O Compaq Presario 430 é parte de uma linha de notebooks para o segmento básico. Portanto, são portáteis ideais para quem faz uso de programas leves no dia a dia. Dito isso, confira agora um review sobre esse laptop e veja tudo o que ele pode fazer.

Leia também:

Notebook Compaq Presario 430

Os notebooks atuais mais básicos com SSD mostram que é possível ser barato e rápido. Acima de tudo, não é preciso ter uma configuração top de linha para ter bom desempenho em tarefas simples.

De modo geral, esse tipo de portátil reúne especificações menos poderosas e um preço atrativo. No entanto, nem sempre isso garante que o modelo vale mesmo a pena ser comprado.

O Compaq Presario 430 está nesse segmento de entrada e seu preço é menor comparado a outros dispositivos. Agora você confere a ficha técnica do produto para saber um pouco do que ele é capaz de fazer:

  • Processador: Intel® Core™ i3-6157U (6ª geração);
  • Tela: 14.1 polegadas LED TN de resolução 1366 x 768 (HD);
  • RAM: 4 GB DDR4 a 2133 MHz;
  • Armazenamento: 120 GB em SSD tipo SATA;
  • Placa de vídeo: Intel® Iris® 550;
  • Sistema operacional: Windows 10 Home;
  • Peso: 1,5 kg.

Devido às suas configurações ele está na lista de melhores notebooks Compaq.

Design

O design chama pouco a atenção neste produto, visto que sua construção é mais sóbria. Além disso, a marca tentou implementar algo mais minimalista e moderno com acabamento em plástico.

Mesmo assim, o Compaq Presario 430 ainda passa a impressão de rigidez, com textura emborrachada. Do mesmo modo, ele pesa apenas 1,5 kg e não chega a ser muito espesso, com 1,99 cm.

As bordas ao redor da tela não são tão grossas e seguem a mesma linha visual. Dessa maneira, vale o destaque para o webcam shutter do produto que oferece maior privacidade.

Nas laterais, ele tem uma porta USB 3.0, uma entrada HDMI e a de energia. Ainda, há também mais duas USBs 2.0, RJ-45, entrada de fones de ouvido e um leitor de cartões.

Compaq Presario 430
Foto: Compaq Presario 430

Tela e teclado

O painel dele tem resolução HD e é do tipo LED com tecnologia TN. Logo, não tem a mesma qualidade de um display IPS, que possui ângulos melhores. Porém, ainda é uma tela que serve para ver vídeos online de vez em quando.

Quanto ao teclado, ele possui botões mais espaçados, o que não prejudica as dimensões. Além disso, essa medida visa tornar a digitação mais confortável para o usuário do notebook.

O touchpad do Compaq Presario 430 segue essa mesma linha, sendo mais largo e maior. Ele também tem uma textura lisa e uma sensação mais cômoda para utilizar diariamente.

Desempenho

Na parte de performance, ele entrega um desempenho de nível mais básico. Ou seja, perfeito para atividades que envolvem envio de e-mails, navegação pela internet e edição de textos.

Estudantes, por exemplo, podem tirar bastante proveito das configurações, que começam pelo seu processador. Assim, ele vem com um Core i3 de 6ª geração da Intel com 2 núcleos.

O Compaq Presario 430 tem mais 4 núcleos lógicos, que ajudam a executar mais de um aplicativo. Por fim, os 4 GB de memória RAM auxiliam nesse processo e servem bem para uso leve.

Na parte de armazenamento, há um SSD de 120 GB no padrão SATA, de 2.5”. A princípio, pode parecer pouco, mas desde que trabalhe com arquivos menores, vai ser suficiente. Ainda assim, caso seja preciso, há como fazer um upgrade desse recurso.

Compaq Presario 430
Foto: Compaq Presario 430

Som e vídeo

Na parte de reprodução de áudio, o notebook vem com dois alto-falantes que prometem bom desempenho. No entanto, a realidade está mais para algo mediano, dentro do esperado para a categoria.

Há dois microfones, um em cada lateral do Compaq Presario 430 para captação de som. Dessa forma, junto com a webcam de qualidade 720p, ele promete bom desempenho nas reuniões online.

A placa gráfica Intel Iris é integrada ao processador e não tem muita performance. Então, ela vai dar conta de serviços menos exigentes, mas não é indicada para trabalhos pesados.

Mesmo assim, pode entregar boa performance na reprodução de vídeos na resolução nativa da tela. Agora, para conteúdos maiores, essa máquina não vai dar conta. Por último, há como melhorar a produtividade conectando a um monitor externo via HDMI.

Bateria e carregamento

Ao todo, a capacidade de bateria de 3 células de Li-Polímero é de 49.59 Wh. Segundo a empresa, a autonomia dele é de 7 horas longe da tomada. Ou seja, pode aguentar quase um dia inteiro de trabalho com uso moderado.

É sempre válido lembrar que, acima de tudo, essa marca é só uma referência. Afinal, cada pessoa tem um perfil diferente de utilização, aumentando ou diminuindo o tempo de bateria.

O carregador tem saída de 19V e não demora tanto para recarregar o dispositivo. Dessa maneira, você não precisa esperar mais do que 2 horas para ter o notebook com 100% de capacidade de novo.

Vídeo: Review do Compaq Presario 430

Prós do Compaq Presario 430

Ter um SSD é o grande ponto positivo desse notebook, visto que possui muitas vantagens. Por exemplo, ele é mais veloz por não ter partes mecânicas e é mais resistente. Assim, a inicialização do sistema operacional é feita em menos tempo.

Esse componente também faz transferências de arquivos maiores com mais velocidade. A partir disso, com a USB 3.0, o usuário não vai sofrer tanto com lentidão durante esses momentos.

Caso seja necessário, o Compaq Presario 430 possui fácil acesso para o armazenamento em sua carcaça. Então, é possível fazer upgrade para ter ainda mais memória interna em seu aparelho.

Contras do Compaq Presario 430

Um ponto negativo que vale destacar é a tela, que possui qualidade e resolução baixas. Portanto, assistir filmes e séries será possível, mas não lhe dará uma grande imersão.

Esse laptop também possui apenas 4 GB de memória RAM, sem possibilidade de fazer upgrades. Logo, quem comprar vai ficar restrito a esse número, sem poder adicionar mais capacidade.

Ainda que seja um i3, a versão do chip é de 5 anos atrás. Isso pode ser um problema, levando em conta o longo prazo de utilização. Afinal, os processadores mais novos estão vindo com mais núcleos e operam em velocidades maiores.

Compaq Presario 430
Foto: Compaq Presario 430

Perguntas frequentes

Como saber se o Compaq Presario 430 vale a pena?

Compaq Presario 430

Você deve verificar a ficha técnica para avaliar detalhes como processador, memória RAM e armazenamento. Em seguida,veja se ele de fato se adequa às suas necessidades.

Qual i3 devo comprar?

Compaq Presario 430

Considere o custo, porém, também leve em conta alguns outros fatores cruciais. Por exemplo, a geração do chip e também quais as velocidade em que ele opera durante o uso.

Por que usar SSD no Compaq Presario 430?

Compaq Presario 430

Porque o SSD é um componente de armazenamento pelo menos 5x mais veloz do que o HDD. Além disso, ele é mais resistente e melhora vários aspectos do PC ou notebook.