O Melhor guia informativo sobre compras na internet.

TOP 12: Os Melhores Livros de Ficção!

Quer saber quais os melhores livros de ficção para descobrir sua próxima leitura? Confira uma seleção de 12 livros imperdíveis!

Livros de ficção partem de histórias que só são reais na visão do leitor, por trazerem personagens tão inesquecíveis quanto cativantes. Embora não sejam baseados em fatos reais, acabam por captar o leitor do jeito que só a imaginação do escritor ou da escritora conseguiria fazer.

Confira os melhores livros de ficção da atualidade logo abaixo.

Os 12 melhores livros de ficção atualmente:

A seguir, veja nossa seleção com os melhores livros de ficção:

Os Sete Maridos de Evelyn Hugo – Taylor Jenkins Reid

Imagem com Os Sete Maridos de Evelyn Hugo - Taylor Jenkins Reid
Foto: Os Sete Maridos de Evelyn Hugo – Taylor Jenkins Reid

Para abrir essa seleção, Os Sete Maridos de Evelyn Hugo, de Taylor Jenkins Reid, conta sobre a estrela de Hollywood Evelyn Hugo, que sempre despertou curiosidade especialmente por sua vida afetiva, do ponto de vista dela mesma, que narra sua vida para uma jornalista nada famosa, por motivos e intenções misteriosas.

Evelyn Hugo é uma personagem praticamente real, ou todos os leitores assim desejavam, de tão cativante e viciante que o livro é, apesar de ser uma ficção. Reclusa em seu apartamento, a atriz recorda sua trajetória amorosa e profissional de uma forma impressionante e até real. Não é à toa que o livro é um sucesso mundial e um dos melhores livros de ficção!

Não me arrependo das mentiras quer contei, ou de ter magoado as pessoas. Aceito o fato de que às vezes fazer a coisa certa obriga a gente a pegar pesado. E tenho compaixão por mim mesma.

Os sete maridos de Evelyn Hugo – Taylor Jenkins Reid

A Revolução dos Bichos – George Orwell

Imagem com A Revolução dos Bichos - George Orwell
Foto: A Revolução dos Bichos – George Orwell

Uma ficção clássica, George Orwell é amplamente conhecido pela distopia 1984 e por esse livro, A Revolução dos Bichos. É uma sátira, uma alegoria, das convicções políticas da época de como toda a lógica pode vir a ser deturpada.

Décadas depois da sua escrita, o livro continua extremamente atual. É uma fábula protagonizada por animais, que estão fartos de serem explorados pelos humanos e planejam uma revolução. Apesar da densidade do assunto, é um livro leve e curto – é preciso estar atento para entender toda sua real extensão de importância para o mundo.

Concorda que merece estar entre os melhores livros de ficção?

Então, camaradas, qual é a natureza da nossa vida? Enfrentemos a realidade: nossa vida é miserável, trabalhosa e curta. Nascemos, recebemos o mínimo de alimento necessário para continuar respirando e os que podem trabalhar são forçados a fazê-lo até a última parcela de suas forças; no instante em que nossa utilidade acaba, trucidam-nos com hedionda crueldade.

A Revolução dos Bichos – George Orwell

Tudo é Rio – Carla Madeira

Imagem com Tudo é Rio - Carla Madeira
Foto: Tudo é Rio – Carla Madeira

Tudo é Rio, de Carla Madeira, mostra, magistralmente, a forma correta de contar uma história que fisga o leitor do início ao fim. Essa ficção conta a história de um casal, Dalva e Venâncio, desde sua família e de como se conheceram, até o fato derradeiro que os separou para sempre. Conta também sobre Lucy, uma garota de programa, e como ela se relaciona com a história.

É difícil parar de ler até entender os sentimentos dos personagens, e o que levou cada um a agir como agem, a viver como vivem. A escrita de Carla Madeira é poética, nua e clara. Difícil é não querer devorar todos os livros da autora logo depois.

E aí, acha que essa obra merecer estar entre os melhores livros de ficção?

O que mais existe no mundo são pessoas que nunca vão se conhecer. Nasceram em um lugar distante, e o acaso não fará com que se cruzem. Um desperdício. Muitos desses encontros destinados a não acontecer poderiam ter sido arrebatadores. Por afinidade, por atração que não se explica, por força das circunstâncias, por químicas ocultas, quem pode saber?

Tudo é Rio – Carla Madeira

O Avesso da Pele – Jeferson Tenório

Imagem com O Avesso da Pele - Jeferson Tenório
Foto: O Avesso da Pele – Jeferson Tenório

Extremamente atual, apesar de tratar de problemas sistêmicos, O Avesso da Pele, de Jeferson Tenório, conta a história de Pedro, devastado pela morte do pai após uma abordagem policial desastrosa. Tentando lidar com seu luto, Pedro começa a buscar suas origens e visitar a vida do pai.

Conta sobre a vivência do racismo, da perda, e de como a sociedade age sobre a vida das pessoas de forma determinante e cruel. É um sucesso para a crítica e para o público, e é um livro a ser lido e pensado.

Certamente, fez por merecer o seu lugar entre os melhores livros de ficção.

Era esse seu modo de lidar com as coisas. Hoje, prefiro pensar que você partiu para regressar a mim. Eu não queria apenas a sua ausência como legado. Eu queria um tipo de presença, ainda que dolorida e triste. E apesar de tudo, nesta casa, neste apartamento, você será sempre um corpo que não vai parar de morrer. Será sempre o pai que se recusa a partir.

O Avesso da Pele – Jeferson Tenório

Fahrenheit 451 – Ray Bradbury

Imagem com Fahrenheit 451 - Ray Bradbury
Foto: Fahrenheit 451 – Ray Bradbury

Fahrenheit 451, escrito por Ray Bradbury, é uma ficção distópica em que um bombeiro tem como função atear fogo em livros. Trata, especialmente, sobre censura, o que o levou a ser mesmo censurado na época em que foi escrito, há algumas décadas.

O livro guarda muitas camadas de interpretação, que levam também a uma crítica à tecnologia sem limites, à censura das artes e é uma leitura fundamental.

Mais uma obra espetacular para nossa lista com os melhores livros de ficção.

A magia está apenas no que os livros dizem, no modo como confeccionavam um traje para nós, a partir de retalhos do universo. A primeira: você sabe por que livros como este são tão importantes? Porque têm qualidade.

Fahrenheit 451 – Ray Bradbury

A Hora da Estrela – Clarice Lispector

Imagem com A Hora da Estrela - Clarice Lispector
Foto: A Hora da Estrela – Clarice Lispector

Macabéa, a personagem principal de A Hora da Estrela, de Clarice Lispector, marcou muitas pessoas e até hoje figura nas listas de mais vendidos. Nordestina e datilógrafa, Macabéa representa alguém simples, e o foco é em sua rotina, delicada e bem contada.

É um livro poético, metafórico e que é capaz de despertar emoções fortes pela datilógrafa que se apaixona, adora refrigerante e tem prazeres bastante simples. Um clássico da literatura brasileira e com certeza um dos melhores livros de ficção do mundo.

Escrevo por não ter nada a fazer no mundo: sobrei e não há lugar para mim na terra dos homens. Escrevo porque sou um desesperado e estou cansado, não suporto mais a rotina de me ser e se não fosse a sempre novidade que é escrever, eu me morreria simbolicamente todos os dias. Mas preparado estou para sair discretamente pela saída da porta dos fundos. Experimentei quase tudo, inclusive a paixão e o seu desespero. E agora só quereria ter o que eu tivesse sido e não fui.

A Hora da Estrela – Clarice Lispector

As Meninas – Lygia Fagundes Telles

Imagem com As Meninas - Lygia Fagundes Telles
Foto: As Meninas – Lygia Fagundes Telles

Lygia Fagundes Telles escrevia como ninguém sobre conflitos cotidianos e a complexidade da vida pessoal. Em As Meninas, temos a história de Lia, Ana Clara e Lorena, três jovens que moram no mesmo pensionato cristão, na época da ditadura militar aqui no Brasil.

Com diálogos intensos, uma crítica descritiva e feroz, as personagens são sentidas a cada página, assim como o contexto em que se inserem. É um livro original, nada raso, sobre três amigas e de suas vidas, uma ficção que se aproxima muito do sentimos como real.

Que tal adicionar esta obra dos nossos melhores livros de ficção à sua lista de compras?

Ser ou estar. (…). Se eu sou, não estou porque para que eu seja é preciso que eu não esteja. Mas não esteja onde? Muito boa a pergunta, não esteja onde. Fora de mim, é lógico. Para que eu seja assim inteira (essencial e essência) é preciso que não esteja em outro lugar senão em mim.

As Meninas – Lygia Fagundes Telles

As Intermitências da Morte – José Saramago

Imagem com As Intermitências da Morte - José Saramago
Foto: As Intermitências da Morte – José Saramago

E se um dia, todos parassem de morrer? Em um 1º de janeiro, isso acontece, na história criada por José Saramago em As Intermitências da Morte. O que, inicialmente, parece ser um milagre abençoado pela ausência da morte, desnuda o caos político, social e pessoal da imortalidade.

Forte e bem humorado, o livro traz a própria morte como personagem principal, e escancara a importância da única certeza que todos os seres vivos têm. Fala da morte tratando, especialmente, das mazelas da vida. É imperdível.

Você também acha que ele deve estar entre os melhores livros de ficção?

No dia seguinte ninguém morreu. O fato, por absolutamente contrário Às normas da vida, causou nos espíritos uma perturbação enorme, efeito em todos os aspectos justificado, basta que nos lembremos de que não havia notícia nos quarenta volumes da história universal, nem ao menos um caso para amostra, de ter alguma vez ocorrido fenómeno semelhante, passar-se um dia completo, com todas as suas pródigas vinte e quatro horas, contadas entre diurnas e noturnas, matutinas e vespertinas, sem que tivesse sucedido um falecimento por doença, uma queda mortal, um suicídio levado a bom fim, nada de nada, pela palavra nada.

As Intermitências da Morte – José Saramago

O que o sol faz com as flores – Rupi Kaur

Imagem com O que o sol faz com as flores - Rupi Kaur
Foto: O que o sol faz com as flores – Rupi Kaur

Rupi Kaur é mundialmente conhecida por Outros jeitos de usar a boca, e retorna em O que o sol faz com as flores com a mesma poesia, força e realidade em seus versos e prosas. Essa coletânea fala sobre autoestima, feminismo e sobre temas intrincados, como imigração.

A separação é em fases – murchar, cair, enraizar, crescer e florescer. Fala sobre amor, vida, maternidade e mundo, e a leitura é um verdadeiro presente, que tem razão de estar na lista dos mais buscados na categoria poesia e ficção.

Uma obra que merece sua posição como um dos melhores livros de ficção!

hoje cedo | contei para as flores | o que eu faria por você | e elas se abriram

O que o sol faz com as flores – Rupi Kaur

O Morro dos Ventos Uivantes – Emily Bronte

Imagem com O Morro dos Ventos Uivantes - Emily Bronte
Foto: O Morro dos Ventos Uivantes – Emily Bronte

Um clássico da literatura, O Morro dos Ventos Uivantes, escrito por Emily Bronte, retrata uma história de amor em termos que não são convencionais até hoje, muito menos quando foi escrito.

Os personagens, irmãos adotivos, são contrastantes, conflitados e tem um romance conturbado, em uma mistura nada típica de amor e ódio, família e laços afetivos. É uma ficção instigante. Alguns dizem que é um verdadeiro estudo sobre a natureza humana.

Por esses e mais motivos, está entre nossa lista de melhores livros de ficção!

– Casar-me com Heathcliff agora me degradaria; por isso, ele nunca vai saber quanto eu o amo; e o amo não por ele ser bonito, Nelly, mas por ele ser mais eu do que eu própria sou. Não sei de que nossas almas são constituídas, mas a dele e a minha são iguais, e a de Linton é tão diferente quanto um raio de luar de um relâmpago, ou a geada do fogo.

O Morro dos Ventos Uivantes – Emily Bronte

Capitães da Areia – Jorge Amado

Imagem com Capitães da Areia - Jorge Amado
Foto: Capitães da Areia – Jorge Amado

Jorge Amado, nesse clássico da literatura brasileira, entra em contato com o âmago da exclusão social e das perspectivas que as pessoas tem ou deixam de ter desde a infância.

Capitães da Areia conta a história de meninos pobres, que não seguem a lei e que vivem às margens de uma sociedade que não os vê. No entanto, Pedro Bala, Pirulito, Sem-Pernas, Gato, Volta Seca e Professor são icônicos e imortais para os leitores.

O que acha de incluir este livro de nossa seleção com os melhores livros de ficção à sua estante?

Vestidos de farrapos, sujos, semiesfomeados, agressivos, soltando palavrões e fumando pontas de cigarro, eram, em verdade, os donos da cidade, os que a conheciam totalmente, os que totalmente a amavam, os seus poetas.

Capitães da Areia – Jorge Amado

Angústia – Graciliano Ramos

Imagem com Angústia - Graciliano Ramos
Foto: Angústia – Graciliano Ramos

Para finalizar nossa lista dos melhores livros de ficção, trouxemos mais uma obra brasileira.

Numa narrativa psicológica, Graciliano Ramos conta em Angústia a história de um funcionário público Luís que se ressente pela perda do seu amor, Marina, e passa a acompanhar sua vida. A personagem acaba casando com um outro homem, de quem Luís sonha se vingar.

É narrada como fluxo de consciência, assim como livros de Clarice Lispector e de Virgínia Woolf, e não conta com uma estrutura linear – o tempo, do livro, é diferente. Isso tudo dá ao leitor um contato privilegiado com o que o personagem sente, pensa e com quem ele é.

Nunca presto atenção as coisas, não sei para que diabo quero olhos. Trancado num quarto, sapecando as pestanas em cima de um livro, como sou vaidoso, como sou besta! Idiota. Podia estar ali a distrair-me com a fita. Depois, finda a projeção, instruir-me vendo as caras. Sou uma besta. Quando a realidade me entra pelos olhos, o meu pequeno mundo desaba.

Angústia – Graciliano Ramos

As pessoas também querem saber:

Quais os livros de ficção mais vendidos do mundo?

Alguns dos livros de ficção mais vendidos até hoje são Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, O Conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas e Um Conto de Duas Cidades, de Charles Dickens.

Qual o livro mais vendido hoje?

Dentre os livros mais vendidos, podemos citar A vida mentirosa dos adultos, de Elena Ferrante; Duna, de Frank Herbert e O Homem de Giz, de C. J. Tudor.

O que é o Prêmio Jabuti?

É o maior prêmio literário do Brasil, concedido pela Câmara Brasileira do Livro, e tem categorias como Romance Literário, Conto e Poesia. Entre os nomes ganhadores podemos citar Jeferson Tenório, com O Avesso da Pele.

Considerações Finais

Gostaram da nossa seleção de livros de ficção? Esperamos fortemente que sim. Comenta aqui suas indicações e quais desses livros você já leu! Queremos saber.

Aproveite para atualizar sua lista de leitura com ótimos livros de ficção, um gênero literário que nunca vai deixar de te surpreender.

Não se esqueça de usar somente sites confiáveis para comprar os seus livros, hein?

Até mais, cupomzeiros!

Clique para avaliar
[Total: 1 Nota: 5]
você pode gostar também
Comentários
>