Quem procura um bom notebook para fotógrafos deve se atentar a algumas configurações importantes. Por exemplo, a placa de vídeo e a memória RAM. Então, veja quais são os melhores aparelhos para edição de fotos.

Leia também:

Notebook para fotógrafos: conheça os melhores

Cada profissional pode prezar por qualidades diferentes em um computador. Para isso, é importante saber o que avaliar em um notebook para fotógrafos. Assim, você escolhe o que melhor se encaixa no seu objetivo.

Você verá que parte dos notebooks bons para edições de fotos são feitos para games. Isso acontece porque eles apresentam um desempenho maior para rodar jogos. Desse jeito, também são perfeitos para os programas de fotografia como Photoshop ou Lightroom.

Aqui você encontra tanto notebooks com bom custo-benefício quanto os modelos superiores e mais caros. Ou seja, fica mais fácil escolher o melhor aparelho para o seu trabalho. Então, as opções são:

MacBook Pro 16
MacBook Air M1
Asus ROG Strix
Dell XPS 13
Samsung Odyssey
Lenovo Legion 5i
Acer Predator Helios 300
Asus VivoBook 15 X512
Acer Swift 5
Dell Inspiron 15
Acer Nitro 5
Samsung Book
Dell G3
Dell Inspiron 14 5000
Lenovo Ideapad S145

MacBook Pro 16

notebook para fotógrafos do modelo MacBook Pro 16
Foto: MacBook Pro 16

A Apple é a melhor marca quando o assunto é edição e criação. Afinal, é sempre citada por profissionais do design. Então, ela também não fica atrás quando o assunto é edição de foto.

O MacBook Pro 16 tem o processador Intel Core i9, considerado a maior configuração disponível no mercado. Além disso, você ainda pode escolher até 64GB de memória e 8TB de armazenamento SSD. Porém, quanto mais potente, maior o preço.

Em geral, a tela Retina dos Macbooks da Apple também são ótimos para quem trabalha com fotos. Segundo a marca, é impossível ver os pixels a olho nu e a fidelidade das cores é maior. Aliás, tem 16 polegadas.

Macbook Air M1

notebook para fotógrafos do modelo Macbook Air M1
Foto: Macbook Air M1

Uma opção mais barata do produto da Apple pode ser o Macbook Air M1. Mas, suas configurações não ficam muito para trás comparadas ao modelo mais caro.

O chip M1 presente no produto é feito especialmente para os produtos da Apple. Segundo ela, é melhor do que as antigas versões dos Macbooks com processadores Intel. Assim, com um maior desempenho e mais eficiência.

Para SSD existem opções de 256GB até 2TB. Enquanto isso, a memória pode ser de 8GB ou de 16GB. Por fim, a tela é a mesma que a anterior, Retina, mas com 13 polegadas.

Asus ROG Strix G512LV-AZ139T

notebook para fotógrafos do modelo Asus ROG Strix G512LV-AZ139T
Foto: Asus ROG Strix G512LV-AZ139T

Muitos notebooks gamers também são bons para edições. Afinal, para os jogos é preciso de configurações mais exigentes. Então, também é ideal para um notebook para fotógrafos.

O aparelho Asus ROG Strix foi feito com esse propósito. Assim, o modelo tem processador Intel Core i7 e 16GB de memória RAM. Além disso, possui uma placa de vídeo dedicada, a GeForce RTX 2060.

Seu armazenamento fica com 512GB de SSD e 512GB de HD. Perfeito para quem quer um notebook mais veloz e com maior espaço para os arquivos. Conta com o sistema Windows 10.

A tela tem 15 polegadas e é Full HD. Por isso, é ótima para programas como Photoshop e Lightroom. Afinal, tem um espaço maior na interface dos programas de edição.

Dell XPS 13

notebook para fotógrafos do modelo Dell XPS 13
Foto: Dell XPS 13

Uma das melhores opções do mercado para quem quer um notebook para fotógrafos. Seu único ponto negativo pode ser a placa de vídeo integrada. Mas, outras configurações podem compensar esse fato.

O diferencial é a tela infinita touch Ultra HD. Ou seja, tem quatro vezes mais resolução que uma Full HD. Além disso, suas 13 polegadas torna mais fácil levar o aparelho de um lugar para o outro.

Não tem como expandir a memória RAM de 16GB. Porém, esse é o espaço recomendado para os editores de foto. Inclusive, o armazenamento é SSD com 1TB.

Samsung Odyssey NP850XBD

notebook para fotógrafos do modelo Samsung Odyssey NP850XBD
Foto: Samsung Odyssey NP850XBD

O modelo Odyssey da Samsung é perfeito para quem trabalha com edição de fotos. Afinal, também é um notebook para quem gosta de jogos.

Ele possui 1TB de HD, o que é mais do que suficiente para o fotógrafo. Porém, é possível colocar mais 256GB de SSD. Assim, aumenta a velocidade do notebook.

O processador é o Intel Core i7 de 9ª geração. Além disso, a placa de vídeo tem 4GB e a tela é Full HD com 15 polegadas. Para melhorar, também é ótimo para editar em 4K.

A memória RAM é ótima para aplicativos de edição de fotos. Ou seja, tem 16GB. Mas, você também pode expandir para 32GB caso seja necessário.

Lenovo Legion 5i 82CF0002BR

notebook para fotógrafos do modelo Lenovo Legion 5i 82CF0002BR
Foto: Lenovo Legion 5i 82CF0002BR

Esse modelo é outro notebook feito para gamers. Além disso, ele pode aguentar programas mais pesados sem esquentar o aparelho. Acontece que um software que exige muito do processador pode deixar o eletrônico quente.

Com isso, o desempenho que o produto alcança não é tão alto. Porém, o Lenovo Legion 5i tem um sistema de refrigeração Coldfront para ajudar nessa tarefa.

Ele tem uma memória RAM de 16GB e armazenamento SSD de 512GB. O processador é o Intel Core i7. Por fim, conta com uma placa de vídeo dedicada, o recomendado para fotógrafos.

O sistema operacional é Windows 10 e a tela é Full HD com 15 polegadas. Então, é ótima para profissionais que precisam usar editores de foto.

Acer Predator Helios 300

notebook para fotógrafos do modelo Acer Predator Helios 300
Foto: Acer Predator Helios 300

O notebook da Acer é uma ótima opção para quem não quer gastar tanto. Mas, ainda preza por um aparelho de grande qualidade.

A placa de vídeo dedicada é uma GeForce RTX 2060. Além disso, possui uma tela Full HD de 15 polegadas. Essas configurações garantem uma boa imagem para quem trabalha com fotografia.

Já o processador Intel Core i7 de 10ª geração tem um ótimo desempenho. Ainda mais, também tem um SSD de 512GB. Assim, dando mais velocidade para o aparelho.

Ele possui a memória RAM de 16GB recomendada para os programas de edição. Porém, você ainda pode expandir para 34GB caso for preciso. Por fim, o sistema operacional é o Windows 10.

Asus VivoBook 15 X512JP-EJ228T

notebook para fotógrafos do modelo Asus VivoBook 15 X512JP-EJ228T
Foto: Asus VivoBook 15 X512JP-EJ228T

O Asus VivoBook 15 é ótimo para quem procura um notebook para fotógrafos. Afinal, suas configurações são mais do que o suficiente para os programas de edição.

Seu processador é o Intel Core i7 de 11ª geração. Ou seja, é um dos mais novos e mais potentes. Aliás, a placa de vídeo GeForce MX330 garante um bom desempenho para fotógrafos.

As outras configurações são tão boas quanto. Então, possui um armazenamento SSD de 512GB e uma memória RAM de 16GB. Além disso, tem tela em Full HD de 15 polegadas e o sistema Windows 10.

Acer Swift 5 SF514-54GT-56SL

notebook para fotógrafos do modelo Acer Swift 5 SF514-54GT-56SL
Foto: Acer Swift 5 SF514-54GT-56SL

Esse aparelho é ótimo para fotógrafos que precisam levar o notebook para outros locais. Afinal, possui menos de 1kg, o que torna mais fácil de carregar. Além disso, tem um dos melhores processadores da Intel, o i5 de 10ª geração.

Ele tem armazenamento SSD de 512GB e possui o sistema Windows 10. Sua tela é em Full HD com 14 polegadas. O único ponto fraco pode ser a memória RAM de 8GB. Porém, ainda é muito bom para rodar softwares de edição de fotos. 

Dell Inspiron 15

notebook para fotógrafos do modelo Dell Inspiron 15
Foto: Dell Inspiron 15

O Dell Inspiron 15 é um ótimo notebook para fotógrafos. Seu ponto mais fraco é a placa de vídeo GeForce MX350. Mas, ainda é uma boa configuração para quem vai usar apenas para o trabalho.

Ele possui sistema operacional Windows 10 e uma tela Full HD de 15 polegadas. Além disso, seu processador Intel Core i7 de 11ª geração é um dos melhores do mercado.

A memória RAM é de 16GB, o recomendado. Porém, para melhorar, é possível expandir até 34GB. Desse jeito, o notebook fica melhor ainda para quem usa muitos programas de uma só vez.

Acer Nitro 5 AN515-55-59MT

notebook para fotógrafos do modelo Acer Nitro 5 AN515-55-59MT
Foto: Acer Nitro 5 AN515-55-59MT

O Acer Nitro 5 já vem com o sistema operacional Windows 10. É ótimo para quem quer um notebook para fotógrafos e também lazer. Afinal, é outro que também foi projetado para o mercado dos games.

Tem uma placa de vídeo dedicada GeForce GTX 1650Ti. Além disso, combinada com a tela de 15 polegadas Full HD é perfeita para os editores de foto.

Seu processador Intel Core de 10ª geração com armazenamento de 512GB em SSD vai ajudar bastante no trabalho. Aliás, com 16GB de memória RAM o aparelho roda Photoshop ou Lightroom perfeitamente.

Samsung Book

notebook para fotógrafos do modelo Samsung Book
Foto: Samsung Book

Caso esteja procurando um produto mais acessível você vai gostar do Samsung Book. Afinal, ele tem uma boa configuração para um notebook para fotógrafos. Seu desempenho é bom para tarefas mais pesadas.

A placa de vídeo é a GeForce MX450, boa para edição de fotos e vídeos. Além disso, possui uma tela Full HD de 15 polegadas. Por fim, possui o sistema operacional Windows 10.

O processador é um dos melhores atuais, o Intel Core i7 de 11ª geração. Também possui um SSD de 256GB. Para ajudar, apesar da memória RAM ser 8GB, é possível expandir até 32GB.

Dell G3 G3-3500

notebook para fotógrafos do modelo Dell G3 G3-3500
Foto: Dell G3 G3-3500

Esse notebook da Dell pode ser bom para quem ainda não é um fotógrafo profissional. Afinal, ele não possui uma configuração tão boa e potente como os outros modelos.

Possui o básico necessário para rodar a maioria dos programas de foto. Por exemplo, um processador Intel Core i5 de 10ª geração e um SSD de 256GB. A memória RAM tem 8GB, o que é suficiente para o Photoshop, mas pode dar problemas com o Lightroom.

Tem uma tela em Full HD com 15 polegadas além da placa de vídeo GeForce GTX 1650. Ainda mais, o sistema operacional é o Windows 10.

Essas especificações ainda são boas, mas não são as melhores do mercado. Por isso, é mais recomendado para quem está começando no ramo. 

Dell Inspiron 14 5000

notebook para fotógrafos do modelo Dell Inspiron 14 5000
Foto: Dell Inspiron 14 5000

O notebook para fotógrafos da Dell possui a placa de vídeo GeForce MX230. Assim, tem um bom desempenho com um preço menor. Porém, não é o ideal para quem quer mais qualidade.

Ele tem um processador Intel Core i5 de 10ª geração e 8GB de memória RAM, e mais 256GB no SSD. Por isso, é o suficiente para trabalhar com editores de foto.

Possui Windows 10 e uma tela Full HD com 14 polegadas. Também é muito bom para quem está no início da carreira. Afinal, suas configurações são boas o bastante.

Lenovo Ideapad S145

notebook para fotógrafos do modelo Lenovo Ideapad S145
Foto: Lenovo Ideapad S145

O Lenovo Ideapad S145 tem o básico para quem precisa de um notebook para fotógrafos. Então, conta com uma memória RAM de 8GB e um HD de 1TB. Apesar do SSD ser melhor, 1TB de HD já ajuda muito.

Seu processador é o i7 de 8ª geração e a placa de vídeo GeForce MX110. Além disso, tem uma tela de 15 polegadas e Full HD. Para completar, possui o sistema operacional Windows 10.

Ele também é bom para outros tipos de edições. Por exemplo, se você fizer edições de vídeos. Ainda mais, por ser mais básico o preço fica mais em conta.

O que avaliar em um notebook para fotógrafos

Para escolher um ótimo notebook para fotografia é preciso saber qual a melhor configuração. Assim, você não vai ter problemas enquanto usar os softwares de edição. Por isso, veja o que o aparelho precisa ter.

Processador

O processador é considerado o cérebro do notebook. Então, os mais comuns recomendados hoje são o Intel Core i5 ou i7. Para um melhor custo-benefício é indicado escolher um i5. Porém, para quem quer um desempenho superior pode optar pelo i7.

Um fotógrafo pode conseguir trabalhar sem problema ao usar o primeiro tipo. É diferente de, por exemplo, quem compra para jogar. Mas, se você precisa de uma performance avançada, escolha o i7.

Armazenamento e memória

A memória RAM vai depender de qual programa o profissional usa. Por exemplo, o Photoshop precisa de 4GB no mínimo e recomenda 8GB. Já o Lightroom tem 8GB como mínimo e recomenda 16GB.

O mais indicado é procurar por notebooks que tenham entre 12GB e 16GB. Assim, a qualidade é garantida. Para o Armazenamento, é recomendado um aparelho com SSD. 

Ele é mais rápido que um HD comum. Porém, é bom ter um ou dois HDs externos para fazer backups de segurança. 

Placa de vídeo

Existem dois tipos de placas de vídeo: as dedicadas e as integradas. O primeiro tipo é um chip à parte e possui memória própria. Já o segundo precisa usar um pouco da memória do sistema.

As placas dedicadas são mais potentes. Por isso, são as mais indicadas para quem trabalha com edição de fotos. Além disso, o recomendado é ter 4GB ou mais, mas pode usar de 2GB também.

Placas de vídeo da NVIDIA são as melhores e mais conhecidas do mercado. Mas, se não houver como gastar muito, uma integrada ainda tem um bom desempenho.

Tela

A configuração da tela é muito importante para um fotógrafo. Afinal, é preciso ter uma ótima qualidade para que as fotos sejam bem editadas.

Notebooks de 13 a 15 polegadas são boas escolhas. Porém, vai depender do gosto do profissional. Às vezes, alguns escolhem comprar um monitor complementar com mais de 20 polegadas para ajudar.

Quanto a resolução, as melhores são as Full HD com tecnologia IPS. Assim, traz mais brilho e contraste para o notebook. 

É preciso ter atenção porque muitas marcas usam WVA ao invés de IPS. Mas, não se preocupe, o nome só é trocado. Por exemplo, a Dell é uma das que já informou que suas telas WVA são do tipo IPS.

Perguntas frequentes

Qual o melhor notebook para trabalhar com fotografia?

blank

O Macbook Pro 16 é a melhor opção disponível para quem trabalha com fotografia. Afinal, é um notebook com muito espaço disponível e um desempenho incrível para fotógrafos.

Qual o melhor notebook para trabalhar com Photoshop?

blank

Uma tela infinita touch Ultra HD faz uma grande diferença para quem trabalha com Photoshop. Por isso, a melhor opção presente no mercado é o Dell XPS 13.

Qual o melhor notebook para trabalhar com edição de fotos?

blank

A Apple é uma marca famosa para quem trabalha com design ou edição. Porém, se você busca uma opção mais barata o Macbook Air M1 é perfeito. Assim, ele tem um ótimo desempenho mesmo com um custo menor.

Clique para avaliar
[Total: 1 Nota: 5]