Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Dom Manuel Ruby é bom? Vale a pena? #Review

O Dom Manuel Ruby merece lugar especial em sua adega. Afinal, não há quem resista ao melhor vinho do Porto. Assim, saiba mais sobre esse legítimo rótulo português que carrega a tradição de uma vinícula secular. Então, conheça essa bebida com sabor marcante.

Dom Manuel Ruby

Este é um vinho tinto, preparado a partir de frutos das vinícolas de Portugal. De antemão, é uma bebida do Porto, com sabor doce e intenso. Além disso, ele possui as seguintes características, como:

  • Produtor: Vallegre Vinhos do Porto;
  • Tipo de Vinho: Tinto;
  • Embalagem: garrafa de 750 ml;
  • Teor Alcoólico: 19%;
  • Região: Douro;
  • Temperatura ideal de consumo: 16º a 18°C;
  • Uvas: Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Barroca e Tinta Cão.

Perceba, então, que o vinho do Porto Dom Manuel é feito a partir de um blend de uvas em sua composição. Por isso, a bebida tem um rico sabor final que persiste no paladar.

Dom Manuel Ruby
Foto: O Dom Manuel Ruby Tem Um Sabor Marcante E Doce

Características especiais

Um vinho tinto, como o Dom Manuel Ruby, tem a coloração vermelha, variando entre as tonalidades púrpura até o tom de granada. Aliás, é a casca das uvas que traz a cor avermelhada e é o que faz com que a pigmentação mude.

Cada vinícola tem rótulos e exemplares únicos, que variam conforme a uva que é cultivada, além do tipo de solo, irrigação, tempo e clima. Por outro lado, a cor e o sabor irão variar de acordo com alguns critérios, por exemplo:

  • Casta utilizada;
  • Métodos de vinificação;
  • Estado sanitário;
  • Nível de maturação;
  • Idade do vinho.

O processo de fabricação do tipo tinto é mais sutil que um branco ou rosé. Antes de mais nada, é na produção que o enólogo irá manipular as cascas das uvas, a fim de obter o vinho que deseja.

Vallegre Vinhos 

É uma empresa familiar portuguesa com tradição secular. Hoje, é a quinta geração que comanda a produção de vinhos. Os rótulos são da região do Douro, que leva esse nome pelo rio que nasce na província espanhola e chega ao norte de Portugal.

Material e design da garrafa do Dom Manuel Ruby

A princípio, a garrafa segue o padrão das bebidas que são do tipo vinhos do Porto. Embora ela seja comum, o seu design é interessante e suas cores deixam o recipiente com uma aparência elegante, porém, não passa batido por seus tons fortes de vermelho.

Composição e sabores do produto

É da casca da uva que se extrai os taninos e os compostos que darão o corpo da bebida, ou seja, seu aroma e sabor. Assim, após a colheita, elas são esmagadas, dessa etapa do processo é obtido o mosto, que nada mais é que o suco de uva sem fermentação.

Vale dizer que esse processo é conhecido como maceração e é visto pelo enólogo, em busca do sabor e aparência que deseja na bebida.

Fabricar um bom rótulo é uma arte que começa na vieira, pois a produção de vinho é cheio de detalhes que fazem a diferença no produto final, até mesmo nos níveis de taninos que terá a bebida.

Vinificação

De início, a maceração e a fermentação do Dom Manuel Ruby dura de 2 a 3 dias. Embora a segunda seja interrompida pela adição de aguardente vínica. Somente após esse processo, a bebida é liberada para fermentar o álcool.

Envelhecimento

Outro detalhe que faz diferença no sabor do vinho é o tempo que ele fica em descanso. Assim, este é envelhecido em tonéis e cascos de carvalho, com uma média de idade entre dois a três anos.

O Dom Manuel Ruby é ideal para qualquer situação?

Este vinho Dom Manuel Ruby é excelente para acompanhar aperitivos, pois possui um sabor marcante. A princípio, ele é mais licoroso, com sabor doce e intenso, com o estilo ruby.

Também é ótimo para aperitivos, pois tem um sabor marcante. Além disso, ele harmoniza bem com sobremesas em geral, principalmente, quando tem frutas e chocolate, bem como, queijos maduros.

Diferenciais 

O sabor deste vinho é o seu destaque, pois ele possui notas marcantes, além da presença de taninos. Além disso, no olfativo ele tem aroma de frutos vermelhos, como o morango, groselha e compotas de frutas.

Já no paladar, por outro lado, ele é marcante. No entanto, contém um sabor residual suave, além de ser frutal e muito fresco.

Taninos

Os taninos, são polifenóis que a princípio ficam na parte externa de algumas plantas e frutas. Sua função é proteger o fruto, ou seja, é um mecanismo de defesa natural contra as pragas e os insetos.

Com sabor inicial amargo, antes de mais nada, é ele quem dá a sensação de adstringência no vinho. É esse gosto residual que fica na boca e que pode ser visto pelos enólogos durante a produção.

De acordo com a duração dos processos, a quantidade de tanino e a cor do vinho muda, isso pode durar dias, como também anos.

Dom Manuel Ruby
Foto: Dom Manuel Ruby É Um Clássico Vinho Do Porto Da Região Do Douro

Prós do Dom Manuel Ruby 

A princípio, o Dom Manuel Ruby é um vinho que possui um sabor convidativo para se tomar uma taça de forma descontraída. Para quem gosta de tons mais doces, essa é a bebida ideal. Além disso, ela possui alguns prós como:

  • Bom custo-benefício em comparação a rótulos semelhantes;
  • Agrada a vários paladares;
  • Pode usá-lo para finalizar com a sobremesa;
  • Sabor marcante;
  • É untuoso;
  • Longevo.

Por último, são essas características que tornam essa bebida tão agradável para se ter em casa durante um jantar ou ocasião especial. A fim de harmonizar com uma sobremesa deliciosa.

Contras do Dom Manuel Ruby 

Talvez o principal contra seja por conta da importação, já que ele é feito em terras portuguesas. Fora isso, este é um vinho sem grandes pontos negativos entre os consumidores, pelo contrário, ele é um rótulo muito bem aceito pelo público.

Vale a pena comprar o Dom Manuel Ruby?

O vinho do Porto Dom Manuel Ruby é um exemplar bem aceito por degustadores e também por enólogos. Além disso, é uma bebida que tem sabor marcante e carrega consigo uma tradição familiar secular.

Essa é uma opção para acompanhar com um queijo maduro ou enquanto se prova uma sobremesa. Ainda, se preferir, para terminar uma refeição, bem como, em um momento de descontração.

Possui um ótimo custo-benefício ao se comparar com outros rótulos europeus. Portanto, é um clássico que os apaixonados por vinhos precisam ter na adega. Enfim, o Manuel Ruby vale a pena pelo seu sabor único que vem de uma terra lusitana.

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.