Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Quais Os Melhores Pilões do Mercado? Veja a Lista!

Assim como os espremedores de alho e as espátulas, os pilões também são utensílios essenciais para a nossa cozinha, afinal, são eles que trituram e preparam todos os temperos que precisamos.

Sabendo da importância que eles tem para a culinária, separamos os 10 Melhores Pilões do mercado, além de algumas informações importantes sobre esse tipo de produto.

Bora conferir?!

TOP 10 Melhores Pilões

Por aqui, já mostramos porta-ovos, mixers, rolos de massa, leiteiras, e diversos outros produtos para a sua cozinha. Hoje, temos 10 modelos incríveis de pilão para te apresentar, confira:

Pilão de madeira IMUSA

Para começar nossa lista, temos uma opção super prática e eficiente de pilão da IMUSA. Disponível em dois tamanhos, ele possui um design clássico, já que é confeccionado em madeira, com uma cor bronzeada.

Ideal para esmagar ervas e temperos, o produto tem apenas 222g, sendo bastante leve, mas isso não quer dizer que ele não é altamente resistente! Na verdade, além da boa resistência, ele também tem fácil higienização, já que basta limpá-lo com água e detergente neutro.

Pilão Fox Run de Ferro Fundido

Para quem cultiva ervas, especiarias e temperos, esse pilão de ferro fundido da Fox Run é um produto de uso diário. Por ter um design bastante arredondado, os ingredientes se mantém no fundo, sem saltarem para fora com o movimento de moagem. Inclusive, ele acompanha uma tigela de moagem de 9 cm, para que você possa moer muitos alimentos em pouco tempo.

Por ser feito em aço fundido, esse pilão é extremamente resistente, e além de muito preciso na hora de moer temperos, ele também possui um tempo útil muito acima do mercado.

Pilão Emile Henry Vermelho

Por aqui, temos mais um pilão super refinado! Isso porque esse modelo da Emile Henry é o auge da beleza. Confeccionado em cerâmica, ele possui um acabamento belíssimo em vermelho, além de contar com um socador em madeira revestida.

Segundo a marca, o produto passa por um controle de qualidade rigoroso, para que o pilão seja altamente adequado às suas necessidades. Além da beleza, ele também é resistente e antiderrapante, ou seja, você não terá dificuldades para moer e triturar temperos e grãos.

Conjunto Pilão e Socador de Mármore Lyon

Para quem busca uma opção mais sofisticada de pilão, nada melhor do que escolher esse modelo da Lyor. Confeccionado em mármore, ele possui um clássico estilo de pilão de cerâmica, super presente em cozinhas de alto padrão.

Por outro lado, devido ao seu material de fabricação, ele é altamente resistente, podendo servir por muitos anos. Além disso, vale mencionar que o seu socador é revestido para dar mais aderência à mão, evitando deslizamentos. Assim, podemos dizer que além de bonito, é um dos pilões mais seguros do mercado!

Pilão de Mármore Para Temperos Holar

Sendo outra opção da Holar, esse pilão de mármore trará toda a elegância que sua cozinha precisa. Desenvolvido com materiais de alta qualidade, ele está disponível em duas cores. Com base robusta e pesada, ele garante que você não sofra na hora de triturar temperos.

Isso porque sua base é polida por fora, mas não por dentro, aumenta a resistência na hora de triturar. No mais, vale citar que seu socador também é muito resistente, ou seja, você terá um produto de qualidade por muitos anos.

Pilão Mimo Style Aço Inoxidável

Esse pilão de aço inox da Mimo Style é um dos produtos mais resistentes desta lista. Isso porque se trata de uma peça de alta performance,

que possui um formato alongado com garfo na ponta, para facilitar na hora de amassar temperos. Além disso, vale citar que ele tem uma base extremamente pesada, justamente para oferecer mais estabilidade para uso diário. No mais, vale citar que ele não retém cheiro ou sabor, além de ser confeccionado com superfícies curvas, justamente para esmagar os ingredientes em pequenos super pequenos.

Pilão Socador Ecokitchen Mimo Style Bege

Esse pilão da marca Mimo Style é um charme! Seu design é diferenciado: além de ser fabricado em bambu natural, que é ecologicamente correto devido a ser um material renovável, as curvas de seu modelo passam uma imagem elegante e refinada. O tratamento antimofo conserva a peça sempre nova e fresca, agregando um fator de maior durabilidade.

Esse conjunto de socador e pilão pode ser utilizado amassar vários alimentos, desde alho a sementes, grãos, gengibre, ervas, comprimidos e muito mais. O melhor é que por possuir fibras sem poros, ele não retém resíduos dos materiais triturados.

Pilão Yoi Linha Tyft

Fabricado em bambu, esse pilão da YOI tem um design quadrado, além de possuir uma cavidade onde os alimentos são triturados, sendo o moedor do mesmo material. Além disso, conta também com uma área própria para repousar o pilão sem que ele escorregue, o que mostra que a marca Yoi se preocupa com as demandas do consumidor.

Por fim, vale citar que ele tem um visual super rústico, ideal para quem deseja montar uma cozinha com peças em bambu ou madeira.

Pilão De Madeira Bambu Amassador Kehome

Esse pilão de bambu da Kehome tem a vantagem de um design bonito e elegante. Basicamente, ele serve para amassar, triturar e moer os mais diversos condimentos, desde alho a gengibre, ervas, e especiarias em geral. Você também pode utilizá-lo para preparar drinks na comodidade da sua casa.

Ele costuma ser anunciado como feito em "madeira bambu", ainda que o bambu não seja exatamente considerado madeira do ponto de vista dos biólogos. Em todo caso, trata-se de um material extremamente resistente e durável para artigos domésticos como esse.

Pilão de Mármore para Temperos Preto Holar

Para concluirmos esta lista, temos um pilão de mármore preto que é um exemplo de elegância e sofisticação. A marca Holar nos traz essa peça de modelo clássico, com todo o refinamento que o mármore agrega, além de sua inegável resistência.

Conta com uma base robusta e firme, própria para movimentos incisivos no processo de trituração de sementes maciças e condimentos. É polido por fora para fins estéticos, mas não por dentro, que é onde há a necessidade de uma força maior devido à força empregada pelo moedor nessa superfície.

Afinal, Para Que Servem os Pilões?

Originado no continente africano, o pilão é um artefato antigo que há milhares de anos tem sido usado na preparação de alimentos, triturando sementes, temperos e outros compostos.

Ele é formado por dois itens: a tigela, também chamada de almofariz, e o socador. Na tigela coloca-se o alimento que precisa ser triturado, podendo ser ele grãos, sementes e temperos, como alho, gengibre, cravo da índia, cebolinha, tomate (para fazer molho, extrato ou pasta), dentre muitos outros.

O pilão funciona por meio da força e do atrito. Para utilizá-lo, deve-se fazer um movimento de batida que seja capaz de amassar o conteúdo do fundo da tigela por meio do contato com o socador.

No fim das contas, esse utensílio acaba sendo um importante aliado no dia a dia de quem gosta de cozinhar.

Tipos de Pilões

Da mesma maneira dos fogões e cooktops, há vários tipos de pilão disponíveis para que cada consumidor escolha de acordo com sua preferência.

Sendo assim, separamos os principais tipos de pilão, para que você encontre o mais adequado para suas necessidades, confira:

Pilões de Pedra

O pilão de pedra é um modelo indicado para quem busca resistência e eficiência acima de tudo. Isso porque se trata de um material que gera muito atrito entre a tigela e o socador, e é isso que é necessário para triturar alimentos mais duros, como sementes e grãos mais maciços.

Seja um pilão feito de pedra sabão, granito, ou qualquer outro material, é uma boa escolha para quem gosta de cozinhar e quer tornar as receitas ainda mais deliciosas.

Pilões de Madeira

Modelo de pilão mais tradicional, o de madeira é recomendado para quem gosta de um design mais rústico. Sua vantagem é dar estabilidade ao movimento das mãos, além de ser considerado bastante resistente.

Seus pontos negativos são o preço, já que ele costuma ser mais caro que a média do mercado, e o fato de reter o cheiro dos alimentos com o passar do tempo.

Pilões de Inox

O aço inox é um material queridinho dos cozinheiros, já que além de não oxidar, não retém o cheiro. É considerado um dos favoritos no que diz respeito a pilões, pois é resistente e durável, sendo que sua desvantagem é ser mais caro que o comum.

Entretanto, trata-se de um investimento de dinheiro que pode compensar, considerando-se que você não irá precisar comprar outro tão cedo.

Pilões de Bambu

O bambu é um material mais simples empregado na fabricação de pilões, mas nem por isso deixa de ter qualidade.

Sua desvantagem é o fato de não ser muito resistente nem abrasivo como a pedra, por exemplo, o que exige mais delicadeza nos movimentos, motivo pelo qual é mais indicado para triturar alimentos leves e moles.

Por outro lado, suas vantagens consistem em ser um material fácil de manusear por sua leveza e a própria qualidade estética desse objeto, já que se trata de um tipo de pilão muito bonito.

Outros Materiais para pilões

Há outras opções de materiais utilizados na composição de pilões, tais como a cerâmica, a porcelana e o plástico. Os dois primeiros são conhecidos pela vantagem de não reter o cheiro dos alimentos amassados neles.

Por outro lado, o plástico é um material que tem esse demérito associado a ele. Em todo caso, são opções possíveis e que combinam com determinados perfis de clientes, por isso verifique se esse pode ser sua situação.

Como Encontrar os Melhores Pilões?

Na hora de encontrar bons produtos para a nossa cozinha, tais como queijeiras ou formas de silicone, por exemplo, temos que nos atentar a alguns critérios para levar o melhor produto para casa.

Com os tradicionais pilões, a situação não é muito diferente.

Neste sentido, para encontrar os melhores pilões do mercado, é importante prestar atenção a alguns detalhes que não devem passar despercebidos se você quer adquirir um produto de qualidade e que te atenda da maneira certa.

Sendo assim, veja o que você precisa se atentar na hora de comprar um pilão:

Material

Os pilões podem ser feitos de diversos materiais, e esse é um ponto a se prestar atenção, pois o material irá interferir em questões como resistência e durabilidade.

Na hora de escolher seu pilão, vale a pena considerar primeiro o que é mais importante para você: é um produto que dê conta do recado de imediato, sem a necessidade de durar tanto?

Ou você preza por adquirir um pilão que dure muitos anos? Se estiver em busca da primeira opção, talvez o bambu seja uma boa escolha. Por outro lado, se você estiver no segundo grupo de consumidores, é recomendado adquirir um pilão de pedra.

Outra questão é: qual a importância, para você, que um pilão não retenha o cheiro dos alimentos que são amassados nele? Se a resposta indicar um alto nível de importância nesse quesito, escolha um pilão feito de inox, e assim por diante.

Tamanho da Tigela dos pilões

O tamanho da tigela é outro detalhe que vale a pena conferir, ainda que tenha menor importância.

No fim das contas, os tamanhos não chegam a ter uma diferença gritante, mas sempre opte por uma tigela de pelo menos 10 centímetros de largura, pois assim você conseguirá uma melhor estabilidade e espaço para trabalhar com o socador.

Outros detalhes sobre pilões

Há outros pontos que valem a pena reparar, como é o caso da base antiderrapante. É sempre um detalhe a seu favor que a tigela do conjunto tenha esse tipo de base, que é o que dá estabilidade e sustentação. Imagine que o balcão da cozinha esteja molhado, por exemplo.

Nesse caso, há um risco maior de escorregar a tigela com o movimento do socador, por isso é importante que ela tenha no que se sustentar.

Um segundo detalhe é a presença ou não de bico na tigela, uma característica que, quando presente, facilita na hora de repousar o socador ou até mesmo no momento de retirar o molho da tigela.

As Pessoas Também Perguntam

Além das dicas que temos aqui, é essencial se atentar a alguns questionamentos básicos para levar o melhor pilão para casa. Confira os principais:

O que pode ser amassado com o pilão?

Há uma diversidade de alimentos que podem ser amassados ou triturados no pilão, dentre eles sementes, ervas, grãos e temperos, como alho, por exemplo.

Pode-se também amassar frutas para ajudar na criação de drinks, bem como amassar comprimidos. Enfim, o pilão proporciona uma infinidade de usos.

Como higienizar pilões da forma correta?

A maneira de higienizar o pilão pode variar um pouco de acordo com o material de que ele é feito, mas em geral deve-se colocá-lo brevemente debaixo da água corrente até que os resíduos de alimentos saiam.

Depois, é necessário umedecer uma esponja e colocar nela sabão ou detergente neutro. Se o pilão for feito de algum material liso, com brilho ou que não suporte atrito com superfícies abrasivas, deve-se usar o lado mais macio da esponja ou substituí-la por um pano úmido.

Em seguida, usar a esponja até limpar o pilão, enxaguar e logo secar a peça.

Pode molhar pilão de bambu?

A resposta é sim, mas é necessário tomar um cuidado extra em comparação com os outros materiais. O bambu não pode ser deixado de molho ou levado à máquina de lavar louça, pois é sensível à umidade e ao calor, principalmente se for durante um período de tempo considerável.

Para lavar um pilão de bambu, coloque-o debaixo da torneira na água fria ou morna e retire o resíduo deixado pelos alimentos, se houver algum. 

Imediatamente após molhá-lo, seque-o com o pano de prato o máximo que conseguir. Deixe-o em um local arejado para que não retenha umidade e só depois guarde a peça.

Considerações Finais

Os pilões são peças aliadas na culinária por ajudarem na criação de temperos e compostos que tornam a alimentação mais gostosa.

Eles podem ser feitos de vários materiais, desde o mármore ao bambu. Há uma série de pontos a se considerar na hora de comprar uma peça como essa, detalhes como tamanho e o material de que é feito.

Vimos ao longo deste texto que há uma infinidade de pilões disponíveis à venda, e para te auxiliar na compra do seu, listamos os 10 melhores pilões do mercado. Esperamos ter ajudado!

No mais, saiba que também temos outros produtos incríveis para sua casa e cozinha, tais como carrinhos de feira, porta-chaves, pilhas recarregáveis, sacos de lixo, colheres de sorvete, entre muitos outros!

Por fim, agora é sua vez: na sua opinião, qual o melhor pilão desta lista? Diga abaixo, nos comentários!

Estamos ficando por aqui, mas em breve voltaremos com novas recomendações para vocês!

Leia também:

Até a próxima, Cupomzeiros!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.