Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

O Microsoft Surface Laptop Studio ‎A1Y-00001 é bom?

O Microsoft Surface Laptop Studio ‎A1Y-00001 chegou em 2021 no mercado dos notebooks. A princípio, a fabricante tem nele uma proposta que o leva a cair no gosto de diferentes consumidores. No artigo a seguir, você confere se ele é ideal para você ou não.

Leia também:

Notebook Microsoft Surface Laptop Studio ‎A1Y-00001

Volta e meia surgem aparelhos diferentes no mercado para agradar novos públicos. Do mesmo modo, aparecem propostas que tentam atrair diferentes tipos de pessoas para vender melhor.

Ainda que tenham um design fora da curva, alguns desses notebooks não dispensam a potência. Dessa forma, muitos deles reúnem boas configurações de processador e placa de vídeo dedicada.

É o caso do Microsoft Surface Laptop Studio ‎A1Y-00001, uma máquina para vários tipos de pessoas. Por exemplo, designers, desenvolvedores, jogadores e criadores de conteúdo podem desfrutar das seguintes especificações:

  • Processador: Intel Core® i7-11370H (11ªgeração);
  • Tela: 14.4 polegadas, touchscreen de resolução 2400 x 1600 e 120Hz;
  • RAM: 16 GB LPDDR4X;
  • Armazenamento: 512 GB em SSD M.2 NVMe;
  • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce RTX 3050 com 4 GB GDDR6 de VRAM;
  • Sistema operacional: Windows 11 Home;
  • Peso: 1,8 kg.

Design

O design deste notebook é o ponto que mais chama a atenção nele. Afinal, a Microsoft resolveu criar um novo tipo de abordagem para este tipo de laptop. Dessa maneira, ele não tem uma tela ‘destacável’ como em outros modelos da marca.

Em um primeiro momento, ele se parece com qualquer outro aparelho, naquele visual padrão. Porém, a sua tela possui uma segunda dobradiça, localizada na metade da tampa da máquina.

O Microsoft Surface Laptop Studio ‎A1Y-00001 É Bom?
Foto: Microsoft Surface Laptop Studio ‎A1Y-00001

Na prática, esse mecanismo ajuda a cobrir o teclado, total ou parcialmente para o uso. Assim, ele tem três modos de utilização que são o laptop, o palco e o estúdio. Como resultado, é possível fazer vários tipos de trabalhos nele.

Os três modos de uso

O modo laptop é o padrão, onde o Microsoft Surface Laptop Studio ‎A1Y-00001 funciona como um notebook comum. Em seguida, o modo palco é voltado para quem gosta de jogar ou assistir conteúdo.

Assim, ele cobre parcialmente o teclado e a tela fica na posição ideal para ver filmes. Por fim, o modo estúdio funciona como um tablet, o qual o usuário pode usar para fazer trabalhos relacionados a design.

Tela e teclado

O painel de 14.4 polegadas é outro dos destaques dessa máquina. Acima de tudo, ele esbanja muito brilho (500 nits) e uma alta resolução de tela. Além disso, os 120Hz de atualização aumentam a fluidez ao interagir com o aparelho.

Para funcionar nos outros modos, ela tem suporte ao touchscreen que responde bem aos comandos. Agora, quanto ao teclado, ele é de alta qualidade e também é bastante responsivo.

Mesmo frente aos melhores do mercado, ele não faz feio e mostra boa precisão. Do mesmo modo, o touchpad se mostra excelente e um bom complemento para o aparelho.

Portas

Não há muitas portas no Microsoft Surface Laptop Studio ‎A1Y-00001, apenas uma lateral possui a entrada de fones de ouvido 3.5 mm. Por fim, a outra tem somente duas portas USB-C com suporte ao Thunderbolt 4.

Desempenho

Na parte de performance, o conjunto do i7-11370H com RTX 3050 supre muitas expectativas. Logo, o usuário mais comum poderá usar essa máquina sem sofrer com o seu desempenho.

O processador possui 4 núcleos e 8 threads e a GPU tem 4 GB de VRAM. Assim, há poder suficiente para dar conta de qualquer tarefa até em programas mais pesados. Dessa forma, os 16 GB de RAM colaboram para um multitarefa competente no dia a dia.

Em relação ao armazenamento, ele vem equipado com 512 GB em SSD do tipo M.2 NVMe. Assim, esse é o tipo mais veloz de armazenagem para inicializar o sistema e também os programas instalados.

Ainda que não seja o foco, esse Microsoft Surface Laptop Studio ‎A1Y-00001 aguenta os games atuais. Portanto, quando quiser dar uma pequena pausa em seus trabalhos, pode usá-lo para jogar.

Som e vídeo

Na parte de som, este notebook tem 4 alto-falantes que ajudam a obter maior imersão. Além disso, o áudio é estéreo e de boa qualidade, rivalizando com outros bons dispositivos.

Com a tela e a GPU de alta performance, não há dificuldades para reproduzir vídeos. Acima de tudo, você vai conseguir ver qualquer conteúdo em alta definição via streaming online. O produto ainda possui uma webcam 1080p e dois microfones para videochamadas.

As entradas USB tipo C do notebook também podem ser utilizadas para conectar monitores externos. Dessa maneira, o usuário consegue montar um bom setup de jogos ou de produtividade.

Bateria e carregamento

Com uma bateria de 58Wh, o Microsoft Surface Laptop Studio ‎A1Y-00001 promete muita autonomia. Por exemplo, os anúncios tratam de algo em torno de 19 horas de trabalho. Porém, os cenários reais de uso podem tornar esse tempo muito menor.

O Microsoft Surface Laptop Studio ‎A1Y-00001 É Bom?
Foto: Microsoft Surface Laptop Studio ‎A1Y-00001

Mesmo assim, ainda dá para chegar na faixa de 11 horas longe da tomada. No entanto, vale lembrar que qualquer tempo pode variar de pessoa para pessoa. Logo, tente achar a melhor configuração para trabalhar o período que achar necessário.

O carregador que vem com ele é de 90W e a recarga é pela USB do notebook. Então, para ir de 0% a 100%, ele pode conseguir dentro do tempo padrão, que é na faixa de duas horas.

Prós do Microsoft Surface Laptop Studio ‎A1Y-00001

Este notebook se destaca muito pela sua versatilidade, já que pode alternar entre 3 modos. Além disso, a transição de um modo para o outro é muito prática e simples. Dessa forma, ele se torna ideal para vários cenários de uso.

O painel é outro ponto forte devido ao brilho e a sua alta qualidade. Do mesmo modo, ter uma taxa de atualização alta torna o uso muito mais fluído. Em resumo, o Microsoft Surface Laptop Studio ‎A1Y-00001 é equilibrado, versátil e muito bem acabado.

Contras do Microsoft Surface Laptop Studio ‎A1Y-00001

Quanto aos pontos fracos, vale citar as poucas portas de entradas que ele possui. Logo de cara, duas USB tipo C são bons atributos, mas faltam opções como USB tipo A, HDMI e até um leitor de cartões SD.

É preciso, acima de tudo, comprar com muita atenção as configurações do modelo desejado. Afinal, ele não permite upgrades de RAM ou de SSD de maneira fácil. Ou seja, o usuário fica restrito ao que vem de fábrica até o fim da vida útil do aparelho.

Perguntas frequentes

O que é o Surface da Microsoft?

Surface é conhecida por ser a linha de tablets com Windows da Microsoft. Porém, ela passou a fazer expansões ao trazer modelos como o Surface Laptop Studio.

O que é Microsoft Surface Laptop Studio ‎A1Y-00001?

É o mais recente portátil do segmento topo de linha da Microsoft. Antes de tudo, é um computador que se destaca por ter uma tela touchscreen e 3 modos de utilização.

Qual é o valor do Microsoft Surface Laptop Studio ‎A1Y-00001?

O Microsoft Surface Laptop Studio ‎A1Y-00001 É Bom?

Esse dispositivo tem um preço médio de US$ 2,09 mil. Agora, ainda não há previsão de venda desse notebook no mercado do Brasil, de modo que isso pode ser um problema.

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.