Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Parnaíba, Guia Completo: Onde Ficar, Comer e Atrações

Parnaíba é o segundo município mais populoso do estado do Piauí e é onde começa o litoral piauiense, o menor litoral do Brasil, que é dono de belíssimas praias paradisíacas de água azul esverdeada e areia branca.

Se você está com intenção de viagem a este destino, neste artigo preparamos um guia completo para sua viagem, contamos um pouco da história da cidade, alguns fatos sobre ela, onde ficar, onde e o que comer, quando ir, quantos dias ficar como chegar, enfim, praticamente tudo que você precisa saber para aproveitar o melhor de seu destino.

Continue neste artigo até o final que há um bônus de 2 passeios para fazer em Parnaíba.

Conheça Parnaíba

Imagem Com Delta Do Parnaíba
Fonte: guiaviajarmelhor.com

Possuindo uma população estimada de 153 mil habitantes, Parnaíba é a segunda cidade mais populosa do estado do Piauí, situada ao longo da bacia hidrográfica do rio Parnaíba, e fica a 337 km de Teresina.

A cidade é também uma das paradas da Rota das Emoções, passeio que inclui Jericoacoara (CE) e Lençóis Maranhenses (MA). É ainda a base para conhecer o exuberante Delta do Parnaíba, único em mar aberto das Américas.

Parnaíba apresenta grande valor histórico para o Piauí com inúmeros monumentos tombados pelo Iphan, principalmente nas proximidades do Porto das Barcas. Além disso, possui lagoas e paisagens naturais de encher os olhos.

Junto ao município está integrado como distrito a cidade litorânea Luiz Correa, residente de belas praias e dunas, sendo o município com maior extensão de litoral, cerca de 46 km, mais da metade da área litorânea de todo o estado, que possui ao todo 66km de extensão.

O clima em Parnaíba, é tropical e semiúmido, sendo quente a maior parte do ano, e com grande indíces de chuva durante os meses de Janeiro a Junho.

A cidade vem crescendo e expandido conforme o passar dos anos, turistas de todo o Brasil e do mundo estão sendo cada vez mais atraídos a visitar a cidade e suas belezas naturais, permitindo assim que a mesma ganhe cada vez mais estrutura para receber seus visitantes.

A quem diga que a preservação e beleza das praias se dá pela falta de interação humana, já que as praias não sofrem com lotação, mesmo nos períodos de alta temporada. Seus moradores respeitam e preservam a natureza do local.

Pelos bairros e centro da cidade podem ser facilmente encontrados bares, restaurantes, mercados, bancos e farmácias. A maior parte da cidade localiza-se na margem direita do rio Igaraçu, a outra parte está em Ilha Grande.

História de Parnaíba

Parnaíba surgiu de dois povoados: Testa Branca e Porto das Barcas. Testa Branca era o nome de uma grande fazenda de Gado que depois se tornou um arraial com poucos habitantes e não conseguia prosperar.

Já o Porto das Barcas antes conhecido como Porto Salgado, fica às margens direita do rio Igaraçu e começou a prosperar devido o grande número de embarcações que utilizavam o local, onde havia o transporte de charque (carne de sol) e comercio de mercadorias.

Em 1758, o português Domingos Dias da Silva adquiriu grande quantidades de terras, construiu o Porto da Barcas, começou a produzir charque, exportando para Lisboa e importando produtos pra feitoria.

O povo migrou de Testa Branca para o Porto das Barcas. O distrito criado recebeu o nome de Parnaíba. Em 14 de Agosto de 1844, foi elevado a categoria de cidade. Ainda em 1844 foi construída a Igreja de Nossa Senhora das Graças, padroeira da cidade, uma construção em estilo barroco.

O Que Fazer em Paranaíba

A cidade é o ponto de partida para os passeios de barco que levam ao Delta do Parnaíba, um dos mais belos cenários do país formado por rio, mar, lagoas, igarapés, áreas de mangue e 75 ilhas.

Com significância histórica para o Estado do Piauí, a cidade possui muitos monumentos e pontos de preservação, onde é possível conhecer não só a história da cidade, como também a arquitetura do século 18 e 19.

Pontos turísticos da cidade de Parnaíba.

  • Delta do Parnaíba;
  • Porto das Barcas;
  • Museu do Mar;
  • Catedral Nossa Senhora das Graças;
  • Lagoa do Portinho;
  • Praia Pedra do Sal;
  • Usina Eólica Pedra do Sal;
  • Praça Mandu Ladino

Delta do Parnaíba

É o principal ponto turístico da cidade, é um santuário natural, com fauna e flora riquíssimas. Ali, o Rio Parnaíba deságua no mar em cinco grandes braços, desenhando a letra grega delta, daí o nome Delta do Parnaíba. Único em mar aberto das Américas e o terceiro maior do mundo.

Do processo natural da divisão das águas, origina-se cerca de 80 arquipélagos, com vegetação intocada, habitadas por aves e animais silvestres, o local conta com 2.700 km² de ilhas, igarapés, praias, dunas e vasta biodiversidade.

O auge do passeio fica por conta do pôr do sol, momento em que será possível assistir a revoada dos guarás e as aves vermelhas em sobrevoo.

O passeio é feito de barco, e o tour costuma ficar por conta das agências de turismos geralmente disposta no porto dos tatus em ilha grande, local de inicio da jornada, com diversos roteiros a sua escolha.

Porto das Barcas

Imagem Com Porto Das Barcas, Parnaíba
Fonte: deltarioparnaiba.com

Se á um adjetivo para descrever este lugar, o adjetivo é simpatia. O Porto das Barcas tem relevância histórica para a cidade, pois, como citado anteriormente neste artigo, o porto é o inicio do processo de urbanização da cidade de Parnaíba.

Situado às margens do rio Igaraçu, o porto é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e dispõe de bares, restaurantes e lojas de artesanato que funcionam em charmosas casas coloridas.

Nas simpáticas casas onde hoje atuam os comércios, eram antes os armazéns de produtos para exportação que foi construído por escravos. O Porto das Barcas é o cartão postal e a identidade da cidade de Parnaíba.

Museu do Mar

Inaugurado no Porto das Barcas, o Museu do Mar é um projeto do Governo do Piauí para revitalização das aéreas litorâneas.

Nele há exposições que contam a história dos prédios mais antigos da cidade, exemplares que discorrem sobre a fauna e a flora do Delta do Parnaíba, esqueletos da vida marinha, arquitetura de embarcações, itens de religiosidade local, e também uma maquete que dá ao visitante uma noção do quão vasta é a Área de Preservação Ambiental (APA) do Delta do Parnaíba.

Catedral Nossa Senhora das Graças

Imagem Com Catedral Nossa Senhora Das Graças, Parnaíba
Fonte: mapio.net

Assim como toda cidade arquitetada por portugueses nasce em volta de uma igreja, Parnaíba não podia ser diferente.

A Catedral Nossa Senhora das Graças, construída no século 19 em estilo barroco leva o nome da padroeira da cidade.

Também é conhecida como Catedral Mãe da Divina Graça. Em seu interior é possível ter acesso a memorias e monumentos que contam mais sobre a história de Parnaíba.

Está localizada em frente a praça da graça, local onde foi construído o monumento da independência do Brasil.

Lagoa do Portinho

Margeada por dunas de areias brancas, a Lagoa do Portinho, é um dos mais conhecidos pontos turísticos da região Norte do Piauí.

A lagoa é visitada por famílias de parnaibanos e turistas de todo o Brasil que encontram descanso e lazer com banho e passeios pela lagoa e dunas, rodeadas por vegetação com forte presença de palmeiras entre coqueiros e carnaúbas.

Vale a pena estar na lagoa no por do sol, quando a água vira um espelho com reflexos do entardecer que garante uma paisagem digna de fotografia e quadros de pintura. Durante o dia, dependendo do clima e da luz solar, a lagoa também pode ficar em tom de azul esverdeado, cenário simplesmente paradisíaco.

Praia Pedra do Sal

Imagem Com Praia Pedra Do Sal , Parnaíba
Fonte: tripadvisor.com

A única praia localizada no município de Parnaíba fica a 16 km do centro da cidade. O Farol localizado em um belo conjunto de pedras, divide o mar agitado no lado leste das águas mansas do lado oeste.

No lado bravo, o ambiente é próprio para prática de surf, kitesurf e outros esportes náuticos. Na parte mansa, é propício ao banho mais tranquilo.

A praia tem 8 km de extensão e fica na Ilha Grande de Santa Isabel. Há alguns comércios como bares e restaurantes na orla da praia próximo ao farol, a maioria no estilo pé na areia.

Usina Eólica Pedra do Sal

A cidade apresenta um parque eólico chamado Complexo Delta, na localidade da praia da Pedra do Sal.

Os 20 aerogeradores da Usina Eólica da empresa Tractebel Energia, instalados na praia da Pedra do Sal podem ser vistos a quilômetros de distância e são responsáveis pela produção da energia de 40% da população de Parnaíba.

Outras atividades e pontos turísticos

Luís Correia, destino tradicional de veraneio, está a 12km e é um distrito integrado de Parnaíba onde encontram-se 2 das principais praias do estado, a Praia do Coqueiro e a Praia do Atalaia.

É o município com maior extensão litoral, e pontos turísticos como por exemplo a árvore penteada podem ser visitados.

Praia do Coqueiro

Imagem Com Praia Do Coqueiro
Fonte: mapio.net

A praia do Coqueiro fica a 10 km do centro de Luís Correia e possui uma boa estrutura para quem a visita. Praia tranquila de ondas pequenas é muito procurada por praticantes de kitesurf por ter ventos fortes durante todo o ano.

A praia possui uma barreira de corais em parte de sua extensão que só fica visível durante a maré baixa, formando piscinas naturais de águas transparentes. Você encontrará bares e restaurantes à beira mar.

E se desejar praticar, ou aprender um esporte novo, na orla da praia, instrutores de kitesurf estão à disposição dos visitantes.

Praia de Atalaia

É a principal praia do litoral piauiense. Possui uma ampla faixa de areia plana, com ondas brandas e vários quiosques ao longo da orla.

Recentemente, a orla passou por uma grande reforma que trouxe como resultado um calçadão à beira-mar, pontos de acessibilidade, banheiros e duas praças para eventos nas extremidades.

A atração turística árvore penteada está localizada nesta praia. É uma árvore da espécie Tamarinheiro, que cresceu de forma diferente devido a brisa do mar e ventos fortes, é considerada patrimônio histórico ambiental do estado.

Compras na Cidade

Imagem Com Parnaíba Shopping
Fonte: tribunadeparnaiba.com

Para aqueles que quando realizam uma viagem a dois costumam fazer compras e levar uma lembrancinha para os seus amigos e familiares, selecionamos ótimos lugares onde você pode ir e ainda conhecer um pouco da cultura local.

Mercado Municipal de Fátima, aqui você encontrará de tudo um pouco, desde produtos de feira como verdura e legumes, peixes até artesanatos e utensílios para a casa.

O interessante deste local é que ele fica aberto quase que 24 horas por dia, segunda a domingo das 5 horas da manhã até as 4 horas da madrugada. Localizado na Rua Armando Burlamaque, 1248 bairro São Francisco da Guarita.

Parnaíba Shopping, o único shopping center da cidade. Aqui você encontrará comércios locais, lojas de rede (riachuelo, americanas...) cinema e praça de alimentação, localiza-se na Avenida São Sebastião, 3429 bairro Reis Veloso

O Bairro Piauí, localizado entre as ruas Caramuru e Rua Osvaldo Cruz é um verdadeiro centro comercial com diversas lojas com os mais variados itens, onde você encontrará de tudo um pouco. Lojas de eletrônicos, roupas, móveis, atacados. Um cardápio completo de variedade.

Onde Ficar

Parnaíba tem poucos hotéis e uma boa quantidade de pousadas, as pousadas tem basicamente 2 níveis, as pousadas de nativos, que são geralmente mais em conta, e as pousadas de nível médio, com piscina, serviços de quarto, transfer e mais comodidades.

Na região também há como opção de hospedagem alguns chalés bem aconchegantes e resorts.

O viajante também pode optar por ficar na cidade de Luís Correa, onde encontrará também boas opções de pousadas ou hotéis com desconto e com vista para o mar, ou bem próximo a praia.

Qualquer que seja a sua opção, antes de fazer a sua reserva é sempre importante e recomendável que você pense nas comodidades das quais não abre mão e faça também um roteiro de viagem para hospedar-se em um local que seja estratégico a fim de aproveitar o melhor que o turismo tem a oferecer.

Onde Comer

Dando continuidade no nosso guia de viagem, selecionamos alguns dos restaurantes e bares melhor avaliados para trazer como opção a você que vai para Parnaíba.

A comida local da cidade tem a mistura da comida nordestina piauiense - que é carregada em temperos - e a comida típica dos litorais que provem da pesca. Caranguejo como prato principal é algo muito comum em vários restaurantes por lá.

Restaurante Mangata

Restaurante Mangata, localizado Av. São Sebastião, 3900 bairro Frei Higino, serve almoço e jantar. Possui culinária de carnes e frutos do mar com pratos à francesa, em espaço refinado contemporâneo com piso superior. As avaliações elogiam o sabor e a variedade de comidas, além das opções de drinks.

Caranguejo Expresso

Imagem Com Caranguejo Expresso, Paraníba
Fonte: tripadvisor.com

Caranguejo Expresso, como o próprio nome sugere, é uma excelente opção para quem quer experimentar os mais variados pratos feitos com a carne do caranguejo, além das casquinhas servidas à moda tradicional, opções como tortas, empanado e risoto. Localizado na R. Quentinha Píres, 64 no Centro de Parnaíba.

Quintal do Betim

Quintal do Betim em espaço aconchegante e decoração típica do sertão nordestino, este restaurante serve um cardápio variado de comidas típicas.

Tapioca, cuscuz, queijo coalho, waffle e bolinho de queijo são algumas das opções que você encontrará neste local. Impecável nos detalhes. Está localizado BR-343, 6290 - rodovia que liga Parnaíba a Luís Correa.

Rancho Grill

Imagem Com Rancho Grill, Parnaíba
Fonte: restauranteguru.com

Rancho Grill este restaurante foi muito bem avaliado pela qualidade no atendimento e pelo ambiente bem estruturado com música ao vivo.

O restaurante serve diversas opções de pratos, como porções de camarão, fritas, carnes. É uma ótima opções para um happyhour noturno. Localizado na Av. São Sebastião, 1512 - Campos, Parnaíba.

Barraca Carlitus

Barraca Carlitus este é um restaurante da orla da praia do Atalaia em Luís Correa, a 16 km de Parnaíba, local bastante movimentado e conceituado. Gastronomia costeira à la carte de pratos e porções mistas com boemia familiar em barraca de praia acolhedora.

Mercado Municipal de Luís Correa

Imagem Com Mercado Municipal De Luís Correa
Fonte: luiscorreialitoral.blogspot.com

Mercado Municipal de Luís Correa que possui diversas opções de restaurante e quiosques em uma grande praça de alimentação. Com opções para todos os gostos e para todos os bolsos, está localizado na 555, R. Prof. Darcí Araújo, 471 no Centro de Luís Correia, á 12 km de Parnaíba.

Quando ir a Parnaíba

Em primeiro lugar, Parnaíba é um destino que merece total reconhecimento, desde as atrações turísticas da cidade, ao delta Parnaíba, até os dias de praia.

A área permanece com temperaturas quentes durante todo o ano, mas há períodos em que chove com frequência e pode prejudicar o passeio.

Então, a melhor época para conhecer o Delta do Parnaíba é entre os meses de maio a agosto, quando as  lagoas estão mais cheias, mais límpidas e não chove tanto quanto chove em janeiro, por exemplo.

Para que você possa aproveitar o que a cidade tem de melhor a oferecer, recomendamos uma viagem de no mínimo 5 dias. Leve em consideração que a o passeio ao Delta do Paranaíba leve de 4 a 6 horas, e isso irá lhe tomar boa parte do seu dia.

Vale a pena aproveitar cada segundo nesta cidade, e, com tempo, vale a pena conhecer ainda o Parque Nacional Sete Cidades, que falarei um pouco dele mais a baixo.

Como Chegar a Parnaíba

Há duas maneiras de chegar a Parnaíba, de avião e pousando no Aeroporto Internacional de Parnaíba, ou pelas rodovias 402 e 343.

Em alguns casos, será necessário ir até Teresina primeiro e lá pegar um segundo voo ou usar o transporte rodoviário. Isso irá depender muito do seu ponto de partida. Em São Paulo por exemplo não há voos para Parnaíba, já em Brasília há algumas opções com conexões.

Chegando a Teresina, na rodoviária existem companhias de transporte que levam até a rodoviária de Parnaíba. Outra opção ainda mais fácil seria alugar um carro, caso essa opção lhe seja viável.

Rota das Emoções

Imagem Com Rota Das Emoções
Fonte: raizesdomundo.com

Este passeio de duração variada é um dos motivos - se não o principal motivo - que atrai os turistas para as praias de Piauí, além de sua beleza. E por estar ligado ao que tratamos neste artigo, falaremos também um pouco sobre a Rota das Emoções

É uma rota turística criado em 2005, através do Sebrae em conjunto com Ministério do Turismo (Brasil), para estimular o turismo da região do nordeste brasileiro a fim de explorar os atrativos litorâneos de três estados: Piauí, Ceará e Maranhão, conhecido pelas paisagens exóticas, sol, praia, dunas, cultura, gastronomia e uma fauna e flora de tirar o fôlego, sendo uma das belas atrações do Brasil.

Compreende a bela Praia de JericoacoaraCamocim Barroquinha no Ceará, passando pelas praias de Cajueiro da Praia, Atalaia, Praia do Coqueiro, Ilha Grande e o Delta do Parnaíba no Piauí e os Lençóis Maranhenses no Maranhão.

A rota cobre um trecho de 14 cidades litorâneas entre Fortaleza e São Luís do Maranhão, totalizando 900km. O principal portão de entrada é a cidade de Parnaíba como a maior e melhor base de apoio a qualquer um dos destinos da rota.

O projeto tem feito o maior sucesso e atraído turistas do mundo todo. Diversas empresas e agências de turismo se capacitaram desde a criação para beneficiar as cidades e os viajantes.

Claro que varia muito da agência que fará a viagem em casal, mas a maioria incluei no pacote as pousadas entre uma cidade e outra, o transporte e algumas incluem também passeios de barco e quadriciclo.

Um programa e tanto que vale a pena o investimento.

Parque Nacional Sete Cidades.

parque nacional de Sete Cidades é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza localizada na região norte do estado do Piauí, cerca de 140 km de Parnaíba e 180 km de Teresina

O território do parque está distribuído pelos municípios de Brasileira e de Piracuruca, o parque contém savanas áridas (florestas de babaçu) e floresta sazonal que protege uma importante formação geológica e conserva os recursos hídricos em uma região seca.

Os principais atrativos geológicos são algumas pinturas rupestres e inscrições pré-históricas, cânions e a pedra da tartaruga (um rocha que realmente lembra o casco de uma tartaruga).

Trilhas a pé e de bicicleta podem ser feitas no local para apreciar a bela paisagem da natureza. A entrada é gratuita e comércios oferecem guias (porem este é pago). Também há alguns restaurantes e pousadas próximo ao parque.

Outro passeio que vale muito a pena fazer se você estiver no Piauí

Dúvidas Frequentes

Quais são as principais atrações de Paranaíba?

O Delta do Parnaíba com certeza é a principal atração turística da cidade, mas não é o único, a Lagoa do Portinho possui uma paisagem de tirar o fôlego, além do Porto das Barcas, local onde é possível se encantar com a arquitetura antiga, conhecer a história da cidade e ainda fazer compras nos comércios locais.

Onde fica o município de Parnaíba?

O município de Paranaíba está localizado no estado do Piauí, no sul da região Centro-Oeste do Brasil e à Leste de Mato Grosso do Sul.

Qual é o significado de Parnaíba?

Do tupi (língua do povo indígena que habitava a maior parte do litoral Brasileiro) Parnaíba era o nome dado a um facão que usava-se para retalhar a carne.

Considerações Finais

Esperamos que nossas menções até aqui tenham lhe auxiliado, o te deixado curioso para conhecer esse destino incrível. Aproveite e use o cupom de desconto que preparamos para você!

O Brasil é cheio de lugares e destinos que a cada local, há uma coisa nova para aprender e conhecer. Parnaíba, como citamos aqui, possui belíssimas paisagens, passeios para conhecer a natureza e apreciar verdadeiros paraísos.

Um grande abraço, e até a próxima!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.