O Melhor guia informativo sobre compras na internet.

Review completa do Compaq Presario CQ-27

O Compaq Presario CQ-27 é uma opção de notebook básico da marca no mercado brasileiro. Logo, a ideia é atrair alunos e outras pessoas que desejam um laptop para uso leve. A seguir, veja se ele está na lista de melhores notebooks Compaq.

Leia também:

Notebook Compaq Presario CQ-27

Muitas empresas apostam no segmento de entrada quando se trata de notebook. Assim, elas fabricam produtos que conseguem atender às necessidades mais básicas dos seus usuários.

Estudantes, por exemplo, são pessoas que precisam de computadores com especificações modestas para assistir às aulas. Dessa forma, eles podem comprar um laptop com baixo custo e com poder suficiente para fazer seus trabalhos.

O Compaq Presario CQ-27 é um modelo de portátil que foi lançado com essa ideia. Ou seja, suprir quem deseja uma máquina que consiga dar conta das tarefas mais leves. Portanto, ele está a venda com as seguintes configurações:

  • Processador: Intel® Core™ i3-5005U (5ª geração);
  • Tela: 14.1 polegadas IPS com resolução 1366×768 (HD);
  • RAM: 4 GB LPDDR3 operando a 1600 MHz;
  • Armazenamento: 240 GB em SSD do tipo SATA;
  • Placa de vídeo: Intel® HD Graphics 5500 (Integrada);
  • Sistema operacional: Linux;
  • Peso: 1,5 kg.

Design

O design desse aparelho é simples, sem muitos detalhes chamativos e um acabamento em plástico. Além disso, ele tem uma textura emborrachada e cor cinza mais próxima do grafite.

Ao redor da tela ele tem bordas grossas e na tampa, apenas o logo Compaq. Agora, em relação às suas dimensões, pode-se notar que é um notebook pequeno e leve. Seu peso é de apenas 1,5 kg e a espessura é de 2,15 cm.

Isso torna ele fácil para transportar na mochila a caminho da faculdade ou do trabalho. Nas laterais ele tem um conjunto de portas com uma saída HDMI. Há também duas entradas USB 3.1, uma RJ-45, leitor de cartões e opção para fones de ouvido.

Compaq Presario CQ-27
Foto: Compaq Presario CQ-27

Tela e teclado

A tela do Compaq Presario CQ-27 tem 14 polegadas e resolução 720p ou HD. Porém, o destaque está para a qualidade do display, que é do tipo IPS. Ou seja, ele proporciona bons ângulos de visão sem distorcer as cores.

O teclado, por sua vez, vem no padrão ABNT 2 com a tecla Ç. Do mesmo modo, ele possui um botão de atalho para acessar a Netflix. De resto, ele entrega uma digitação satisfatória e confortável durante o uso.

Em relação ao touchpad outra novidade, ele tem um teclado numérico digital na superfície. Assim, trabalhos simples com cálculos podem ser feitos de modo mais prático com esse detalhe.

Desempenho

O desempenho do Compaq Presario CQ-27 é focado no uso mais básico do dia a dia. Por exemplo, tarefas que envolvem envio de e-mails, estudos, navegação, edição de textos e planilhas.

Para isso, ele vem de fábrica com um processador Intel Core i3 de 5ª geração. Esse chip conta com 2 núcleos e 4 threads com velocidade de 2,00 GHz. Além disso, ele possui 4 GB de RAM, o que pode ser considerado pouco para algumas atividades.

Recursos básicos para tarefas simples

Na parte de armazenamento, são 256 GB em SSD do tipo SATA de 2,5”. Logo, o usuário terá maior velocidade na transferência de arquivos e também na inicialização do sistema operacional.

E por falar nisso, o Linux é o software que vem instalado por padrão. No entanto, a marca não informa qual é a distribuição usada nele. Ainda assim, saiba que é um sistema mais leve e menos exigente do que o Windows.

Compaq Presario CQ-27
Foto: Compaq Presario CQ-27

Som e vídeo

O Compaq Presario CQ-27 possui dois alto-falantes com som estéreo para áudio de boa qualidade. Na prática, pode-se dizer que ele fica dentro da média, com bom volume e sem distorções.

Na parte de vídeo, ele possui uma placa integrada, a Intel HD Graphics 5500. Logo, ela não traz uma grande performance e dá conta somente das atividades mais leves. Portanto, nada de jogos ou de tarefas como edição de vídeo ou renderização em 3D.

O conjunto com webcam e microfone embutidos são razoáveis para reuniões virtuais ou aulas online. Por fim, vale destacar a saída HDMI que possibilita o uso de um monitor externo.

Bateria e carregamento

A capacidade de bateria do Compaq Presario CQ-27 é de 5000 mAh para uso diário. Do mesmo modo, ela é composta por duas células, o que garante cerca de três ou quatro horas de utilização.

É importante lembrar que esse número pode ser maior ou menor, dependendo do perfil de cada um. Por exemplo, com brilho no máximo e uso intenso, pode diminuir, mas em configurações menores e uso leve, esse período pode aumentar.

O carregador possui saída de 19V e é o bastante para carregar em tempo razoável. Dessa forma, estima-se que carrega de 0% a 100% em menos de 2 horas conectado na tomada.

Prós do Compaq Presario CQ-27

Como ponto positivo, vale destacar a tela desse portátil, que é do tipo IPS. Afinal, ela dá ao usuário bons ângulos de visão, sendo ideal para assistir a filmes e séries. A tecla dedicada para acessar a Netflix rapidamente também ajuda nesse sentido.

Ter um SSD é outro diferencial relevante, ainda mais para os dias de hoje. Esse tipo de armazenamento é muito superior ao HDD em velocidade, aumentando muito o desempenho geral.

Contras do Compaq Presario CQ-27

Entre os pontos negativos, o destaque fica para a baixa resolução da tela. Logo, ainda que seja IPS, não vai ser possível ver conteúdos em alta definição em 1080p ou em 4K neste notebook.

O modelo vem com um Core i3 de 5ª geração, sendo um processador bem antigo. Por exemplo, a linha de chips da marca está na décima primeira leva. Portanto, há uma grande diferença de performance entre esses componentes.

Sua memória RAM dele é de pouca capacidade, impedindo o uso de muitos aplicativos ao mesmo tempo. Além disso, não é possível fazer upgrade para aumentar esse número, limitando a performance.

O seu sistema operacional de fábrica é uma distribuição Linux, mas a marca não informa qual é. Do mesmo modo, quem está acostumado a usar o Windows pode enfrentar dificuldade para utilizar esse software.

Compaq Presario CQ-27
Foto: Compaq Presario CQ-27

Perguntas frequentes

Como falar com a Compaq sobre o Compaq Presario CQ-27?

Compaq Presario CQ-27

A Compaq tem canais de telefone e e-mail disponíveis para contato e atendimento. Assim, basta acessar o site oficial da empresa e procurar a sessão de SAC para obter o que quer.

Qual é o melhor notebook para estudar?

Compaq Presario CQ-27

O Compaq Presario CQ-27 se apresenta como uma das melhores opções para estudar. Isso ao levar em conta o seu desempenho de acordo com o seu segmento de entrada.

O Compaq Presario CQ-27 vale a pena?

Compaq Presario CQ-27

Tudo vai depender das suas necessidades ao usar um notebook. Então, para estudos básicos ele é perfeito, mas para o público gamer essa não é uma boa alternativa.

Clique para avaliar
[Total: 0 Nota: 0]
você pode gostar também