Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Campinas: O Que Fazer, Onde Ficar, Onde Comer e Mais Dicas!

Campinas é uma cidade localizada no interior de São Paulo, que tem se destacado como um importante centro econômico, turístico e gastronômico. É uma cidade com economia diversificada, que tem atraído investimentos de grandes empresas.

Além disso, seu patrimônio histórico e cultural, juntamente com as belezas naturais da região, têm atraído cada vez mais turistas. E para aqueles que desejam explorar os sabores locais, a culinária de Campinas oferece uma rica variedade de pratos típicos.

Neste conteúdo, vamos explorar mais detalhes sobre o que você pode encontrar de melhor durante a sua estadia na cidade. 

O que fazer em Campinas

Se você está planejando uma viagem para Campinas, cidade localizada no estado de São Paulo, saiba que há muitas atividades interessantes para fazer por lá. Com uma mistura de cultura, história e natureza, a cidade oferece diversas opções de passeios. Veja!

Praças

Imagem: Parque Do Taquarau
Parque do Taquaral Imagem: tripadvisor.com

Campinas é uma cidade que possui várias praças espalhadas por toda a cidade. Essas praças são espaços públicos que oferecem diversas opções de lazer e entretenimento para os moradores e visitantes da cidade. 

A Praça Carlos Gomes, por exemplo, é uma praça que fica no centro da cidade e é uma das mais famosas de Campinas. Ela possui um belo jardim, um chafariz e é cercada por prédios históricos, sendo um ótimo local para caminhar, sentar nos bancos e apreciar a paisagem. 

Depois, você tem também a Praça Arautos da Paz, um verdadeiro oásis na cidade, com um grande lago cercado por árvores e uma pista para caminhada. Ela possui uma academia ao ar livre e um playground para crianças, sendo um ótimo local para fazer um piquenique ou simplesmente relaxar.

A Praça do Coco, localizada no bairro Cambuí, também é famosa por suas palmeiras e por alguns dos melhores restaurantes de Campinas que ficam ao seu redor. É um ótimo local para sentar em um dos bancos, tomar um sorvete e observar as pessoas.

Se você gosta das mais populares, não podemos esquecer do Parque Portugal (Lagoa do Taquaral), um dos mais frequentados por turistas. Ele conta com uma grande lagoa, ciclovia, pista de corrida, quadras esportivas e uma área para piquenique.

Em geral, as praças de Campinas oferecem espaços verdes para relaxamento, prática de atividades físicas, playgrounds para crianças, eventos culturais e de lazer. Elas são uma ótima opção para quem busca um pouco de tranquilidade e contato com a natureza.

Shoppings

Campinas é uma cidade que possui diversas opções de shoppings, com uma variedade de lojas, restaurantes e opções de entretenimento. 

O Shopping Iguatemi, por exemplo, é o mais antigo e tradicional shopping de Campinas, inaugurado em 1980. Ele possui mais de 360 lojas, incluindo marcas de luxo, como Chanel, Louis Vuitton e Prada, além de restaurantes, cinema, teatro e áreas de lazer para crianças.

Depois, temos o Shopping Dom Pedro, que é o maior shopping da região, com mais de 480 lojas, incluindo diversas marcas de moda, eletrônicos, acessórios e decoração. Ele também possui uma grande variedade de restaurantes, alguns dos melhores bares de Campinas, cafés e ampla área de alimentação.

Por último, você encontra o Galleria Shopping, conhecido por sua arquitetura diferenciada, com áreas abertas e um grande jardim central. Ele possui cerca de 190 lojas, incluindo marcas como Brooks Brothers, Coach e Michael Kors. 

Em geral, os shoppings de Campinas oferecem uma grande variedade de lojas e opções de alimentação. São ótimos lugares para quem busca um local coberto e confortável para fazer compras, além de diversas opções de lazer e diversão.

Museus e teatros

Imagem: Museu De Arte Contemporânea De Campinas
Museu de Arte Contemporânea de Campinas Imagem: tripadvisor.com

Campinas é uma cidade que possui diversas opções culturais, incluindo museus e teatros que oferecem uma grande variedade de atrações. Esse local é uma ótima atração para quem está fazendo uma viagem a dois ou sozinho e aprecia artes.

O Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC), por exemplo, é um museu que possui uma coleção de mais de 800 obras de arte contemporâneas. O museu também oferece uma programação de exposições temporárias, palestras e cursos para o público.

Depois, você também pode escolher o Museu Histórico de Campinas, com uma coleção de mais de 30 mil itens relacionados à história de Campinas. O museu também oferece visitas guiadas e outras atividades para o público.

O Teatro Municipal de Campinas é um teatro que possui capacidade para mais de 800 pessoas, que também conta com atrações especiais. A depender da época, você vai encontrar peças teatrais, shows musicais, óperas e outros espetáculos. 

Também temos o Teatro Castro Mendes, que conta com uma programação diversificada de peças teatrais, shows musicais, dança e outras atividades. O teatro também possui uma escola de dança que oferece cursos e workshops.

Além desses, Campinas possui outras opções culturais, como o Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA), a Casa do Lago da Unicamp e o Centro Cultural de Casarão. Todos esses lugares oferecem uma variedade de atividades culturais que vale a pena conhecer.

Clubes 

Campinas é uma cidade com uma vida noturna agitada e oferece diversas opções de clubes para quem quer se divertir e dançar até altas horas. Pensando nisso, separei algumas opções que merecem estar no seu roteiro:

  • Royal Palm Hall: é um dos espaços mais sofisticados de Campinas e oferece um ambiente amplo e moderno para eventos e shows de grande porte.
  • Red Jack: é um clube noturno que oferece uma programação variada, com estilos musicais que vão do pop ao eletrônico, além de shows de artistas renomados.
  • Prime Club: é um dos clubes noturnos mais famosos de Campinas, com uma decoração moderna e sofisticada, que oferece uma programação variada com DJs.
  • Terrazzo: é um clube noturno que oferece uma programação variada, com estilos musicais que vão do pop ao eletrônico, além de shows de famosos.
  • Nuit: é um clube noturno que oferece uma atmosfera sofisticada e elegante, com uma programação com artistas nacionais e internacionais.

Além desses lugares, Campinas também possui outros clubes noturnos, como o Bar do Zé e o Galleria Club, que oferecem uma animação e descontração. É ideal para quem quer se divertir e dançar ao som de boa música. 

Esportes

Imagem: Bosques Dos Jequitibás
Bosques dos Jequitibás Imagem: tripsadvisor.com

Campinas oferece diversas opções para quem gosta de praticar esportes radicais e atividades ao ar livre. 

O Parque dos Jacarandás, por exemplo, é um parque com uma área de 68 mil metros quadrados, que oferece diversas opções para esportes radicais. Também conta com trilhas para caminhada e corrida, ciclismo, skate e patinação.

Se preferir, também tem o Bosque dos Jequitibás, um local com área de 94 mil metros quadrados, que oferece diversas opções para esportes radicais. Trilhas para caminhada e corrida, escalada em árvores, arvorismo e tirolesa, são ótimas atividades.

Depois, o Parque Portugal, é um parque com uma área de 80 mil metros quadrados, que oferece diversas opções para esportes radicais. Lá, você pode apostar na caminhada e corrida, escalada em rochas, rapel e tirolesa.

Por último, temos o Skydive Campinas, um centro de paraquedismo que oferece diversas opções para quem gosta de esportes radicais. Você pode praticar saltos duplos com instrutores qualificados, cursos de formação, entre outros.

Além desses lugares, Campinas também oferece opções, como o Kartódromo Internacional de Campinas e a pista de patinação Roller Jam. 

Festivais 

Campinas é uma cidade conhecida por sediar diversos festivais ao longo do ano. Abaixo estão alguns dos principais festivais e eventos que acontecem na cidade:

  • Campinas Anime Fest: Evento que reúne fãs de cultura pop, anime, mangá e cosplay. Acontece geralmente em abril ou maio.
  • Festival de Inverno de Campinas: Festival que ocorre durante o inverno e oferece diversas atividades culturais, como música, teatro, dança e cinema.
  • Mostra de Teatro de Campinas: Evento que reúne apresentações de teatro de diversas companhias e grupos da cidade. Acontece geralmente em setembro.
  • Festival de Jazz e Blues de Campinas: Festival que oferece apresentações de jazz e blues ao vivo em diversos locais da cidade. Acontece geralmente em agosto.
  • Campinas Music Festival: Festival de música que reúne artistas de diversos gêneros musicais. Acontece geralmente em outubro.
  • Festa das Nações de Campinas: Evento que celebra a diversidade cultural da cidade e oferece gastronomia, danças e músicas típicas de diversos países. Acontece geralmente em maio.
  • Virada Cultural de Campinas: Evento que oferece diversas atividades culturais, como música, teatro, dança, cinema e exposições durante 24 horas seguidas. Acontece geralmente em novembro.

Onde Almoçar em Campinas

Campinas é uma cidade repleta de opções gastronômicas, com uma grande variedade de restaurantes que oferecem diversas culinárias e estilos de comida. Se você está em busca de um bom lugar para almoçar na cidade, veja a seleção abaixo:

  • Coco Bambu Campinas: Com uma decoração elegante e um ambiente acolhedor, este restaurante oferece uma grande variedade de pratos de frutos do mar e peixes frescos.
  • Olivetto Restaurante: Especializado em cozinha italiana, este restaurante possui um ambiente moderno e sofisticado, com pratos deliciosos que incluem massas, risotos e carnes.
  • Giovannetti: Com uma decoração retrô e descontraída, este restaurante é uma ótima opção para almoços rápidos e informais. Oferece sanduíches, pratos rápidos e sobremesas deliciosas.
  • Matisse Restaurante: Com um ambiente intimista e aconchegante, este restaurante oferece uma culinária contemporânea com pratos sofisticados e elaborados, que são verdadeiras obras de arte.
  • Bar Lado B: Com um ambiente descontraído e moderno, este restaurante oferece pratos criativos e inovadores, com opções de burgers, porções e drinques variados.

Onde Jantar em Campinas

Imagem: Pobre Juan
Pobre Juan Imagem: tripadvisor.com

Campinas é uma cidade que oferece uma rica variedade gastronômica para quem busca lugares para jantar. Com inúmeros restaurantes que vão desde os mais tradicionais até os mais modernos e sofisticados. Confira algumas opções:

  • Tanger Restaurante: especializado em culinária marroquina, com opções vegetarianas e veganas.
  • Jamile Restaurante: oferece pratos brasileiros contemporâneos com toques árabes em um ambiente moderno e acolhedor.
  • Abbraccio Cucina Italiana: restaurante italiano com ambiente aconchegante e pratos clássicos italianos
  • Coco&Co: ambiente descontraído e moderno, serve pratos criativos e saborosos, além de drinques exclusivos.
  • Pobre Juan: restaurante especializado em carnes argentinas, com ambiente elegante e pratos deliciosos.

Onde Ficar em Campinas

Campinas tem uma variedade de opções de hospedagem para atender a todos os gostos e orçamentos. Abaixo, listamos algumas das melhores opções de hotéis de Campinas, tanto para hospedagens caras quanto para baratas:

Hospedagens luxuosas

  • Royal Palm Plaza Resort: Resort de luxo com várias opções de lazer, incluindo piscinas, spa, restaurantes e bares.
  • Meliá Campinas: Hotel de luxo localizado no coração da cidade, com quartos espaçosos e elegantes e serviço de primeira classe.
  • Vitória Hotel Concept Campinas: Hotel moderno e sofisticado, com uma bela vista da cidade e opções de lazer, incluindo piscina e academia.
  • Noumi Plaza Hotel: Hotel de luxo localizado perto do centro da cidade, com quartos espaçosos e modernos, além de uma piscina e restaurante no local.

Hospedagens baratas

  • Ibis Campinas: Hotel moderno e simples com quartos confortáveis e boa localização.
  • Hotel Nacional Inn Campinas: Hotel econômico com quartos básicos e bom custo-benefício.
  • Hotel Vila Rica Campinas: Hotel de preço acessível com quartos simples, mas confortáveis e boa localização.
  • Hostel Casa Azul: Hostel econômico com quartos compartilhados e privados, ideal para quem procura uma hospedagem mais descontraída e social.

Você pode procurar também pelas melhores pousadas de Campinas, caso esteja procurando por um lugar mais calmo, teoricamente, para se hospedar.

Quanto Tempo Ficar em Campinas

O tempo ideal para ficar em Campinas vai depender muito dos seus interesses e do que você planeja fazer na cidade.

Se você estiver planejando visitar as principais atrações turísticas de Campinas e arredores, pode ser necessário pelo menos 3 a 4 dias para conhecer bem a cidade. 

Neste caso, você pode conhecer o Parque Portugal, o Museu da Imagem e do Som, a Basílica de Nossa Senhora do Carmo e o Parque Temático Hopi Hari.

No entanto, se você tiver tempo disponível e quiser ficar de 5 a 7 dias, há outras atrações próximas a Campinas que valem a pena visitar, como: Parque Estadual de Itapetinga, a cidade de Holambra e a Serra do Japi. 

Lembre-se de que o clima em Campinas é tropical, com temperaturas elevadas durante todo o ano, e que a cidade pode ser bastante movimentada em feriados. Então, não se esqueça de fazer reservas antecipadas em hotéis e restaurantes.

Como Chegar em Campinas

Você tem as seguintes opções:

  • De avião: Campinas possui um aeroporto internacional, o Aeroporto Internacional de Viracopos (VCP), que recebe voos nacionais e internacionais. De lá, você pode pegar um táxi ou um ônibus para chegar à sua hospedagem.
  • De ônibus: Campinas possui uma rodoviária central, de onde saem ônibus para diversas cidades do estado e do país. Algumas empresas de ônibus que operam na cidade são a Viação Cometa, a Expresso Brasileiro e a Viação Garcia.
  • De carro: Campinas fica às margens das rodovias Anhanguera e Bandeirantes, que são duas das principais rodovias do estado de São Paulo. Se você estiver vindo de São Paulo, basta seguir pela Rodovia dos Bandeirantes
  • De trem: Embora Campinas não possua uma estação de trem própria, é possível chegar até a cidade de trem pela estação de Jundiaí, que fica a cerca de 40 km de Campinas. De lá, é possível pegar um ônibus ou um táxi até a cidade.
  • De transporte por aplicativo: Outra opção é utilizar um serviço de transporte por aplicativo, como Uber ou 99, para chegar até Campinas. Basta baixar o aplicativo no seu celular e solicitar uma corrida até o seu destino.

Melhor momento para passar uma temporada em Campinas

Campinas é uma cidade agradável para visitar durante todo o ano, mas o melhor momento para passar uma temporada na cidade depende. É necessário considerar os seus interesses e preferências pessoais.

Se você gosta de temperaturas mais amenas e clima seco, o período entre maio e agosto pode ser o ideal. É importante lembrar que, apesar do clima mais fresco, a cidade pode apresentar alguns dias mais frios, então é recomendado levar roupas de frio na mala.

Por outro lado, se você prefere um clima mais quente e úmido, o período entre setembro e fevereiro pode ser o mais agradável, com médias entre 18°C e 30°C. No entanto, é importante lembrar que a cidade pode apresentar algumas chuvas durante esse período.

Além disso, é importante lembrar que Campinas oferece diversas atrações durante todo o ano. Festivais de música, eventos culturais, esportivos e gastronômicos, estão sempre acontecendo na cidade. 

Dúvidas frequentes

Se você está pensando em uma viagem para a cidade de Campinas e está com dúvidas, não se preocupe. Aqui, vamos responder às perguntas mais comuns dos visitantes desta cidade do interior de São Paulo. Veja!

Onde ver a lua em Campinas?

  • Torre do Castelo: A Torre do Castelo é um mirante localizado no centro de Campinas, onde é possível ter uma visão panorâmica da cidade e do céu noturno.
  • Parque Portugal: O Parque Portugal é um parque público situado em uma região elevada de Campinas, o que oferece uma vista privilegiada para o horizonte.
  • Observatório Municipal Jean Nicolini: O Observatório Municipal Jean Nicolini é um espaço dedicado à astronomia, com telescópios e equipamentos para observação do céu. Lá, é possível ver a lua de maneira mais detalhada.

Quais as melhores atividades ao ar livre na cidade de Campinas?

  • Passeio no Parque Portugal: o Parque Portugal, também conhecido como Lagoa do Taquaral, é um lugar excelente para caminhar, correr, pedalar, andar de skate ou simplesmente relaxar e desfrutar da natureza.
  • Trilha na Mata de Santa Genebra: a Mata de Santa Genebra é uma reserva ambiental com diversas trilhas, lagos e muitas espécies de animais e plantas. É um ótimo lugar para caminhar, observar a natureza e praticar exercícios físicos.
  • Visita ao Jardim Botânico: o Jardim Botânico de Campinas é um lugar incrível para passear e aprender sobre as diferentes espécies de plantas. Há diversas trilhas ecológicas, lagos e áreas para piquenique.
  • Passeio de bicicleta no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim: o Parque Ecológico é um lugar muito bonito e agradável para andar de bicicleta, caminhar e observar a natureza. 
  • Piquenique no Parque das Águas: o Parque das Águas é um lugar excelente para passar o dia com a família e amigos, fazer um piquenique e desfrutar da área verde. Há também uma pista de caminhada, ciclovia e quadras esportivas.

Quais as cidades próximas de Campinas?

  • Valinhos: cerca de 13 km
  • Paulínia: cerca de 20 km
  • Sumaré: cerca de 18 km
  • Hortolândia: cerca de 20 km
  • Americana: cerca de 35 km
  • Indaiatuba: cerca de 30 km
  • Jaguariúna: cerca de 25 km
  • Vinhedo: cerca de 20 km
  • Itatiba: cerca de 30 km
  • Monte Mor: cerca de 22 km

Qual é a história de Campinas

Campinas é uma cidade brasileira localizada no estado de São Paulo. Sua história remonta ao século XVIII, quando a região começou a ser colonizada pelos bandeirantes. O local era originalmente habitado por índios da tribo dos guaianás.

Durante a década de 1930, Campinas passou por um processo de modernização e urbanização, que transformou a cidade em um importante pólo tecnológico e científico. Nos anos seguintes, a cidade continuou a crescer e se desenvolver.

Atualmente, Campinas é uma cidade cosmopolita, com uma população diversa e uma economia diversificada. A cidade é conhecida por sua arquitetura histórica, seus parques e jardins, suas universidades de renome e sua forte cultura gastronômica.

Quais são os lugares mais românticos em Campinas?

  • Lagoa do Taquaral: Com uma paisagem belíssima, a Lagoa do Taquaral é um dos locais mais românticos da cidade. Há áreas para piqueniques, caminhadas e pedalinhos, além de um belo pôr do sol.
  • Parque Portugal: Conhecido como "Parque das Águas", o Parque Portugal é um dos locais mais bonitos e românticos da cidade. Há diversas áreas verdes, fontes, espelhos d'água e áreas para piqueniques.
  • Café e Bistrô Macondo: Este charmoso café e bistrô é um lugar ideal para um encontro romântico. Com um ambiente acolhedor e decoração rústica, oferece um cardápio variado com opções de café, chás, bolos, tortas e sanduíches.
  • Torre do Castelo: Localizada no centro da cidade, a Torre do Castelo é um local com vista panorâmica de Campinas. 
  • Catedral Metropolitana de Campinas: A Catedral Metropolitana de Campinas é um monumento histórico, sendo um dos pontos mais famosos da cidade. Com sua arquitetura imponente, é um local ideal para um passeio romântico.

Agora você já sabe tudo sobre a cidade para começar o seu planejamento de viagem, sem inseguranças. Se quiser, confira outros conteúdos relacionados à hospedagem e alimentação na cidade de Campinas e incremente o seu roteiro.

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.