Talvez Você Deva Conversar Com Alguém, de Lori Gottlieb - REVIEW

Você faz ou já fez terapia? Caso não, reconhece a importância dela na vida das pessoas? É sobre esse tema que Lori Gottlieb fala em "Talvez você deva conversar com alguém", o livro de autoajuda que tem chamado a atenção de muitos leitores.

Neste post, apresentaremos a obra e daremos as principais informações sobre ela. Para saber mais, continue a leitura.

Talvez Você Deva Conversar Com Alguém, de Lori Gottlieb

Foto: Talvez Você Deva Conversar Com Alguém De Lado

"Talvez Você Deva Conversar Com Alguém" é um livro publicado no Brasil em 2020 pela editora Vestígio que trata de temas universais do ser humano e da necessidade de sermos compreendidos pelo outro.

Falaremos mais sobre a obra a seguir, mostrando suas principais características, a sinopse, a resenha e o veredito final.

Características:

  • Data de publicação: 22 de abril de 2020
  • Editora: Vestígio
  • Assunto: Psicologia
  • Dimensões: 22,8 cm (altura) x 15,8 cm (largura) x 2,2 cm (lombada)
  • 448 páginas

Sinopse

"Talvez Você Deva Conversar Com Alguém: Uma terapeuta, o terapeuta dela e a vida de todos nós" fala sobre algo que tem se tornado cada vez mais popular nos últimos anos: a terapia e seus benefícios.

Lori Gottlieb, que é uma profissional da área, fala da sua experiência no consultório com os desafios de se ouvir, todos os dias, os problemas dos pacientes.

Ela conta sobre como decidiu voltar à terapia após um término difícil de relacionamento, o que chama atenção para algo que muitas pessoas talvez não pensem sobre: o terapeuta também precisa de terapia, às vezes.

Assim, ela mostra também as histórias de quatro personagens, seus pacientes, e nos apresenta perspectivas diferentes de um mesmo tema.

Resenha

Foto: Mão Segurando O Talvez Você Deva Conversar Com Alguém

O terapeuta precisa de terapia?

Talvez você já tenha se perguntado como um terapeuta consegue escutar, todos os dias, sobre os problemas de outras pessoas e não se sentir afetado por isso.

De fato, esse é um grande desafio da profissão que só é contornado por meio de uma ética profissional e anos de estudo para lidar com essas situações. Ainda assim, também é fato que o próprio terapeuta às vezes precisa de terapia.

Isso porque os sentimentos são algo do ser humano e problemas existem na vida de todas as pessoas. Muitas vezes não sabemos como lidar com determinada situação, por isso se mostra necessária a ajuda de um profissional.

Lori Gottlieb traz, em seu livro, sua vivência como terapeuta. Através dela, podemos acompanhar a perspectiva do profissional, já que ela apresenta alguns de seus pacientes, os problemas deles e as lidas diárias dela tentando compreender aquilo que eles estão lhe dizendo.

O desafio é, como já mencionado, saber separar o que tem a ver com o paciente e o que é dela mesma, para assim não ser afetada por problemas que dizem respeito a outra pessoa.

A popularização da terapia

Por muito tempo a terapia foi um tabu, considerada algo que apenas pessoas perturbadas faziam, um recurso último em caso de extrema necessidade, como um surto, por exemplo.

Com o passar dos anos, essa prática se popularizou, à medida que se colocava em foco questões sobre saúde mental.

Hoje, muito do preconceito anteriormente existente contra a psicologia e psiquiatria se dissolveu, e fazer terapia se torna mais comum a cada dia.

Trabalhos como o de Lori Gottlieb são importantes nesse quesito: para desmistificar a terapia, compreendê-la como um auxílio profissional para melhorarmos como pessoas e resolvermos questões emocionais que nos impedem de viver plenamente.

Uma escrita que fala com o leitor

O que nos faz gostar de um livro é, muito além do conteúdo, a forma como ele apresenta determinado assunto.

Sua escrita, sua argumentação, em suma, como ele se conecta a nós. "Talvez você deva conversar com alguém" é um livro que faz isso muito bem. A autora expõe suas ideias com sensibilidade e com isso cria uma ponte com o leitor, de modo que este se sinta próximo ao livro.

A escrita é leve e de fácil compreensão, o que torna a experiência mais dinâmica.

A obra é dividida em 4 partes, e ao longo dela o leitor acompanha as histórias dos pacientes se desenrolando e se desenvolvendo com o auxílio da terapia.

Esse livro é, sobretudo, sobre a importância da comunicação nas nossas vidas. Somos seres sociais e falar sobre o que sentimos é algo que não deve, jamais, ser negligenciado ou esquecido.

Prós e Contras de "Talvez Você Deva Conversar Com Alguém"

Foto: Talvez Você Deva Conversar Com Alguém De Frente

Prós

  • Aborda temas importantes
  • Estimula o leitor a procurar ajuda especializada quando for necessário
  • Linguagem fácil e leve, leitura dinâmica

Contras

  • O livro físico poderia ter uma melhor encadernação e design

A Autora

Quem é Lori Gottlieb

Escritora e psicoterapeuta, Lori Gottlieb nasceu em Los Angeles em 1966.

É conhecida por seu livro "Talvez Você Deva Conversar Com Alguém", que está sendo cotado para virar uma série de televisão. Gottlieb é escritora da coluna semanal Dear Therapist para a revista The Atlantic, sendo também co-apresentadora do podcast Dear Therapists, da iHeart Radio.

Apresentou um TED Talk que atinge, hoje, mais de 2 milhões de visualizações, o que a tornou ainda mais conhecida e contribuiu para o sucesso de seu novo livro.

"Talvez Você Deva Conversar Com Alguém" é bom?

Afinal, "Talvez Você Deva Conversar Com Alguém" Vale a Pena?

Após todas essas informações, a pergunta que fica é: será que "Talvez você deva conversar com alguém" é bom? Vale a pena adquiri-lo? Isso é o que vamos buscar responder da melhor forma possível.

O primeiro ponto a se salientar é que, como humanos, todos nós temos problemas em nossas vidas que muitas vezes não temos a menor ideia de como resolver e/ou não sabemos como lidar.

Em alguns momentos, mostra-se fundamental a ajuda de um terapeuta para que possamos desatar os nós das nossas vidas e aprender a lidar com as diversas situações que se apresentam.

A terapia é importante não apenas para lidar com os problemas, mas também para o autoconhecimento.

É necessário que nos conheçamos melhor para que saibamos o que queremos, quais atitudes devemos tomar e como devemos agir.

Dito isso, podemos chegar ao ponto mais importante: o livro de Lori Gottlieb. Nossa opinião dele é positiva, acreditamos ser um ótimo livro para todos aqueles que desejam conhecer a importância da terapia na vida de todos nós.

Portanto, nosso veredito é de que "Talvez você deva conversar com alguém" vale a pena!

As pessoas também perguntam

O que fala o livro u0022Talvez você deva conversar com alguému0022?

O livro reúneu003cstrongu003e histórias e experiências da terapeuta u003ca href=u0022https://en.wikipedia.org/wiki/Lori_Gottliebu0022u003eLori Gottliebu003c/au003e u003c/strongu003edurante seus anos de profissão. Ela mostra a importância da terapia na vida das pessoas e quando é o momento de pedir ajuda especializada. Apresenta u003cstrongu003equatro personagensu003c/strongu003e, pacientes seus, que com suas diferentes histórias de vida conseguem nos ensinar a importância do autoconhecimento para nossas existências.

Quantas páginas tem o livro u0022Talvez você deva conversar com alguému0022?

448 páginas.

Por que a terapia é importante?

A u003cstrongu003eterapiau003c/strongu003e é importante quando nos deparamos com uma situação ou estado psicológico com o qual não conseguimos lidar. Nesse momento, contar com a u003cstrongu003eajuda de um profissionalu003c/strongu003e pode fazer toda a diferença. Quando falamos sobre nossos problemas em voz alta, conseguimos, mesmo que inconscientemente, bolar alternativas para as situações difíceis que enfrentamos, ou passar a ter uma u003cstrongu003enova perspectiva do mesmo fatou003c/strongu003e, o que é muito enriquecedor.

Considerações Finais

Cada um tem uma preferência literária, e essa é a graça da coisa: a variedade de livros e gostos. Neste post, fizemos uma análise do livro "Talvez Você Deva Conversar Com Alguém", da terapeuta Lori Gottlieb.

Apresentamos as principais características, a sinopse, a resenha e demos nossa recomendação. Esperamos ter te ajudado a descobrir mais sobre essa obra! Deixe sua opinião sobre esse post na seção de comentários!

Lilian: Redatora freelancer e escritora de ficção nas horas vagas, sou uma entusiasta das palavras. Graduada em História, estou sempre em busca de aperfeiçoar conhecimentos nas minhas diversas áreas de interesse.

Usamos cookies para melhorar sua navegação.