Um notebook para programar precisa ter itens com muita qualidade, velocidade e solidez para conseguir cumprir bem essa função. Por isso, quem busca por este estilo de máquina precisa seguir uma lista de critérios para encontrar o modelo ideal. 

Os computadores portáteis, diferente dos de mesa, não podem ter suas peças trocadas com facilidade. Logo, escolher as configurações certas na hora da compra é crucial para ter uma boa performance.

Melhor notebook para programar

A seguir estão os modelos de notebook com melhor custo-benefício para quem procura pela melhor qualidade. Então, para te ajudar com a escolha veja cinco dos que mais se destacam no mercado.

Todos eles possuem as características necessárias para um notebook para programar ser bem eficaz. Portanto, é preciso apenas avaliar qual deles pode te oferecer o que você busca em um computador. Assim, os itens selecionados foram os seguintes:

Dell Inspiron 15 300
Acer Aspire Nitro 5
Lenovo Ideapad L340
Lenovo Ideapad S145
Samsung Book X30

Entenda mais sobre as ficha técnicas desses modelos ao longo deste artigo. Além disso, saiba em quais locais você pode comprá-los e quais são os seus preços médios. Com isso, será mais fácil determinar o notebook para programar mais eficiente para seu trabalho.

Dell Inspiron 15 300

Imagem do Notebook para programar do modelo Dell Inspiron 15 300
Foto: Dell Inspiron 15 300

Os computadores da Dell são muito conhecidos por sua qualidade de trabalho. Aliás, esse modelo específico se destaca ainda mais por propiciar que os desenvolvedores tenham qualidade de trabalho.

Ele vem equipado com processadores Intel da décima primeira geração que podem ser do i3 até o i7. Além disso, possui placa de vídeo da NVIDIA integrada e suas memórias são todas no formato SSD dando mais segurança.

Acer Aspire Nitro 5 

Imagem do Notebook para programar do modelo Acer Aspire Nitro 5 
Foto: Acer Aspire Nitro 5 

Um bom notebook para programar com uma placa gráfica de alta performance. Então, é uma máquina que garante a criação de projetos 3D com tranquilidade e rapidez. Aliás, seu processador tem um bom desempenho e o hardware gráfico é ótimo.

As opções de design também chamam a atenção por serem finas e bonitas, com leds espalhados pela superfície. Assim, ainda se destaca sendo um dos que possuem o melhor acabamento. 

Lenovo Ideapad L340

Imagem do Notebook para programar do modelo Lenovo Ideapad L340
Foto: Lenovo Ideapad L340

Esse é o modelo gamer da Lenovo que tem chamado a atenção de quem trabalha com desenvolvimento. Afinal, possui características muito boas no segmento por um preço menor que os demais. Logo, tem um dos melhores custo-benefício que a marca oferece.

Suas funções o tornam ideal para quem quer desempenho em gráficos para projetos com elementos 3D. Isso porque conta com uma placa gamer da NVIDIA que disponibiliza muitas ferramentas.

Lenovo Ideapad S145

Imagem do Notebook para programar do modelo Lenovo Ideapad S145
Foto: Lenovo Ideapad S145

Esse é um modelo de computador completo e com um dos menores custos desta lista. Ele vem equipado com um processador da Intel i5 ou o AMD Ryzen da terceira, quinta e sétima geração.

O notebook para programar possui uma memória RAM de 8GB e já vem com um SSD interno de 256 GB. Então, sua ficha o torna válido para programas de desenvolvimento pesados como: 

  • NetBeans;
  • Visual Studio; 
  • IntelliJ IDEA;
  • Android Studio.

Possui um modelo que oferece placa de vídeo GeForce MX110 da NVIDIA. Assim, o seu desempenho costuma ser bem veloz para virtualização e modelagem 3D de games em geral. Vem com o Windows 10 Home instalado como sistema operacional ou Linux.

Samsung Book X30 

Imagem do Notebook para programar do modelok X30 
Foto: k X30 

Essa máquina da Samsung que oferece desempenho e confiança. Ele tem o Windows 10 instalado em suas configurações, o que permite aos programadores acesso a todas as suas funções.

Possui um processador Intel Core i5 10210U, da décima geração de sua família. Aliás, sua memória RAM vem equipada com 8GB, o que significa um bom funcionamento de seus sistemas.

É um notebook para programar que possui placa de vídeo, NVIDEA GeForce MX450. O que o torna muito útil para a linguagem 3D e produções mais elaboradas. Além disso, interfaces levam pouco tempo para serem lidas e desenvolvidas.

Notebook para programar: os três melhores

Entre os modelos citados de notebook para programar, três se destacam como os melhores. Por isso, as suas principais diferenças estão explicadas a seguir, o que deve te ajudar na escolha correta.

Leve, barato e com muitas funções

O Lenovo Ideapad L340, terceiro colocado neste ranking, tem um bom preço, mas com gráficos incríveis. Além disso, conta com uma RAM de 16GB, o que traz rapidez em seus processos. Mas, não é o mais indicado para programar em três dimensões.

Beleza, rapidez e autonomia

A Acer acertou mais uma vez ao lançar o Aspire Nitro 5, um computador veloz e com um design ótimo. Aliás, seus gráficos são de ótima qualidade, sendo ideal para quem desenvolve projetos 3D.

Máxima qualidade

Quem busca um notebook para programar por muitos anos sabe que a Dell é uma marca confiável. O Inspiron 15 300 tem o melhor custo benefício, oferecendo placa de vídeo, memória e armazenamento. 

Ele ainda oferece alternativas de modelos aos seus clientes, assim, é possível escolher os itens conforme a sua necessidade. Por tudo isso, ele é o campeão da lista, sendo a melhor opção do mercado atual.

Veja também

Como escolher um notebook para programar

Para executar sistemas complexos o equipamento precisa ter alguns componentes com alta capacidade. Sendo assim, existem três coisas que devem ser consideradas como prioridade em sua decisão, são elas:

  • Processador – responsável por executar um comando;
  • Memória RAM – dá mais velocidade a resposta da máquina;
  • Armazenamento – é preciso ter espaço interno para guardar informações.

Esses itens do notebook para programar fazem com que o programador possa trabalhar com mais eficiência. Então, a seguir, eles estão mais explicados para sanar qualquer dúvida sobre seu funcionamento.

Processador

Ele processa os dados que são emitidos pelo sistema. Aliás, os mais procurados são os das gerações mais atuais da Intel e AMD, já que ambas marcas dominam o mercado.

Eles são considerados mais potentes e adaptados para as linguagens usadas para criar novas funções. Portanto, escolher o mais atual é uma forma de se manter com uma máquina funcional por mais tempo.

Memória RAM

Um notebook para programar precisa que esse item seja diferente dos encontrados em PC’s comuns. É importante que a sua qualidade seja bem superior e haja uma boa quantidade disponível.

O tamanho deve depender de qual será o seu objetivo na área de atuação e desenvolvimento. Portanto, quem vai programar em linguagens extensas como o Java precisa de muita memória.

Armazenamento

É importante ter espaço de armazenagem para os seus dados e informações. Hoje em dia, para um bom notebook para programar o SSD é o mais indicado. Então, o padrão NVMe é um dos mais eficientes, oferecendo uma rapidez duas vezes maior. 

O que mais considerar em um notebook para programar

Um computador é formado por diversos componentes, por isso, os que foram citados aqui são os principais. Mas, além deles, é importante notar alguns outros elementos que fazem a diferença em seu uso. 

Tela

A tela é um bom exemplo disso, ela precisa ser ao menos Full HD para propiciar uma boa experiência. Aliás, quem trabalha por muitas horas em frente a máquina também precisa ter a tecnologia anti reflexo.

O notebook para programar precisa usar toda tecnologia possível para oferecer conforto ao seu usuário. Afinal, as longas horas exposto a sua luminosidade podem deteriorar a sua visão.

Teclado

Entre os fatores a se considerar também está o padrão de teclado. É recomendado que se escolha sempre o ABNT2 , porque ele mantém o padrão de teclas já conhecidas facilitando a escrita. Isso é importante para que o programador faça um bom trabalho.

Placa de vídeo

A placa de vídeo é essencial para quem trabalha com 3D, design ou inteligência artificial. Portanto, a área de desenvolvimento de jogos, produtos e efeitos, tem a necessidade desse elemento se destacando.

O software que possui uma tecnologia como a DLSS faz com que o serviço seja melhor e mais rápido. Então, o notebook para programar que pretende lidar com 3D precisará contar com isso. Já que ele ainda pode ajudar muito na velocidade de processamento.

Qual melhor sistema operacional de um notebook para programar

Existem três tipos de sistema que são os mais conhecidos pelos usuários de computador. Todos eles tem bastante funcionalidade, por isso a escolha depende de sua preferência e da conectividade esperada. Portanto, os principais no mercado brasileiro são:

  • Windows;
  • Linux;
  • Mac OS.

O primeiro é o mais encontrado na maioria das máquinas à venda. Já o segundo oferece uma possibilidade maior de programação por contar com uma interface colaborativa. Enquanto isso, o terceiro é o que possui o melhor pacote de conectividade.

A maioria dos desenvolvedores opta por um notebook para programar Linux devido a facilidade de backend. Mas, isso varia de acordo com o estilo de projeto que pretende criar no sistema.

Quem trabalha mais com a interface do produto pode gostar mais das outras duas opções. Afinal, elas têm uma excelente conexão com o Adobe e ajudam a gerir o design que será utilizado.

Precisa de PC bom para programar?

318866 1200 auto 1

Um dos requisitos mínimos de um pc para programar é ter uma boa memória, o recomendado é de pelo menos 8gb.

Como montar PC para programar?

781f6ca009dc87608351c11fd2099050 1

Você precisa analisar o quanto desejar investir e qual área de programação você irá seguir, o mínimo para iniciar é um processador i5 e 8gb de memória, menos que isso o seu pc irá travar com as tarefas.

O que um notebook precisa ter para ser bom?

2 INTERNA 5 CPZ 2000p Notebook para programar

Tudo vai depender para que você irá usar ele,

Clique para avaliar
[Total: 1 Nota: 5]