Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Quarto 502, de M. Sardini - Review Completo do Livro

Você conhece o livro "Quarto 502", de M. Sardini? Caso nunca tenha ouvido falar, neste post iremos apresentar a obra, suas principais características e informações. Se você gosta de literatura, continue lendo para conhecer a história do livro e conferir nosso review!

Quarto 502, de M. Sardini

Imagem Com Quarto 502, De M. Sardini, De Frente
Foto: Quarto 502, De M. Sardini, De Frente

Quarto 502 é um livro da autora M. Sardini publicado em 2019. Para os amantes de suspense e terror, ele é um prato cheio e tem de tudo: de maldade humana a portas batendo sozinhas e eventos sobrenaturais, tudo isso tendo como ambientação um lugar misterioso que de fato existe.

Ao longo deste texto, iremos destrinchar a obra, mostrando seus aspectos mais importantes. Vem com a gente!

Características:

  • Autora: M. Sardini
  • Editora: Clube de Autores
  • Data de publicação: 2020
  • Gêneros: suspense e terror
  • 142 páginas

Sinopse

"Baseado em fatos reais", é a frase que podemos encontrar na capa de algumas edições desse livro.

A história é ambientada no famoso sanatório de Waverly Hills, um local real que existe nos Estados Unidos (hoje, não mais como um sanatório), mais especificamente no Estado de Kentucky.

Inaugurado em 1910 como um hospital para auxiliar pessoas com tuberculose, ele acabou se tornando palco de mais de 60 mil mortes devido à epidemia que assolou o condado de Jefferson.

O enredo de Quarto 502 acompanha a enfermeira Mary Ann Harper, grávida do diretor do hospital, casado e que ainda não sabe sobre a criança.

No dia a dia do local, tratando dos doentes, enquanto Mary Ann se vê envolvida em seus conflitos pessoais, acaba sendo surpreendida por estranhos eventos ocorridos no quarto 502, na ala pediátrica.

Resenha

Quarto 502 aposta em uma premissa que desde o princípio cativa o leitor amante de suspense e terror. Em primeiro lugar, a frase "baseado em fatos reais", muito usada no cinema, tem o poder de instigar o público a querer saber mais sobre a situação.

Afinal, que fatos tão misteriosos são esses que poderiam ter ocorrido em um sanatório onde morreram mais de 60 mil pessoas? O raciocínio é por aí.

Em segundo lugar, o uso de tal ambientação, presente na cultura popular, um lugar que virou objeto de histórias assustadoras e lendas de fantasmas devido aos fatos aterradores que lá se sucederam de verdade, é de fato bastante inteligente por parte da autora.

Os sanatórios, em geral, são muito usados na ficção de terror por conterem aquela atmosfera de mistério que chama a atenção de quem busca um bom susto.

A escrita de Sardini agrada a maioria dos leitores da obra e a trama é muito bem costurada. A crítica que podemos tecer, entretanto, seria no uso, pela autora, de vários clichês presentes na ficção de terror, especialmente no cinema.

Isso poderia ter sido evitado, entretanto, esses elementos não são suficientes para ofuscar o brilho que Sardini conseguiu trazer para Quarto 502.

Publicação

M. Sardini escreveu Quarto 502 sem a pretensão de torná-lo um livro. Inicialmente, tratava-se apenas de uma história ambientada em um sanatório que a autora publicava online, no blog literário que tinha com seu marido.

Aos poucos, os leitores começaram a se interessar pela história e ela prosseguiu escrevendo. Por fim, decidiu lançá-la na Amazon de forma independente.

Futuramente, uma editora entraria em contato com ela demonstrando interesse em publicar o romance, e assim surgiu Quarto 502, da editora Cartola. No ano de 2020, a autora decidiu retomar a publicação de maneira independente, que é como o livro pode ser encontrado para comprar atualmente.

Prós e Contras de "Quarto 502"

Prós

  • Narrativa rápida e de fácil entendimento
  • História intrigante e que dá curiosidade de descobrir seu desfecho
  • A autora demonstra ser um novo talento da literatura nacional de terror

Contras

  • Uso de clichês do gênero terror
  • Escrita em processo de amadurecimento; de acordo com a opinião de alguns leitores, falta aperfeiçoar

A história real de Waverly Hills

Imagem Com Quarto 502, De M. Sardini, Em Fundo Cinza
Foto: Quarto 502, De M. Sardini, Em Fundo Cinza

Hoje, o termo sanatório nos remete a um local destinado a pessoas com transtornos mentais. Antigamente, porém, sanatórios era como se chamavam os hospitais onde geralmente ficavam internadas as pessoas com tuberculose e outras doenças.

O Sanatório de Waverly Hills ficava no alto de uma montanha, portanto um local arejado onde as pessoas com tuberculose viviam sem que houvesse cura para sua condição.

No período de inauguração, ano de 1910, não havia ainda tratamento eficaz para essa doença, de modo que muitas pessoas sofriam até a morte, sem esperanças. Muitas eram submetidas a tratamentos alternativos que acabavam sendo ainda piores e deteriorando mais sua saúde.

Mais de 60 mil pessoas morreram no sanatório de Waverly Hills.

Somente em 1961, 50 anos após sua criação, o hospital foi desativado por ter sido descoberto um medicamento eficaz contra tuberculose. Waverly Hills foi transformado em um centro geriátrico chamado Woodhaven, que também fechou no ano de 1982.

Em 2002, o casal Tina e Charlie Mattingly comprou o local e o abriu para visitação. Devido à sua história macabra e as lendas, até hoje o antigo sanatório recebe visitas de curiosos e entusiastas.

A Autora

Quem é M. Sardini?

M. Sardini é o pseudônimo da autora de Quarto 502. Advogada e criminóloga por formação, optou pelo uso de outro nome para assinar seus livros a fim de separar suas ficções de seus trabalhos jurídicos.

Além de Quarto 502, escreveu também "As Vozes Sombrias de Irena" e "A Caçadora de Vaga-Lumes e Outros Contos Sombrios". Sardini é co-fundadora da Revista Literária de Terror Ledos Medos, que visa dar mais visibilidade para a literatura nacional de terror.

"Quarto 502" é bom?

Afinal, "Quarto 502" Vale a Pena?

Agora chegou o momento em que damos nosso veredito: será que vale a pena adquirir esse livro?

Primeiramente, precisamos ressaltar que cada gosto é diferente e não cabe a nós definir o livro que será amado por todos, pois isso não existe. O que podemos apontar aqui é: que tipo de público provavelmente vai gostar de Quarto 502?

Se tratando de uma obra de terror com fantasmas e sofrimento humano, é claro que leitores mais sensíveis, que têm medo ou se chocam facilmente talvez não irão apreciar tanto esse livro.

Portanto, recomendamos Quarto 502 para aqueles que amam o gênero terror e se divertem com esse tipo de narrativa. Então sim, acreditamos que para esse último público específico, esse livro vale a pena.

As pessoas também perguntam

Sobre o que é o livro Quarto 502 de forma resumida?

Quarto 502 conta a história de uma enfermeira que trabalha no hospital Waverly Hills e percebe estranhos eventos que estão acontecendo na ala pediátrica.

O quanto a história de Quarto 502 é real?

O sanatório de Waverly Hills foi um local real e existe até hoje, porém atualmente não mais como sanatório e sim como uma casa aberta à visitação. Sua história real macabra inspirou muitas u003cstrongu003elendas sobre o local ser assombradou003c/strongu003e e habitado por fantasmas, dentre eles o u003cstrongu003emenino Timmy, um personagem que aparece na históriau003c/strongu003e de Quarto 502. Também há relatos de uma enfermeira grávida, então podemos perceber que a autora utilizou várias dessas lendas a seu favor para compor a obra.

Quais outras obras de M. Sardini?

Outras obras de u003ca href=u0022https://www.amazon.com.br/M.-Sardini/e/B08ZXLKSH3%3Fref=dbs_a_mng_rwt_scns_shareu0022u003eM. Sardiniu003c/au003e são u0022As Vozes Sombrias de Irenau0022 e u0022A Caçadora de Vaga-Lumes e Outros Contos Sombriosu0022.

Considerações Finais

Quarto 502 é o livro que pode ser justamente o que você procura para passar algumas horas mergulhado em uma boa ficção. Agora que você já sabe como é o enredo, pode decidir com mais facilidade se essa leitura é para você ou não. Esperamos ter ajudado!

Se gostou do post, deixe suas impressões aí embaixo nos comentários. Sua opinião é muito importante!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.