Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Apple e Samsung são notificadas por venderem celulares sem carregador

Nesta terça-feira (28), o Procon-SP notificou a Apple e a Samsung por lançarem e comercializarem novos smartphones sem carregador na caixa. O órgão de defesa do consumidor quer explicações das empresas por não incluírem o carregador. Além disso o Procon quer saber quanto custa o carregador vendido separadamente.

O Procon também quer saber ao certo qual modelo de carregador será vendido separado e qual o tempo de carregamento com esse dispositivo, além de perguntar se os consumidores poderão usar carregadores paralelos.

Leia também:

Procon notificou as empresas com vários questionamentos

Em entrevista ao g1, o diretor-executivo do Procon-SP, Fernando Capez, disse que a venda do carregador separadamente do celular pode configurar venda casada.

"Se comprovada essa prática abusiva, as empresas poderão ser multadas de acordo com determinações do Código de Defesa do Consumidor como já ocorreu com a Apple em março deste ano", afirma o representante do Procon.

A marca americana foi multada em R$ 10 milhões pelo Procon-SP por vender o iPhone 12 sem carregador. Em 2020, a empresa explicou que a não inclusão do acessório na caixa faz parte de "seus objetivos ambientais".

Na época, o Procon-SP pediu mais explicações para a Apple, mas afirmou que "a empresa não demonstrou esse ganho ambiental" em sua primeira resposta.

Em agosto deste ano, a Apple e Samsung também foram notificadas pelo Procon de Fortaleza, que apontou uma "prática abusiva" e uma espécie de "venda casada", segundo o g1.

A Samsung respondeu sobre seu carregador

Diante disso, a marca sul-coreana confirmou que recebeu a notificação nesta terça-feira e informou que responderá ao órgão.

"A Samsung reforça que com o objetivo de minimizar o uso e descarte de materiais que podem impactar o meio ambiente, está fazendo a transição para a remoção do plugue do carregador e dos fones de ouvido em nossa mais recente linha de smartphones Galaxy", disse a empresa em comunicado.

A Samsung explicou sobre o uso de seus carregadores. Confira abaixo:

"É importante ressaltar que usamos uma porta de carregamento padronizada (tipo USB-C) desde 2017, tornando os carregadores já anteriormente presentes no mercado compatíveis com nossos dispositivos Galaxy mais recentes. O cabo USB-C está incluso, conforme adequadamente informado ao consumidor".

Até o momento a Apple não se prontificou sobre seus carregadores.

Fonte: g1

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.