Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Quinta do Portal Porto Alegre é bom? Vale a pena? #Review

O Quinta do Portal Porto Alegre Tawny é uma deliciosa bebida portuguesa. Dessa forma, neste conteúdo você confere as suas principais características, além de conhecer sua composição e sabor. Afinal, este é o melhor vinho do porto do mercado atual.

Quinta do Portal Porto Alegre

Este é um vinho do Porto de uma marca com grande tradição nas terras lusitanas. Assim, o controle de qualidade do produto é um diferencial, o que torna este Tawny uma boa decisão de compra.

A bebida é composta por diferentes tipos de uva, que após serem colhidas vão diretamente à vinícola. Assim, evita-se o desgaste das frutas, lhe conferindo um sabor marcante e delicioso.

Dados técnicos

O rótulo possui teor alcoólico de 19% na composição e seu sabor é considerado doce. Portanto, confira abaixo a ficha técnica desta iguaria e veja mais dados específicos do produto:

  • Tipo: tinto;
  • Região: Douro;
  • Teor alcoólico: 19%;
  • Uvas: Tinta Roriz, Touriga Franca, Tinta Barroca e Touriga Nacional;
  • Servir entre 14º e 16ºC;
  • Contém 750 ml.

Este vinho leva em média três anos para amadurecer antes de ser envasado. Mas, é preciso destacar que o processo é feito apenas em barris de carvalho, o que ajuda a atingir o seu sabor ideal.

Por último, a garrafa contém 750 ml e a bebida é produzida na região demarcada do Douro Vinhateiro, património mundial da UNESCO.

Quinta Do Portal Porto Alegre
Foto: Quinta Do Portal Porto Alegre Tawny É Um Tradicional Vinho Do Porto

Características especiais

A marca Quinta do Portal é uma vinícola independente e de muita tradição, presente no mercado há mais de 100 anos. É uma casa familiar cuja experiência ultrapassa gerações, além de:

  • Produzir itens exclusivos; 
  • Conhecida em todo o mundo.
  • Sinônimo de excelência.

Já a pisa mecânica das uvas é feita sob temperatura de 24º a 26ºC, controlada manualmente. O seu processo preserva boa parte dos açúcares que são naturais da fruta, tornando-o naturalmente doce.

Curiosidades

O vinho Porto Alegre é classificado como um Tawny devido à sua cor e oxidação. Entretanto, vale destacar também que não é feito nenhum tipo de processo para clarificação, portanto, pode se afirmar sobre a bebida:

  • Não sofre adição de proteínas animais;
  • Cor e aroma naturais;
  • Perfeito para os veganos consumirem.

Ele também caracteriza a versão de entrada da marca para os tawnies. Assim, tem menos tempo para envelhecer que os demais, embora já seja uma ótima pedida para sommeliers.

Material e design da garrafa do Quinta do Portal Porto Alegre

O Quinta do Portal Porto Alegre é envasado em garrafa de vidro de 750 ml, após o processo de envelhecimento em barril. Assim, o recipiente segue o padrão dos demais vinhos da marca. 

Já o seu design tem um apelo ao arquétipo da exclusividade, com tons claros e puxados para o dourado. Assim, sua garrafa é transparente, mas em cor escura e mantém-se atraente, fazendo jus ao paladar do produto. 

Embora simples, mostra a essência do vinho, pois a combinação de cores passa o ar de sofisticação. Entretanto, essas qualidades não ficam apenas no visual, pois o produto é fiel ao que promete.

Composição e sabores do produto

Este é um tipo envelhecido no período de quatro anos. Seu paladar é doce e aveludado, também descrito como macio, com cor clara e um aroma frutado, composto pelos seguintes tipos de uva:

  • Tinta Roriz;
  • A Touriga Franca;
  • Tinta Barroca;
  • A Touriga Nacional.

Vindo do Alto Douro, o Quinta do Portal Porto Alegre se enquadra na categoria tinto fortificado e tem um tom mais claro que o rubi. Mas, depois de aberto, recomenda-se consumir o vinho em um prazo de até 35 dias.

Olfato

Ele possui aroma frutado com notas de uvas passas e nozes. Entretanto, também apresenta leve tostado entre os tons de amêndoa e lembra o figo, ameixa e outras especiarias.

Paladar

O vinho tem um bom corpo e é muito macio, além de ser sedoso e com um leve adocicado. Mas, também tem um toque amendoado, ótimo frescor e sabor frutado no fim, sendo este bem longo.

Intenso, é uma boa pedida para paladares que buscam uma bebida diferente dos convencionais de mesa. Portanto, agrada os mais variados apreciadores.

O Quinta do Portal Porto Alegre é ideal para qualquer situação?

A bebida ligeiramente fria pode ser servida antes das refeições com algo para acompanhar. Mas, pode ser apreciado em outras ocasiões, a depender do que irá ser servido conforme seu gosto.

Vale ressaltar que este é um vinho tinto, tendo diferença ainda no processo de maceração das suas uvas. Porém, é muito recomendado por clientes dos mais variados níveis de conhecimento sobre o assunto.

Qual a harmonização?

Este vinho se harmoniza muito bem com chocolate meio amargo, pois contrasta com o seu leve adocicado. Entretanto, também pode substituir este por uma sobremesa à base de cacau. 

O rótulo também combina com outras especiarias como queijos azuis ou até mesmo tortas. Mas, estas com recheio de nozes e amêndoas é ideal para um encontro social e até mesmo mais descontraído.

Quinta Do Portal Porto Alegre
Foto: O Quintal Do Portal Harmoniza Bem Com O Chocolate Meio Amargo

Diferenciais

A iguaria diverge principalmente do vinho tipo Ruby, que é mais doce e de cor mais escura. Mas, embora ainda exista o sabor adocicado no Quinta do Portal Porto Alegre Tawny, este apresenta características:

  • Não precisa aerar antes de beber;
  • Sofre adição de aguardente vínica;
  • Envelhecido em carvalho.

Engarrafado apenas após três anos ou mais de envelhecimento, tem sabor único e marcante. Portanto, pode ser uma boa escolha para sommeliers iniciantes também, por exemplo.

Prós do Quinta do Portal Porto Alegre

O rótulo possui ótimo custo-benefício, além de sabor marcante. Portanto, o vinho agrada desde os iniciantes na arte de degustação como os mais experientes, devido a sua qualidade e corpo.

Pode ser ideal para quem busca uma opção diferente do comum, mas que ainda não está preparada para um paladar mais forte. Assim, apresenta características de um Tawny, mas com um teor de um porto jovem.

Outra grande vantagem, como já citado, é que não sofre adição de nenhuma proteína animal. Assim, os veganos têm esta alternativa para consumir com uma pegada mais exclusiva.

Contras do Quinta do Portal Porto Alegre

O Quinta do Portal Porto Alegre é um vinho tinto, o que pode não agradar os paladares acostumados com o tipo mais seco. Além disso, ele também sofre adição de aguardente vinícola, pois é isto que o define como uma bebida fortificada.

Apesar de ser um Tawny, este pode ter o sabor menos marcante para sommeliers mais exigentes. Mas, isso não deixa o produto ruim, apenas fica em um degrau abaixo se comparado com as bebidas envelhecidas por mais tempo.

Vale a pena comprar o Quinta do Portal Porto Alegre?

A resposta direta é que sim, vale a pena conhecer este vinho. Afinal, ele é do Porto e toda e mística por trás da história, bem como, a qualidade destes produtos são validados ao consumi-lo.

Esta bebida também é ótima para dar de presente a um adorador do vinho lusitano. Por fim, considere degustar o Quinta do Portal Porto Alegre, pois a experiência de apreciar uma safra deste nível não tem igual.

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.