Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Brian Cox: Biografia, Filmes, Séries, Fatos e Mais!

Brian Denis Cox CBE é um ator escocês. Ele é conhecido por seu trabalho com a Royal Shakespeare Company, onde ganhou reconhecimento por sua interpretação do Rei Lear. 

Ele também apareceu em muitas produções de Hollywood interpretando papéis como Capitão O'Hagan em Super Troopers, William Stryker em X2: X-Men United e Agamemnon no épico Tróia. Ele também foi o primeiro ator a interpretar Hannibal Lecter no filme em 1986, Manhunter.

Fatos rápidos sobre Brian Cox

Nome Brian Denis Cox
Nascimento 1 de junho de 1946 (75 anos)
GêneroMasculino
Signo do zódiacoGêmeos
Famoso comoAgamêmnon em Tróia
Estado cívilCasado

Redes Sociais

Instagram: @coxusa

Twitter: @coxusa

Quem é Brian Cox?

Crescendo na Escócia, descendente de imigrantes irlandeses, Brian Cox sempre sentiu uma afinidade com o cinema americano que o levou a seguir carreira nos Estados Unidos.

Nascido em 1º de junho de 1946, em Dundee, Escócia, Cox sabia que queria atuar desde cedo, mas se identificou mais com os personagens retratados em filmes americanos do que em "comédias britânicas malucas", para usar sua frase.

Em 2001, Cox obteve grande aclamação - e uma indicação ao American Film Institute de melhor ator coadjuvante - com o lançamento de LIE, o filme de estreia do diretor Michael Cuesta. Como a queridinha crítica de Todd Solondz, Felicidade (1998), o filme apresenta um molestador de crianças (Cox).

O retrato complicado e intenso de Cox possibilitou transmitir o tom sombrio do filme, elevando o personagem acima do degrau mais baixo da cadeia de moralidade, um verdadeiro show de atuação de Cox.

Com o passar da década, também aumentou a visibilidade de Cox em filmes maiores de Hollywood.

Só em 2002, ele assumiu papéis importantes em A Identidade Bourne, a série The Rookie, O Chamado, A Última Noite e Adaptação, um filme que o viu roubar a cena na sua interpretação excepcional na pele do fanfarrão roteirista guru, Robert McKee.

No ano seguinte, o público pôde vê-lo na sequência de quadrinhos do blockbuster X2: X-Men United, e em 2004 ele estrelou ao lado de Brad Pitt e Orlando Bloom na narrativa épica da Ilíada, Tróia.

Ele voltou para a franquia Bourne para A Supremacia Bourne e apareceu no thriller Voo Noturno. Ele foi o psiquiatra na comédia Correndo com Tesouras e, em 2007, interpretou Melvin Belli em Zodiac, de David Fincher.

Brian Cox - Infância e primeiros passos na atuação

Enquanto trabalhava no teatro local, onde começou esfregando o palco, Cox , de 15 anos , observava os atores e estudava seus estilos para separar o joio do trigo.

Ele frequentou a escola de teatro em Londres e se envolveu no teatro e na televisão britânicos durante os anos 1970. Coxpousou na Broadway no início dos anos 80, mas encontrou mais portas fechadas do que abertas.

Foi durante a execução de um jogo transplantado do Reino Unido que um agente de casting (atuações) para Caçador de Assassinos (1986) que notou ele.

O filme se tornaria o primeiro tratamento cinematográfico do personagem Hannibal Lecter de Thomas Harris (na época soletrado "Lecktor"), que Anthony Hopkins faria em Silence of the Lambs (1991). Cox foi escalado para o papel, abrindo caminho para o sucesso que o iludiu até seus 40 anos.

Apesar da descoberta, Cox manteve-se mais identificado com a televisão do que com o cinema durante o final dos anos 80 e início dos anos 90, embora seus papéis tenham aumentado significativamente em número.

Sua iniciação no trabalho regular no cinema veio através de aparições em dois épicos de espada de 1995, Braveheart e Rob Roy.

Na segunda metade da década de 1990, ele se materializou em papéis de personagem-ator - policiais, médicos, pais - em filmes como Despertar de um Pesadelo (1996), Kiss the Girls (1997), Rushmore (1998) e Um a Menos (1999).

Embora apareça com mais frequência no cinema americano do que no britânico, Cox tem também prestou homenagem às suas raízes escocesas e irlandesas, como jogar um pesado em, o Lutador (1997).

Qual o principal papel de Brian Cox?

Ele participou de inúmeras produções e inúmeras vezes teve um destaque considerável nas mesmas. Porém, talvez o filme que o fez ficar mais famoso em todo mundo foi o épico Tróia, onde interpretou o personagem Agamêmnon. Um conquistador que liderava os exércitos ao lado de Aquiles (Brad Pitt).

Atualmente o ator também alcançou um dos pontos mais altos de sua carreira, interpretando o protagonista Logan Roy, na série Sucession da HBO.

O Show já está em sua terceira temporada e vem ganhando cada vez mais destaque na TV. E o papel de Cox é motivo de diversos elogios por parte da mídia especializada.

Com a terceira temporada já garantida, é possível dizer que esse é o papel de protagonismo mais alto que o ator conquistou na sua carreira e ele está dano um verdadeiro show de atuação.

Vale a pena conferir a série que vem sendo indicada desde o seu lançamento a diversos prêmios em várias categórias.

Entretanto, antes de chegar a Sucession, Brian Cox apareceu em mais de 200 títulos em sua carreira, mas como é normal, alguns de seus filmes foram melhores do que outros, de acordo com o IMDb.

Uma das plataformas de análise de filmes mais importantes do mundo.

Brian Cox pode não ser as maiores estrelas de Hollywood, mas é um de seus atores mais confiáveis. Sempre se pode contar com Cox para trazer intensidade e seriedade a qualquer um de seus papéis, não importa o tamanho do papel.

Embora Cox seja provavelmente mais conhecido agora como Logan Roy, o patriarca poderoso e cruel da série do HBO Max, Sucessão, ele também teve uma carreira cinematográfica impressionante. 

Por meio de grandes sucessos de bilheteria e indies silenciosos, Cox é sempre uma presença profissional bem-vinda na tela.

Os 10 melhores filmes de Brian Cox, de acordo com a IMDb:

10 - X2: X-Men United (7,4)

Cox se juntou ao gênero de super-heróis com esta emocionante sequência de X-MenX2: X-Men United encontra os heróis mutantes espalhados e caçados por uma operação secreta do governo, liderada por William Stryker (Cox). 

Enquanto os heróis buscam resgatar seus companheiros capturados, Wolverine percebe que compartilha um passado importante com Stryker.

A sequência continuou a mostrar como pode ser divertido trazer os X-Men para a tela grande. Cox é um grande vilão, os personagens que retornam são todos bem desenvolvidos e os novos personagens são ótimas adições.

9 - A Última Noite (7,6)

Cox teve a oportunidade de trabalhar com o aclamado autor moderno Spike Lee em um de seus melhores filmes. A Última Noite, estrela Edward Norton como um homem prestes a iniciar uma longa sentença de prisão por acusações de drogas. 

Com suas últimas horas de liberdade, ele se conecta com seus entes queridos e relembra seus erros. Cox interpreta o pai de Norton no filme.

O filme está repleto de talentos incríveis de atuação, incluindo Phillip Seymour Hoffman e Rosario Dawson. Lee injeta uma energia empolgante na história, e isso torna a história única de Nova York.

8 - Planeta dos Macacos: A Ascensão

Poucas pessoas esperavam que uma reinicialização do Planeta dos Macacos funcionasse, mas esta história de origem provou que eles estavam errados. 

Planeta dos Macaco: A Ascensão é estrelado por Andy Serkis como um macaco inteligente chamado Caser, que começa a perceber como sua espécie foi maltratada por humanos e organiza uma rebelião. Cox interpreta o cruel proprietário de uma instalação de detenção.

O incrível trabalho de captura de movimento em exibição aqui torna este filme uma peça inovadora de narrativa. Serkis traz seu personagem à vida com muita profundidade nesta história emocionante e cheia de ação.

7 - Match Point (7,6)

Cox fez parte do impressionante conjunto no centro do thriller dramático Match Point de Woody Allen. 

O filme é estrelado por Jonathan Rhys Meyers como um ex-tenista profissional que se casa com uma mulher rica (Emily Mortimer) enquanto se apaixona por uma jovem atriz atraente (Scarlett Johansson). Cox interpreta o sogro do homem.

O elenco excepcional realmente vende este thriller tenso e sedutor. Parece diferente da maioria do filme de Allen com uma energia refrescante e perigo para a história.

6 - Rushmore (7,7)

Cox trabalhou com outro cineasta visionário e inventivo no segundo longa de Wes Anderson, Rushmore . 

O filme é estrelado por Jason Schwarzman como um estudante de escola particular que se destaca em atividades extracurriculares, mas fracassa academicamente. Enquanto enfrenta a expulsão, ele começa a cortejar uma atraente professora. Cox interpreta o diretor da escola.

O filme mostra Anderson realmente encontrando sua voz como cineasta e estabelecendo seu estilo único. O filme é uma hilária e peculiar história de maioridade com um maravilhoso papel coadjuvante de Bill Murray.

5 - Adaptação (7,7)

Adaptação é a comédia fascinante e alucinante que combina as mentes criativas de Spike Jonze e Charlie Kaufman. 

Nicolas Cage estrela como uma versão ficcional de Kaufman, que está lutando para adaptar um romance best-seller em um roteiro. Cox interpreta um roteirista e professor de quem Kaufman busca ajuda.

O filme é uma comédia hilária que continua crescendo em uma aventura cada vez mais insana. O elenco, liderado por Cage em um de seus melhores papéis, também inclui Meryl Streep e Chris Cooper, que apresentam performances charmosas, complexas e emocionantes.

4 - A Supremacia Bourne (7,7)

Cox voltou para a franquia Bourne pela última vez como o enganador Ward Abbott. Matt Damon retorna como Jason Bourne, o assassino altamente treinado que é atraído para fora do esconderijo quando novos inimigos fazem um atentado contra sua vida e o acusam de assassinato.

Paul Greengrass assume as funções de direção da franquia e infunde uma atmosfera mais sólida e tensa. As sequências de luta e perseguições de carro são espetaculares, e a história é um conto de espionagem emocionante.

3 - Zodíaco (7,7)

David Fincher voltou ao mundo dos assassinos em série, desta vez assumindo um caso infame da vida real. 

Zodiac explora a investigação de décadas sobre o assassino do Zodíaco, vista através da polícia e dos jornalistas que tentam resolver o caso. Cox tem um papel coadjuvante humorístico como Melvin Belli, uma personalidade da televisão que o assassino busca.

Fincher constrói um procedimento envolvente e completo que examina cuidadosamente os crimes e oferece uma nova visão. O elenco é impecável, há um senso de humor único na escrita e, ainda assim, é apropriadamente arrepiante.

2 - A Identidade Bourne (7.9)

Matt Damon se transformou de um ator dramático em um astro de ação desenvolvido com o primeiro filme de Jason Bourne. 

Damon estrela como um homem que está sofrendo de amnésia, mas descobre que tem habilidades bem aprimoradas e mortais. Conforme ele se aprofunda em sua identidade, ele é caçado por pessoas de seu passado.

Damon é fantástico no papel principal, assumindo totalmente a personalidade do herói de ação. A história pode parecer familiar, mas o diretor Doug Liman cria uma tensa e emocionante aventura de ação com algumas sequências impressionantes.

1 - Coração Valente (8.3)

Cox teve a chance de abraçar suas raízes escocesas e contar a história do lendário herói escocês, William Wallace. 

Mel Gibson dirigiu e estrela como Wallace, um homem que quer viver uma vida tranquila, mas se torna uma figura poderosa na rebelião escocesa contra a coroa britânica. Cox interpreta o tio de Wallace, que ajuda a transformá-lo em um guerreiro.

Gibson cria com sucesso um épico impressionante com sequências de batalha incríveis e momentos estimulantes. Embora o filme esteja longe de ser historicamente preciso, é uma aventura inspiradora e divertida.

Brian Cox - Vida Pessoal

O ator britânico de 75 anos é casado com Nicole Ansari agora. Brian Cox permanece relativamente quieto quando se trata de compartilhar sua vida pessoal e faz questão de ficar longe dos olhos do público.

Mas muito pouco se sabe sobre os seus relacionamentos. Assim, nem tudo se sabe sobre os relacionamentos e parceiros anteriores de Brian Cox

Embora seja geralmente simples descobrir quem está namorando Brian, é mais difícil conseguir informações de todos os seus rompimentos, namoros e aventuras do passado. Mesmo em 2021, as celebridades conseguiram nos surpreender com a maneira como mantêm suas vidas privadas.

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.