As Melhores Notícias Sobre Tecnologia, Games e Muito Mais

Como escolher uma adega climatizada na Black Friday?

A Black Friday está bem próxima e essa pode ser a chance dos amantes de vinhos comprarem uma adega climatizada com bons descontos. Afinal, se você ainda armazena suas garrafas na geladeira, não está aproveitando sua bebida da melhor forma.

Veja algumas dicas de como escolher a adega perfeita para a sua casa e o que você deve analisar antes de fazer a aquisição. Por isso, leia tudo com atenção e se planeje para adquirir a sua ainda em 2022.

Como escolher uma adega climatizada?

Para aproveitar melhor os seus vinhos, é ideal que a taça esteja perfeita, para maior realce no sabor, aroma e cores. Então, escolher uma boa adega é fundamental para uma melhor experiência.

A época de Black Friday é uma boa chance de conseguir descontos nos produtos, já que é a promoção mais esperada do ano. Logo, veja a seguir o que levar em conta na hora de escolher a sua adega.

1. Princípios de conservação

De modo geral, a adega climatizada deve manter um padrão de conservação. Desse modo, são três os padrões principais: a temperatura, a luz controlada, bem como os retentores de impacto.

O estado de conservação é um dos principais fatores para que o vinho permaneça bom. Afinal, o excesso de calor, as vibrações na garrafa do produto e o excesso de luminosidade são tidos como inimigos da bebida.

Não é indicado usar geladeiras para conservar a sua bebida porque você abre com maior frequência a porta da mesma. Da mesma forma, esse tipo de movimentação causa vibrações nas garrafas e diminui a qualidade do produto.

Qual a temperatura ideal?

A temperatura ideal para conservação dos vinhos é de 10 a 12ºC, e a adega climatizada ajuda a manter essa climatização. Com isso, a qualidade da sua bebida é mantida e mesmo com o passar do tempo você não perde as características do produto.

2. Controle de umidade

Outro fator que deve ser levado em conta na hora de escolher uma adega, é o controle de umidade que elas oferecem. Dessa forma, optar por um produto como esse é bem melhor que manter as bebidas na geladeira.

A adega ajuda a controlar o mofo e os fungos que podem ser desenvolvidos na rolha das garrafas por conta de uma má conservação. Isso porque a umidade é capaz de prejudicar e diminuir a qualidade da bebida.

Você deve optar por uma adega climatizada ao invés de uma geladeira porque neste tipo de produto há menos troca de condições entre o ambiente interno e o externo. No caso das geladeiras, o fato de abrir e fechar mais a porta dela diminui a estabilidade da temperatura interna.

3. Verifique a capacidade da adega climatizada

Para melhor conservação do vinho, a garrafa deve ser mantida deitada, já que o ideal é que a rolha se mantenha hidratada. Portanto, antes de comprar uma adega deste tipo, é preciso estudar a capacidade do produto escolhido.

Vale destacar ainda que o fato de manter a garrafa deitada ajuda até mesmo na vedação da mesma. Além disso, analise quantas garrafas você deseja manter em sua casa, já que existem modelos que cabem de seis a até 100 garrafas de vinho, então vai do seu desejo e do seu bolso.

Trace, então, o seu objetivo e veja qual será o seu padrão de consumo. Logo, decida se você quer manter várias garrafas e de vários sabores diferentes ou se deseja apenas um local para armazenar algumas unidades para consumir no fim do dia ou fim de semana, por exemplo.

É ideal ainda planejar o local onde a sua adega climatizada será instalada em sua casa. Assim, considere as medidas do eletrodoméstico e veja qual o espaço livre em sua residência para colocar o produto.

4. Escolha o tipo: termoelétrica ou com compressor?

Há dois diferentes tipos de adega climatizada no mercado e é preciso entender as características de cada uma. A principal diferença entre os modelos é a forma como a temperatura é mantida no produto.

A adega termoelétrica, por sua vez, utiliza uma placa cerâmica para fazer a troca de calor entre os ambientes interno e externo. No entanto, recebe auxílio na eletricidade para fazer esse processo.

Esse tipo de modelo é mais indicado para locais mais frios do país. Isso porque o produto é capaz de resfriar o interior da sua adega a apenas 10ºC a menos que o exterior do item, então é perfeito para locais onde o clima é inferior a 25º na maior parte do ano.

A maior vantagem desse modelo é a sua economia de eletricidade, além de ser muito silenciosa, então este não deve ser um incômodo nesse tipo de adega climatizada. Por isso, analise estes pontos para saber se é a melhor opção para você.

Para o caso da adega com compressor, a tecnologia é praticamente a mesma das geladeiras convencionais. Por esse motivo, deve consumir um pouco mais de eletricidade que os demais tipos de adega.

Este tipo de adega climatizada é a melhor para quem mora em locais mais quentes ou até quem não deseja depender de outros fatores para conservar a temperatura de suas bebidas. Da mesma forma, funciona resfriando o interior da sua adega com a própria estrutura de funcionamento.

5. Controle de temperatura

Com os dados descritos acima, dá pra perceber que os itens com compressor são mais eficazes em manter a temperatura. É fácil ainda encontrar modelos que são capazes de conservar cada prateleira em uma temperatura diferente.

Isso ajuda a conservar o seu produto da melhor forma possível. Portanto, ao escolher uma adega climatizada leve em consideração se o modelo possui ferramentas que ajudem a regular esse fator ou não.

6. Calcule os gastos

O preço do produto pode até estar com desconto na Black Friday 2022, mas é preciso analisar o consumo do modelo também. Afinal, a longo prazo estes itens podem gerar mais despesas e isso deve ser pensado na hora da compra.

Analise a classe de consumo da sua adega para calcular qual será o gasto médio do item mensalmente. De modo geral, um aparelho de tamanho médio consome metade do que uma geladeira gastaria, por exemplo.

7. Trava de segurança

Este é um fator que nem todos os produtos oferecem, mas que você pode levar em conta na hora de comprar a sua adega climatizada. Afinal, caso você tenha crianças em casa, é fundamental proteger as suas bebidas, seja para que estas não sejam consumidas ou até mesmo quebradas, causando algum tipo de acidente.

Fonte: Terra.com.br

você pode gostar também
Comentários