O VAIO FE15 VJFE52F11X-B4511S é um modelo intermediário perfeito para as tarefas do dia a dia. Por isso, é ideal para usuários que buscam um aparelho para estudar ou trabalhar. Conheça tudo sobre esse notebook e veja quais são as suas vantagens.

Leiam também:

Notebook VAIO FE15 VJFE52F11X-B4511S

A Vaio já é uma marca conhecida por fazer bons aparelhos. Então, o FE15 não poderia ser diferente. Sua configuração é mediana, mas é o suficiente para muitos usuários que usam o notebook no dia a dia.

Ele usa o Sistema Operacional Linux, muito diferente do Windows. Além disso, não é o ideal para softwares e jogos pesados. Apesar disso, seu desempenho é ótimo em tarefas como navegar na internet ou usar Pacote Office.

Descubra se esse modelo se encaixa com os seus objetivos e necessidades. Mas, lembre-se que a promessa da marca não é ter recursos extraordinários para tarefas exigentes. Dessa forma, veja a ficha técnica do notebook.

  • Processador: Intel Core i5 10210U;
  • Tamanho da tela: 15 polegadas;
  • Memória RAM: 8 GB;
  • Armazenamento: 256 GB em SSD;
  • Placa de vídeo: Intel UHD Graphics 620;
  • Peso do produto: 1,75 kg.

Design

O VAIO FE15 VJFE52F11X-B4511S tem acabamento em plástico e é todo prata. Assim, isso confere beleza, sofisticação e elegância ao modelo. Por isso, ele agrada aos consumidores que prezam por uma boa aparência.

Ele também é uma máquina um pouco leve, com 1,75 kg. Desse jeito, não é difícil levá-lo de um lado para o outro caso seja necessário. Então, é um bom aparelho para estudos ou trabalho.

VAIO FE15 VJFE52F11X-B4511S
Foto: VAIO FE15 VJFE52F11X-B4511S

Tela e teclado

Um dos pontos fracos do notebook da Vaio é a sua tela. Afinal, sua resolução é apenas em HD, uma das mais inferiores. Hoje existem modelos dessa categoria com definição Full HD e, por isso, a decepção com o FE15 aumenta.

O tamanho, por outro lado, é ótimo. São 15 polegadas que possibilitam assistir a filmes e séries sem grandes problemas. Além disso, mesmo com a baixa resolução, os vídeos podem ser vistos com conforto.

Já o teclado pode ser considerado uma vantagem, com a tecnologia Tilt. Com ela, o notebook fica um pouco inclinado. Assim, o conforto para digitar é maior, diminuindo o estresse nos pulsos e na palma da mão.

Outro ponto positivo do teclado é a retroiluminação e a largura das teclas. Então, é possível usar o modelo mesmo em locais escuros e, ainda, diminuir as chances de erros de digitação. 

Desempenho

A performance do VAIO FE15 VJFE52F11X-B4511S é mediana. No entanto, ele ganha qualidade por ter um armazenamento em SSD de 256 GB. Ou seja, seu aparelho ficará mais rápido e com mais valor.

O processador é um Intel Core i5 de 10ª geração, o suficiente para a maioria dos usuários. Além disso, apesar de não ser a geração mais recente, ainda é uma das melhores. No fim, é bom para um notebook intermediário.

A memória tem apenas 8 GB e pode aguentar os jogos e programas leves. Porém, caso necessário, o cliente pode expandir a RAM até 32 GB para ter uma potência maior ainda.

É importante pontuar que o Sistema Operacional do modelo é Linux, o que pode desagradar. Afinal, muitos estão acostumados com o Windows. Apesar disso, alguns consumidores conseguem se adaptar de forma fácil e rápida.

VAIO FE15 VJFE52F11X-B4511S
Foto: VAIO FE15 VJFE52F11X-B4511S

Som e vídeo

O notebook tem um áudio com qualidade aceitável. Mas, o melhor é usar headsets e fones de ouvido para um som ideal. No fim, ele pode ficar com ruídos e fica ruim conforme aumenta o volume.

A webcam também é outro ponto fraco do modelo. Com uma qualidade em HD, 720p, ela não é tão boa para videochamada e reuniões. Além disso, pode incomodar usuários que têm como prioridade uma boa câmera.

Ele também não é o ideal para jogos, apesar de rodar os mais leves. É possível perceber isso pela sua placa de vídeo integrada, a Intel UHD Graphics 620. No entanto, ela é boa para quem precisa fazer tarefas do dia a dia.

Bateria e carregamento

A própria marca promete que o VAIO FE15 VJFE52F11X-B4511S aguenta 7 horas longe da tomada. Porém, fazendo tarefas básicas como navegar na internet, ele durou apenas 6 horas em testes realizados. Não é tão grande, mas uma hora pode fazer diferença.

Com tarefas mais leves e brilho no mínimo, as sete horas são atingidas. Por outro lado, o tempo diminui bastante ao usar para atividades exigentes. Além disso, o carregamento é um pouco lento, sendo mais de uma hora até chegar em 100%.

VAIO FE15 VJFE52F11X-B4511S
Foto: VAIO FE15 VJFE52F11X-B4511S

Prós do VAIO FE15 VJFE52F11X-B4511S

O notebook da Vaio é um modelo ótimo para consumidores menos exigentes. Ainda mais, pode se encaixar com a maioria das necessidades. O usuário consegue fazer tarefas simples com tranquilidade e de forma fácil.

Seu teclado é considerado uma das maiores vantagens. A tecnologia Tilt não é tão presente no mercado e, por isso, é um grande diferencial pelo conforto. Para melhorar, o VAIO FE15 VJFE52F11X-B4511S ainda tem teclas retroiluminadas, o que ajuda na digitação.

A memória RAM expansível também é um grande ponto positivo. Afinal, pra um notebook dessa categoria, 8 GB já é o suficiente. Mas, expandindo para 32 GB, o usuário pode chegar perto do nível de um aparelho super potente.

Contras do VAIO FE15 VJFE52F11X-B4511S

Esse aparelho não é um dos mais poderosos do mercado. Seu desempenho ainda é mediano, apesar do armazenamento, processador e memória. Por isso, desagrada quem precisa de um notebook poderoso.

Outro ponto negativo do FE15 é o sistema de som e a webcam. Ambos não possuem uma qualidade boa, sendo apenas razoável. Apesar de fones ou uma webcam comprada à parte resolverem o problema, o ideal seria as duas configurações serem eficientes.

Seu Sistema Operacional também é um contra para muitos, principalmente quem está acostumado com Windows ou MacOs. No fim, a maioria dos notebooks não usam o Linux e ele pode não ter suporte para alguns aplicativos.

Perguntas frequentes

A Vaio é uma marca boa?

VAIO FE15 VJFE52F11X-B4511S

Sua reputação em sites de reclamações é excelente. Além disso, também é uma das marcas mais famosas, o que mostra que os produtos são de qualidade e confiança.

O processador do VAIO FE15 VJFE52F11X-B4511S é bom?

VAIO FE15 VJFE52F11X-B4511S

Seu processador Intel Core i5 de 10ª geração não é o mais potente. Mesmo assim, ainda é um dos melhores por ser somente uma linha inferior comparado à modelos da 11ª geração.

O Vaio FE15 é bom para games?

VAIO FE15 VJFE52F11X-B4511S

Esse notebook não é para os maiores fãs de games. O mais indicado para esse fim é um modelo potente, enquanto o FE15 é intermediário. Apesar disso, pode rodar jogos leves.