Caso queira comprar um notebook para produção musical e não sabe qual escolher, este artigo apresenta os melhores. Assim, pode conferir as configurações e fazer uma aquisição de qualidade.

Leia também:

Melhores notebooks para produção musical

Em geral, os músicos precisam de uma máquina com alto desempenho para trabalhar no dia a dia. Dessa forma, as configurações mais básicas não devem ser consideradas para essa função.

Os modelos a seguir, portanto, são capazes de melhorar a DAW do músico. Então, confira quais são eles:

Macbook Pro M1 13”
Asus Zenbook Duo
Dell XPS 13
Macbook Air M1
Acer Nitro 5
Asus Zenbook 14
Samsung Galaxy Book Pro 360
Dell G3
Samsung Odyssey
Acer Helios Predator 300
2AM E550

Veja abaixo os detalhes de cada uma dessas máquinas e como elas podem te beneficiar.

Macbook Pro M1 13”

notebook para produção musical modelo Macbook Pro M1 13”
Foto: Macbook Pro M1 13”

O primeiro da lista é uma das grandes novidades da Apple para o mercado. A princípio, o visual continua parecido com as versões anteriores, mas por dentro é diferente.

Tudo isso por causa do chip M1, produzido pela própria empresa para integrar suas máquinas. Dessa forma, a promessa é de alto desempenho até mesmo em tarefas mais pesadas.

Esse é um dos notebooks para produção musical que melhor pode cumprir as demandas. Afinal, um músico precisa lidar com a execução de várias tarefas e programas.

O processador da máquina, portanto, consegue fazer isso sem problemas usando seus oito núcleos. Além disso, a versão mais básica possui 8GB de RAM para executar essas tarefas.

Quanto ao armazenamento, ele começa com um SSD de 256GB. Por fim, um recurso que chama atenção é a Touch Bar, uma barra acima do teclado com possibilidade de adicionar atalhos e otimizar o seu trabalho.

Asus Zenbook Duo

notebook para produção musical modelo Asus Zenbook Duo
Foto: Asus Zenbook Duo

Para otimizar o tempo no trabalho e melhorar a produtividade, existem muitas soluções. Assim, a Asus apresenta no Zenbook Duo a sua própria ideia, que é uma segunda tela.

Essa é a principal razão desse modelo ser outro dos melhores notebooks para produção musical. Nesse sentido, o display secundário ajuda no manuseio de vários softwares ao mesmo tempo.

As especificações, então, acompanham bem essa proposta, com um processador Core i7 de 11ª geração. Não apenas isso, como o SSD também se faz presente e com capacidade de 1TB.

Outro ponto importante é a memória RAM, que ajuda o processador no multitarefa. Por exemplo, este portátil é vendido com 16GB, um bom valor para essa função.

Ainda sobre a tela, ela é touchscreen, o que facilita o acesso aos aplicativos. Dessa maneira, o usuário pode transitar entre os programas e aumentar a sua produtividade.

Dell XPS 13

notebook para produção musical modelo Dell XPS 13
Foto: Dell XPS 13

Este modelo da Dell pode ser ideal para quem busca um notebook para produção musical. É mais uma máquina de alta performance, com um hardware topo de linha.

Para começar, a tela é um dos destaques, com bordas finas e resolução 4k. Além disso, o teclado é retroiluminado, tornando possível o uso em lugares com pouca luz.

O cérebro desse computador é também um Core i7, com 4 núcleos e 8 threads. Assim, ele consegue executar muitas aplicações e mantê-las rodando sem travar. 

Essa geração de processadores Intel carrega a nova placa gráfica Iris Plus Xe. Dessa forma, ele pode fazer alguns trabalhos gráficos mesmo sem uma placa de vídeo dedicada.

O conjunto, por fim, tem 16GB de RAM e 1TB de SSD. Então, vai ser possível fazer trabalhos e armazenar arquivos com alta velocidade.

Macbook Air M1

notebook para produção musical modelo Macbook Air M1
Foto: Macbook Air M1

Quase tudo o que foi dito sobre a versão Pro, vale para este modelo. Contudo, há diferenças que devem ser destacadas para te ajudar na sua compra.

Uma delas é em relação ao processador, que ainda é o M1, bem como o Pro. Entretanto, nesta versão, o chip possui sete núcleos ao invés de oito.

Na prática, um usuário não vai notar tão fácil essa diferença, mas ela existe. Agora, isso não faz dele um notebook para produção musical de potência baixa.

Muito pelo contrário, ele mantém detalhes importantes como a tela retina e o SSD. Nesse sentido, é possível comprar versões com até 512GB de armazenamento.

Apesar de não ter a Touch Bar, os músicos podem aproveitar toda a configuração dessa máquina. Por fim, podem trabalhar por um longo tempo já que a Apple promete autonomia de até 18 horas para esse computador.

Acer Aspire Nitro 5

notebook para produção musical modelo Acer Aspire Nitro 5
Foto: Acer Aspire Nitro 5

O segmento gamer da Acer é uma boa opção de notebook para produção musical. Afinal, além da construção robusta para melhor refrigeração, essa máquina foi feita para tarefas pesadas.

Nesse caso, existem diversas opções de configurações para vários tipos de usuários. Ou seja, você pode comprar um modelo com processador Intel ou AMD conforme sua preferência.

Já o armazenamento é outro detalhe que fica à seu critério, podendo escolher entre HDD ou SSD. Por fim, existem também notebooks desse tipo com ou sem placa de vídeo para comprar.

Asus Zenbook 14

notebook para produção musical modelo Asus Zenbook 14
Foto: Asus Zenbook 14

Aqui a proposta de uma segunda tela está de volta com este modelo da Asus. Entretanto, a novidade é um pouco diferente da tela secundária do Zenbook Duo.

O local desse display, por exemplo, é em uma posição muito distinta, sendo abaixo do teclado. Ou seja, no mesmo lugar em que fica o touchpad da máquina. Além disso, o tamanho dessa tela é mais reduzido.

Nesse caso, então, ela substitui a própria região de controle do mouse neste modelo. Porém, você pode escolher quando ativá-la ou usar como um touchpad normal.

A essência do segundo display, por exemplo, permanece: ter atalhos à disposição do usuário. Dessa forma, você pode operar vários programas enquanto trabalha com suas músicas.

De resto, as especificações seguem a mesma linha que formam o segmento de maior performance. Nesse sentido, o conjunto com SSD, 8GB e processador Core i7 estão dentro desse dispositivo.

Samsung Galaxy Book Pro 360

notebook para produção musical modelo Samsung Galaxy Book Pro 360
Foto: Samsung Galaxy Book Pro 360

O primeiro modelo da sul-coreana da lista é o popular conversível ou 2 em 1. Ou seja, é um portátil que pode ser aberto em até 360º para virar um tablet.

Para quem deseja usar esse notebook para produção musical, as possibilidades são inúmeras. A princípio, manusear os aplicativos com as mãos ou com a caneta pode ser produtivo.

Ao contrário de outros 2 em 1, esse modelo apresenta especificações de alto nível. Por exemplo, a versão à venda tem 16GB de RAM e 512GB de SSD.

A tela tem resolução Full HD no tamanho de 13.3 polegadas e é touchscreen. Não apenas isso, como o modelo possui leitor biométrico e teclado com retroiluminação.

O chip que equipa este laptop não vai te deixar na mão. Afinal, é um Intel Core i7 de 11ª geração, com 4 núcleos e 8 threads.

Dell G3

notebook para produção musical modelo Dell G3
Foto: Dell G3

Quem precisa de um bom notebook para produção musical não pode ignorar esse da Dell. Sobretudo, uma máquina com poder de elevar o nível de qualquer trabalho em suas especificações.

No mercado atual, você pode achar esse produto com configurações variadas de processador e GPU. Além disso, ele tem potência de sobra para executar o Windows 10 sem nenhum travamento.

Com esses detalhes, o suporte para o novo Windows 11 está garantido para atualizações futuras de software. Por fim, é possível adquirir versões com Core i5, i7 e placas de vídeo diferentes.

Seja uma GTX 1650 ou RTX 2060, o modelo está equipado com peças para aguentar tudo. Nesse sentido, o usuário tem o leitor biométrico e teclado retroiluminado à sua disposição.

Quanto à tela, a resolução é Full HD e entradas USB Type C com Thunderbolt. Logo, ele pode lidar com os vários aplicativos para produção de músicas.

Samsung Odyssey

notebook para produção musical modelo Samsung Odyssey
Foto: Samsung Odyssey

É hora da Samsung voltar a aparecer na lista com um modelo robusto de laptop. Dessa forma, o Odyssey é um modelo que gamers e músicos vão se interessar.

Com um display de LED de 15.6 polegadas em resolução Full HD, ele promete exibir belas cores, apesar da finalidade não ser essa. Todavia, para executar softwares de DAW, ele tem poder de fogo suficiente para fluidez.

Isso significa que o usuário não vai ter problemas com armazenamento ou velocidade. Afinal, esse notebook para produção musical tem tanto SSD quanto HDD para essa função.

O conjunto se completa com uma placa de vídeo GTX 1650 e um Core i7. Logo, não há nada que ele não consiga rodar em bom desempenho no cotidiano. Sob o mesmo ponto de vista, os 16GB ajudam a dar conta do recado.

Acer Helios Predator 300

notebook para produção musical modelo Acer Helios Predator 300
Foto: Acer Helios Predator 300

Este modelo gamer da Acer é outra opção para quem busca notebook para produção musical. Antes de mais nada, essa máquina soma potência e eficiência com seu sistema de refrigeração.

Tudo isso para dissipar o calor causado pelo Core i7 de 9ª geração. Assim como a GPU, que é uma RTX 2060 da NVIDIA.

De modo geral, os 6 núcleos e 12 threads dão conta de qualquer multitarefa. Dessa maneira, os 16GB de memória RAM ajudam a manter o desempenho durante o cotidiano.

O ponto negativo fica por conta do sistema operacional, que é uma distro Linux. Então, quem não estiver acostumado pode ter problemas de uso no Endless OS. Porém, é possível substituir este software pela versão mais recente do Windows.

Quanto aos extras, vale o destaque para o teclado com retroiluminação e a tela Full HD. Por fim, o SSD de 256GB fica a cargo de oferecer um armazenamento mais rápido.

2AM E550

notebook para produção musical modelo 2AM E550
Foto: 2AM E550

Por fim, um modelo da 2AM, uma marca gamer que é gerenciada pela Positivo Informática. A princípio, ele não parece muito diferente de outros modelos da lista, mas existem particularidades.

A primeira delas, por exemplo, é em relação ao projeto da máquina. Ou seja, o cérebro dela é alimentado por um processador de desktop de alta performance.

Isso faz dela um bom notebook para produção musical ou para qualquer outra tarefa. Além disso, para quem não sabe, esses portáteis são construídos com um chip próprio. Afinal, é preciso que ele mantenha o alto nível com baixo consumo de energia.

Essa medida torna os processadores chamados mobile mais fracos que o de computadores comuns. Logo, a 2AM apresenta um modelo que adapta os processadores mais fortes para os portáteis.

As melhores escolhas de notebook para produção musical

Caso tenha dúvidas, pense no que é preciso para fazer os trabalhos com mixagens musicais. Ou seja, um processador recente e com muitos núcleos é a melhor pedida para essa categoria.

Entre os tipos de armazenamento, o SSD supera o HDD em questão de velocidades. Agora, quanto à placa de vídeo, vai depender do uso além dessas tarefas. Porém, caso queira um pacote completo, compre um modelo com essa peça para evitar problemas.

Benefícios do projeto da 2AM

De modo geral, a performance do modelo vai ser o ponto alto, já que pode usar processadores mais potentes da linha Core i3, i5 ou i7.

O i7 9700, por exemplo, possui 8 núcleos e 8 threads para executar qualquer programa. Por fim, ele ainda pode ser equipado com SSD e muita memória RAM, além de uma GPU de qualidade para acompanhar o conjunto.

Qual é o melhor notebook para produção musical com foco em custo-benefício

Um bom notebook para produção musical não precisa só ter bom desempenho hoje em dia. Ou seja, ele deve ser capaz de entregar bons resultados a médio e longo prazo.

Com isso em mente e pensando no custo-benefício, o melhor modelo é o Macbook Air M1. A princípio, ele não tem alguns recursos como a TouchBar do modelo mais caro. Porém, é um produto que aguenta todas as tarefas mais pesadas que essa função requer.

Esse é um bom laptop para quem também pensa em longevidade com ele. Afinal, a Apple dá suporte aos seus dispositivos por muitos anos, mantendo o sistema fluído. Por fim, é um produto que não desvaloriza muito, o que o torna bom para revender caso precise.

Notebook para produção musical de alto desempenho

Você pôde conferir tudo sobre o que faz um bom notebook para produção musical. Assim como, pelas configurações, notou que não são máquinas com desempenho ruim.

Essa é uma ideia que serve para várias outras funções no cotidiano atual. Ou seja, computadores com especificações técnicas capazes de fazer qualquer tipo de trabalho.

Caso você queira jogar ou trabalhar com programas pesados, esses notebooks vão dar conta. Seja como for, é evidente que seu aparelho terá um alto desempenho garantido para produzir e editar músicas.

Boas opções para o DAW do músico

Ter um bom notebook para produção musical é um elemento importante do DAW. Para quem não sabe, a sigla se refere ao nome Digital Audio Workstation.

Em resumo, é uma estação de trabalho com foco em áudio digital. Dessa maneira, as funções de um músico tem base nesse conceito que une programas, aplicativos e conjuntos de hardware.

Perguntas frequentes

Qual notebook para produção musical?

notebook para produção musical

O Macbook Pro M1, porque a combinação do novo chip da Apple com outros elementos faz dele um ótimo modelo para gerenciar os programas necessários para produzir as músicas.

Qual o melhor notebook para edição de áudio?

notebook para produção musical

Asus Zenbook Duo, pela sua segunda tela que ajuda a editar as faixas de áudio. Não apenas isso, como é um ótimo modelo para editar vídeos por razões parecidas. Ou seja, a adição do display é uma mão na roda para aumentar a produtividade.

Qual o melhor software para gravação de áudio?

notebook para produção musical

O Audacity, que é talvez o mais popular entre os programas da sua categoria. Antes de tudo, vale o destaque para o uso com interface minimalista do software. Além disso, o usuário pode utilizar microfones externos para gravar com alta qualidade.

Clique para avaliar
[Total: 0 Nota: 0]