Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Adriano Ramos Pinto Tawny é bom? Vale a pena? #Review

O Adriano Ramos Pinto Tawny é tido como o melhor vinho do Porto, indispensável para quem aprecia um bom rótulo. Feito por uma das vinícolas mais famosas de Portugal, ele carrega além do sabor e aroma, grande parte da história dessa bebida no país.

Adriano Ramos Pinto Tawny

O vinho do Porto é um tipo português muito famoso e apreciado no mundo todo. Chegou no Brasil junto com os portugueses e desde então, ele é um dos mais consumidos no país.

Este Tawny em especial, basicamente, é feito de uvas maceradas e que passam pelo processo de fermentação, mas em diferentes tipos de tonéis. Porém, após isso, acontece o envelhecimento, o que faz com que cada bebida tenha o seu sabor característico. 

Ficha técnica

O Adriano Ramos Pinto, então, possui alguns detalhes técnicos que merecem destaque como:

  • País de Origem: Portugal;
  • Região: Douro, Porto;
  • Teor Alcoólico: 19,5%;
  • Coloração: Tinto;
  • Tipo: Licoroso Tawny;
  • Uva: Tinta Roriz, Tinta Barroca;
  • Volume: 750 ml;
  • Temperatura de consumo: 14º a 18°C

Por último, ele é um vinho marcante no sabor. A princípio, os rótulos do tipo Tawny possuem um gosto mais evoluído do que o Ruby, no entanto, isso depende da proposta da vinícola para a bebida.

Adriano Ramos Pinto Tawny
Foto: O Vinho Adriano Ramos Pinto Tawny É Da Região Douro Com Sabores Únicos E Especiais

Características especiais

Antes de mais nada, o Douro em Portugal possui esse nome por causa de um Rio que corta a região. Como tem várias vinícolas no local, fizeram dali a rota do vinho. Sendo possível experimentar várias casas com videiras diferentes.

Por se tratar de um local especial, as bebidas são benéficas por conta do clima e do tempo, além é claro das irrigações que provêm do Douro. Tudo contribui para que o lugar produza rótulos com muito sabor.

Sabores complexos

O vinho Adriano Ramos Pinto Tawny é um líquido maduro e frutal, embora, tenha uma construção de sabor mais complexa e com uma certa delicadeza. Porém, com a sua acidez equilibrada, faz a sensação da degustação ser completa.

Ele possui outras características que fazem dele um exemplar único, por exemplo:

  • Envelhece em pipas;
  • Sabor mais rico que o Ruby;
  • Maior tempo de repouso.

Acima de tudo, se reconhece neste vinho do Porto muito mais sofisticação. Dessa forma, agrada o paladar mais aguçado e os mais diversos amantes da categoria.

Material e design da garrafa Adriano Ramos Pinto Tawny

O vinho é posto na garrafa comum para esse tipo de vinho. Por outro lado, o seu design é simples, um recipiente preto com o seu selo em amarelo ouro, o que oferece uma certa elegância, o que combina com a bebida.

Quando chegou ao país, houve uma campanha com materiais diversos, como brindes personalizados, cartazes e garrafas especiais, além de mimos para quem comprasse os rótulos, o que para a época foi uma inovação.

Casa Ramos Pinto

É uma das mais tradicionais vinícolas da região, mantém dois museus e um centro de visitas em Portugal. Sua história começou em 1880, quando o fundador teve a brilhante ideia de direcionar os seus produtos ao Brasil. 

Assim, ele garantia um mercado e ao mesmo tempo fugia de um que já estava consolidado na Europa. Portanto, a sua astúcia rendeu bons frutos à vinícula.

Para conquistar os brasileiros, a marca investiu em brindes como porta copos e garrafas de cristal. Além disso, ousou nas embalagens o que provocou uma boa visibilidade ao produto. Boa parte desses objetos estão expostos no museu em Portugal.

Composição e sabores do produto

O vinho Adriano Ramos Pinto Tawny é envelhecido em pipas, por isso, o seu sabor tem uma nuance maior de aroma. Além disso, tem outras características como:

  • No paladar é um vinho com bom corpo, possui equilíbrio e maciez;
  • Aroma de frutas vermelhas, ameixa, amora, framboesa, morango e cereja;
  • Já a sua cor é vermelha e dá lugar a tons mais tijolo, alaranjado ou de topázio;
  • O envelhecimento é feito em cascos e tonéis.

Todas as características vão depender do tempo de amadurecimento do vinho. Dessa forma, em geral, essa mudança ocorre conforme a safra.

Você sabe o que é um Tawny?

Nada mais é do que a bebida que passa por um período de envelhecimento maior. Após o processo de envelhecimento tradicional, o Ruby é posto em tonéis menores para que a mesma entre em contato maior com a madeira e o ar.

Por isso, a coloração muda, ao invés do vermelho vivo característico do Ruby, a cor fica mais clara, como também o sabor passa a ter mais resquícios de carvalho. Aliás, existem Tawny de todas as idades, alguns passam de 10 até 40 anos dentro dos tonéis.

O vinho Adriano Ramos Pinto Tawny é ideal para qualquer situação?

A princípio, o vinho Adriano Ramos Pinto Tawny tem um sabor forte de especiarias, o que faz com que ele harmonize muito bem com sobremesas, doces portugueses ou frutas mais cítricas, por exemplo, laranja e amêndoas.

Diferenciais 

Inicialmente, o maior diferencial desse rótulo é o seu tipo de envelhecimento, que por si só é capaz de acrescentar sabor de especiarias. Além disso, esse detalhe também é capaz de mudar a cor de vermelho para tons mais alaranjados.

Essa bebida possui uma leveza no paladar, que evolui para uma grande suavidade. Isso por conta do seu período em que ficou armazenado em madeira. A princípio, o seu gosto na boca é leve, quente e macio.

Adriano Ramos Pinto Tawny
Foto: O Adriano Ramos Pinto Tawny É Um Vinho Rico Em Sabores E Aromas

Prós do Adriano Ramos Pinto Tawny

Ele é um vinho com sabor mais marcante por conta do seu envelhecimento e possui outros prós como:

  • Vinho mais leve;
  • Rico em sabores;
  • Caráter complexo;
  • Delicadeza na medida certa.

Diante de todos esses pontos positivos, sem dúvida, ter essa bebida na geladeira se torna uma escolha sem erros. Mas, antes de tudo, confira se há aspectos negativos a se destacar.

Contras do Adriano Ramos Pinto Tawny

A princípio, o fator que desfavorece o rótulo é que ele é importado, por isso, os custos do produto e envio podem ser um pouco altos para uma parte do público interessado.

Não são vinhos para se ter guardado em adega, já que depois de aberto, o mesmo deve ser consumido em até um mês, a fim de não perder as suas propriedades no olfato e sabor.

Vale a pena comprar o Adriano Ramos Pinto Tawny?

O vinho do Porto da vinícola Adriano Ramos Pinto Tawny, a princípio, possui a mesma idade que o Ruby. Porém, ele tem diferença no aroma e no paladar, que é mais marcante por causa da maior oxigenação, o que o torna mais leve e mais quente.

Vale a pena a compra pela experiência de saborear uma bebida diferente, para quem é apaixonado por um Porto, essa é uma proposta interessante. Apesar dos altos valores, ainda assim compensa adquirir o rótulo pela experiência de degustá-lo.

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.