Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

O Pioneer PL-990 Vale a Pena? É Bom Mesmo?

Com o passar do tempo e a modernização dos clássicos toca-discos de vinil, foram disponibilizados modelos High End, que oferecem uma qualidade sonora de alta fidelidade e são a preferência dos audiófilos. No entanto, nem todos querem investir em dispositivos mais caros, portanto, o público de entrada pode apreciar os recursos oferecidos pelo Pioneer PL-990 e o valor cobrado por ele.

Neste artigo, falaremos das principais características do Pioneer PL-990, leia até o fim e descubra se este é o toca-discos que você está buscando! 

Design e construção

Imagem Com Parte De Trás Do Pioneer Pl-990
Foto: Parte De Trás Do Pioneer Pl-990

Quem vê o PL-990 pode facilmente confundi-lo com um modelo de toca-discos antigo, isso porque a Pioneer buscou inspiração nos modelos clássicos, tentando preservar a aparência do que era visto nas décadas de 60 e 70.

Visualmente, o PL-990 possui um formato retangular e passa a impressão de firmeza com sua superfície plana e laterais bem definidas. O painel frontal contém a maioria dos botões, como o controle de pitch que permite ajustar a velocidade do disco. Este parâmetro é particularmente importante, pois mesmo pequenas variações levam a uma distorção sonora significativa.

O PL-990 é acionado por correia e compatível com registros de 33 1/3 e 45 RPM e conta com um pré-amplificador integrado.

Sob a tampa transparente está um prato de alumínio sobre o qual são colocados os vinis. O braço é relativamente leve e não precisa de nenhum ajuste. Graças à simplicidade de utilização do Pioneer PL-990, ele é recomendado como um aparelho ideal para os usuários que estão iniciando no mundo da música de alta qualidade e dos discos de vinil. Ele já vem pronto para funcionar de imediato e não requer nenhum ajuste minucioso - todas as operações necessárias, exceto o ajuste de velocidade, foram feitas pela fábrica durante os testes.

Na parte traseira encontram-se os cabos de alimentação e RCA, que pode ser conectado a um amplificador de som, um receiver, e outros dispositivos que compõem um sistema home-theater e possuem entrada RCA.  

Vale ressaltar que os cabos são fixados no aparelho. Para alguns usuários, isso pode parecer uma vantagem, outros acham esse recurso difícil porque o comprimento geralmente não é suficiente, sendo necessário o uso de adaptadores ou extensões que podem afetar a qualidade do som. Além disso, quando os cabos são removíveis, fica mais simples substituí-los caso eles apresentem falhas.

O diâmetro do prato é de 295 mm, suficiente para acomodar discos de vinil padrão de 30 cm. Se necessário, a velocidade de reprodução pode ser alternada entre dois padrões básicos - 33 e 45 RPM. O padrão de 78 RPM é mais raro e é difícil encontra-lo em modelos mais econômicos. O aparelho vem com uma agulha reserva, que pode ser facilmente instalada se a principal quebrar. 

Operação e desempenho

Como dito anteriormente, o Pioneer LP-990 é um modelo automático, ideal para usuários iniciantes que ainda não se sentem muito seguros para fazer os ajustes de braço e agulha por conta própria. Esse modelo possui um número mínimo de configurações e as instruções de operação são muito simples.

O painel frontal conta com um pequeno número de controles. O ajuste que demandará mais atenção do usuário diz respeito à velocidade do disco, ou ainda, pitch. Portanto, basta seguir as instruções que acompanham o dispositivo, girando suavemente o botão e observando o indicador luminoso na parte central para acertar o ajuste. Vale ressaltar que essa adaptação não precisará ser feita muitas vezes, apenas ocasionalmente, caso ocorra o deslocamento acidental do botão.

Portanto, para simplificar o processo e minimizar a possibilidade de danos à agulha ou ao disco, a operação é automática. Há um botão específico para o acionamento do toca-discos que, quando pressionado, inicia a reprodução, ao levantar, mover o braço e posicionar a agulha, abaixá-la e ao final da reprodução levantá-la e recolher o braço. Caso prefira e tenha segurança para isso, o usuário pode mover o braço e posicioná-lo manualmente. Só esse ajuste e o de pitch estão disponíveis no Pioneer PL-990.

Para alguém que está experimentando a música de vinil pela primeira vez, as configurações e ajustes dos modelos manuais podem ser bastante complexos, portanto o PL-990 foi projetado para facilitar a experiência do usuário.

Alguns dispositivos deste tipo têm a necessidade de ser conectados a um amplificador externo e não funcionam quando ligados direto a alto-falantes. Este modelo pode ser facilmente conectado a qualquer sistema de alto-falantes graças ao seu pré-amplificador embutido. A capacidade de conexão com padrões mais conhecidos e acessíveis aumentou a popularidade do Pioneer PL-990 entre os usuários.

A qualidade do som é notavelmente melhor do que muitos dos produtos concorrentes nessa faixa de preço, e muito disso se deve ao equalizador phono e ao pré-amplificador incluídos. O som resultante é nítido, limpo e versátil o suficiente para produzir uma experiência de audição sólida em uma ampla variedade de gêneros e frequências.

Os motores de precisão, como o utilizado neste modelo, se destacam por um trabalho bastante silencioso, por isso, conforme demonstram as críticas ao Pioneer PL 990 ao ouvir música, o usuário não percebe quase nenhum ruído que possa distorcer o som.

Diferenciais do Pioneer PL-990

Imagem Com Pioneer Pl-990 De Frente
Foto: Pioneer Pl-990 De Frente

Integrar um pré-amplificador, um equalizador phono e operação automática num dispositivo de valor acessível é o destaque do Pioneer PL-990.

Seus recursos não vão oferecer uma experiência de som High End e não é isso que esse dispositivo promete. O que ele faz é ser uma alternativa acessível para o público de entrada que quer desfrutar de alguma qualidade sonora.

O Pioneer PL-990 vale a pena?

O Pioneer PL-990 é um toca-discos que atrairá aqueles que admiram a estética clássica da era de ouro do vinil. Com diversos recursos interessantes, operação automática e bom visual, e entregando áudio de qualidade boa, mas não extraordinária. Em resumo, o PL-990 é uma boa escolha pelo preço.

Prós do Pioneer PL-990

  1. Operação automática
  2. Bom custo-benefício
  3. Permite que os discos girem de forma suave e precisa
  4. Conector de cápsula universal disponível

Contras do Pioneer PL-990

  1. Não possui regulagem de contrapeso
  2. Não possui regulagem de anti-skating
  3. Cabos curtos e fixos

Vídeo-review do Pioneer PL-990

As pessoas também perguntam

u003cstrongu003eO Pioneer PL-990 tem um pré-amplificador?u003c/strongu003e

Sim, o PL-990 possui um pré-amplificador integrado.

u003cstrongu003eA Pioneer é uma boa marca?u003c/strongu003e

Sim, a Pioneer é uma das grandes marcas quando o assunto são equipamentos de áudio, sejam toca-discos, receiver ou amplificadores. Ela se destaca por se manter na vanguarda no que diz respeito à reprodução de áudio de alta fidelidade.

u003cstrongu003eO Pioneer PL-990 vem com os cabos RCA para conexão?u003c/strongu003e

Sim, o cabo RCA é fixado no toca-discos.

Considerações Finais

Como já foi mencionado, o Pioneer PL 990 é indicado especialmente para aqueles que estão iniciando no universo do vinil e não querem investir em equipamentos mais caros, ou para usuários que buscam o melhor custo-benefício. 

Ele é capaz de fornecer um som aceitável, mas tem algumas deficiências que inevitavelmente acompanham modelos de entrada e, portanto, mais baratos. Talvez, ele seja um modelo ideal para ser utilizado como um primeiro passo até chegar em tecnologia melhor no futuro. Sendo assim, o PL-990 entra na lista de toca-discos com os melhores custos-benefícios.  

Até as próximas dicas, Cupomzeiros!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.