O Melhor guia informativo sobre compras na internet.

TOP 10 melhores quadros de distribuição

Buscar os melhores quadros de distribuição é uma tarefa importante, porque esse é um item que dá mais segurança à instalação. Por isso, é essencial conhecer sobre o produto para poder diferenciar e escolher o mais adequado.

A seguir, confira uma lista com o top 10 dos quadros de energia mais utilizados. Entre as opções, há modelos com número variado de disjuntores, conforme o tamanho do local onde será instalado.

Melhores quadros de distribuição

Os modelos de quadros de distribuição se dividem em dois tipos principais. Os de embutir, que fica para dentro da parede. Assim, é preciso quebrar o local para instalar. Por sua vez, os de sobrepor são fixados na parte externa, mas a caixa fica saliente.

Ambos cumprem com a mesma função, por isso, a escolha fica mais por conta da questão estética e a facilidade de instalar. Nesse sentido, veja as principais opções nesse guia, e ainda aproveite um cupom de desconto para garantir a melhor oferta.

melhores quadros de distribuição
Foto: Force Line – Quadro de Distribuição de sobrepor

Force Line – Quadro de Distribuição de sobrepor

Esse quadro de distribuição da Force Line é compacto e ideal para redes de menor tensão. Isso porque, tem espaço para até oito disjuntores do tipo DIN. O modelo é de sobrepor, ou seja, não é preciso quebrar a parede. 

O objeto é feito em termoplástico resistente, feito para suportar altas temperaturas. Além disso, o material é antichamas, o que evita a propagação de incêndio em caso de problemas na fiação.

melhores quadros de distribuição
Foto: Quadro de Distribuição Embutir 6/8 Disjuntores Tigre

Quadro de Distribuição Embutir 6/8 Disjuntores Tigre

Entre os melhores quadros de distribuição está o modelo da Tigre, que já vem com o barramento. Essa peça tem função de direcionar a tensão elétrica dentro da instalação. O modelo é de embutir, o que dá um melhor acabamento na parede. 

O produto tem um bom espaço interno, por isso, é mais fácil de passar os fios. Além disso, possui um sistema de trilhos e ajuste de altura, para melhor encaixe das peças dentro dele.

melhores quadros de distribuição
Foto: Ouro Box 12 Módulos

Ouro Box 12 Módulos: um dos melhores quadros de distribuição

O modelo da Ouro Box é um dos melhores quadros de distribuição por ser compacto e resistente. Ele vem com um trilho, para facilitar a instalação das peças e cabos internos. Em seu interior, há espaço para 12 disjuntores modelo DIN. 

Ele tem o tamanho ideal para redes residenciais, e ainda tem um preço acessível. Por isso, se torna uma opção com um ótimo custo-benefício. Com apenas 9 cm de profundidade, não é preciso perfurar muito a parede.

melhores quadros de distribuição
Foto: Schneider Electric 12 módulos

Um dos melhores quadros de distribuição: Schneider Electric 12 módulos

Feito em termoplástico de alta resistência, esse modelo traz mais segurança ao usuário. Aliás, a marca oferece garantia de 60 meses contra defeitos de fabricação para o produto. 

O objeto atende às normas técnicas vigentes, mas é preciso ter atenção às indicações de uso. Nesse sentido, ele é um dos melhores quadros de energia para uso residencial, ou seja, para locais de baixa tensão.

melhores quadros de distribuição
Foto: Quadro de distribuição de sobrepor Tramontina

Quadro de distribuição de sobrepor com tampa transparente Tramontina

Este produto possui IP, ou seja, índice de proteção 40. Essa medida mede o grau de resistência a sólidos e líquidos. Nesse sentido, o primeiro dígito indica que objetos de até 1mm não entram na parte interna. Porém, não possui vedação contra água.

Por conta desses aspectos, é um quadro de distribuição para ambientes internos. Ainda, ele é feito em material plástico, com proteção antichama, o que o torna mais seguro para uso em residências ou comércios.

melhores quadros de distribuição
Foto: Force Line

Force Line é um dos melhores quadros de distribuição de embutir

Para quem busca um modelo mais amplo, essa opção possui maior espaço interno. Além disso, o quadro conta com entradas para cabos nas quatro faces. Ele ainda acompanha o barramento, por isso, não é preciso adquirir em separado. 

Esse é um dos melhores quadros de distribuição porque a tampa possui uma abertura ampla, em 180º. Seu material também é de boa qualidade e com proteção antichama para evitar incêndios.

melhores quadros de distribuição
Foto: Quadro de distribuição de sobrepor Tramontina

Quadro de distribuição de sobrepor Tramontina

Feito em material plástico de boa resistência, esse modelo é mais robusto e pesa 1,5 kg. Afinal, ele é maior e tem espaço para 24 disjuntores DIN ou 16 do tipo NEMA. Tudo isso sem deixar de lado o visual discreto e elegante na cor branca. 

A marca Tramontina oferece um produto de alta resistência e proteção antichama. Ainda, o item possui garantia de três meses em caso de defeitos de fabricação. Por isso, está na lista dos melhores quadros de distribuição de energia.

melhores quadros de distribuição
Foto: Quadro de Distribuição de Embutir Biki

Quadro de Distribuição de Embutir Biki

Outro modelo de embutir que figura entre os melhores quadros de distribuição é o da marca Biki. Seu principal diferencial está na composição, em Plástico industrial PSAI. O material tem uma resistência superior, o que oferece mais segurança.

Simples de instalar, ele possui espaço interno para 8 disjuntores DIN ou 6 do modelo NEMA. Além disso, a tampa fumê traz um visual elegante que pode combinar com a decoração do espaço.

melhores quadros de distribuição
Foto: Quadro de distribuição com 16/24 disjuntores

Quadro de distribuição com 16/24 disjuntores Marca Fame

O fabricante oferece garantia de cinco anos, por isso, ele é um dos melhores quadros de distribuição. Isso ressalta a qualidade do material utilizado, que é resistente contra chamas. Além disso, a tampa possui reversão, para se adequar ao local de instalação. 

Esse produto ainda acompanha uma cartela com adesivos para identificação dos circuitos. Assim, ao precisar desligar uma rede, fica mais fácil de identificar. Mesmo com todos esses benefícios, ele tem um preço competitivo quando comparado a itens similares.

melhores quadros de distribuição
Foto: Tigre para Embutir 12/16 Disjuntores

Tigre para Embutir 12/16 Disjuntores

Esse quadro de energia de embutir da Tigre conta com entalhes para facilitar a fixação. O produto ainda acompanha tampas cegas, que servem para fechar os espaços não utilizados. 

O item tem um bom espaço interno, e sua tampa tem abertura completa. Com isso, é de fácil manuseio. Ainda o acabamento é liso, o que torna a limpeza externa mais simples e rápida.

Qual a função do quadro de distribuição?

Esse equipamento, também chamado de quadro de força, reúne todos os cabos de força de uma instalação. A partir dele é feita a distribuição em subcircuitos, que podem se dividir, por exemplo:

  • Entre cômodos ou áreas do imóvel;
  • Para um aparelho, como o chuveiro;
  • Direcionado ao sistema de iluminação, ou às tomadas. 

A função dessa divisão é evitar a sobrecarga do sistema. Assim, é menor o risco de que haja superaquecimento. Outra vantagem é que, em caso de reparos, dá para desligar apenas o disjuntor correspondente. 

Os disjuntores também fazem a proteção da rede interna porque podem desarmar em caso de curto-circuito. Com isso, os aparelhos eletrônicos não sofrem com alterações abruptas que possam causar danos.

Modelos de embutir ou sobrepor: como escolher entre os melhores quadros de distribuição

O quadro de distribuição de sobrepor tem como vantagem ser mais rápido e fácil de instalar. Afinal, ele é fixado na parte externa da parede por meio de parafusos. Assim, dispensa ter que quebrar o revestimento. 

Por outro lado, ele fica ressaltado, o que pode ser um incômodo visual. Por isso, é comum buscar instalar o produto atrás de portas, onde não fica em evidência. Já o modelo de embutir, como o nome sugere fica inserido dentro da parede, por isso:

  • É mais discreto;
  • Fica melhor fixado;
  • Simples de limpar;
  • Pode se integrar à decoração.

Quando o objeto é instalado durante a obra, a opção pelo quadro embutido é melhor. Assim, não será preciso quebrar o revestimento para colocá-lo. Por outro lado, para inserir em um projeto já finalizado, é preciso avaliar a planta para ver o melhor local para sua fixação.

Material usado nos melhores quadros de distribuição

O termoplástico é o material mais comum entre os melhores quadros de distribuição do mercado. Trata-se de um composto de alta resistência, capaz de suportar altas temperaturas. 

Essa característica é muito importante porque de acordo com o tipo de cabo e tensão na rede pode ocorrer o aquecimento dos fios. Aliás, outro fator essencial para verificar é se o produto tem proteção antichama.

Como escolher entre os melhores quadros de distribuição?

Na hora de escolher entre os melhores quadros de distribuição, é preciso levar em conta as características do local. O tipo de material das paredes, por exemplo, vai influenciar na escolha entre o de embutir ou de sobrepor.

Construções em blocos de cimento são muito difíceis de perfurar. Por isso, nesses casos, o quadro sobreposto é a melhor escolha. Além disso, é preciso considerar a área total, para ver o número de disjuntores necessários. 

Cálculo do número de disjuntores em uma residência

Saber o número de disjuntores é o primeiro passo para a escolha dos melhores quadros de distribuição. Para residências, o recomendado é o uso de disjuntores de até 10 amperes. Assim, é preciso dividir a potência do aparelho pela tensão da rede. 

Contar com a ajuda de um profissional da área é essencial para maior segurança. Afinal, ele saberá fazer o cálculo de forma mais precisa a apontar quantos circuitos serão necessários. Então, é só escolher o tamanho do quadro de distribuição mais adequado.

Qual a função do barramento elétrico?

Alguns produtos já acompanham esse item, que serve para evitar escapes de energia para o meio externo. Dentre os modelos mais comuns de barramento elétrico para quadros de energia estão:

  • Terra, que direciona descargas elétricas para o solo;
  • Neutro, com função de fazer a ligação entre os circuitos. 

Esse componente é feito em cobre, e deixa toda a instalação mais segura. Mesmo nos quadros que não vem com essa peça, é possível comprar à parte e instalar. Mas, para economizar, o ideal é buscar um item que já tenha esse adicional.

O que é um disjuntor DIN?

Esse modelo de disjuntor segue o padrão europeu e é encontrado na cor branca. Aliás, ele é o mais comum em instalações elétricas recentes. Nesse sentido, confira algumas características desse item:

  • Fabricado em poliéster;
  • Resposta mais rápida na interrupção de corrente;
  • Conta com revestimentos em prata, o que dá maior resistência. 

O acessório é certificado pelo Inmetro e atende às normas técnicas de segurança sobre o assunto. Os melhores quadros de distribuição hoje em dia já vêm adaptados para uso desse modelo.

Qual a diferença entre os disjuntores DIN e NEMA?

Os disjuntores do tipo NEMA seguem o padrão norte-americano, e são mais vistos em instalações antigas. Esse acessório tem algumas diferenças em relação ao modelo DIN, tais como:

  • Material em acabamento preto;
  • Fabricado em resina sintética;
  • Os contatos são feitos em material sintetizado, enquanto o DIN é em prata;
  • Tempo de resposta mais longo.

Esse componente também é chamado de disjuntor térmico. Isso porque, seu sistema se guia com base no calor para disparo. Ou seja, ele desliga a rede quando atinge uma certa temperatura. Por isso, é menos eficaz do que seu concorrente.

Comparativo entre os melhores quadros de distribuição de embutir

Nessa categoria, alguns modelos se destacam pela qualidade, bem como, o ótimo custo-benefício. Assim, confira abaixo os dois itens que melhor satisfazem esses quesitos para comparar:

  • Quadro de distribuição 16/24 disjuntores Marca Fame;
  • Tigre para Embutir 12/16.

Muito embora os dois sejam de tamanhos diferentes, na proporção entre os preços têm um resultado similar. Isso porque o menor custa em média R$ 40 menos do que o outro. Como pontos em comum, ambos são feitos em material de alta resistência. 

Os dois modelos, inclusive, são capazes de atender bem uma residência pequena ou média. Por isso, estão entre os melhores quadros de distribuição. Desse modo, vale a pena verificar quantos disjuntores precisa, para escolher a melhor oferta.

Melhores quadros de distribuição de sobrepor

Entre os melhores quadros de distribuição listados, os modelos das marcas Force Line e Tramontina são os destaques. Aliás, essa última conta com dois modelos, um com tampa transparente e outro na cor branca. 

O quadro de força da Force Line, por sua vez, é um pouco menor do que os demais. Mas, ainda assim é uma boa escolha para ambientes residenciais, que não tem uma alta demanda.

As pessoas também perguntam

Veja agora algumas das principais dúvidas com relação a esse produto. Assim, fica mais fácil garantir que você irá fazer uma boa compra.

Quais são os tipos de quadro de distribuição?

Os tipos de quadros de distribuição se dividem entre os de embutir ou sobrepor. O primeiro fica acoplado dentro da parede. Já o outro é fixado na parte externa por parafusos, e é mais fácil de instalar.

Quantos disjuntores cabem em um quadro de distribuição?

De acordo com o modelo, o quadro de distribuição pode abrigar de seis a 24 disjuntores. Esse número varia também conforme o modelo utilizado, porque os do tipo NEMA são maiores. 

Por conta disso, é comum que os produtos tenham as duas indicações de capacidade. Por exemplo, em um mesmo quadro podem caber 12 disjuntores NEMA ou 16 do formato DIN.

Como escolher um quadro de distribuição?

Ao buscar entre os melhores quadros de distribuição, é preciso levar em conta o número de disjuntores necessários. Assim, definido o tamanho do produto, basta optar por um modelo de embutir ou sobrepor. 

Outro aspecto importante é verificar se o produto é de boa qualidade. Então, veja se o material possui tecnologia antichama, bem como, se o produto tem garantia pelo fabricante. Com esses pontos, fica mais fácil definir a melhor opção de compra.

Considerações finais sobre os melhores quadros de distribuição

Ao avaliar todas as opções listadas, é preciso estabelecer alguns critérios para poder comparar. Então, primeiro saiba se o local onde vai instalar comporta o modelo de embutir, por exemplo. 

Também é válido pedir auxílio a um profissional de confiança para avaliar o número de disjuntores necessários. De posse dessas informações, é possível iniciar a busca pelos melhores quadros de distribuição. Para isso, leve em consideração:

  • Tipo de material utilizado;
  • Proteção antichamas;
  • Trilhos e ajuste de altura;
  • Facilidade de instalação;
  • Garantia do fornecedor.

Mais do que o preço, o aspecto mais importante é a segurança. Por isso, busque adquirir um produto de uma marca renomada, e que atenda a todas as normas técnicas. Assim, pode evitar gastos com manutenção ou mesmo problemas com superaquecimento.

Fora esses pontos, também é bom contar com um eletricista para fazer a instalação. Afinal, para garantir um bom desempenho da rede, é essencial que todas as peças estejam bem colocadas.

Clique para avaliar
[Total: 0 Nota: 0]
você pode gostar também
Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.