Holambra - SP: O Que Fazer, Onde Comer, Hospedagens e Mais!

Holambra é uma cidade localizada no interior de São Paulo, que foi fundada por imigrantes holandeses, em 1948. Hoje, é conhecida como “Cidades das Flores”, atraindo turistas do Brasil e do mundo, que são apaixonados por apreciar campos de flores. 

Neste guia, vamos te mostrar os principais pontos turísticos da cidade, restaurantes, eventos culturais e também os melhores hotéis de Holambra. Essa é a hora certa para enriquecer o seu planejamento de viagem!

O que fazer em Holambra

Nos tópicos abaixo, você vai conhecer as principais atividades que os turistas costumam escolher na hora de conhecer Holambra. Confira!

Teatros e Museus

Museu Histórico de Holambra - Imagem: tripadvisor.com

Embora Holambra seja mais famosa por seus campos de flores e festivais, a cidade é conhecida por sua rica cultura e herança holandesa. Você pode explorar mais sobre essa cultura no teatro municipal e nos dois museus da cidade. 

O Teatro Boulevard Holandês, que é localizado na região central de Holambra, é um espaço que abriga peças teatrais e eventos culturais variados. É uma boa opção para quem gosta de arte e prefere passeios em espaços privados, livre de influências climáticas.

Agora, se prefere analisar fotografias, objetos históricos e artefatos que contam a história de Holambra e do país, o Museu Histórico e o Museu das Culturas Brasileiras, é a melhor opção para você. Por isso, não deixe de colocar no seu roteiro de viagem em casal!

Praças e Parques

Parque Van Gogh - Imagem: tripadvisor.com

A cidade de Holambra é conhecida por sua atmosfera tranquila e arborizada, contendo diferentes praças e parques. Entre as principais, estão: Praça dos Pioneiros, Parque Van Gogh, Parque da Expoflora e Praça da Harmonia.

A Praça dos Pioneiros é localizada no coração de Holambra, um ponto de encontro popular para moradores e visitantes. Ela é composta por belos jardins, fontes, esculturas, bancos para descanso e uma arquitetura típica holandesa. 

Para homenagear o famoso pintor holandês, Van Gogh, Holambra recebe o Parque Van Gogh, que é dedicado à natureza e paisagismo. Ele é composto por áreas verdes, lagos, trilhas e belos canteiros de flores coloridas. 

Agora, no Parque da Expoflora, que fica no centro de Holambra, você encontra a famosa feira de flores Expoflora. Ela atrai visitantes de todo o Brasil, sendo um evento anual que você pode conferir mais detalhes nos tópicos abaixo. 

Por fim, a Praça da Harmonia é um lugar charmoso e acolhedor, com bancos, árvores e flores, que recebe eventos e apresentações com frequência. É um dos espaços de Holambra que você mais encontra tranquilidade. 

Clubes

Clube Fazenda Ribeirão - Imagem: tripadvisor.com

Holambra possui um único clube, que leva o nome de Clube Fazenda Ribeirão, que está localizado próximo ao centro da cidade e oferece diversas opções de lazer e entretenimento para seus sócios, contendo instalações como piscinas, quadras, campos e salões.

O clube de Holambra promove eventos sociais, festas temáticas, torneios esportivos e atividades recreativas ao longo do ano. É um espaço frequentado tanto pelos moradores como pelos visitantes da cidade. 

Festivais e eventos

Expoflora - Imagem: tripadvisor.com

A cidade de Holambra é contemplada por eventos e festivais ao longo de todo o ano, especialmente na primavera, a época mais florida e colorida. Conheça os principais, acessando os tópicos abaixo:

Explora

A Expoflora é o maior evento de Holambra e ocorre anualmente durante a primavera. É uma feira de flores e plantas ornamentais que atrai milhares de visitantes. 

Durante a Expoflora, os visitantes têm a oportunidade de admirar belos arranjos florais, participar de exposições, desfiles, shows, danças típicas, além de aproveitar a gastronomia holandesa. É um evento que celebra a beleza das flores e a cultura holandesa presente.

Noeland

O Noeland é um festival de Natal que acontece no final do ano em Holambra. O evento transforma a cidade em um verdadeiro cenário natalino, com decorações encantadoras, luzes, árvores de Natal, shows temáticos e uma Vila de Noel com o Papai Noel. 

O Noeland proporciona uma atmosfera mágica e festiva para moradores e visitantes celebrarem o espírito do Natal.

Holambra com Flores

Esse festival ocorre durante o período da Páscoa e celebra a chegada da estação das flores em Holambra. 

Durante o evento, a cidade se enche de cores, com exposições de flores e plantas ornamentais, arranjos temáticos de Páscoa, oficinas de jardinagem e outras atividades relacionadas ao mundo das flores. 

É uma oportunidade de vivenciar a essência floral de Holambra.

Onde Almoçar em Holambra

Martin Holandesa - Imagem: tripadvisor.com

Ainda não sabe quais são os melhores restaurantes em Holambra durante o dia? Não se preocupe! Abaixo, estão algumas opções:

  • Restaurante Pôr do Sol: Localizado às margens do Lago Vitória Régia, o Restaurante serve pratos da culinária brasileira, como peixes, frutos do mar, carnes e opções vegetarianas.
  • Restaurante Martin Holandesa: Especializado na culinária holandesa, no Restaurante Martin Holandesa você pode desfrutar de pratos como croquete holandês, peixe empanado e outros pratos típicos holandeses.
  • Empório Roseland: O Empório Roseland é uma opção para aqueles que buscam pratos da culinária brasileira e internacional, o local possui um empório com produtos artesanais, vinhos, queijos e doces.
  • Deck Restaurante e Café: Localizado próximo à Praça dos Pioneiros, o Deck Restaurante e Café oferece um cardápio composto por sanduíches, saladas e opções vegetarianas.

Onde Jantar em Holambra

Holam Bistro - Imagem: tripadvisor.com

Holambra oferece algumas opções interessantes para jantar, seja para apreciar pratos da culinária holandesa, brasileira ou internacional. Abaixo, estão algumas sugestões:

  • Restaurante e Pizzaria Duas Marias: Localizado no centro da cidade, o Restaurante e Pizzaria Duas Marias oferece um menu variado, com opções de pizzas, massas, carnes, aves e frutos do mar.
  • Café e Restaurante Rondônia: Situado próximo à Praça dos Pioneiros, o Café e Restaurante Rondônia serve pratos típicos brasileiros, como feijoada, peixes, carnes e opções vegetarianas.
  • Bistrô da Holanda: Especializado na culinária holandesa, o Bistrô da Holanda oferece pratos autênticos, como stamppot (purê de batata com vegetais), bitterballen (croquete holandês), além de opções de carnes e frutos do mar.
  • Empório Roseland: Com um ambiente acolhedor, o empório oferece pratos variados da culinária brasileira e internacional, bem como uma seleção de vinhos, queijos e doces artesanais.

Onde Ficar em Holambra

Holambra Garden Hotel - Imagem: booking.com

Se hospedar em Holambra não é tão complicado como parece, afinal, é uma cidade que está muito acostumada a receber turistas. O melhor é que você pode escolher hotéis ou pousadas em Holambra, econômicas ou luxuosas para a sua estadia. Confira as melhores!

  • Hostel Holambra: O Hostel Holambra oferece acomodações compartilhadas e quartos privativos a preços acessíveis. É uma opção popular para viajantes que buscam uma hospedagem econômica e um ambiente descontraído.
  • Pousada Holambra II: A Pousada Holambra II é uma opção de hospedagem mais econômica na cidade. Ela oferece quartos simples, porém confortáveis, com Wi-Fi gratuito e estacionamento.
  • Hotel Vitória Holambra: O Hotel Vitória Holambra é uma opção de hospedagem econômica com quartos simples e confortáveis. O hotel oferece Wi-Fi gratuito, estacionamento e café da manhã incluído na diária.
  • Holambra Garden Hotel: Embora não seja uma opção tão econômica quanto as anteriores, o Holambra Garden Hotel pode oferecer tarifas mais acessíveis em determinadas épocas do ano.
  • Hotel Condomínio Classic: O Hotel Condomínio Classic é uma opção econômica em Holambra. Ele oferece quartos simples, porém confortáveis, com Wi-Fi gratuito e estacionamento. A localização é conveniente, próxima ao centro da cidade.
  • Hotel Bemtevi: O Hotel Bemtevi é uma pousada aconchegante situada em uma área tranquila de Holambra. Os quartos são espaçosos e bem decorados, oferecendo conforto aos hóspedes.

Quanto Tempo Ficar em Holambra

O tempo ideal para ficar em Holambra depende do seu interesse pelos atrativos da cidade e da disponibilidade de tempo em sua agenda. Veja algumas dicas:

Visita de um dia

Se você está com pouco tempo, é possível visitar Holambra em um dia. 

Você terá tempo para explorar a principal atração da cidade, que é o Parque da Expoflora, onde pode apreciar os campos de flores, visitar o moinho holandês e desfrutar da atmosfera encantadora. 

Também poderá aproveitar para fazer compras de flores, plantas e produtos típicos holandeses na região.

Estadia de dois dias

Com dois dias em Holambra, você terá mais tempo para explorar a cidade com calma. Além de visitar o Parque da Expoflora, poderá conhecer o Museu Histórico de Holambra, que conta a história da colonização holandesa na região. 

Também poderá aproveitar para caminhar pela Rua das Dálias, onde encontrará lojas de souvenirs, cafés e restaurantes charmosos.

Estadia de três a quatro dias

Se você tem mais tempo disponível, uma estadia de três a quatro dias em Holambra permitirá que você explore a cidade com mais detalhes e aproveite as atividades e atrações locais com tranquilidade. 

Além das sugestões anteriores, poderá visitar os jardins temáticos de Holambra, como o Jardim dos Sonhos e o Jardim das Orquídeas, que oferecem belas paisagens e experiências únicas.

Como Chegar em Holambra

Aqui estão algumas das principais formas de chegar em Holambra:

  • Carro: A forma mais comum de chegar em Holambra é de carro. A cidade está localizada a aproximadamente 135 km de São Paulo, e a viagem de carro leva cerca de 2 horas, dependendo do tráfego.
  • Ônibus: Holambra possui uma estação rodoviária que recebe ônibus de diferentes cidades da região. Empresas de transporte como a Viação Rápido Fênix oferecem linhas regulares de ônibus para Holambra. Verifique os horários e disponibilidade diretamente com as empresas de ônibus.
  • Transfer: Outra opção é contratar um serviço de transfer ou táxi para chegar em Holambra. Essa opção é especialmente conveniente para quem não deseja dirigir ou prefere ter um transporte particular.
  • Excursões: Algumas agências de turismo oferecem excursões organizadas para Holambra, geralmente incluindo transporte e guia. Essa é uma opção interessante para quem prefere ter todo o itinerário planejado.

Perguntas Frequentes

Se você está planejando uma viagem para a cidade de Holambra, em São Paulo, mas ainda está com algumas dúvidas, não se preocupe. Nos tópicos abaixo, você tem a resposta para as principais questões que você e outros turistas podem ter. Veja!

Quem nasce em Holambra é o quê?

Quem nasce em Holambra é chamado de holambrense. O termo "holambrense" é utilizado para se referir aos naturais ou habitantes da cidade de Holambra, em São Paulo, que é conhecida pela influência holandesa em sua cultura e arquitetura. 

Quando ir para Holambra-SP?

Uma das melhores épocas para visitar Holambra é durante o Festival de Flores, que geralmente ocorre de agosto a setembro. Nesse período, a cidade fica ainda mais colorida e vibrante, com exposições de flores, desfiles, shows e outras atividades de floricultura. 

Além disso, Holambra possui temperaturas amenas ao longo do ano, com médias entre 15°C e 25°C. Portanto, se você prefere evitar o calor intenso ou o frio mais intenso, a cidade pode ser visitada em qualquer estação. 

Além do Festival de Flores, Holambra também abriga outros eventos e festivais ao longo do ano, como o Natal Encantado, a Expoflora e a Noeland. Verifique o calendário de eventos da cidade para planejar sua visita de acordo com os eventos especiais que possam ocorrer.

Quanto custa para entrar em Holambra?

Holambra é uma cidade aberta e não possui taxa de entrada para visitantes. Você pode circular livremente na cidade e explorar suas ruas, praças, lojas, restaurantes e atrações turísticas sem pagar nenhum valor específico para entrar em Holambra.

No entanto, algumas atrações e festivais em Holambra podem ter custos associados. Por exemplo, durante o Festival de Flores, a Expoflora e outros eventos especiais, pode haver ingressos para participar das exposições, shows e desfiles.

O que fazer em Holambra sem gastar?

Aqui estão algumas opções:

  • Passear pelas ruas e praças: Holambra é uma cidade encantadora, com ruas charmosas e praças bem cuidadas. Você pode simplesmente passear pela cidade, apreciar a arquitetura holandesa, tirar fotos e desfrutar da atmosfera tranquila.
  • Visitar o Moinho dos Povos Unidos: O Moinho é um dos símbolos de Holambra, sendo uma atração imperdível. Você pode visitar o Moinho dos Povos Unidos gratuitamente, apreciar sua arquitetura tradicional e aproveitar a vista.
  • Explorar os campos de flores: Holambra é conhecida por seus belos campos de flores. Você pode dar um passeio pelos arredores da cidade e apreciar a beleza das flores em meio à paisagem rural.

Agora você já sabe tudo sobre Holambra para planejar a sua viagem barata com tranquilidade!

Luciano Vitor: Me chamo Luciano, tenho 23 anos e trabalho como redator há mais de 4 anos. Gosto muito de escrever artigos que ajudam o leitor de alguma forma, como dicas de lojas e lugares, listas, reviews etc. Espero te ajudar com esse artigo aqui.

Usamos cookies para melhorar sua navegação.