litros cada, mais 1 caixa coletora, também com 15 litros. Além disso, inclui tampa, torneira, matéria orgânica, serragem e manual de instruções.

Com dimensões de 64L x 40W x 67H, nessa composteira você pode colocar frutas, legumes e vegetais, borra de filtro de café, sachê de chá, cascas de ovos e outros materiais orgânicos, sendo facilmente o melhor modelo para quem é iniciante na compostagem.

Kit Composteira Média 39 L Urban Eco

O próximo kit de compostagem da nossa lista também é da marca Urban Eco e é considerado médio, tendo 3 compartimentos de 39 litros, sendo 2 caixas digestoras e uma coletora.

Na prática, ele funciona de forma que os dois recipientes digestores fiquem por cima, o primeiro destinado a conter os restos de alimentos e minhocas e o segundo contendo o húmus. Já o terceiro compartimento é referente ao biofertilizante. Com dimensões 62L x 39W x 63H esse kit de compostagem, você te ajudar a fabricar seu próprio adubo de forma simples e prática!

Composteira Doméstica Minhocário 105l

Por aqui, temos uma opção feita com plástico reciclável, que é muito ideal para quem busca ter um adubo de qualidade. Para começar, essa composteira tem guarnições que evitam a entrada de insetos, bem como a fuga das minhocas.

Ademais, ela também possui um suporte de madeira feito em Pinus, que torna o seu uso mais seguro e prático. Com 49 cm de largura e 38cm de altura, ela tem capacidade para 35L, além de uma torneira para o esvaziamento de chorume, tornando-a uma opção mais limpa e sustentável.

Caixa de Compostagem Leefasy

Sendo outra opção super prática, essa caixa de compostagem da Leefasy é perfeita para sua cozinha. Fabricada em plástico resistente, ela tem o diferencial de resistir a altas temperaturas, assim como também tem um tempo de compostagem super rápido.

Com dimensões de 30cm x 30cm x 30cm, ela é altamente vedada, justamente para não haver vazamento de minhocas ou chorume. Por fim, é importante dizer que ela também tem uma torneira para eliminação de chorume e outras impurezas.

O Que é e Para que Serve uma Composteira?

As composteiras são recipientes utilizados para reunir materiais orgânicos que sirvam para ser transformados em adubo.

Sabe aquela casca de batata que jogamos no lixo às vezes sem pensar muito? Pois bem, são resíduos alimentares como esse que, misturados com terra, passam por um processo de decomposição que cria um adubo natural extremamente benéfico para as plantas.

Se você tem um jardim em casa, alguma árvore ou plantação, por exemplo, saiba que o resultado da compostagem pode ser usado para tornar a terra ainda mais fértil e saudável para o crescimento de plantas fortes.

Quais São os Tipos de Compostagem?

Há dois tipos de compostagem: a vermicompostagem e a seca, e você pode optar por uma composteira conforme a função para a qual ela se destina.

Abaixo, apresentamos cada um dos tipos de maneira mais detalhada.

Vermicompostagem

A vermicompostagem é um processo elaborado que ocorre com a utilização de minhocas na produção do adubo natural.

Elas agem juntamente com os microorganismos do solo para que o processo de decomposição ocorra, e por esse motivo, essa forma de compostagem é mais acelerada.

Nela, utiliza-se a partir de 3 recipientes, sendo dois deles chamados de "caixas digestoras", responsáveis por armazenar a matéria orgânica e as minhocas para que ali o conteúdo se decomponha.

A terceira caixa é chamada de "coletora", e é destinada a receber os líquidos provenientes das duas primeiras.

Há alguns problemas que são muito comuns na vermicompostagem, principalmente no caso de iniciantes, que ainda não sabem muito bem quais são as melhores providências a serem tomadas.

Os pontos mais importantes a se prestar atenção no processo são:

Umidade

Embora seja de conhecimento geral a ideia de que as minhocas gostam da umidade, algumas pessoas costumam confundir o grau de umidade saudável para esses animais viverem bem.

Quando a mistura está úmida em demasia, as minhocas apresentam uma dificuldade maior de locomoção devido ao deslizamento desse composto.

Além de prejudicar o próprio processo de decomposição promovido por elas, isso também pode acabar matando-as.

Para saber se a mistura está úmida demais, aperte-a com algum objeto e verifique se ela goteja. Se sim, é o caso de adicionar mais material seco, como serragem, por exemplo.

Por outro lado, não deixe que o composto fique muito seco, pois isso também pode afetar negativamente a compostagem.

O ideal é um grau moderado de umidade para que as minhocas possam se mover com facilidade e se manterem saudáveis.

Temperatura

Outro desafio na vermicompostagem é a temperatura da composteira, que precisa estar entre 13 e 27 graus para que as minhocas não morram.

Se o ambiente estiver mais frio que isso, as minhocas demoram a se alimentar e ficam em um estado pouco propício para uma decomposição ideal.

Insetos

Talvez você nunca tenha parado para pensar nisso, mas as formigas e as centopéias são grandes predadoras das minhocas; por isso, devem ser evitadas, assim como as lacraias.

Outras a serem evitadas são as moscas, que botam seus ovos e as larvas acabam afastando as minhocas da composteira.

Então, se você tem a intenção de deixar a composteira aberta por algum motivo, não se esqueça de colocar ao menos uma tela para evitar as moscas que possam pousar ali.

Materiais errados

Muitas pessoas se equivocam quanto ao que deve ser colocado na composteira. Há alguns resíduos a serem evitados, como as cascas de frutas ácidas, tais como a laranja e o limão.

Outros a evitar são temperos e ervas muito fortes, gordura animal, laticínios e qualquer material em grande quantidade, pois podem intoxicar e matar as minhocas da composteira.

Compostagem Seca

A compostagem seca consiste em descartar os resíduos orgânicos diretamente no solo e esperar que ocorra um processo natural.

Nela, não se utiliza minhocas para ajudar na decomposição, portanto se trata de uma solução menos complexa e que ocorre de maneira mais lenta.

A principal recomendação, na compostagem seca, é para que se mexa a mistura dos materiais orgânicos com alguma colher ou qualquer outro objeto nos primeiros dias desde o início do processo.

Como Escolher as Melhores Composteiras?

Para encontrar as melhores composteiras, é preciso estar atento a alguns detalhes dos produtos disponíveis à venda no mercado.

Existe uma variedade razoável desses itens, e por esse motivo vale a pena prestar atenção em alguns pontos relevantes. São eles:

Tipo de Composteira

O tipo da composteira faz toda a diferença. Você deve estar alerta para isso, pois a escolha dessa peça muito depende de qual tipo de compostagem você deseja fazer.

Para a vermicompostagem, é fundamental um produto que tenha pelo menos 3 recipientes destinados a isso, sendo duas caixas digestoras e uma coletora.

Tamanho e Capacidade

As dimensões e a capacidade de armazenamento da composteira vai depender da quantidade de lixo que você produz.

Há um valor padrão recomendado pelas marcas, que costuma ser de recipientes de 15 litros para uma pessoa, 39 litros para até três pessoas e 61 litros para até 5 pessoas.

É claro que essas medidas podem variar, e por isso é tão importante avaliar qual tamanho de caixa você vai precisar de acordo com o tanto de matéria orgânica gerada em sua rotina.

Materiais Adicionais

Outro fator que vale a pena reparar é se o produto que você quer comprar vem com algum material ou recurso adicional.

Na compra dos itens necessários para a compostagem, é possível adquirir os materiais de forma avulsa e formar seu kit.

Contudo, às vezes compensa conferir uma composteira que já venha com minhocas, substrato e serragem, principalmente se você é iniciante nessa prática e ainda não sabe muito bem quais os melhores materiais para usar.

As Pessoas Também Perguntam

Para que você leve para casa uma boa composteira, é essencial se atentar a alguns questionamentos comuns sobre esse tipo de produto. Sendo assim, confira os principais deles:

Qual o melhor lugar para deixar a composteira?

Considerando-se que as composteiras não podem ser deixadas no sol, é necessário encontrar um lugar na sombra, arejado o suficiente para evitar que o processo de produção de adubo dê errado.

Se for uma composteira grande, é recomendado que fique fora da casa, em algum lugar coberto de sua escolha.

Já uma composteira doméstica, de pequeno porte, costuma ficar dentro da cozinha para o descarte das cascas e resíduos de alimentos.

O que pode matar as minhocas na composteira?

Há várias atitudes a se tomar e outras a evitar para manter as minhocas vivas na composteira. Por exemplo, uma minhoca pode morrer por excesso de umidade, assim como a completa falta dela.

Portanto, sempre cuide para não deixar a composteira úmida ou seca demais.

Outra coisa que pode matar as minhocas na composteira é uma temperatura inadequada. O calor em excesso as prejudica, assim como o frio excessivo.

O que também pode erradicar as minhocas é a inserção de restos de alimentos ácidos na composteira, como frutas cítricas, por exemplo.

Além disso, a presença de formigas, lacraias e centopeias, predadoras das minhocas, deve ser evitada.

Por que minha composteira não produz chorume?

Se você começou o processo de compostagem recentemente, não se preocupe se a composteira não estiver produzindo chorume logo de início.

Normalmente, é comum levar pelo menos 1 mês para que o chorume apareça. 

Entretanto, se você já está fazendo a compostagem há mais tempo e ele ainda não foi produzido, é sinal de que possa haver uma falha no processo.

Pode ser que a umidade esteja sendo totalmente absorvida pela serragem, ou que a temperatura não esteja adequada, o que acaba atrasando a produção do chorume.

Considerações Finais

As composteiras são peças-chave na produção de adubo, e o melhor de tudo é que podemos realizar o processo de compostagem em casa. Reaproveitar os resíduos orgânicos faz bem para o ambiente, protegendo o solo contra a degradação.

Ao longo deste texto, vimos a importância de alguns fatores para a compostagem, como a temperatura ideal e os materiais necessários para manter o conteúdo do recipiente nas condições certas para produzir o adubo.

Também demos dicas de como encontrar as melhores composteiras do mercado e fizemos uma lista com 10 itens para você conferir.

Por fim, esperamos que esse guia completo tenha te ajudado a entender melhor como esse funciona esse produto tão incrível para ter uma horta própria.

Esperamos ter te ajudado a fazer uma escolha baseada nos seus gostos e preferências! Gostou do texto? Deixe sua opinião!

Leia também:

Até mais, Cupomzeiros!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.