Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

O Multímetro ICEL MA 55 Vale a Compra? É Bom?

O multímetro ICEL MA 55 é a escolha de segurança se você precisa medir correntes elétricas com maior precisão, sendo um produto de fácil uso que pode te poupar tempo e trabalho. Entretanto, antes de passar ao assunto principal, queremos te oferece uma visão mais abrangente do produto.

Multímetro ICEL MA 55

Imagem Com Multímetro Icel Ma 55 Com Cabos
Foto: Multímetro Icel Ma 55 Com Cabos

O produto é um dos trabalhadores da construção civil, devido à precisão na medição de correntes elétricas, em especial aquelas com características variáveis, entregando resultados certeiros.

Embora não seja um produto considerado de elite, com especificações mais avançadas, o item tem detalhes bem atraentes:

  • Alimentação pro duas baterias;
  • Suporta tensões até 500V;
  • Teste de continuidade;
  • Precisão na medição de correntes variáveis.

O multímetro ICEL MA 55 possui dimensões compactas e é extremamente leve, facilitando o manuseio do usuário, além de ser revestido com camadas de plástico, tornando-o resistente a impactos leves.

Como utilizar o Multímetro ICEL MA 55?

Para fazer uso do produto, basta acoplar as agulhas medidoras em suas entradas, e realizar contato com a área de medição desejada, lembrando-se sempre de configurar o aparelho para que a medição seja feita de forma correta, caso contrário, é possível que os resultados não sejam precisos.

Como forma de trazer maior potência e aumentar o nível de performance, o aparelho conta com duas baterias, aumentando significativamente seu poder de medição. O painel de configurações é bem completo, embora seja pequeno para todos os comandos, resultando em escritos menores que causam alguma dificuldade de leitura para alguns.

Seu uso não guarda segredos ou esquemas complexos: basta configurar o aparelho para o tipo de corrente a ser medida, acoplar as agulhas de medição e encostá-las na corrente a ser medida para saber o nível exato da corrente.

Recursos

Imagem Com Vista Frontal Do Multímetro Icel Ma 55
Foto: Vista Frontal Do Multímetro Icel Ma 55

Com duas baterias de carga, uma de 1,5V e outra de 9V, você pode ficar despreocupado quanto à troca de baterias, já que elas darão ao aparelho uma vida útil considerável.

Mais Baterias para maior potência

O produto consegue suportar tensões de até 500V, possibilitando seu emprego em um número maior de tarefas, que produtos de potência inferior não são capazes de alcançar. Esse fator é devido a sua construção, que conta com duas baterias de suporte.

Segurança e precisão

Quando se fala em medição de energia, certeza e segurança são duas coisas que precisam andar lado a lado. Dessa forma, o produto foi desenvolvido com um teste de continuidade, para aferir se determinado circuito possui uma tensão elétrica ativa, de modo que o usuário possa planejar suas ações ciente dessa informação.

No caso do multímetro ICEL MA 55, essa funcionalidade se faz presente, garantindo ao usuário uma medição mais segura, com maior informação e menores riscos.

Indicado para correntes variáveis

Se você pretende aferir grandezas de correntes variáveis, é amplamente recomendado que você utilize multímetro analógico, como o multímetro ICEL MA 55, já que esses tipos de aparelhos tem uma sensibilidade maior, portanto, estão mais aptos a captar as mínimas alterações de uma corrente, fornecendo medições mais próximas da exatidão.

Outros tipos de aparelho, os digitais, são indicados para medição de correntes fixas, nas quais não exista muita oscilação na corrente elétrica, portanto, garantem que o sistema digital possa fazer uma captação com menores chances de erros.

Teste LED

O multímetro ICEL MA 55 acompanha, também, o teste de luz LED, isso significa que ao entrar em contato com uma superfície energizada, uma luz se acenderá no painel, demonstrando que, naquela área, existe passagem de energia, de forma que o usuário apresente cautela no procedimento.

Cabos protegidos

Os cabos do multímetro ICEL MA 55 são completamente emborrachados, somente com as pontas das agulhas sensíveis as correntes elétricas, dessa forma, reduz-se consideravelmente a chance de choques elétricos, haja vista que a borracha é um material isolante.

Os prós do Multímetro ICEL MA 55

Como é possível perceber, o produto é recheado de funcionalidades que não somente entregam uma boa performance no geral, mas, também, apresentam níveis de segurança bastante elevados, atenuando o risco de acidentes. Dentre suas qualidades, destacam-se:

  • Montagem fácil;
  • Compacto;
  • Resistente;
  • Durável;
  • Potente.

Montagem fácil

A maioria dos multímetros são vendidos na companhia de suas agulhas medidoras, que precisam apenas ser conectadas ao aparelho principal. Com o multímetro ICEL MA 55 não é diferente. Basta acoplar as agulhas nos locais indicados, e o produto está apto para funcionamento.

Compacto

Com dimensões bem modestas, o equipamento é bem fácil de se transportar, além de ter manuseio facilitado, uma vez que também é bastante leve. Dessa forma, você pode utilizá-lo em diversos locais, até aqueles com acesso mais restrito, sem contar que seu transporte não lhe causará problema algum.

Resistente

Feito com plásticos e outras fibras similares, o multímetro ICEL MA 55 consegue suportar quedas e pancadas leves, impedindo que acidentes e esbarrões possam trazer prejuízos para o funcionamento do aparelho.

Durabilidade

Conforme mencionado, o aparelho é municiado por duas baterias, o que, na prática, se traduz em maior vida útil, permitindo que você possa engajar em um maior número de trabalhos sem precisar se preocupar em realizar trocas rotineiras.

Ademais, as baterias são utilizadas podem ser encontradas facilmente em estabelecimentos de comércio diversos, como bancas, supermercados, farmácias, etc.

Potência

A medição do aparelho consegue alcançar correntes de até 500V de potência, o que o torna apto para usos mais profissionais, como em construções e reparo, além de atividades domésticas mais simples. Certamente, se você é um profissional da área de construção, esse aparelho é uma ótima escolha para atividades menos complexas.

Os contras do Multímetro ICEL MA 55

Embora seja uma produto com bastante qualificações, existem alguns pontos que podem ser melhorados pela fabricante:

  • Preço;
  • Menu de configurações.

Preço

Apesar de não ser um produto com preço exorbitante, sentimos que, apesar de todas as suas características, o multímetro ICEL MA 55 tem um preço um pouco alto se compararmos que outros produtos possuem características similares, mas a um valor mais em conta.

Claro que, em matéria de precisão de medição de correntes variáveis, o este aparelho é uma referência, entretanto, caso queira apenas um produto para uso esporádico, existem opções que caem melhor em seu bolso.

Pouco espaço na tela.

Por ser um aparelho bem pequeno e com instruções escritas na sua tela, o visual do menu parece um pouco bagunçado, com palavras e números se sobrepondo uns aos outros, o que pode causar confusão durante o uso.

Embora os riscos de ocorrências mais sérias serem bem pequenos, tal detalhe pode incomodar alguns usuários.

Perguntas Frequentes

Como funciona um multímetro?

O multímetro funciona por meio do contato das pontas das agulhas medidoras com a a fiação ou circuito energizado, que manda os pulsos da corrente para as configurações do aparelho, que trata de medir a potência daquela corrente, e indicar ao usuário no visor.

Qual a melhor marca de multímetro?

Não é possível apontar uma marca que supere em muito as concorrentes. Algumas são conhecidas pela qualidade dos produtos, outras por tradição e algumas outras pelo custo-benefício. Contudo, algumas marcas como Hikari, Minipa e Fluke são muito bem conceituadas no mercado e entre os consumidores, com produtos que conseguem agradar bastante.

Quais os tipos de multímetros?

Existem, basicamente, dois tipos de multímetros analógicos e digitais. Os primeiros são uma excelente escolha para se medir correntes variáveis, enquanto os multímetros digitais se saem melhor na medição de correntes estáveis.

Considerações finais

Se você é um profissional do ramo da construção civil, ou presta serviços de pequenos reparos, e gostaria de contar com uma produto que seja seguro e eficiente, o multímetro ICEL MA 55 é sim uma opção válida para você considerar, capaz de performar bem ambientes domésticos e profissionais.

O preço do produto pode ser um empecilho para alguns, que talvez prefiram modelos mais em conta e que tenham características semelhantes, entretanto, não chega a ser um valor absurdo, que desabone a compra, então, é, sim, uma boa escolha.

Esperamos que você tenha gostado dessa análise.

Até mais, cupomzeiro!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.