Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Melhores Praias em Torres: TOP 8 Para Conhecer!

O litoral extremo norte gaúcho tem muito a oferecer e uma das cidades mais belas é Torres, com praias lindas e paisagens de tirar o fôlego. Por isso, você precisa conhecer as melhores praias em Torres!

A cidade é uma das mais antigas do território gaúcho e tem muito a oferecer com suas paisagens paradisíacas e passeios incríveis.

Conhecida por ser a mais bela praia gaúcha e por seus paredões rochosos que são o principal cartão postal da cidade, é o destino perfeito para quem gosta de atividades ao ar livre.

Torres ainda oferece uma gastronomia e vida noturna agitada com vários pubs, restaurantes e bares pertinho das praias que fazem a visita valer ainda mais.

Se você está pensando em passar suas férias na belíssima cidade litorânea gaúcha, precisa conhecer as 8 melhores praias em Torres para visitar:

8 melhores praias em Torres

Cercada por cenários de tirar o fôlego e paisagens naturais que dariam belos quadros, Torres é uma das principais cidades litorâneas do território gaúcho.

Seja por suas belas praias com ondas agitadas que atraem surfistas, seja pelas praias mais tranquilas feitas sob medida para curtir em família e aproveitar as crianças, a verdade é que há opção para todos.

Mas nem só de praias belíssimas o município vive, tendo em si uma história guardada em edifícios históricos, igrejas, museus e oportunizando a prática e aprendizagem de esportes náuticos.

Sede de um dos festivais mais lindos que ocorrem no Brasil, o Festival Internacional de Balonismo, Torres é repleta de atrações incríveis.

Porém, para começar essa conversa e programar sua rota turística, separamos as 8 melhores praias em Torres para você conhecer:

Praia Grande

Imagem Com Praia Grande
Foto: Praia Grande www.tripadvisor.com.br

A Praia Grande é a mais badalada das praias em Torres e a segunda maior em faixa de extensão de areia, tendo em seu canto norte a Praia dos Molhes e ao sul acesso à Prainha.

É na Praia Grande que o movimento acontece, onde a maior parte das pessoas coloca seu guarda-sol na areia e aproveita o calor na companhia de um mar de azul com ondas que atraem os surfistas locais.

Na Praia Grande há a maior parte das opções gastronômicas perto do mar que vão desde restaurantes, pizzarias, fast-foods, lanches em geral, até cafés, bares e conveniências.

A infraestrutura é uma das melhores da cidade, dispondo de passarelas de acesso à praia, chuveiros e banheiros públicos, acesso para PCD e salva-vidas.

Além disso, para quem quer curtir os arredores da praia com outras opções de lazer há a pista de skate no canto sul e o cinema de Torres há alguns passos da praia.

Prainha

A Prainha de Torres é conhecida por sua faixa de grama logo acima da faixa de areia e pelas pedras que compõem a costa e deixam a paisagem ainda mais bonita.

É uma praia mais tranquila e fica para logo após o canto sul da Praia Grande, é lá que se encontra o Letreiro de Torres, onde você pode tirar fotos e postar em suas redes sociais expondo seu amor e passagem pela cidade.

Não há tantos restaurantes e opções gastronômicas à beira-mar, mas andando um pouco para dentro da cidade você encontra diversas opções.

A praia é ideal para famílias e crianças, já que o movimento é menor e as ondas não são tão fortes quanto as demais praias.

Além disso, logo no canto sul há a trilha que faz a travessia para a Praia da Cal, para quem quiser explorar e conhecer mais dos arredores.

Praia dos Molhes

Imagem Com Praia Dos Molhes
Foto: Praia dos Molhes www.tripadvisor.com.br

A Praia dos Molhes como o próprio nome já diz é onde ficam os Molhes de Torres que ficam entre o mar e o Rio Mampituba, na ponta dos molhes há também o Farol Sul do Mampituba, um ótimo lugar para ver o sol nascer na praia.

A localização da Praia dos Molhes é na divisa entre Torres e Passo de Torres, sendo essa a última praia do território gaúcho.

Pertinho da Praia dos Molhes, adentrando e costeando o rio, é possível encontrar vários restaurantes, comércio, bares, passeios de barco e a Ponte Pênsil do Mampituba, um atrativo turístico da cidade.

Da Praia dos Molhes também dá para ter visão do Farol Norte do Mampituba e da Praia de Passo de Torres, a primeira praia do sul de Santa Catarina.

Além disso, a praia é ideal para famílias, crianças e para quem quer mais sossego, no entanto, há poucas opções gastronômicas na beira da praia, ficando essas disponíveis na avenida Beira Mar.

Praia da Cal

Ao lado da Prainha há uma trilha que leva para outra praia bastante movimentada de Torres, a Praia da Cal, mas o acesso não é somente através dessa trilha e há uma ampla variedade de acesso e estacionamento.

Um atrativo turístico que atrai muitas pessoas para a praia fica bem no canto próximo às pedras da costa, a Gruta de Nossa Senhora Aparecida. Aos devotos da santa, há um santuário muito bonito em meio as rochas.

Logo acima da gruta há também um outro ponto turístico muito visitado, o Mirante Morro do Farol. Lá é possível ter uma vista incrível da Praia da Cal de um lado e da Prainha de outro.

E assim como a Praia Grande, a Praia da Cal tem muitas opções de restaurantes, bares, cafés, lanches, hotéis, pousadas, campings e comércio local pertinho da praia.

Não podendo deixar de lado o acesso ao Parque Estadual da Guarita que pode ser feito pela Praia da Cal, onde é possível estacionar o carro no parque e fazer as trilhas que levam ao mirante com vista do Portão, das Furnas, ao Capitel e à escadaria do Saltinho.

Praia da Guarita

Imagem Com Praia Da Guarita
Foto: Praia da Guarita www.tripadvisor.com.br

A Praia da Guarita é onde está a entrada principal para o Parque Estadual da Guarita e ambos têm esse nome por causa do Morro da Guarita e da Pedra da Guarita que enfeitam a extensão da praia.

Dentre as praias de Torres essa é com certeza a de maior beleza por conta dos morros e paredões rochosos que circundam a faixa de areia.

A praia é muito visitada por sua beleza e costuma ter bastante fluxo de pessoas, no entanto, mesmo que haja bastante movimento por lá, a maior parte das pessoas não permanece no local, sendo uma praia tranquila para passar o dia.

Por perto você conseguirá encontrar pousadas, hotéis e campings para se hospedar, além de comércio local, bares e restaurantes. Porém, em menor quantidade e opção que encontraria nas praias centrais.

Praia de Fora (Reserva de Itapeva)

A Praia de Fora ou conhecida por muitos como Praia de Itapeva está inserida dentro da Reserva de Itapeva, uma das unidade e áreas de preservação de fauna e flora silvestre mais importantes do Brasil.

Dentro de seu ecossistema há um mar de dunas, mata, restinga, palodosa e áreas alagáveis, além de uma fauna diversificada e serve de pesquisa para o campo das pesquisas biológicas.

Das praias já citadas é uma das menos movimentadas e mais limpas de Torres, as dunas de areia são sua principal característica, sendo uma praia para quem quer curtir a paisagem e se desligar do mundo.

Não há comércio, hotéis e restaurantes por perto para preservar a área, ou seja, se você quiser ir preparado para passar o dia por lá, leve algo para comer e beber na bolsa de praia. Mas lembre-se de levar seu lixo embora com você.

Apesar de a praia não ter tanta movimentação, é uma praia linda com lugares incríveis de serem visitados como as Pedras da Itapeva e o Antigo Terminal Turístico em Ruínas.

Praia Arroio Seco

Imagem Com Praia Arroio Seco
Foto: Praia Arroio Seco www.tripadvisor.com.br

Do ladinho da Reserva da Itapeva fica a Praia Arroio Seco que trás de volta a vida e movimento que a praia da Itapeva resguarda.

Na Praia de Arroio Seco é possível encontrar tudo o que há nas demais praias já citadas, lá tem opções gastronômicas diversas, campings, hotéis e demais opções de hospedagem, além de muitas opções de comércio local.

Apesar de ser uma praia mais movimentada que a sua vizinha Itapeva, ainda assim é uma praia bem familiar com um mar muito mais calmo para curtir lado a lado com as crianças.

Praia Paraíso

Situada mais ao sul de Torres e distante da área mais movimentada, a Praia Paraíso é perfeita para famílias e para quem quer sossego e tranquilidade em uma praia bonita e limpa.

Pelos arredores da Praia Paraíso há diversas opções de bares para curtir a vida noturna, restaurantes, sorveterias, pizzarias e comércio local.

E para quem deseja se hospedar por lá também há uma diversidade de hotéis, hostels, pousadas e campings.

Mesmo que distante dos principais pontos turísticos, para visitá-los basta pegar a Rodovia Estrada do Mar e em poucos minutos você tem acesso aos lugares já citados acima para passear e conhecer.

Dicas para aproveitar Torres da melhor forma:

Torres é uma cidade litoranêa, mas nem só de belas Praias ela é feita, há muito mais o que descobrir e curtir pela cidade, seus parques, lagoas, edifícios históricos, igrejas, variadas opções de lazer também fazer parte da experiência.

Para aproveitar ainda mais a cidade e não se limitar apenas as faixas de areia e paredões rochosos naturais admiráveis, separamos dicas incríveis.

Seja visualizar lobos e leões marinhos em uma ilha em um passeio de barco ou ficar de olho nas baleias francas em um dos mirantes.

A ideia é aproveitar ao máximo o lugar e conhecer tudo o que ele pode oferecer.

Confira umas dicas rápidas do que fazer por lá e como aproveitar melhor a sua estadia em uma das cidades mais bonitas do Rio Grande do Sul:

Ilha dos Lobos

Você sabia que existem Lobos e Leões Marinhos nas águas e terras de Torres? Pois bem, a visita à Ilha dos Lobos é um passeio que você não pode deixar de fazer e há vários barcos que o realizam.

A Ilha é habitada por esses animaizinhos que utilizam as pedras como descanso entre suas rotas migratórias, além de aves de variadas espécies oceânicas, corais e mariscos que compõem a beleza do lugar.

A dica principal é procurar pelas opções de passeios que saem da beira do Rio Mampituba, só fique atento a programação dos passeios para não se atrasar ou perder a vez, pois há horários de saída diários dos barcos.

Parque Estadual da Guarita

No Parque Estadual da Guarita é possível ter a visão das pedras rochosas que marcam o cartão postal principal da cidade, tirar fotos incríveis e apreciar a imensidão do oceano que se estende numa paisagem de tirar o fôlego.

Por tanto, não deixe de fazer a trilha que leva aos principais morros das praias de torres e ter uma visão incrível da paisagem litorânea, você não vai se arrepender!

Gruta Nossa Senhora Aparecida

A Gruta Nossa Senhora Aparecida é um ponto turístico essencial para visitação, principalmente aos devotos da Santa.

A gruta fica situada no canto da Praia da Cal, num paredão rochoso lindo e conta com um grande santuário para demonstrações de fé.

Ponte Pênsil do Mampituba

A Ponte Pênsil já foi um dos únicos elos entre as cidades de Torres e Passo de Torres, enquanto hoje é um ponto turístico da cidade que atraí muitas pessoas para visitação.

Ao atravessar a ponte você passa do estado do Rio Grande do Sul para o de Santa Catarina por cima do Rio Mampituba, inclusive uma dica, logo ao lado da travessia há barcos que fazem a rota para a Ilha dos Lobos.

Mirante do Veío Sidi

O lugar foi construído por Sidi, um senhor que colocou a mão na massa e criou um mirante de dois andares na beira da praia para apreciar o nascer ou pôr do sol, ou até mesmo as estrelas em noites quentes.

O lugar fica nas praias próximas à Praia Paraíso, mais especificamente entre a Praia Arroio Seco e a Praia Estrela do Mar na região sul de Torres e vale a pena a visita.

Lagoa do Violão

Localizada no centro de Torres, a lagoa tem esse nome, pois seu formato se assemelha muito ao de um violão e além de um lugar lindo para tomar um chimarrão e fazer um piquenique, a Lagoa do Violão é inclusive utilizada para vários esportes aquáticos.

Igreja São Domingos

A Igreja São Domingos é uma das igrejas mais antigas e a primeira a ser construída entre as cidades de Laguna e Osório, tendo muita história para contar.

Então se você aprecia construções antigas, religião e uma boa dose de história local, visitar o local valerá muito a pena.

Museu das Três Torres

O Museu das Três Torres contem um acervo histórico com objetos da época indígena que conta os primórdios da civilização e da construção da cidade, sendo um ótimo resgate ao passado.

Consulte os horários de visitação e se aventure a desbravar a história local para além do mar, da praia e das paisagens incríveis.

Fique de olho nas baleias francas

Entre agosto e novembro é muito comum os visitantes e moradores da cidade visualizarem as baleias francas no mar, já que é nesse período que elas buscam por águas mais quentes para terem seus filhotes.

Então não deixe de ficar de olho no mar, pois pode ser que você veja esses animais nadando por aí. Elas podem ser observadas de vários lugares, mas um bom lugar para observar as baleias é no Morro do Farol.

Parque do Balonismo

Torres é conhecida por ser sede de um dos festivais mais bonitos do Brasil, o Festival Internacional de Balonismo, que acontece no Parque do Balonismo, um local com infraestrutura especialmente pensada para o evento.

Além do evento que ocorre normalmente nos meses de abril e maio, há diversos outros eventos que podem estar acontecendo no local nas mais diversas épocas do ano, como encontro de carros, parques de diversão, circo, festivais de música e gastronomia, entre outros.

Então vale a pena dar uma pesquisada mais a fundo nos eventos da região e tirar um tempo para visitar o lugar e conhecer um pouco mais da cultura local.

Se der sorte pode ser possível visualizar alguns balões subirem ao céu, já que praticantes de balonismo podem estar treinando ou disponibilizando passeios para quem tiver interesse por lá.

Considerações finais

Como você pôde perceber, Torres é uma cidade linda com ótima infraestrutura para receber turistas dos mais variados locais do globo, são diversas as opções de praias em Torres que suprem com as mais diversas necessidades.

Torres tem praias lindas, mas não se resume apenas à essas praias paradisíacas como a Prainha e a Praia dos Molhes, por exemplo, ou até mesmo a Praia Grande, maior e mais movimentada. Tendo inclusive diversas opções de lazer e turismo longe da areia.

A cidade também tem história para contar em cada edifício antigo e por lá acontecem eventos únicos que não se pode perder por nada, como é o caso do Festival de Balonismo e da visita das baleias francas ocasionalmente.

Portanto, não deixe de escolher a sua praia favorita, buscar uma hospedagem ideal e curtir toda a magia de Torres e os encantos do extremo litoral norte gaúcho.

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.