As Melhores Notícias Sobre Tecnologia, Games e Muito Mais

Como saber o ip do meu celular?

Descubra ao longo deste artigo o que é um endereço IP, como se pode localizar em seu celular e também como esse simples detalhe pode impactar em sua privacidade e segurança para acessar a Internet.

O que significa endereço IP?

Antes de tudo, é preciso saber o que significa um endereço IP, a sigla que é frequentemente utilizada para Internet Protocol, ou Protocolo de Internet na tradução direta.

O IP nada é mais do que uma série numérica que serve para realizar a identificação de dispositivos móveis e redes. Ele funciona através de uma “impressão digital”, onde a assinatura trata de identificar os seus dispositivos na vasta rede de sites que podemos encontrar na Internet.

Desse modo, um IP se torna como identificador de praticamente tudo o que você realiza dentro do ambiente virtual.

Os maiores perigos da exposição do seu IP

Se o IP do seu celular for identificado por terceiros, tanto a rede como os seus dispositivos vão estar muito vulneráveis. Uma vez que alguém tenha ele, podem obter a sua localização geográfica, por exemplo.

Além do mais, a sua privacidade acaba sendo afetada como um todo, além do sigilo das informações que não estarão mais garantidos, incluindo o histórico de navegação, registro de atividades e suas informações que precisam ser mantidas em sigilo para garantir a segurança.

Falando de modo técnico, as únicas partes que devem saber sobre o seu endereço de IP do seu celular são os provedores de Internet, servidores e elementos que realizam a interação com o seu dispositivo, além é claro você.

Porém infelizmente existem métodos utilizados pelos criminosos para descobrir essa importante informação e os estragos podem acabar sendo muito grandes. Mas a boa notícia em meio a tudo isso é que já existem meios que podem ser usados para tornar o celular mais seguro e confidencial, como ao conferir algumas dicas neste nosso artigo sobre como fazer para ocultar o seu endereço IP.

O que dá para fazer com o IP de um celular?

Após localizar o IP de um celular, terceiros mal intencionados podem ver de forma geral de onde você está acessando a Internet, o que pode gerar uma série de implicações, muito dependendo de quem é esse terceiro.

Se por acaso for uma plataforma de streaming, ela consegue determinar quais serão os conteúdos que podem ser disponibilizados para você, de acordo com a sua localização geográfica. Agora caso se trate de um hacker ou outro tipo de agente malicioso, ele pode realizar ataques do tipo DoS e até sobrecarregar a sua rede, muito embora isso normalmente apenas ocorra em grandes sites e corporações.

Como faço para descobrir o IP no celular?

Caso esteja procurando aprender a como descobrir o IP do seu celular, basta seguir o passo a passo aqui e que se trata de um procedimento muito simples. A primeira coisa que precisa fazer é ir até as configurações do seu aparelho Android:

  1. Em configurações, selecione em “Conexões”;
  2. Clique em Wi-Fi;
  3. Toque sobre o recurso Avançado que se encontra no canto superior direito da tela;
  4. Clique sobre a aba para exibir mais;
  5. O seu IP vai poder ser visualizado na parte final da tela, mais precisamente no Endereço IP.

Este é um método muito simples para conferir o IP de seu dispositivo móvel em qualquer telefone com o sistema operacional Android.

Como descobrir o endereço IP em um dispositivo iOS

Se você deseja aprender como achar o IP em um endereço em um aparelho que seja um dispositivo iOS, siga atento este bloco para obter maiores detalhes:

  1. Confira se o seu iPhone está conectado em alguma rede Wi-Fi;
  2. Clique em Configurações para selecionar a rede Wi-Fi;
  3. Após encontrar a rede Wi-Fi sobre a qual o seu telefone se encontra conectado, toque sobre o círculo que está localizada na parte direita do nome da rede;
  4. Será possível visualizar o IP listado na opção de “Esquecer esta rede”.

Como garantir a proteção do seu endereço

A melhor forma de garantir a integridade da conexão é ao utilizar um VPN, uma ferramenta digital que é pensada em garantir a sua privacidade enquanto estiver navegando pela Internet. Um bom aplicativo de VPN deve oferecer soluções pensadas em criptografia, o que irá garantir a segurança do seu celular (seja em uma VPN para utilizar em Android como iOS).

Também pode optar por todos os dispositivos que estejam conectados em sua rede, caso opte por realizar a configuração da VPN diretamente no roteador. Uma boa VPN garante aos seus usuários serviços no mundo inteiro, também permitindo alterar para endereços IP em diversos países.

Esses endereços quando forem compartilhados com a VPN vão dificultar aos espiões de monitorar as suas atividades online, o que garantirá uma maior privacidade de suas ações.

Em quais situações é mais recomendado utilizar uma VPN?

Através do uso de uma VPN, é possível ocultar o seu endereço de IP e redirecionar um tráfego para um servidor separado, que irá aumentar a sua segurança enquanto estiver on-line. Confira algumas das situações em que pode se proteger simplesmente por utilizar uma rede VPN:

Usar um Wi-Fi público enquanto está no celular

Ao utilizar uma rede Wi-Fi pública, mesmo que esteja protegida por senha, o mais aconselhado é utilizar uma rede VPN. Se um hacker estiver na mesma rede Wi-Fi e tentando descobrir algum IP vulnerável, vai ficar mais fácil para ele rastrear os seus dados.

A segurança básica se trata de uma rede Wi-Fi pública, que em média não entrega a proteção robusta contra outros usuários que estejam na mesma rede. Assim sendo quando se passa utilizar uma rede VPN, o recomendado é que se adicione mais uma camada de segurança, ignorando o IPS do Wi-Fi público e protegendo a sua comunicação com a tecnologia de criptografia ponta a ponta.

Essa é apenas uma das recomendações, pois é preciso proteger o seu IP também em outras situações, como ao realizar uma viagem ou mesmo no trabalho remoto.

Se este artigo foi útil para você, por favor deixe o seu comentário.

você pode gostar também
Comentários