O notebook para arquitetos precisa de requisitos mínimos para rodar os softwares de arquitetura. Assim, quem procura um deve ser mais exigente na hora de escolher. Então, conheça as melhores opções de aparelhos para quem trabalha na área.

Leia também:

Conheça os melhores notebooks para arquitetos

Os programas de arquitetura possuem requisitos mínimos para rodar nos computadores. Por isso, o arquiteto deve ficar atento às especificações dos produtos.

Um dos mais tradicionais é o software AutoCAD. Nesse caso, os requisitos básicos da versão 2022 incluem Windows 10 e memória de 8GB. Além disso, é preciso checar a resolução de tela, placa de vídeo e processador.

Existem muitas opções de notebook para arquitetos no mercado. Porém, os melhores produtos são:

Macbook Pro de 16 polegadas
Samsung Odyssey (NP850XBD)
Acer Predator Helios 300 (PH315-53-75N8)
Dell G3-3590-A60
Lenovo Ideapad 3i Gaming (82CG0005BR)
Avell C65 MUV
Acer Aspire Nitro 5 (AN515-54-574Q)
Dell Inspiron 14 5000
Dell G3-3500
Lenovo Ideapad L340

É importante saber mais sobre eles para achar o que encaixa com as suas necessidades. Então, veja as informações de cada um dos notebooks.

Macbook Pro de 16 polegadas

Foto de Melhor notebook para arquitetos do modelo Macbook Pro de 16 polegadas
Foto: Macbook Pro de 16 polegadas

Quando se trata de audiovisual a Apple costuma ser a melhor do mercado. Por isso, quem trabalha com arquitetura pode apostar no Macbook Pro de 16 polegadas.

O investimento para adquirir o produto varia entre R$ 22 e R$ 35 mil. A Apple usa o termo Retina para falar sobre as telas dos seus produtos. Assim, afirmam que é impossível ver os pixels a olho nu. 

Com isso, você pode mostrar seus projetos de forma limpa aos seus clientes. Ou seja, traz mais qualidade para suas apresentações e facilita uma das atividades mais comuns na área.

São duas opções de processadores: Intel Core i7 ou Intel Core i9. Ou seja, é ótimo para quem precisa fazer tarefas mais pesadas, como o uso de programas como o AutoCAD. Além disso, também traz um SSD de 512GB e uma memória RAM de 16GB. 

Samsung Odyssey (NP850XBD)

Foto de Melhor notebook para arquitetos do modelo Samsung Odyssey (NP850XBD)
Foto: Samsung Odyssey (NP850XBD)

A Samsung traz ótimas opções de notebook para arquitetos.Por exemplo, o Odyssey, que possui Windows 10 e o processador é o Intel Core i7. Aliás, a memória RAM é de 16GB, o recomendado para os programas de arquitetura.

Tem placa gráfica da GeForce GTX 1650. É considerado um modelo intermediário, mas muito bom para trabalhar com softwares como o AutoCAD. Além disso, possui 256GB de SSD e 1TB de HD complementar. Portanto, poderá salvar todos os seus projetos.

O notebook vai conseguir rodar seus programas de arquitetura de forma rápida. Ainda mais, a tela tem uma ótima resolução e é possível produzir conteúdos em 4K.

Acer Predator Helios 300 (PH315-53-75N8)

Foto de Melhor notebook para arquitetos do modelo Acer Predator Helios 300 (PH315-53-75N8)
Foto: Acer Predator Helios 300 (PH315-53-75N8)

Ótimo para quem procura um notebook para arquitetos e pode investir um pouco a mais. O Acer Predator Helios 300 tem Windows 10 com placa de vídeo RTX 2060, que é melhor que a GeForce GTX 1650. 

Com ela, você pode renderizar seus projetos mais rápido por causa do processamento gráfico. Além disso, a memória RAM é de 16GB. Seu processador é o Intel Core i7-10750H e o SSD também é de 512GB. 

Não possui um HD para complementar. Mas, isso não é um problema grande, porque o SSD é bom e funcional para este trabalho. Assim, é capaz de armazenar uma boa quantia de arquivos. Por fim, a tela é Full HD, e não é ruim para os programas de arquitetura. 

Dell G3-3590-A60

Foto de Melhor notebook para arquitetos do modelo Dell G3-3590-A60
Foto: Dell G3-3590-A60

O Dell G3-3590-A60 possui um preço muito bom para notebooks de arquitetura. Além disso, tem um ótimo funcionamento e durabilidade. Um ponto fraco é a memória RAM de 8GB. Mas, você ainda pode fazer os seus projetos sem problemas.

Ele possui um processador Intel Core i7-9750h da nona geração. A placa de vídeo presente é a GeForce GTX 1660 Ti. Ou seja, os gráficos dos projetos são ótimos, ideais para rodar para aplicativos mais pesados.

É ótimo para quem usa programas como AutoCAD, Lumion e Revit. Além disso, a velocidade do notebook é alta com um armazenamento de 512GB SSD. Então, ele permite um ótimo funcionamento para os softwares que os arquitetos precisam.

Lenovo Ideapad 3i Gaming (82CG0005BR)

Foto de Melhor notebook para arquitetos do modelo Lenovo Ideapad 3i Gaming (82CG0005BR)
Foto: Lenovo Ideapad 3i Gaming (82CG0005BR)

Os notebooks que são recomendados para quem gosta de games também são ótimos para arquitetos. Afinal, os jogos precisam de uma boa resolução e processamento. Assim, o Lenovo Ideapad 3i Gaming é ótimo também para as funções profissionais.

A velocidade e armazenamento são muito bons com SSD de 512GB. Além disso, o processador presente no produto é o Intel Core i7 10750H. Inclusive, também possui a placa gráfica GeForce GTX 1650 e o Windows 10.

O notebook tem um ponto negativo que é a memória RAM de 8GB. É o mínimo necessário para os programas de arquitetura, mas pode afetar o desempenho. Por isso, uma dica é comprar mais memória para o Lenovo Ideapad 3i Gaming.

Avell C65 MUV

Foto de Melhor notebook para arquitetos do modelo Avell C65 MUV
Foto: Avell C65 MUV

Os notebooks da Avell são ótimos para quem faz arquitetura. Aliás, a própria empresa indica alguns dos seus modelos para profissionais da área. A marca tem aparelhos com alto desempenho. 

Eles conseguem fazer tarefas que exigem muito das máquinas. Por isso, são ótimos para usar com programas de arquitetura. Para melhorar, a tela do Avell C65 MUV tem 17 polegadas e é Full HD. Assim, são ótimos para criar os seus projetos.

O processador é o Intel Core i7 e tem uma memória RAM de 16GB. O SSD possui 500GB, além disso, a placa de vídeo é a GeForce GTX 1650 com 4GB. O que garante um bom desempenho. 

Acer Aspire Nitro 5 (AN515-54-574Q)

Foto de Melhor notebook para arquitetos do modelo Acer Aspire Nitro 5 (AN515-54-574Q)
Foto: Acer Aspire Nitro 5 (AN515-54-574Q)

O Acer Aspire Nitro 5 foi criado com intuito de rodar jogos. Então, a placa de vídeo é boa para os seus projetos, apesar de ser um modelo intermediário. Além disso, também tem o SSD de 512GB, o que ajuda ainda mais na performance.

A diferença desse modelo para os notebooks para arquitetos anteriores é o processador. É o Intel Core i5-9300H, enquanto os primeiros da lista tem i7. Apesar disso, é um dos melhores quando comparado com outros com o i5.

Seu sistema operacional é o Endless OS. Assim, é fácil de usar e seus recursos são bem parecidos com os do Windows. Mas, você pode baixá-lo se não gostar do sistema da Linux.

O único ponto fraco é a memória RAM de 8GB. É o mínimo, mas para melhorar o software é recomendado comprar mais espaço.

Dell Inspiron 14 5000

Foto de Melhor notebook para arquitetos do modelo Dell Inspiron 14 5000
Foto: Dell Inspiron 14 5000

Você pode usar o Dell Inspiron 14 5000 tanto trabalho quanto para lazer. Afinal, sua configuração também é ótima para jogos. É um modelo 2 em 1 e pode funcionar como um tablet também. 

Sua tela tem 14 polegadas e é anti reflexo. Assim, pode ajudar no trabalho e os seus projetos vão ter uma imagem mais limpa. O aparelho tem memória RAM de 16GB, que é a quantidade recomendada para profissionais da área. 

Além disso, possui 1 TB de armazenamento HD e mais 128 GB de SSD. Por fim, a placa de vídeo é a GeForce MX150 com 2GB e possui um processador Intel Core i7. Com tudo isso, garante um ótimo desempenho. 

Dell G3-3500

Foto de Melhor notebook para arquitetos do modelo Dell G3-3500
Foto: Dell G3-3500

A capacidade de armazenamento desse notebook não é tão grande. Mas, é ótimo para os arquitetos que querem um produto com mais velocidade. O Intel Core i5-10300H deste Dell é o melhor dentre os i5. Além disso, seu desempenho é excelente e gasta menos energia.

Seu sistema operacional é o Windows 10. Então, é recomendado colocar mais memória caso compre esse notebook para arquitetos. Afinal, a memória RAM é de 8GB.

O produto cumpre o que promete e é ótimo para renderização e projetos 3D. Ele vai durar por um tempo maior. Por isso, você não vai precisar se preocupar em comprar outro notebook por alguns anos.

Lenovo Ideapad L340

Foto de Melhor notebook para arquitetos do modelo Lenovo Ideapad L340
Foto: Lenovo Ideapad L340

É um dos modelos de notebook para arquitetura mais acessíveis. Porém, suas configurações são boas o suficiente. Por isso, é uma boa dica para arquitetos que ainda são iniciantes no ramo. 

A placa de vídeo do produto é a GeForce GTX 1050. Ela é de 2016, logo, não é tão boa comparada aos modelos atuais. Apesar disso, ainda é uma ótima escolha para os arquitetos.

O processador é o Intel Core i5-9300H e a memória RAM de 8GB. Além disso, tem um SSD de 256GB e o sistema operacional é o Windows 10.

Veja o que avaliar em um notebook para arquitetos

É preciso olhar os requisitos dos softwares de arquitetura. Afinal, nem todos os notebooks vão conseguir rodar programas mais pesados e eles são essenciais para o dia a dia nesta área.

Você deve saber qual é o seu objetivo com o notebook para arquitetos. Por exemplo,  se quer um bom custo-benefício ou adquirir o melhor dos modelos. Para isso, é preciso saber quais são as informações mais importantes.

Isso ajuda a encontrar o melhor produto para você. Além disso, a indecisão na hora de escolher é menor ao saber o que o notebook precisa ter. Então, esteja atento ao:

  • Processador;
  • Memória RAM;
  • Tela;
  • Placa de vídeo;
  • Tamanho e tipo de armazenamento.

Todos esses pontos são fundamentais e garantem a qualidade do produto. Portanto, opte sempre por peças de qualidade e de alto desempenho. Aliás, entenda mais sobre elas, a seguir.

Processador

A peça é a mais importante do notebook para arquitetos. Muitos chamam o processador de cérebro do computador e é ele que processa os dados e os transforma em informação.

Todos os notebooks para arquitetura possuem um processador Intel i5 ou i7. Então, abaixo disso não é indicado para a profissão. Além disso, deve ter no mínimo 3,5GHz de velocidade e mais de quatro núcleos

Lembre-se que os processadores Intel i7 são melhores que os i5. Por isso, pense em como você usa para seu trabalho como arquiteto. Depois, avalie se precisa de um mais potente ou se um intermediário está bom.

Memória RAM

A memória RAM guarda informações de forma temporária, o que o notebook precisa pro momento. Por exemplo, quando você abre certo programa. Depois, os dados dela são apagados quando desliga o aparelho.

O mínimo que os programas de arquitetura costumam exigir é 8GB. Porém, ainda é um espaço pequeno e para melhorar é indicado ter entre 12 e 16GB.

Veja se o notebook para arquitetos que quer permite expandir a memória. Afinal, pode ser que no futuro você precise de mais. Assim, pode apenas comprar e não precisa adquirir outro produto.

Tela

O arquiteto precisa trabalhar com imagem e ainda mostrar o trabalho para os clientes. Por isso, as telas são um item muito importante para se atentar.

Muitos podem ficar mais preocupados com outras configurações e esquecer dela. Mas, sempre se lembre de procurar sobre. Então, você evita comprar e depois não gostar de como a imagem fica na tela.

O mais recomendado para arquitetura são telas com mais de 15 polegadas. Ainda mais, com uma resolução de no mínimo Full HD (1920 x 1080) ou maior.

Placa de vídeo

Um notebook para arquitetos precisa de uma placa de vídeo dedicada. Desse jeito, seus projetos ficam com uma ótima qualidade. É ela que controla as imagens que aparecem no monitor. 

Além disso, cuida das exibições dos programas que precisam de um gráfico excelente. É por isso que é tão importante para arquitetos que usam, por exemplo, imagens 3D.

As placas de vídeo dedicadas são as mais recomendadas para arquitetura. Afinal, possuem memória RAM própria e são ótimas para imagens mais pesadas.

No mercado atual a GeForce é uma das marcas mais famosas. Está presente na maioria dos computadores gamers é ótima para os seus projetos.

Tamanho e tipo de armazenamento

Os projetos de arquitetura são pesados. Então, imagine guardar vários deles ao mesmo tempo. Por isso, o armazenamento é algo super importante. É indicado ter 500GB ou mais. Além disso, as unidades SSD são as melhores do mercado.

Em geral, o SSD é mais veloz que o HDD comum. Ainda mais, é eletrônico, enquanto o HDD é um disco magnético. Isso faz com que acessar e salvar arquivos seja mais rápido por meio dele.

Você pode comprar um notebook que já vem com esse tipo de armazenamento. Porém, também existem aqueles com slots para colocar SSD. Então, fique atento quanto a isso.

Agora você já sabe o que é importante em um notebook para arquitetos. Avalie todas as informações dessa postagem para escolher o melhor modelo. No fim, o risco de comprar um aparelho ruim é menor.

Perguntas frequentes

Qual melhor notebook para AutoCAD e Revit?

1 CPZ INTERNA 2 2200 palavras pc notebook para arquitetos

A melhor opção é o notebook Acer Predator Helios 300. Além de ter ótimas configurações para os softwares, também tem um preço mais em conta em comparação a outros.

Qual o melhor notebook para rodar SketchUp?

1 CPZ INTERNA 4 2200 palavras pc notebook para arquitetos

O SketchUp é um programa para criação de conteúdos 3D e muito usado por arquitetos. Mas, necessita de um computador com bom desempenho para que funcione bem, como o Macbook Pro da Apple. 

Qual a melhor configuração de notebook para arquitetos?

1 CPZ INTERNA 6 2200 palavras pc notebook para arquitetos

Para a arquitetura o notebook deve ter armazenamento SSD. Além disso, o mínimo de memória RAM necessária é 8GB, porém é mais indicado ter de 12GB a 16GB.

Clique para avaliar
[Total: 1 Nota: 5]