Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Talvez Você Deva Conversar Com Alguém, de Lori Gottlieb - REVIEW

Você faz ou já fez terapia? Caso não, reconhece a importância dela na vida das pessoas? É sobre esse tema que Lori Gottlieb fala em "Talvez você deva conversar com alguém", o livro de autoajuda que tem chamado a atenção de muitos leitores.

Neste post, apresentaremos a obra e daremos as principais informações sobre ela. Para saber mais, continue a leitura.

Talvez Você Deva Conversar Com Alguém, de Lori Gottlieb

Imagem Com Talvez Você Deva Conversar Com Alguém
Foto: Talvez Você Deva Conversar Com Alguém De Lado

"Talvez Você Deva Conversar Com Alguém" é um livro publicado no Brasil em 2020 pela editora Vestígio que trata de temas universais do ser humano e da necessidade de sermos compreendidos pelo outro.

Falaremos mais sobre a obra a seguir, mostrando suas principais características, a sinopse, a resenha e o veredito final.

Características:

  • Data de publicação: 22 de abril de 2020
  • Editora: Vestígio
  • Assunto: Psicologia
  • Dimensões: 22,8 cm (altura) x 15,8 cm (largura) x 2,2 cm (lombada)
  • 448 páginas

Sinopse

"Talvez Você Deva Conversar Com Alguém: Uma terapeuta, o terapeuta dela e a vida de todos nós" fala sobre algo que tem se tornado cada vez mais popular nos últimos anos: a terapia e seus benefícios.

Lori Gottlieb, que é uma profissional da área, fala da sua experiência no consultório com os desafios de se ouvir, todos os dias, os problemas dos pacientes.

Ela conta sobre como decidiu voltar à terapia após um término difícil de relacionamento, o que chama atenção para algo que muitas pessoas talvez não pensem sobre: o terapeuta também precisa de terapia, às vezes.

Assim, ela mostra também as histórias de quatro personagens, seus pacientes, e nos apresenta perspectivas diferentes de um mesmo tema.

Resenha

O terapeuta precisa de terapia?

Talvez você já tenha se perguntado como um terapeuta consegue escutar, todos os dias, sobre os problemas de outras pessoas e não se sentir afetado por isso.

De fato, esse é um grande desafio da profissão que só é contornado por meio de uma ética profissional e anos de estudo para lidar com essas situações. Ainda assim, também é fato que o próprio terapeuta às vezes precisa de terapia.

Isso porque os sentimentos são algo do ser humano e problemas existem na vida de todas as pessoas. Muitas vezes não sabemos como lidar com determinada situação, por isso se mostra necessária a ajuda de um profissional.

Lori Gottlieb traz, em seu livro, sua vivência como terapeuta. Através dela, podemos acompanhar a perspectiva do profissional, já que ela apresenta alguns de seus pacientes, os problemas deles e as lidas diárias dela tentando compreender aquilo que eles estão lhe dizendo.

O desafio é, como já mencionado, saber separar o que tem a ver com o paciente e o que é dela mesma, para assim não ser afetada por problemas que dizem respeito a outra pessoa.

A popularização da terapia

Por muito tempo a terapia foi um tabu, considerada algo que apenas pessoas perturbadas faziam, um recurso último em caso de extrema necessidade, como um surto, por exemplo.

Com o passar dos anos, essa prática se popularizou, à medida que se colocava em foco questões sobre saúde mental.

Hoje, muito do preconceito anteriormente existente contra a psicologia e psiquiatria se dissolveu, e fazer terapia se torna mais comum a cada dia.

Trabalhos como o de Lori Gottlieb são importantes nesse quesito: para desmistificar a terapia, compreendê-la como um auxílio profissional para melhorarmos como pessoas e resolvermos questões emocionais que nos impedem de viver plenamente.

Uma escrita que fala com o leitor

O que nos faz gostar de um livro é, muito além do conteúdo, a forma como ele apresenta determinado assunto.

Sua escrita, sua argumentação, em suma, como ele se conecta a nós. "Talvez você deva conversar com alguém" é um livro que faz isso muito bem. A autora expõe suas ideias com sensibilidade e com isso cria uma ponte com o leitor, de modo que este se sinta próximo ao livro.

A escrita é leve e de fácil compreensão, o que torna a experiência mais dinâmica.

A obra é dividida em 4 partes, e ao longo dela o leitor acompanha as histórias dos pacientes se desenrolando e se desenvolvendo com o auxílio da terapia.

Esse livro é, sobretudo, sobre a importância da comunicação nas nossas vidas. Somos seres sociais e falar sobre o que sentimos é algo que não deve, jamais, ser negligenciado ou esquecido.

Prós e Contras de "Talvez Você Deva Conversar Com Alguém"

Imagem Com Talvez Você Deva Conversar Com Alguém De Frente
Foto: Talvez Você Deva Conversar Com Alguém De Frente

Prós

  • Aborda temas importantes
  • Estimula o leitor a procurar ajuda especializada quando for necessário
  • Linguagem fácil e leve, leitura dinâmica

Contras

  • O livro físico poderia ter uma melhor encadernação e design

A Autora

Quem é Lori Gottlieb

Escritora e psicoterapeuta, Lori Gottlieb nasceu em Los Angeles em 1966.

É conhecida por seu livro "Talvez Você Deva Conversar Com Alguém", que está sendo cotado para virar uma série de televisão. Gottlieb é escritora da coluna semanal Dear Therapist para a revista The Atlantic, sendo também co-apresentadora do podcast Dear Therapists, da iHeart Radio.

Apresentou um TED Talk que atinge, hoje, mais de 2 milhões de visualizações, o que a tornou ainda mais conhecida e contribuiu para o sucesso de seu novo livro.

"Talvez Você Deva Conversar Com Alguém" é bom?

Afinal, "Talvez Você Deva Conversar Com Alguém" Vale a Pena?

Após todas essas informações, a pergunta que fica é: será que "Talvez você deva conversar com alguém" é bom? Vale a pena adquiri-lo? Isso é o que vamos buscar responder da melhor forma possível.

O primeiro ponto a se salientar é que, como humanos, todos nós temos problemas em nossas vidas que muitas vezes não temos a menor ideia de como resolver e/ou não sabemos como lidar.

Em alguns momentos, mostra-se fundamental a ajuda de um terapeuta para que possamos desatar os nós das nossas vidas e aprender a lidar com as diversas situações que se apresentam.

A terapia é importante não apenas para lidar com os problemas, mas também para o autoconhecimento.

É necessário que nos conheçamos melhor para que saibamos o que queremos, quais atitudes devemos tomar e como devemos agir.

Dito isso, podemos chegar ao ponto mais importante: o livro de Lori Gottlieb. Nossa opinião dele é positiva, acreditamos ser um ótimo livro para todos aqueles que desejam conhecer a importância da terapia na vida de todos nós.

Portanto, nosso veredito é de que "Talvez você deva conversar com alguém" vale a pena!

As pessoas também perguntam

O que fala o livro u0022Talvez você deva conversar com alguému0022?

O livro reúneu003cstrongu003e histórias e experiências da terapeuta u003ca href=u0022https://en.wikipedia.org/wiki/Lori_Gottliebu0022u003eLori Gottliebu003c/au003e u003c/strongu003edurante seus anos de profissão. Ela mostra a importância da terapia na vida das pessoas e quando é o momento de pedir ajuda especializada. Apresenta u003cstrongu003equatro personagensu003c/strongu003e, pacientes seus, que com suas diferentes histórias de vida conseguem nos ensinar a importância do autoconhecimento para nossas existências.

Quantas páginas tem o livro u0022Talvez você deva conversar com alguému0022?

448 páginas.

Por que a terapia é importante?

A u003cstrongu003eterapiau003c/strongu003e é importante quando nos deparamos com uma situação ou estado psicológico com o qual não conseguimos lidar. Nesse momento, contar com a u003cstrongu003eajuda de um profissionalu003c/strongu003e pode fazer toda a diferença. Quando falamos sobre nossos problemas em voz alta, conseguimos, mesmo que inconscientemente, bolar alternativas para as situações difíceis que enfrentamos, ou passar a ter uma u003cstrongu003enova perspectiva do mesmo fatou003c/strongu003e, o que é muito enriquecedor.

Considerações Finais

Cada um tem uma preferência literária, e essa é a graça da coisa: a variedade de livros e gostos. Neste post, fizemos uma análise do livro "Talvez Você Deva Conversar Com Alguém", da terapeuta Lori Gottlieb.

Apresentamos as principais características, a sinopse, a resenha e demos nossa recomendação. Esperamos ter te ajudado a descobrir mais sobre essa obra! Deixe sua opinião sobre esse post na seção de comentários!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.