Guia Completo De Fortaleza: Tudo Que Precisa Saber

Fortaleza é uma cidade do estado do Ceará, onde se encontra belas praias, montanhas e incríveis dunas de areais. E, por causa de sua beleza, é um dos destinos mais buscados por turistas.

A capital cearense atrai pessoas de todos os cantos, além das paisagens paradisíacas, por causa também da cultura, culinária e música. O município também é palco de um dos melhores carnavais do mundo, bem como é o destino das férias de quem procura descanso, diversão e lindas paisagens.

Além disso, a região ainda oferece uma rica cultura, lojas para compras de artesanato, museus e lugares históricos, assim como uma culinária nordestina singular e deliciosa. De fato é um destino imperdível!

Fortaleza - Ceará

Fortaleza é a capital do Ceará e tem mais de 2,6 milhões de habitantes. Como já mencionado, é uma das cidades mais procuradas do Nordeste e você entenderá o motivo, se pretende visitar essa linda região.

Por lá tem muitas atividades para se fazer, com boas opções de passeios. Mas com certeza boa parte das atividades envolve o mar. Seja para pegar um sol durante o dia ou para caminhar à noite, o litoral é um dos grandes destaques de Fortaleza.

Praias de mar esverdeado, orla movimentada, oportunidades para comprar artesanato, comer frutos do mar frescos, visitar museus e construções históricas, além de curtir a boa música de um forró esperto, Fortaleza é um lugar incrível para se conhecer!

O que fazer em Fortaleza?

Para te auxiliar a fazer um bom roteiro de viagem, selecionamos alguns passeios que podem ser feitos na cidade. O litoral cearense é maravilhoso, contendo falésias, mar cristalino com temperatura ótima para banho, além de dunas belíssimas.

Então, os lugares mais frequentados são as praias, seja para relaxar, nadar, tomar sol, andar de quadriciclo e buggy, fazer uma simples caminhada, ou praticar esportes aquáticos como kite surf, por causa do vento constante na região.

Toda a costa do Ceará possui belas praias:

  • Litoral Leste – Rota das falésias, com praias como Praia da Redonda, Canoa Quebrada e Morro Branco;
  • Centro divisor – Fortaleza;
  • Litoral Oeste – Rota das Emoções, onde fica a famosa praia de Jericoacoara.

A seguir listamos as principais praias e as atividades mais legais para se fazer em Fortaleza!

Praia do Futuro

A Praia do Futuro é muito famosa pela quinta do caranguejo, as barracas a beira mar e a sua incrível praia que com certeza vale uma visita.

Por lá é possível escolher qual sua barraca favorita. Cada uma tem um atrativo diferente. Não se deixe enganar pelo nome da barraca, a infraestrutura é ótima contando com opções de bebidas e comidas à beira mar.

Praia de Cumbuco

Foto: Praia De Cumbuco Www.tripadvisor.com.br

Próximo da cidade, a Praia de Cumbuco é uma alternativa para fazer passeio de buggy, quadriciclo, ou praticar esportes aquáticos radicais, como kite surf. Ainda é possível ficar só na praia relaxando, curtindo as barracas por lá.

Ao chegar nessa praia, é notório duas características marcantes do local: casas gigantes que costumam ser o refúgio de final de semana dos endinheirados de Fortaleza e também os escritos coreanos em vários muros.

Beira Mar

Foto: Beira Mar www.tripadvisor.com.br

A Avenida Beira Mar possui uma orla que reúne as praias do NáuticoMeireles e de Iracema. Ela possui opções de entretenimento, que vão da prática de esportes aquáticos a aulas de yoga ao ar livre.

Outra opção para quem quer admirar a vista é sentar-se a beira mar durante o pôr do sol. Com certeza é um momento especial e marcante. Nessa avenida, durante o dia, é possível curtir a praia e aproveitar para comer uns petiscos, e a noite passear pela feirinha, bares, pelo Espigão e caminhar no calçadão.

Praia de Iracema

Foto: Praia de Iracema www.tripadvisor.com.br

A Praia de Iracema é uma praia de bairro homônimo no município de Fortaleza. Seu nome vem da personagem Iracema, do escritor cearense José de Alencar. A praia é uma das mais famosas da cidade e reúne uma parte da história de Fortaleza.

Apesar de sua beleza, ela é imprópria para banho, por ter ondas muito agitadas, mas é a praia perfeita perfeita para passar uma tarde, caminhar e tirar boas fotos. Por lá você encontra a estátua de Iracema, o Centro Cultural Belchior, além da Ponte dos Ingleses.

Praia de Meireles

Foto: Praia de Meireles www.tripadvisor.com.br

A orla da Praia de Meireles foi totalmente urbanizada e está bastante ampla. Ela conta com uma feirinha toda a noite onde se encontra de tudo um pouco. É arborizada, possui vários calçadões e quadra de esportes.

É uma praia familiar e estruturada. Além dos esportes, por lá é possível desfrutar de vários restaurantes na orla e na beira da praia.

Praia de Sabiaguaba

Foto: Praia de Sabiaguaba www.tripadvisor.com.br

Essa praia é praticamente um tesouro escondido em Fortaleza, onde acontece o encontro do mar com o rio. No local há dunas, coqueiros, areias claras e águas mansas. Também conta com um complexo gastronômico inaugurado em 2022, que possui um píer e 17 quiosques. 

As barracas trazem ostras e caranguejos, que são os petiscos mais apreciados. Aos fins de tarde, uma atividade bacana é admirar o pôr do sol que é um dos mais bonitos da cidade.

Beach Park

Foto: Beach Park www.tripadvisor.com.br

Beach Park é com certeza uma das melhores atrações da região e o maior parque aquático da América Latina. Ele fica localizado a 25 km de Fortaleza, no município de Aquiraz, próximo à Praia Porto das Dunas. Com certeza esse parque maravilhoso tem que estar no seu roteiro.

O complexo possui uma enorme infraestrutura, com toboáguas, atrações, piscinas e várias atividades aquáticas para toda a família. O local ainda conta com resorts, hotéis, restaurantes e bares exclusivos.

Centro Cultural Dragão do mar

Foto: Centro Cultural Dragão do mar www.tripadvisor.com.br

Um lugar bastante famoso também é o Dragão do Mar, que ficou popularmente conhecido por ser um centro cultural localizado próximo à Praia de Iracema.

O nome desse lugar foi dado em homenagem ao Líder jangadeiro Chico Matilde, apelidado mais tarde como Dragão do Mar, que é um homem que teve participação na abolição da escravidão no Ceará, o estado pioneiro a abolir a escravidão no Brasil.

No Dragão do Mar você vai encontrar: 

  • Cinema de filmes independentes;
  • Observatório que permite ver o céu aberto;
  • Museu com exposições que mudam a cada temporada;
  • A Praça Verde, que recebe eventos e shows durante todo o ano;
  • O Anfiteatro, que recebeu o funeral de Belchior, um dos maiores compositores brasileiros do século XXI.

Estádio Arena Castelão

Foto: Estádio Arena Castelão www.tripadvisor.com.br

Se você ama futebol e é fã do esporte, pode aproveitar para dar uma passadinha na Arena Castelão, que fica próximo ao aeroporto da cidade.

Mercado Central e a feira da madrugada

Foto: Mercado Central e a feira da madrugada www.tripadvisor.com.br

Esse é aquele típico mercado que encontramos nas capitais, com comidas típicas da região e produtos dos artesões locais que você também pode encontrar na feirinha da beira-mar.

É bom destacar ainda que existe a conhecida feira da madrugada que acontece nas madrugadas de quarta/quinta e sexta/sábado e atrai pessoas de todos os lugares!

A cidade e todo o estado do Ceará ainda possui outras inúmeras atividades interessantes. Não deixe de conferir outros passeios na região.

Onde se hospedar na cidade?

O município possui muitas opções de hospedagens, para todos os bolsos e gostos. Para te ajudar, selecionamos algumas opções de onde ficar. Confira alguns dos melhores hotéis de Fortaleza!

Hotel Santuário das Águias

Foto: Hotel Santuário das Águias www.tripadvisor.com.br

Esse hotel tem vista para “Verdes Mares” cearenses da Praia Porto das Dunas. A sua estrutura é voltada para o bem estar e o estilo de vida saudável com responsabilidade ambiental. Possui 60 apartamentos divididos em 4 categorias, todas com decoração rústica.

Ele fica a aproximadamente 900 metros do maior parque aquático da América Latina e conta com restaurante de comida típica cearense. É oferecido diversos tipos de quartos, todos equipados de forma completa.

Hotel Sonata de Iracema

Foto: Hotel Sonata de Iracema www.tripadvisor.com.br

Outra boa opção é esse hotel que fica à beira-mar na Praia de Iracema. O lugar é reconhecido pelo atendimento personalizado e sua infraestrutura confortável e com segurança. Tem ótimo custo-benefício, quartos completos, com ar-condicionado, serviço de quarto e TV a cabo.

É um hotel de 3 estrelas, com opção de quartos para a família, para não fumantes, além de suítes com vista para o mar ou para a piscina. É considerado um hotel executivo, que fala idiomas como português, inglês e espanhol.

Carmel Magna Praia Hotel

Foto: Carmel Magna Praia Hotel www.tripadvisor.com.br

O Carmel Magna Praia é um hotel familiar que fica próximo ao Aterro da Praia de Iracema. É oferecido ali Wi-Fi gratuito, quartos com vista para o mar, TV de tela plana, minibar e ar-condicionado.

Durante a sua estadia, você contará com uma recepção 24 horas, um serviço de quarto e um concierge. Os hóspedes também podem desfrutar da piscina e do bar. É um hotel de 3 estrelas e com boas avaliações.

Agora, se você prefere um complexo de lazer completo, veja a seguir alguns dos melhores resorts de Fortaleza!

Acqua Beach Park Resort

O Acqua é um dos resorts do famoso complexo Beach Park. Ele possui um rio artificial com acesso direto ao parque aquático, além de contar com uma piscina de borda infinita e acesso direto à praia para os hóspedes.

O Acqua abriga o Restaurante Fino Aquiraz e o bar Toaçu, o Espaço Kids, a quadra de tênis e a academia. O resort ainda possui lounge, Wi-Fi gratuito, sala de jogos. Os quartos são equipados com ar-condicionado, TV e frigobar, além de uma decoração moderna.

Oceani Beach Park Hotel

Outra opção de resort que também faz parte do complexo Beach Park é o Oceani, localizado à beira-mar e bem próximo das dunas da região do Porto das Dunas. Ele fica a 500m do Parque Aquático que tem traslado direto da propriedade todos os dias em horários variados.

Entre as comodidades, se tem: estadia gratuita para crianças, piscina com vista para o mar, bar na piscina, sala de jogos, quadra de tênis, serviço de babá, espaço infantil, spa, massagens e business center.

Wellness Beach Park Resort

O Wellness é outro resort do complexo Beach Park, mas com uma pegada mais luxuosa e indicada para casais e famílias. Possui, além de piscinas, saunas e banheiras de hidromassagem, o Spa by L’Occitane, o espaço kids, a academia e o salão de jogos.

Os quartos para família conta com decoração colorida, varanda, ar-condicionado e TV. Ainda possui uma cozinha compacta com micro-ondas e geladeira. Os hóspedes também tem acesso ao Restaurante Azul do Mar e ao bar do lobby, além de áreas de lazer.

Onde comer em Fortaleza?

Desfrutar da gastronomia cearense se torna mais uma atividade atraente para quem visita Fortaleza. Peixes e frutos do mar fazem parte dos cardápios nos restaurantes da cidade, mas a famosa carne de sol e as tapiocas são excelentes opções também.

O caranguejo é uma pedida clássica, principalmente às quintas-feiras, conhecidas como o dia de caranguejo. Se houver dúvida sobre onde comer, aposte no bairro da Varjota, que reúne restaurantes ótimos. Para te ajudar, também selecionamos algumas sugestões para comer e beber bem na cidade.

Balcone Restô

Foto: Balcone Restô www.tripadvisor.com.br

Localizando na Rua Osvaldo Cruz, o Balcone Restô serve comida italiana, brasileira, contemporânea e mediterrânea. Seus principais pratos são massas e pizzas saborosas, mas as comidas com frutos do mar também fazem sucesso. Há opções vegetarianas também. O local abre todos os dias das 11h30min às 23h.

Pizzaria Primo Piato

Foto: Pizzaria Primo Piato www.tripadvisor.com.br

Se você quer comer uma pizza, nossa dica é essa pizzaria que fica na Rua Silva Paulet, em Meireles. É um estabelecimento que só abre para o jantar e funciona de 17h30 às 00h. Oferece comida italiana e pizzas maravilhosas, além de drinks variados.

Camarada Camarão

Foto: Camarada Camarão www.tripadvisor.com.br

Situado na rua Desembargador Lauro Nogueira, no bairro Papicu, o Camarada Camarão é ideal para quem aprecia comida brasileira e frutos do mar. Delicie com diversos pratos com camarão e outras iguarias litorâneas. Há opções vegetarianas e sem glúten também. E o local funciona de 11h30 às 22h, todos os dias.

Dom Antunes Steakhouse

Foto: Dom Antunes Steakhouse www.tripadvisor.com.br

Agora, se você deseja comer um churrasco, grelhados, comida brasileira e americana, sugerimos essa Steakhouse que fica na rua Frei Mansueto. O estabelecimento funciona das 10h às 01h nas quartas, quintas e sextas-feiras; até 18h no domingo; e até 00h nos demais dias. Além de restaurante, o local também é um bar.

Barraca Santa Praia

Foto: Barraca Santa Praia www.tripadvisor.com.br

Localizado na Praia do Futuro, a Barraca Santa Praia é uma boa alternativa para curtir comidas e bebidas com o pé na areia. Há opções de comida brasileira, com frutos do mar, porções, petiscos e drinks. A barraca fica aberta das 8h às 17h.

Coco Bambu Meireles

Foto: Coco Bambu Meireles www.tripadvisor.com.br

A franquia Coco Bambu também conta com uma unidade em Meireles, em Fortaleza, na rua Canuto de Aguiar. O local abre para almoço (de domingo a quinta-feira) e jantar (todos os dias), fechando 01h nas sextas e sábados e 23h nos demais dias. Lá é oferecido pratos com frutos do mar, pizzas, opções vegetarianas e bebidas.

Quando ir?

Fortaleza é uma cidade que faz calor o ano todo, com médias de temperatura anuais de 27ºC. No entanto, é bom evitar os períodos chuvosos, que geralmente são entre fevereiro e maio.

Como na região venta bastante, um dia que começa nublado pode facilmente ficar ensolarado alguns instantes depois. E isso acontece em todas as épocas do ano.

De agosto a dezembro é o período mais seco, com poucas chuvas, mas com ventos mais fortes (bom para a prática de windsurf ou kitesurf).

Outro período que pode ser evitado é a época de alta temporada, que acontece no verão, nas férias escolares e feriados nacionais. Nessas datas tudo costuma ficar mais caro e as praias ficam lotadas.

Logo, para evitar dias chuvosos e super lotação, considere viajar entre os meses julho a novembro. Com certeza você vai curtir mais a cidade no segundo semestre do ano.

Quantos dias ficar?

A quantidade de dias que você vai ficar no destino é bem relativo e vai depender muito do tempo que você tem disponível para a viagem. Para relaxar e aproveitar a cidade de Fortaleza com calma, sugerimos ao menos 4 ou 5 dias para poder aproveitar as praias, além de ir em bares, restaurantes e atrações históricas.

No entanto, se você puder, separe 7 dias para aproveitar toda a região, como Jericoacoara, Canoa Quebrada e outros lugares mais afastados no Ceará.

Como chegar em Fortaleza?

Para chegar em Fortaleza é possível ir de carro, de ônibus ou de avião. A capital cearense é facilmente acessada por todos os meios de transporte e vindo de qualquer lugar do país.

O Aeroporto Pinto Martins fica a 10 km do centro e o trajeto até o seu destino pode ser feito de ônibus, motorista de aplicativo, táxi, ou carro.

Além da opção de avião, uma boa alternativa é ir de ônibus. A Rodoviária de Fortaleza – Eng. João Thomé fica bem localizada e lá tem embarques e desembarques oriundos das principais capitais do país.

Já para acessar Fortaleza de carro, se você vem do Oeste do estado, o caminho será pela rodovia BR-222. Agora se você vem do Sul, o acesso é pela BR-020 ou BR-116.

Outras dúvidas

Como economizar nas viagens?

Para gastar menos em viagens, como para Fortaleza ou outros destinos, o primeiro passo é fazer um bom roteiro e ter um planejamento antes de viajar.

Uma das melhores formas de economizar também é utilizando cupons de descontos. Compre passagens e passeios, assim como reserve hospedagens, restaurantes e bares, tudo antecipadamente, pesquisando os melhores preços e usando cupons de promoção. Estes cupons são válidos para vários destinos de viagens.

Outra dica é optar por programas compartilhados, para que todos possam dividir a conta ao final. Assim, a sua viagem se torna mais barata e você conhece ainda mais destinos.

Como ir de Fortaleza para Jericoacoara?

A vila de Jericoacoara está a 300 km de Fortaleza e é cercada por um parque cheio de dunas. Com a inauguração do Aeroporto Regional de Jericoacoara ficou mais fácil chegar ao local. Ele fica localizado na cidade vizinha de Cruz, a cerca de 30 km de Jeri.

Chegando ao aeroporto, você poderá pegar um transfer compartilhado ou privado até a vila, ou então pegar um táxi (que faz uma baldeação para um veículo autorizado a entrar na vila).

Outra opção sem ser de avião, a partir de Fortaleza, é reservando um transfer em um veículo 4x4. Esse tipo de trajeto é realizado por diferentes empresas e motoristas.

A partir de Fortaleza, você pode ir de carro próprio também. A melhor opção é pegar a estrada na rodovia CE-085, também conhecida como Estruturante. A estrada levará até Jijoca de Jericoacoara ou até a Vila do Preá. A partir desses lugares, pode ser uma boa ideia contratar um guia para indicar o melhor caminho a seguir. As trilhas até Jeri são de areia e não têm sinalização.

A maioria dos visitantes chega em carros 4x4, mas se você tem experiência e quer se arriscar a andar pela areia sem tração nas rodas é possível chegar também – o que se costuma fazer é esvaziar um pouco os pneus.

Em Jeri, veículos não autorizados não podem circular pelas ruas. Então será necessário deixar o seu carro no estacionamento

Todavia, há a alternativa ainda de fazer o trajeto da capital até Jeri de ônibus, pela Expresso Guanabara. A viagem dura em média 7 horas. O ônibus leva seus passageiros até Jijoca, onde pegam uma espécie de "pau de arara" para complementar o trajeto entre as dunas.

Qual o lugar mais bonito do Ceará?

O Ceará conta com diversas atrações das mais variadas belezas, sejam elas naturais, arquitetônicas ou apenas pelo clima do lugar, inclusive em Fortaleza. Por isso, é difícil decidir qual o lugar mais lindo, e o melhor é buscar pelos pontos turísticos mais badalados nos diferentes tipos de atração que esse estado brasileiro oferece.

As partes mais bonitas do Ceará são suas belezas naturais, como:

  • Praia de Jericoacoara;
  • Praia do Futuro;
  • Lagoa do Paraíso;
  • Praia de Iracema

Qual a melhor praia para banho em Fortaleza?

Fortaleza é conhecida pelas suas praias super movimentadas, mar agitado, muito vento e ondas grandes. Inclusive, é um lugar propício para a prática de windsurf entre outros esportes, como a Praia do Cumbuco.

Porém, a capital cearense também possui praias mais tranquilas e que são mais apropriadas para banho. As mais famosas delas são a Praia do Futuro, Praia do Mucuripe e a Praia Sabiaguaba (que inclusive é a escolha de muitos moradores locais).

Existem também praias mais isoladas que não ficam exatamente na cidade, mas próxima, e que também são uma ótima opção para uma tarde relaxante nas águas do mar. Nesse caso vá para Canoa Quebrada ou Morro Branco.

Considerações finais

Fortaleza é um dos melhores destinos para você viajar, seja para relaxar, descansar, se aventurar, e/ou admirar as belas paisagens desse lugar paradisíaco! Siga nossas dicas e boa viagem!

Para conferir dicas de outros destinos acompanhe sempre nosso guia de viagens, com excelentes roteiros e sugestões de hospedagens, passeios, bares e restaurantes.

Jorge Moreno: Fundador do Cupomzeiros.com, já ajudei milhões de Brasileiros a obterem uma economia em sua compra online, Graduado em Marketing, MBA em Marketing Digital e Consultoria Empresarial, Growth Hacker, Especialista em SEO, Tráfego Pago, Monetização de Sites, Professional Affiliate, e outras habilidades mais de um T-Shaped Marketer. Através do Cupomzeiros já ajudei milhares de pessoas a garantirem uma economia real em suas compras online.

Usamos cookies para melhorar sua navegação.