Delineado Invertido: Dicas, Tutoriais e 17 Inspirações!

O delineado invertido, também conhecido como reverse cat eye, virou tendência no mundo da maquiagem. 

Para as amantes da maquiagem de plantão, que querem inovar na make e deixar o olhar marcante, esse delineado é o mais indicado, todo mundo vai notar esse up na maquiagem que levanta o olhar e o deixa mais sensual.

O delineado invertido criou destaque no ano de 2016 quando foi usado por Kim Kardashian.

Mas o delineado invertido virou sucesso mesmo em 2021, quando foi aclamado nas passarelas, e também viralizou em vários challenges de maquiagem nas redes sociais, depois de um vídeo com tutorial postado pelo maquiador @PaintedBySpencer no TikTok.

Depois disso, o delineado invertido caiu no gosto de muitas celebridades e influencers, e agora é tendência.

Delineado invertido colorido

Para uma make ultramoderna, e com ar descontraído, use cores no delineado.

Você pode fazer o delineado colorido com delineador, ou com lápis e sombra.

Dica: Se fizer com sombra, não esqueça do que já foi dito: preparar o olho com primer, para fixar por mais tempo.

Delineado invertido azul
Imagem: Pinterest.

Veja o vídeo a seguir com o tutorial para você fazer o reverse cat eye colorido:

Delineado em cima e em baixo

Para um olhar marcante, acrescente ao delineado gatinho convencional, o delineado invertido.

Traçando os dois estilos de delineado juntos, você terá o resultado de um olhar forte e intenso.

Para uma make ainda mais intensa, combine com um batom em tom vermelho.

Imagem: Pinterest.

Delineado invertido branco

O delineado invertido branco foi destaque no desfile de Alta Costura Primavera da Dior deste ano, demonstrando leveza.

O delineado branco traz luminosidade, e pode ser usado tanto no dia a dia quanto em eventos mais formais.

Imagem: Nylon - Pinterest.

Delineado invertido para diferentes tipos de olhos

Olhos Grandes

Se você que seus olhos são grandes, e quer fazer parecer menores, acrescente ao delineado um lápis preto na linha d'água, isso dá a sensação de olhos mais fechados.

Mas se você quer dar destaque a esse "olhão", faça o traço de delineado marcado, com delineador preto, deixando assim, os olhos maiores.

Olhos Pequenos

Para criar um olhar mais amplo, o melhor é usar lápis nude na linha d'água, para completar o delineado. Uma boa dica também é passar sombra nos cantos internos dos olhos para iluminar.

Olhos Arredondados

Além do reverse cat eye, o ideal é usar delineado em cima também, fazendo o traço puxado do gatinho maior, para dar sensação de olhos mais puxados.

Olhos Orientais

Para quem tem olhos orientais, o reverse cat eye deve ter o canto externo mais grosso, para criar um olhar mais aberto. Capriche no traço marcado.

Olhos Fundos

A dica é não usar um traço muito grosso. O melhor é começar com um traço bem fino e engrossar somente um pouco na parte externa.

Ideias de delineado invertido

São diversas as formas de fazer um reverse cat eye, usando delineador, lápis ou sombra, como já vimos anteriormente.

As cores também podem ser variadas, use a criatividade para criar um delineado perfeito para sua make.

Vamos ver algumas ideias lindas para você aderir a esse delineado na maquiagem e dar o toque que falta?

Veja as fotos de diversos estilos de reverse cat eye, e inspire-se!

Um delineado grosso e esfumado, com a linha d'água mais marcada, juntamente com um delineado gatinho, deixa o olhar mais iluminado adicionando glitter.

Imagem: Marie Clarie - Globo

O delineado marcado, em cima e embaixo, deixa o olhar profundo. Adicione muita máscara para cílios para deixar o olhar ainda mais forte.

Uma sombra em tom dourado ou cobre complementa a make, deixando um olhar clássico e perfeito para uma ocasião especial.

Imagem: Glamour - Globo

Com uma maquiagem neutra, em tom nude, o delineado invertido em preto é o complemento ideal para dar um toque especial. Essa make pode ser usada tanto no dia a dia quanto em uma ocasião mais especial ou formal.

Imagem: Dia de Beauté - Pinterest.

Para um visual mais divertido, como no carnaval, você pode fazer um delineado em várias cores! Faça o traço mesclando cores de lápis, para formar um delineado multicolor.

Acrescente glitter para dar mais luminosidade. Acessórios coloridos no cabelo deixarão seu visual pronto para a diversão.

Imagem: Amanda Britto - Pinterest.

Para um olhar colorido, mas também marcante, que tal um delineado na cor lilás, combinado com um batom nude? Abuse da máscara de cílios.

Imagem: Conikosi - Pinterest.

Você que tem um olhar oriental, deve investir neste estilo de delineado, ele valoriza o estilo do seu olho, e também fazendo o traço mais grosso no canto externo faz abrir o olhar.

Imagem: Dicas de Mulher

Para quem gosta de ousar e chamar a atenção para make, dá para arriscar um delineado colorido invertido em vermelho.

Imagem: Pinterest.

Um delineado esfumado em preto com a parte interna do olho em tom branco, deixa a make delicada, ótima para o dia a dia.

Imagem: Enfemenino - Pinterest.

Para um olhar brilhante, você pode fazer o reverse cat eye com glitter, juntamente com um delineado gatinho em preto.

Imagem: Lilian Pacce - Pinterest.

Cores trazem alegria ao visual, além de deixar você linda! Ouse num delineado azul marcado.

Imagem: Blog Oceane

Um delineado invertido feito com pedras de strass, vai fazer você marcar presença!

Imagem: Glamour Brasil - Pinterest.

Para realçar a beleza, uma make simples e natural acompanhada de um delineado esfumado, deixa o visual discreto e cheio de charme. Ideal para o dia a dia.

Imagem: Plano Criativo.

Você pode adicionar cores e mesmo assim deixar a make delicada. Tons de rosa, para o delineado e também para a sombra, dão a sensação de leveza, deixando o olhar romântico.

Imagem: Kelsey - Pinterest.

Se você estiver vestida com um look monocromático, acrescente um reverse cat eye colorido, o rosa é uma boa dica, para dar um toque especial ao seu visual.

Imagem: Lilian Pacce - Pinterest.

Para uma ocasião formal, você pode combinar a cor do seu look com a do delineado invertido, e deixando o restante da make em um tom mais neutro.

Imagem: Make Up Beauty - Pinterest.

Marcar bem o reverse cat eye faz toda a diferença para deixar aquele olhão sensual.

Imagem: Panorama Web - Pinterest.

Um olhar com um delineado esfumado, combinado a um batom escuro marcante, formam a maquiagem perfeita para uma ocasião formal.

Imagem: Tudo sobre make - Pinterest.

Veja mais um vídeo com o tutorial do delineado invertido. Nele é mostrado como é fácil de fazer o delineado que está bombando nas redes sociais, com apenas um lápis e sombra:

Você com certeza vai marcar presença se acrescentar o reverse cat eye na sua make.

Esse delineado dá um charme especial a make, mas se você acha impossível de fazer sozinha, saiba que não é um bicho de sete cabeças!

Ele é mais fácil de fazer do que o delineado gatinho convencional. Você só vai precisar de um pouco de prática, para não dar um aspecto de olheiras escuras.

A dica é: se errar faça de novo!

O delineado invertido é feito na pálpebra inferior, marcando a linha d’água e abaixo dela, com um traço até o canto externo do olho como o gatinho.

Ele pode ser feito com um traço marcado, ou esfumado. Você pode adicionar cores ao delineado se preferir um look mais divertido e descontraído, com sombra ou lápis.

Para dar um toque especial a make, você pode fazer o delineado invertido junto com o delineado superior convencional de gatinho, para um olhar intenso.

Este estilo de delineado passa a sensação de olhos mais abertos e também mais alongados.

Você pode usar no dia a dia com uma make mais básica, ou em um look mais moderno adicionando as cores, e também elegantes com uma maquiagem mais elaborada. Ele combina com qualquer tipo de olhar.

Para quem não tem prática em usar o delineador e está iniciando, o indicado é usar uma sombra marrom com pincel chanfrado e ir deslizando com leveza.

Uma dica é fazer o delineado esfumado que é bem mais fácil que o traço tradicional, e não precisa ficar tão reto.

Depois de ter adquirido uma certa prática, você já pode usar um lápis macio, que é o mais fácil para esfumar, e se você errar será mais fácil de limpar.

Quando você ganhar mais habilidade, já é hora de usar delineador em gel.

Depois de estar expert em delineado, já pode de usar os delineadores caneta.

Mas não esqueça que esse tipo de delineador seca bem mais rápido na pele, por isso use quando tiver mais destreza no traço para não ficar difícil de arrumar.

Para dar um toque divertido faça o delineado com lápis colorido, escolha a cor: verde, azul, vermelho, rosa, ou qualquer outra cor. Experimente usar sombra em vez de lápis ou delineador.

No restante da make a dica é usar tons neutros, como nude, mas se você quiser ousar, um delineado preto combina muito com um batom no tom vermelho.

Resumo da história do delineador

Acreditam os historiadores que o delineador teve início 10 mil anos a.C., nas regiões do Egito e Mesopotâmia.

Na verdade, não era chamado de delineador, os traços nos olhos eram feitos com ajuda de uma espécie de lápis que era feito de osso ou madeira, com uma tinta conhecida com Kohl. Essa tinta era feita de antimônio e carvão.

Não eram apenas as mulheres que utilizavam a maquiagem nos olhos, os homens também, pois ela era uma forma de proteção contra os raios solares escaldantes do deserto. Estudos dizem que a tinta absorvia parte da reação dos raios solares.

Cleópatra como vemos nos filmes, utilizava muito o Kohl.

Mas historiadores dizem que aplicar maquiagem nos olhos era uma forma de evocar o estilo de deuses egípcios, e com isso, o uso do Kohl acabou sumindo com a dominação romana no Egito, para acabar com ideias que remetiam a cultura do povo dominado.

Em 1920, com a descoberta do túmulo de Tutancâmon, foi revelado o registro do uso dos traços delineados nos olhos, sendo assim divulgado.

Desde então a indústria de cosméticos investiu nesse tipo de maquiagem com versões modernas.

Mas o uso do delineador ganhou força mesmo entre o final da década de 1950 e início da década de 1960.

Hoje em dia o delineador inspira mulheres e é encontrado em diversas versões práticas, para destacar o olhar na maquiagem.

O que usar para fazer o delineado invertido

Caneta Delineadora

Nesse tipo de delineador, o líquido fica dentro da caneta, e a aplicação é feita por uma esponjinha presa a ponta dela.

A caneta delineadora é um produto que seca mais rápido, ideal para traços mais finos e precisos.

Ela está disponível em diversas cores, para você variar na make.

Dica: Na hora de guardar sua caneta delineadora, deixe-a com a ponta da esponja para cima, evitando que o produto fique em contato com ela, aumentando assim, a durabilidade.

Imagem: Mboom - Pinterest.

Delineador em gel

Este tipo de delineador deve ser aplicado com pincel.

Com textura cremosa, dá bastante uniformidade ao traço. Ele promete 12 horas de durabilidade.

Mas para utilizá-lo você deve ter uma certa habilidade e mãos firmes.

Dica: Para maior durabilidade do pincel aplicador, lave-o após o uso com água morna e sabão. Depois aperte delicadamente para tirar o excesso de água, e deixe secar naturalmente.

Imagem: Belle Almeida - Pinterest.

Delineador líquido

 É o delineador com consistência mais fluida que vem em um potinho, e um aplicador com ponta maleável. Ideal para aquele traço marcado.

Dica: Para que seu delineador líquido não resseque com o tempo, sempre mantenha o frasquinho bem fechado.

Imagem: Jasmyne Cosméticos - Pinterest.

Lápis delineador

O lápis delineador é macio e sequinho, ideal para traços mais leves ou esfumados. Há diversas cores de lápis para você escolher. Aproveite seu lápis delineador para fazer o delineado colorido, tanto o invertido, quanto os mais convencionais.

Dica: Cuide da esponjinha que vem na outra ponta em alguns modelos de lápis, com ela você vai poder fazer o esfumado. Você também pode usar o lápis juntamente com sombra para fazer o delineado.

Imagem: Florenza - Pinterest.

Sombra

Com a sombra você pode variar na cor do seu reverse cat eye. Com ela você faz um traço mais leve e esfumado, deixando o visual delicado. Use pincel chanfrado para aplicar.

Dica: não esqueça de prepara o olho com primer antes de fazer o delineado com sombra. Outra dica é que você pode usar o pincel chanfrado molhado em vez de seco ao passar a sombra, o traço ficará mais definido.

Imagem: Amazon - Pinterest.

Dicas para o delineado durar mais

Para a melhor fixação do delineador, o ideal é aplicar somente depois que toda a make estiver pronta. Não esqueça de preparar a região dos olhos com primer ou corretivo cremoso.

Passar a sombra por cima do delineador ajuda também a manter a fixação, um fixador de sombras também pode ser muito favorável para a duração do delineado.

Uma boa ideia é utilizar os delineadores a prova d’água, eles contêm silicone e são mais duráveis e difíceis de sair.

Quando você quiser retirar a make ao chegar em casa, use demaquilante, já que o delineador a prova d’água fixa bastante.

Como fazer o delineado invertido

  • Primeiro prepare bem a região dos olhos, com corretivo, base ou pó facial, evitando que o traço deixe uma sensação de olheiras maiores.
  • Faça a linha com cuidado e delicadeza, do canto externo ao canto interno do olho. Para dar o efeito gatinho, puxe a extremidade na diagonal.
  • O traço pode ser grosso ou mais fino, pode ser marcado usando delineador, ou esfumado usando o lápis ou sombra com pincel.
  • Para finalizar, use bastante máscara para cílios, tanto nos cílios inferiores quanto nos superiores.
  • Se você errar, use demaquilante ou água micelar com uma haste flexível para corrigir.

Bom, esse são os passos para um reverse cat eye perfeito, mas você pode variar no traçado de algumas formas. Vamos falar delas a seguir.

Delineado invertido esfumado

Para dar um toque ainda mais moderno, faça o delineado esfumado, ele também dá um ar elegante a make, e é mais fácil de ser feito do que o marcado por não precisar ser perfeitamente reto, afinal você vai esfumar ele no final.

Você pode fazer o delineado esfumado com um lápis macio, riscando a linha, e depois finalize esfumando com a esponja do lápis.

Se preferir, para fixar ainda mais o delineado, use o lápis juntamente com sombra. Primeiro passe o lápis e depois finalize carimbando com a sombra, com pincel chanfrado.

Dica: Para fixar ainda mais a sombra, utilize primer. Faça um traço com o primer antes de começar o delineado. Ele fixará a sombra por muito mais tempo.

Tutorial do delineado invertido
Imagem - Pinterest.

Confira o passo a passo do delineado invertido esfumado no vídeo:

Delineado invertido marcado

Esse com certeza é o jeito mais marcante e forte de usar o delineado invertido. Use delineador caneta, em gel ou líquido.

Esse traço deixa o olhar marcado e forte, você terá o olho dramático perfeito!

Dica: Muita calma e leveza nas mãos para fazer o delineado marcado! Fique em frente a um espelho fixo, nada de segurar um espelho na mão e fazer o delineado com a outra! O risco de você errar será muito maior. Se preferir, apoie o cotovelo sobre uma superfície para dar firmeza na hora de riscar a linha.

Delineado invertido marcado
Imagem: Laleska Natalli - Pinterest.

Depois de todas essas inspirações, ideias, tutoriais e combinações, você está pronta para arrasar usando o delineado invertido (reverse cat eye) em sua make, seja ela para o dia a dia, eventos formais, trabalho ou festas.

Os diversos estilos e cores deste estilo de delineado, acrescentam modernidade e ousadia ao seu visual.

E aí? Pronta para fazer o seu delineado invertido? Use a imaginação, adote formas de fazer com precisão, use moldes, fita adesiva, até pegar o jeito, e aperfeiçoe cada vez mais o traço.

Sem dúvida você vai pegar a prática de fazer o delineado rapidinho, e vai usá-lo em todas as ocasiões!

Se você ainda não tem um delineador, escolha o que mais se encaixa com seu estilo e acrescente a sua maleta de maquiagem.

O delineado invertido veio para ficar, e você vai causar com ele!

A técnica do delineado invertido é uma arte incrível e maravilhosa, que encanta a muitas pessoas que amam o mundo da maquiagem. 

Essa técnica é muito utilizada em muitos áreas, inclusive para eventos e formaturas.  

Vimos aqui que fazê-lo não é tão simples, mas quando há prática e determinação, é possível ficar expert na área. 

Há quem diga que para fazer, você precisa ter quase um dom, mas não há nada que a prática não a faça ser capaz de arrasar no delineado invertido

O importante é sempre treinar e nunca desistir, já que neste caso, a prática leva sim a perfeição

Você também pode adaptar o delineado invertido, como já falamos anteriormente, utilizando novas habilidades e objetos, como fitas e pincéis próprios.

O importante é sempre tentar de alguma maneira, tornar a técnica mais simples de se desenhar e preencher (treinar bastante ajuda muito!) 

É importante saber também, que a escolha dos objetos ideais também é um passo importante, e de certa maneira, fundamental para a desenvoltura da técnica. 

Você pode testar vários materiais, como em tipos de pincéiscorretivos para acertar o traço errado,moldes e até mesmo um carimbo de delineado invertido

Sempre procure o método mais fácil e simples para desenvolverá técnica, e sempre pense que a prática faz com que você faça cada vez melhor

Dicas para economizar na maquiagem:

Se maquiar é uma arte, onde tudo orna muito bem de uma forma bonita e até satisfatória.

maquiagem é encantadora e ainda pode utilizada para inúmeras modalidades, como modificaresconder e até acentuar pontos no rosto e corpo

Sabemos que por de ser um momento muito comum, há muitos gastos com produtos e utensílio de maquiagem

Pensando nisso, disponibilizamos alguns cupons de desconto para que você possa economizar em todas suas compras de beleza e maquiagem

Esperamos que você consiga economizar e comprar ainda mais itens. 

Se restar alguma dúvida, estaremos aqui pra te ajudar. 

Até a próxima Cupomzeiros!! 

Kamila Mendes: Me chamo Kamila, tenho 23 anos e sou de Goiânia - GO. Sou mãe, esposa e apaixonada pela minha família. Gosto de ler, estudar e escrever sobre tudo que envolve o universo de moda, estética e beleza em geral.

Usamos cookies para melhorar sua navegação.