O Melhor guia informativo sobre compras na internet.

TOP 10: Os Melhores Pilões do Mercado. Confira a Lista!

Uma comida pode ficar irresistível com o tempero certo, o que mostra a relevância dele na culinária. Por isso, preparar a mistura ideal depende de utilizar um pilão adequado para amassá-la ou triturá-la. Isso faz dos pilões itens fundamentais para a preparação de uma boa comida.

Quem gosta de inovar na cozinha e misturar ervas, sementes, especiarias e compostos de todo tipo já percebeu como vale a pena investir em um pilão que melhor atenda suas demandas.

Existem opções de várias marcas no mercado, como a Mimo Style e a Tramontina, ambos nomes de referência nesse nicho culinário.

Para te ajudar a escolher a opção mais adequada para seu caso, preparamos uma lista com os 10 melhores pilões do mercado, bem como dicas do que levar em consideração na hora de adquirir o seu. Confira!

TOP 10 – Melhores Pilões

Fazer compras online é uma opção que facilitou a vida de muita gente nos últimos anos. O simples fato de poder adquirir produtos sem precisar sair de casa transformou positivamente as possibilidades de compra para quem tinha uma rotina corrida demais para ir até a loja.

Entretanto, nem sempre sabemos se podemos confiar nas lojas online em que estamos investindo nosso dinheiro.

Por esse motivo, o Cupomzeiros disponibilizou a lista dos sites para comprar utensílios de cozinha que são confiáveis, onde você pode adquirir pilões, facas do chef, espremedores de alho e muitos outros itens para cozinha! Confira também os cupons que disponibilizamos no nosso site!

Imagem com Pilão Mortar Tramontina Organic
Foto: Pilão Mortar Tramontina Organic

Veja avaliações do produto:

Pilão Mortar Tramontina Organic

Começamos com um produto de origem nacional que combina com cozinhas modernas. Funcional e bonito, o kit de amassar e moer temperos da Tramontina é muito fácil de usar.

Traz leveza à mão e aos movimentos, permitindo que se triture os temperos sem cansar o braço. Além de tudo, não retém restos em sua superfície.

Em um tom sóbrio e discreto, o pilão é feito de madeira Teca, ao passo que o mortar é fabricado em pedra-sabão, formando uma composição fácil de combinar com diversos tipos de decoração.

Imagem com Pilão Almofariz Indústria São José
Foto: Pilão Almofariz Indústria São José

Veja avaliações do produto:

Pilão Almofariz Indústria São José

Ideal para triturar temperos, desde o alho a outras opções mais exóticas de condimentos, esse pilão fabricado em Pedra Sabão tem a beleza e a consistência necessária para deixar sua cozinha mais prática, funcional, e, é claro, elegante.

Com altura de 13 centímetros e diâmetro de 11, sua funcionalidade não se restringe a moer temperos, estendendo-se também ao preparo de carnes, caldos, ensopados e moquecas. Em suma, um produto multifunções!

Apesar de ser uma peça fácil de limpar, recomenda-se usar apenas água e sabão e evitar produtos abrasivos. Além disso, deve-se evitar choques térmicos nos primeiros dias de uso.

Imagem com Pilão de Bambu Asia Golden
Foto: Pilão de Bambu Asia Golden

Pilão de Bambu Asia Golden

Se você procura um pilão resistente e firme para sua cozinha, essa pode ser uma ótima opção. Esse pilão da marca Asia Golden é fabricado em bambu, formando uma peça de alta qualidade e durabilidade para o consumidor.

Seu design é bonito, com listras de diferentes tons de marrom sobre o bambu, revelando não apenas a funcionalidade, mas também o bom gosto da marca.

Para quem costuma triturar ervas, temperos e molhos e prefere um estilo de vida mais natural ao invés de consumir compostos industrializados, esse pilão vale a pena conferir. Além de tudo, tem um bom custo-benefício, então você não vai perder seu tempo e dinheiro!

Imagem com Pilão Com Socador Para Temperos E Condimentos Emall
Foto: Pilão Com Socador Para Temperos E Condimentos Emall

Pilão Com Socador Para Temperos E Condimentos Emall

O próximo pilão que apresentamos aqui é multifuncional: além de servir para os usos básicos e mais comuns de uma peça desse tipo, também pode ser usado para preparar caipirinhas e drinks.

Feito de polipropileno, essa é uma peça mais simples que as já apresentadas, mas muito útil. Tem propriedades antibacterianas, portanto não corre o risco de juntar bactérias após o uso, desde que a limpeza seja feita de forma correta e eficaz. Trata-se de um produto firme, resistente e durável, por isso vale a pena dar uma olhada!

Imagem com Pilão Mimo Style Aço Inoxidável
Foto: Pilão Mimo Style Aço Inoxidável

Veja avaliações do produto:

Pilão Mimo Style Aço Inoxidável

O pilão de aço inox da Mimo Style é um dos produtos mais resistentes desta lista. É compreensível o motivo pelo qual seu preço é mais que o dobro de alguns itens aqui apresentados: trata-se de uma peça de alta performance, indicada para quem quer utilizá-la por vários anos sem precisar substituí-la tão cedo.

O aço inoxidável de grossa espessura é resistente à corrosão, contendo propriedades higiênicas que facilitam na hora da limpeza, evitando a formação de fungos e bactérias.

Com uma base pesada que favorece a estabilidade, esse pilão proporciona firmeza aos movimentos das mãos.

Imagem com Pilão Fox Run de Ferro Fundido
Foto: Pilão Fox Run de Ferro Fundido

Veja avaliações do produto:

Pilão Fox Run de Ferro Fundido

Para quem cultiva ervas, especiarias e temperos, esse pilão de ferro fundido da Fox Run é um produto de uso diário. Por ter um design bastante arredondado, os ingredientes se mantém no fundo, sem saltarem para fora com o movimento de moagem.

Trata-se de um produto extremamente resistente devido a seu material rígido, o que permite a trituração de sementes, ervas e outros compostos para quem gosta de um estilo de vida mais natural.

Ainda que o preço seja mais alto que o de algumas outras opções do mercado, ainda se trata de um produto que vale a pena, considerando-se sua qualidade.

Imagem com Pilão Socador Ecokitchen Mimo Style Bege
Foto: Pilão Socador Ecokitchen Mimo Style Bege

Veja avaliações do produto:

Pilão Socador Ecokitchen Mimo Style Bege

Esse pilão da marca Mimo Style é um charme! Seu design é diferenciado: além de ser fabricado em bambu natural, que é ecologigamente correto devido a ser um material renovável, as curvas de seu modelo passam uma imagem elegante e refinada. O tratamento antimofo conserva a peça sempre nova e fresca, agregando um fator de maior durabilidade.

Esse conjunto de socador e pilão pode ser utilizado amassar vários alimentos, desde alho a sementes, grãos, gengibre, ervas, comprimidos e muito mais. O melhor é que por possuir fibras sem poros, ele não retém resíduos dos materiais triturados.

Imagem com Pilão Yoi Linha Tyft
Foto: Pilão Yoi Linha Tyft

Veja avaliações do produto:

Pilão Yoi Linha Tyft

Com um modelo diferente dos já apresentados anteriormente, esse pilão é para quem gosta de inovar com estilo.

Fabricado em bambu, seu design é quadrado e contem uma cavidade onde os alimentos são triturados, sendo o moedor do mesmo material. Conta também com uma área própria para repousar o pilão sem que ele escorregue, o que mostra que a marca Yoi se preocupa com as demandas do consumidor.

Esse produto não deve ser levado à máquina de lavar louça, o que não impede que sua limpeza possa ser feita de forma relativamente simples. Apenas recomenda-se a secagem imediata logo após lavá-lo, para que o material de que é feito não absorva a água nem sofra qualquer tipo de avaria.

Imagem com Pilão De Madeira Bambu Amassador Kehome
Foto: Pilão De Madeira Bambu Amassador Kehome

Veja avaliações do produto:

Pilão De Madeira Bambu Amassador Kehome

Esse pilão de bambu da Kehome tem a vantagem de um design bonito e elegante a um preço extremamente baixo, considerando-se a média do mercado.

Ele serve para amassar, triturar e moer os mais diversos condimentos, desde alho a gengibre, ervas, e especiarias em geral. Você também pode utilizá-lo para preparar drinks na comodidade da sua casa.

Ele costuma ser anunciado como feito em “madeira bambu”, ainda que o bambu não seja exatamente considerado madeira do ponto de vista dos biólogos. Em todo caso, trata-se de um material extremamente resistente e durável para artigos domésticos como esse.

Imagem com Pilão de Mármore para Temperos Holar
Foto: Pilão de Mármore para Temperos Holar

Veja avaliações do produto:

Pilão de Mármore para Temperos Holar

Para concluirmos esta lista, temos um pilão de mármore preto que é um exemplo de elegância e sofisticação. A marca Holar nos traz essa peça de modelo clássico, com todo o refinamento que o mármore agrega, além de sua inegável resistência.

Conta com uma base robusta e firme, própria para movimentos incisivos no processo de trituração de sementes maciças e condimentos. É polido por fora para fins estéticos, mas não por dentro, que é onde há a necessidade de uma força maior devido à força empregada pelo moedor nessa superfície.

Afinal, Para Que Servem os Pilões?

Originado no continente africano, o pilão é um artefato antigo que há milhares de anos tem sido usado na preparação de alimentos, triturando sementes, temperos e outros compostos.

Ele é formado por dois itens: a tigela, também chamada de almofariz, e o socador. Na tigela coloca-se o alimento que precisa ser triturado, podendo ser ele grãos, sementes e temperos, como alho, gengibre, cravo da índia, cebolinha, tomate (para fazer molho ou pasta), dentre muitos outros.

O pilão funciona por meio da força e do atrito. Para utilizá-lo, deve-se fazer um movimento de batida que seja capaz de amassar o conteúdo do fundo da tigela por meio do contato com o socador. No fim das contas, esse utensílio acaba sendo um importante aliado no dia a dia de quem gosta de cozinhar.

Tipos de Pilões

Há vários tipos de pilão disponíveis para que cada consumidor escolha de acordo com sua preferência. Por esse motivo, vamos apresentar logo abaixo alguns deles:

Pilões de Pedra

O pilão de pedra é um modelo indicado para quem busca resistência e eficiência acima de tudo. Isso porque trata-se de um material que gera muito atrito entre a tigela e o socador, e é isso que é necessário para triturar alimentos mais duros, como sementes e grãos mais maciços.

Seja um pilão feito de pedra sabão, granito, ou qualquer outro material, é uma boa escolha para quem gosta de cozinhar e quer tornar as receitas ainda mais deliciosas.

Pilões de Madeira

Modelo de pilão mais tradicional, o de madeira é recomendado para quem gosta de um design mais rústico. Sua vantagem é dar estabilidade ao movimento das mãos, além de ser considerado bastante resistente.

Seus pontos negativos são o preço, já que ele costuma ser mais caro que a média do mercado, e o fato de reter o cheiro dos alimentos com o passar do tempo.

Pilões de Inox

O aço inox é um material queridinho dos cozinheiros, já que além de não oxidar, não retém o cheiro. É considerado um dos favoritos no que diz respeito a pilões, pois é resistente e durável, sendo que sua desvantagem é ser mais caro que o comum.

Entretanto, trata-se de um investimento de dinheiro que pode compensar, considerando-se que você não irá precisar comprar outro tão cedo.

Pilões de Bambu

O bambu é um material mais simples empregado na fabricação de pilões, mas nem por isso deixa de ter qualidade.

Sua desvantagem é o fato de não ser muito resistente nem abrasivo como a pedra, por exemplo, o que exige mais delicadeza nos movimentos, motivo pelo qual é mais indicado para triturar alimentos leves e moles.

Por outro lado, suas vantagens consistem em ser um material fácil de manusear por sua leveza e a própria qualidade estética desse objeto, já que se trata de um tipo de pilão muito bonito.

Outros Materiais para pilões

Há outras opções de materiais utilizados na composição de pilões, tais como a cerâmica, a porcelana e o plástico. Os dois primeiros são conhecidos pela vantagem de não reter o cheiro dos alimentos amassados neles.

Por outro lado, o plástico é um material que tem esse demérito associado a ele. Em todo caso, são opções possíveis e que combinam com determinados perfis de clientes, por isso verifique se esse pode ser sua situação.

Como Encontrar os Melhores Pilões

Para encontrar os melhores pilões do mercado, é importante prestar atenção a alguns detalhes que não devem passar despercebidos se você quer adquirir um produto de qualidade e que te atenda da maneira certa.

Material

Os pilões podem ser feitos de diversos materiais, e esse é um ponto a se prestar atenção, pois o material irá interferir em questões como resistência e durabilidade.

Na hora de escolher seu pilão, vale a pena considerar primeiro o que é mais importante para você: é um produto que dê conta do recado de imediato, sem a necessidade de durar tanto?

Ou você preza por adquirir um pilão que dure muitos anos? Se estiver em busca da primeira opção, talvez o bambu seja uma boa escolha. Por outro lado, se você estiver no segundo grupo de consumidores, é recomendado adquirir um pilão de pedra.

Outra questão é: qual a importância, para você, que um pilão não retenha o cheiro dos alimentos que são amassados nele? Se a resposta indicar um alto nível de importância nesse quesito, escolha um pilão feito de inox, e assim por diante.

Tamanho da Tigela dos pilões

O tamanho da tigela é outro detalhe que vale a pena conferir, ainda que tenha menor importância.

No fim das contas, os tamanhos não chegam a ter uma diferença gritante, mas sempre opte por uma tigela de pelo menos 10 centímetros de largura, pois assim você conseguirá uma melhor estabilidade e espaço para trabalhar com o socador.

Outros detalhes sobre pilões

Há outros pontos que valem a pena reparar, como é o caso da base antiderrapante. É sempre um detalhe a seu favor que a tigela do conjunto tenha esse tipo de base, que é o que dá estabilidade e sustentação. Imagine que o balcão da cozinha esteja molhado, por exemplo.

Nesse caso, há um risco maior de escorregar a tigela com o movimento do socador, por isso é importante que ela tenha no que se sustentar.

Um segundo detalhe é a presença ou não de bico na tigela, uma característica que, quando presente, facilita na hora de repousar o socador ou até mesmo no momento de retirar o molho da tigela.

As pessoas também perguntam

O que pode ser amassado com o pilão?

Há uma diversidade de alimentos que podem ser amassados ou triturados no pilão, dentre eles sementes, ervas, grãos e temperos, como alho, por exemplo. Pode-se também amassar frutas para ajudar na criação de drinks, bem como amassar comprimidos. Enfim, o pilão proporciona uma infinidade de usos.

Como higienizar pilões da forma correta?

A maneira de higienizar o pilão pode variar um pouco de acordo com o material de que ele é feito, mas em geral deve-se colocá-lo brevemente debaixo da água corrente até que os resíduos de alimentos saiam.

Depois, é necessário umedecer uma esponja e colocar nela sabão ou detergente neutro. Se o pilão for feito de algum material liso, com brilho ou que não suporte atrito com superfícies abrasivas, deve-se usar o lado mais macio da esponja ou substituí-la por um pano úmido.

Em seguida, usar a esponja até limpar o pilão, enxaguar e logo secar a peça.

Pode molhar pilão de bambu?

A resposta é sim, mas é necessário tomar um cuidado extra em comparação com os outros materiais. O bambu não pode ser deixado de molho ou levado à máquina de lavar louça, pois é sensível à umidade e ao calor, principalmente se for durante um período de tempo considerável.

Para lavar um pilão de bambu, coloque-o debaixo da torneira na água fria ou morna e retire o resíduo deixado pelos alimentos, se houver algum. 

Imediatamente após molhá-lo, seque-o com o pano de prato o máximo que conseguir. Deixe-o em um local arejado para que não retenha umidade e só depois guarde a peça.

Considerações Finais sobre os melhores pilões

Os pilões são peças aliadas na culinária por ajudarem na criação de temperos e compostos que tornam a alimentação mais gostosa.

Eles podem ser feitos de vários materiais, desde o mármore ao bambu. Há uma série de pontos a se considerar na hora de comprar uma peça como essa, detalhes como tamanho e o material de que é feito.

Vimos ao longo deste texto que há uma infinidade de pilões disponíveis à venda, e para te auxiliar na compra do seu, listamos os 10 melhores pilões do mercado. Esperamos ter ajudado!

Agora é sua vez: na sua opinião, qual o melhor pilão desta lista? Diga abaixo, nos comentários!

Clique para avaliar
[Total: 0 Nota: 0]
você pode gostar também
Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.