Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Molho Inglês Lea&Perrins é bom?

O molho inglês Lea&Perrins está no topo como um dos melhores molhos ingleses. Mas, com quase dois séculos de existência, deve haver um segredo para continuar assim. Dessa forma, para descobrir é preciso conhecer os detalhes por trás do rótulo deste produto.

Molho Inglês Lea&Perrins

Este item é tido como o molho inglês original e conta com uma fórmula guardada a sete chaves. Assim, veja detalhes da sua ficha técnica:

  • Marca: Lea Perrins;
  • Fabricante: Kraft Heinz;
  • Contém glúten;
  • Maturação por três anos;
  • 150 ml.

Na embalagem de 150 ml está uma junção que, à primeira vista, pode parecer ousada. Isso porque, existe uma variação que vai desde o doce melaço até o peixe anchova. Contudo, com as especiarias do oriente, resulta em uma fórmula cheia de história.

Da Grã Bretanha para o mundo

Em 1839, um homem de negócios americano levou alguns frascos a Nova York para vender. Em pouco tempo, o molho inglês Lea&Perrins era uma paixão naquele país. Então, em 1875, ele já estava na Nova Zelândia, Austrália e depois, no mundo.

Molho Inglês Lea&Amp;Perrins
Foto: O molho inglês Lea&Perrins ostenta o título real de original e genuíno

Características especiais

A principal delas é a maturação em barris de madeira por 18 meses. Assim, os itens ficam em recipientes separados pelos aspectos, como picância e intensidade, por exemplo, depois são unidos. Além disso, outras características são:

  • Variação de sabores dos componentes;
  • Filtragem e pasteurização.

Hoje em dia, há muitas opções desse molho com especiarias nas prateleiras dos mercados. Contudo, até o momento, nenhuma marca alcançou o sabor que a receita de Worcester tem. Assim, o diferencial pode não estar nos ingredientes que estão no rótulo. 

Os segredos do molho inglês

Na embalagem do produto não há uma descrição de quais são as especiarias. Desse modo, os curiosos acreditam que o curry, a noz-moscada e o azeite refinam o sabor. Por outro lado, há quem aposte no processo de envelhecer como o diferencial.

Design do recipiente do molho inglês Lea&Perrins

A pequena garrafa de vidro abriga o líquido escuro que contrasta com o rótulo laranja. Dessa forma, não dá pra confundi-lo nas lojas, ainda que alguns tentem copiar. Além disso, o atual design faz parte da marca desde o fim do século dezenove. 

Outros aspectos únicos são:

  • Evolução da embalagem com respeito à tradição no design;
  • Assinatura em letra cursiva dos criadores ao fundo do rótulo;
  • O título de original e genuíno na estampa.

Alguns países, como os Estados Unidos, usam identidade visual diferente com ajuste à cultura deles. Assim, esse condimento já faz parte dos lanches locais e da tradição.

Curiosidade sobre a embalagem

Há quase dois séculos, os frascos viajavam em barcos e o atrito os fazia quebrar. Assim, os fabricantes criaram um embrulho bege para proteger a integridade da embalagem. De fato, mesmo com o passar do tempo, em alguns países, isso ainda se mantém como tradição.

Composição, sabor, textura

O molho inglês Lea&Perrins tem componentes comuns, como vinagre, alho, cebola, sal e pimenta. Contudo, o que torna o seu sabor marcante são os mais diferentes, como: 

  • Anchovas em salmoura;
  • Extrato de tamarindo;
  • Melaço e açúcar;
  • Especiarias.

No último ítem, especula-se que tenha cravo-da-índia, curry, pimentões, limões e molho de soja. Assim, a mescla de salgado, doce e cítrico, dá a ele um sabor agridoce incomum. Logo, com gosto concentrado e forte, poderia ser um primo do ketchup e do barbecue.

O molho inglês Lea&Perrins possui restrições alérgicas?

Para os mais sensíveis isso pode ser algo ruim, mas sim, ele tem algumas. Isso porque, esse molho inglês contém glúten, derivados da cevada, peixe e pode conter pimenta. Logo, ainda que para muitos isso não seja um problema, em outras pessoas é fatal.

Diferenciais

Nos dias de hoje, existem muitas variações desse tipo de molho no mundo afora. Desse modo, manter-se como querido por tanto tempo requer cuidados especiais, como:

  • Não conter conservantes artificiais;
  • Ingredientes que conferem um sabor único;
  • Poder ser usado em várias receitas.

Apesar de ser mais comum em países com influência inglesa, ele tem fãs por aqui. Assim, algumas marcas criaram suas versões com ingredientes locais, mas que diferem do original.

Versatilidade do Worcestershire sauce

Por sua mistura de sabores e texturas, o molho Lea&Perrins combina com vários tipos de pratos. Seja um lanche simples ou um com mais requinte, existem muitas opções possíveis.

Assim, alguns dos usos desse condimento são:

  • Tempero para carnes;
  • Molho para lanches e saladas;
  • Drink Bloody Mary.

Ele também pode ser usado no lugar de outros molhos, como o shoyu. Portanto, o queridinho de Worcester consegue agradar muitos gostos e paladares cheios de fome.

Molho Inglês Lea&Amp;Perrins
Foto: As especiarias usadas no molho inglês Lea&Perrins são um mistério da marca

Prós do molho inglês Lea&Perrins

Ao olhar a composição ele pode parecer calórico, mas não é bem assim. Nesse sentido, esse molho não contém colesterol e tem 80% menos sódio que o de soja. Além disso, o vinagre na composição é um conservante natural, então, não há aditivos químicos.

Honraria

No início do século 20, a rainha da Inglaterra concedeu um título ao molho. Dessa forma, 

a marca recebeu a Garantia Real de qualidade e pode intitular-se Original e Genuíno.

Contras do molho inglês Lea&Perrins

Para algumas pessoas com intolerâncias alimentares e dietas restritas, ele não é uma boa opção. Assim, este molho de especiarias possui contras em sua reputação como o fato de:

  • Não ser vegano;
  • Conter glúten;
  • Ter açúcar na composição.

O número de portadores de doença celíaca (intolerância a glúten) e veganos é muito grande. Além disso, os diabéticos também precisam evitar esse tipo de condimento. Ou seja, existe um público considerável que não pode consumir o produto em questão.

Vale a pena comprar o molho inglês Lea&Perrins?

Apesar do preço elevado, se comparar com outras opções este tempero é uma boa escolha. Isso porque, de modo geral, ele tem uma ótima relação custo e benefício.Contudo, antes de comprá-lo, vale observar o rótulo no caso de questões de saúde. 

Para os amantes de sabores marcantes e agridoces, este molho inglês pode ser um deleite. Dessa forma, o sucesso da marca por tanto tempo no mercado fala por si só.

O Worcestershire e a dieta

Evitar exageros é bom mesmo para quem não está de olho na balança. Assim, o ideal é consumir o molho inglês Lea&Perrins em refeições alternadas e em pouca quantidade. Este é o melhor jeito de aproveitar o sabor, a tradição e respeitar a saúde.

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.