Como Rastrear Celular pelo Google? Veja o Tutorial!

Não há nada mais angustiante do que perder ou ter o celular roubado. Felizmente, com as ferramentas de rastreamento de celulares, você pode localizar seu dispositivo em tempo real.

O Google oferece um serviço de rastreamento de dispositivos Android que permite aos usuários encontrar seus telefones ou tablets perdidos ou roubados.

Neste artigo, vamos mostrar como rastrear celular pelo Google e recuperar o seu dispositivo em caso de perda ou roubo.

O que é o serviço de rastrear celular pelo Google

unsplash.com

O serviço de rastreamento de celular do Google é uma ferramenta que permite localizar um dispositivo Android que esteja vinculado a uma conta do Google.

Esse recurso é muito útil em casos de perda ou roubo do aparelho, pois permite que o usuário saiba exatamente onde o dispositivo se encontra.

É importante mencionar que o rastreamento do celular pelo Google só é possível se o aparelho estiver conectado à internet e com a opção de localização ativada.

Para utilizar o serviço de rastreamento do Google, é necessário acessar a página do "Encontre meu dispositivo" no site oficial do Google.

Nessa página, é possível visualizar a localização do celular em um mapa, bem como outras informações como o nível da bateria e a rede Wi-Fi à qual o dispositivo está conectado.

Além disso, o usuário pode realizar outras ações como bloquear o aparelho, exibir uma mensagem na tela de bloqueio ou apagar os dados do celular remotamente.

Como ativar o rastreamento de celular pelo Google

unsplash.com

Para ativar o rastreamento de celular pelo Google, é necessário ter uma conta do Google ativa no dispositivo e permitir que o Google acesse a localização do aparelho. Para isso, siga os passos abaixo:

  1. Acesse as "Configurações" do seu celular.
  2. Selecione a opção "Segurança e local".
  3. Role a tela até encontrar a opção "Encontre meu dispositivo" e selecione-a.
  4. Ative a opção "Encontre meu dispositivo" e a opção "Localização".
  5. Certifique-se de que a opção "Acesso à localização" esteja ativada para o Google.

Após ativar o rastreamento de celular pelo Google, você poderá acessar a localização do seu aparelho através do site do Google ou do aplicativo "Encontre meu dispositivo".

Como localizar um celular pelo Google

unsplash.com

Quando o serviço de rastreamento de celular do Google está ativado, é possível localizar o seu dispositivo em caso de perda ou roubo. Confira os passos a seguir para localizar um celular pelo Google:

  1. Acesse a página do Encontre meu dispositivo no seu navegador: https://www.google.com/android/find.
  2. Faça login na sua conta do Google. Certifique-se de usar a mesma conta que está configurada no celular que você deseja localizar.
  3. Selecione o celular que você deseja localizar, caso tenha mais de um dispositivo conectado à conta do Google.
  4. Aguarde alguns instantes enquanto o Google tenta localizar o seu celular. É importante destacar que o celular precisa estar ligado e conectado à internet para que o serviço de rastreamento funcione.
  5. A localização do celular aparecerá em um mapa na tela do seu computador ou celular. Além disso, algumas opções estarão disponíveis, como tocar um som no celular para ajudá-lo a encontrá-lo ou bloquear o dispositivo remotamente.

É importante lembrar que o serviço de rastreamento de celular do Google pode não funcionar corretamente se o celular estiver desligado ou sem conexão com a internet.

Além disso, é necessário que o celular esteja conectado à conta do Google previamente para que seja possível rastreá-lo. Por isso, é importante configurar o serviço de rastreamento assim que adquirir o dispositivo.

Como bloquear um celular pelo Google

unsplash.com

Quando você perde seu celular, uma das primeiras medidas que deve tomar é bloqueá-lo para evitar o uso indevido de suas informações pessoais.

Felizmente, o Google oferece uma maneira simples de bloquear remotamente seu dispositivo móvel.

Para bloquear um celular pelo Google, siga os seguintes passos:

  1. Acesse a página do Encontre Meu Dispositivo no site do Google (https://www.google.com/android/find).
  2. Faça login com a conta do Google que está associada ao celular perdido.
  3. Selecione o dispositivo que você deseja bloquear na lista de dispositivos conectados à conta.
  4. Na página de informações do dispositivo, clique em "Proteger dispositivo" na parte inferior da tela.
  5. Se solicitado, insira a senha da sua conta do Google novamente para confirmar sua identidade.
  6. Aguarde até que o dispositivo seja bloqueado e exiba a mensagem de confirmação na tela.

Ao bloquear o dispositivo pelo Google, você pode impedir que qualquer pessoa acesse seus dados ou utilize o celular de forma indevida.

Você também pode exibir uma mensagem personalizada na tela de bloqueio com informações de contato para que alguém que encontre o celular possa entrar em contato com você.

Como apagar os dados de um celular pelo Google

unsplash.com

Se você perdeu seu celular e deseja proteger suas informações pessoais, pode usar a opção de apagar dados remotamente pelo serviço de rastreamento de celular do Google. Para isso, siga os seguintes passos:

  1. Acesse o site "Encontre meu dispositivo" em um navegador web, faça login com sua conta Google e selecione o dispositivo que deseja apagar os dados.
  2. Na tela de informações do dispositivo, selecione a opção "Limpar dispositivo" no canto inferior esquerdo.
  3. Uma janela pop-up será exibida para confirmar a ação. Leia as informações apresentadas e, se estiver certo de que deseja apagar todos os dados do dispositivo, clique em "Limpar dispositivo".
  4. Se o dispositivo estiver conectado à internet, o processo de apagamento começará imediatamente. Caso contrário, a ação será realizada assim que o dispositivo estiver online.

É importante lembrar que, ao apagar os dados do dispositivo, você não poderá mais rastreá-lo.

Portanto, só execute essa ação se tiver certeza de que não conseguirá recuperar o dispositivo e que suas informações pessoais estão em risco.

Como usar o rastreamento de celular para encontrar um celular perdido

Perder um celular pode ser uma experiência estressante, mas o recurso de rastreamento de celular do Google pode ajudar a localizar seu dispositivo perdido ou roubado. Veja abaixo como usá-lo:

  1. Acesse o site "Encontre Meu Dispositivo" do Google: Abra o navegador do seu computador ou outro dispositivo móvel e vá para o site "Encontre Meu Dispositivo" do Google (https://www.google.com/android/find).
  2. Faça login com sua conta do Google: Faça login na sua conta do Google que está conectada ao celular perdido. Certifique-se de usar a mesma conta que você usou no celular perdido.
  3. Selecione o dispositivo que deseja localizar: Se você tiver vários dispositivos conectados à mesma conta do Google, selecione o dispositivo que deseja localizar na parte superior da página.
  4. Aguarde o rastreamento do dispositivo: O Google irá rastrear o seu dispositivo e mostrar sua localização aproximada em um mapa. Isso pode levar alguns minutos, dependendo da precisão do GPS do seu dispositivo.
  5. Use as opções de segurança: Depois de localizar seu dispositivo, você pode usar as opções de segurança para fazer seu celular tocar, bloqueá-lo ou apagar seus dados remotamente.

O rastreamento de celular do Google é uma ferramenta poderosa para ajudar a localizar um dispositivo perdido ou roubado.

Certifique-se de ativar o recurso em seu celular para ter a melhor chance de localizá-lo caso isso aconteça.

Como evitar que outras pessoas rastreiem o seu celular

Com a tecnologia avançada, cada vez mais os celulares tornam-se vulneráveis a ataques e rastreamentos ilegais.

Se você quer evitar que outras pessoas rastreiem o seu celular, aqui estão algumas medidas que podem ser tomadas:

  1. Bloqueie o acesso físico ao seu celular, mantendo-o sempre com você ou guardado em um local seguro.
  2. Configure senhas fortes e altere-as regularmente.
  3. Verifique regularmente as permissões dos aplicativos instalados em seu celular e negue o acesso a informações sensíveis, como a localização, se você considerar desnecessário.
  4. Desative o rastreamento de localização do seu celular por meio das configurações de privacidade. Lembre-se de que desativar a localização também pode afetar a funcionalidade de alguns aplicativos.
  5. Utilize um aplicativo de segurança confiável que possua recursos de detecção de malware, privacidade e antirroubo.

Tomando essas medidas, você pode proteger seu celular contra o rastreamento não autorizado.

Perguntas frequentes

O serviço de rastreamento de celular do Google é gratuito?

Sim, o serviço de rastreamento de celular do Google é gratuito.

Como eu ativo o rastreamento de celular pelo Google?

Para ativar o rastreamento de celular pelo Google, você precisa ter uma conta do Google, habilitar a opção "Encontre Meu Dispositivo" nas configurações do seu celular e permitir que o Google acesse a localização do seu dispositivo.

O que devo fazer se eu não conseguir rastrear meu celular pelo Google?

Se você não conseguir rastrear seu celular pelo Google, certifique-se de que o rastreamento esteja ativado no dispositivo e que ele esteja conectado à internet. Se o dispositivo não estiver conectado, você não poderá rastreá-lo.

É possível rastrear um celular pelo Google se ele estiver desligado?

Não, você só pode rastrear um celular pelo Google se ele estiver ligado e conectado à internet.

É possível bloquear um celular pelo Google?

Sim, você pode bloquear um celular pelo Google se o serviço "Encontre Meu Dispositivo" estiver ativado.

É possível rastrear um celular pelo Google mesmo que o GPS esteja desativado?

Não, para rastrear um celular pelo Google é necessário que o GPS esteja ativado. No entanto, é possível estimar a localização do dispositivo com base nas informações de rede e torres de celular próximas.

É possível rastrear um celular pelo Google mesmo que o chip tenha sido removido?

Não, é necessário que o chip esteja inserido no celular e conectado à rede de celular para que seja possível rastreá-lo pelo Google.

O serviço de rastreamento do Google é gratuito?

Sim, o serviço de rastreamento de celular do Google é gratuito e está disponível para qualquer pessoa que possua uma conta do Google.

Luciano Vitor: Me chamo Luciano, tenho 23 anos e trabalho como redator há mais de 4 anos. Gosto muito de escrever artigos que ajudam o leitor de alguma forma, como dicas de lojas e lugares, listas, reviews etc. Espero te ajudar com esse artigo aqui.

Usamos cookies para melhorar sua navegação.