Hoje em dia, é indispensável ter um bom notebook para estudar. É essencial que o dispositivo proporcione uma excelente experiência durante os estudos, para isso é necessário cumprir alguns requisitos, por exemplo, ser rápido, não travar e ter um bom desempenho são apenas alguns deles. A seguir, você conhece os melhores notebooks para estudar.

Qual o melhor notebook para estudar?

Comprar um notebook é um investimento cada vez mais necessário. Visto que hoje as aulas são remotas ou híbridas. Mas, diferente dos modelos para trabalho, o de estudos não vai exigir tanto, podendo ser uma opção menos sofisticada.

É ideal, então, focar em um notebook com ótimo custo-benefício, aliado às características de boa performance e desempenho. 

Veja também:

Dito isso, marcas como Acer, Asus, Lenovo, Positivo e Samsung têm se destacado. Aliás, tanto pela qualidade quanto pela variedade de opções. Confira lista com 9 melhores notebooks para estudar.

Lenovo IdeaPad S145;
Samsung E30;
Asus Zenbook 14;
Acer ASPIRE 3;
Samsung X40;
VAIO FE14;
Multilaser Legacy Book;
Positivo Duo Q432A;
Acer Nitro 5.

Lenovo IdeaPad S145 i5

Imagem de notebook do modelo Lenovo IdeaPad S145 i5
Foto: Lenovo IdeaPad S145 i5

Esse notebook é bem popular no Brasil, pois possui várias versões. Portanto, acaba atendendo diferentes perfis de consumidores. 

O processador dele possui uma memória de 8GB, ou seja, o aparelho não vai travar e vai executar todas as funções de modo fluído. 

Esse modelo traz um SSD de 256GB, assim, dá para armazenar bastante arquivos nele. Outro detalhe que chama a atenção é o seu peso leve, ou seja, não é difícil levá-lo para a faculdade. 

Quem quer um notebook para estudo, essa máquina com processador i5 de 8ª geração, sem dúvida, não vai decepcionar. 

Samsung E30

Imagem de notebook do modelo Samsung E30
Foto: Samsung E30

Quando se trata de tecnologia, a Samsung é uma das mais presentes no Brasil. Aliás, esse E30 é um dos seus produtos de maior custo-benefício. 

O seu design é bonito e o aparelho possui um ótimo desempenho. Além disso, ele é um i3 de 10ª geração. Por outro lado, a memória RAM é de 4GB, o bastante para um notebook bom para estudar.

A sua tela é de 15.6” polegadas, bem confortável para visualizar, é antirreflexo, em Full HD. Em relação ao armazenamento, aliás, ele conta com um HDD de 1TB, podendo expandir para SSD. Uma máquina que, sem dúvida, chama a atenção pela qualidade e preço justo.

Asus Zenbook 14

Imagem de notebook do modelo Asus Zenbook 14
Foto: Asus Zenbook 14

O diferencial deste aparelho é a sua segunda tela interativa, onde o estudante pode acessar de forma mais rápida alguns aplicativos e funcionalidades do notebook. 

Esta máquina é mais potente, por ter um processador i7 de 10ª geração, bem como, 8GB de RAM. Logo, quem quer fazer várias tarefas ao mesmo tempo e rodar programas pesados, esse dispositivo é perfeito.

Vale destacar, no entanto, que o investimento aqui será maior. Por outro lado, o armazenamento é em um SSD de 256GB. A tela, um pouco menor do que a dos demais, é de 14” polegadas e Full HD.

Acer ASPIRE 3

Imagem de notebook do modelo Acer ASPIRE 3
Foto: Acer ASPIRE 3

O Acer ASPIRE 3 é uma excelente escolha para quem busca um notebook bom para estudar; este diferencia dos demais em relação ao seu sistema operacional. O deste modelo se chama Endless OS, de fato, o seu modo de visualização é muito parecido com o dos celulares e tablets.

Por conta disso, é bem recomendado para quem faz aulas em EAD. Além disso, suas características são mais simples, o seu processador é o Intel Celeron N4000. Mas, a memória RAM é de 4GB e a capacidade de armazenamento é de 1TB de HDD.

Este Acer ASPIRE 3 tem 15.6” polegadas e é HD. Aliás, possui também um touchpad para comandos.

Samsung X40

Imagem de notebook do modelo Samsung X40
Foto: Samsung X40

Este notebook para estudo da Samsung é ideal para o aluno que precisa de uma boa placa de vídeo. Com i5 de 10ª geração e 8GB de RAM, garante um bom desempenho, sem travamentos.

Para um universitário que cursa design, é uma opção interessante. Já que ele roda modelos 3D mais simples e programas como AutoCAD.

O seu HD é de até 1TB, ou seja, o que não vai faltar é espaço para você guardar todos os seus projetos.

VAIO FE14

Imagem de notebook do modelo VAIO FE14
Foto: VAIO FE14

Esse notebook da fabricante VAIO tem 14” polegadas, é Full HD e tem uma tecnologia chamada TILT. Vale destacar que este é um destaque da fabricante, onde é possível ajustar a tela da melhor maneira.

Algo bem útil para o aluno que quer um notebook bom para estudar durante horas. Assim, no geral, suas características são bem básicas, com um i3 de 8ª geração. 

Já a memória RAM é de 4GB, porém, com expansão para até 16GB. Por outro lado, seu HDD é de até 1TB.

Multilaser Legacy Book

Imagem de notebook do modelo Multilaser Legacy Book
Foto: Multilaser Legacy Book

Esta máquina possui Windows 10, com processador Intel Pentium. Por outro lado, a sua memória RAM é de 4 GB e 64 GB de armazenamento. 

A tela desse notebook para estudar é de 14” polegadas e imagem HD. O diferencial deste aparelho é o seu teclado numérico que fica no touchpad. De fato, possui uma tecla específica para a Netflix, ideal para uma pausa nos estudos.

Positivo Duo Q432A

Imagem de notebook do modelo Positivo Duo Q432A
Foto: Positivo Duo Q432A


Este notebook para estudar da Positivo é muito simples e fácil de levar na mochila. Além disso, sua tela de 11.6” polegadas, a menor de todos os produtos vistos até agora, gira 180º, a fim de transformar o aparelho em um tablet.

A sua memória RAM é de 4GB, no entanto, a sua capacidade interna é baixa, de apenas 32GB. Mas, para um estudante do ensino fundamental ou médio, é o suficiente. 

O diferencial deste dispositivo é a sua caneta stylus. Assim, você pode usá-la para realizar comandos e toques na tela.

Acer Nitro 5

Imagem de notebook do modelo Acer Nitro 5
Foto: Acer Nitro 5

O design atraente e arrojado dá a impressão de ser um dispositivo para jogos. Mas, não se engane, pois é o produto ideal para aqueles que também curtem games nas horas vagas.

Este notebook para estudar, o último deste top 9, possui um processador i5 de 9ª geração, com uma placa GTX 1650 de 4GB. 

Logo, é perfeito para universitários que lidam com edição de vídeo, modelagem 3D e demais alunos de engenharia. Por outro lado, o seu diferencial é o armazenamento que é híbrido, assim:

  • Há 1TB de HDD para arquivos mais pesados;
  • 128GB de SSD para o sistema operacional e demais programas.

A memória RAM é de 8 GB. Então, sem dúvida, é um dispositivo bom tanto para os estudos, quanto para passar o tempo livre.

Os critérios para comprar um notebook para estudar

A seguir, você vai ver o que é essencial analisar com atenção antes de comprar um dispositivo para estudos. A fim de que o produto escolhido atenda a todas as suas necessidades de estudante, confira.

Memória RAM

É uma das características mais relevantes de um notebook. Pois é a quantidade de memória que permite que o seu aparelho abra diversos aplicativos ao mesmo tempo sem travar.

Caso você queira uma máquina apenas para fazer trabalhos e pesquisas, um de 4GB é o bastante. Por outro lado, para multitarefas e rodar programas mais pesados, é melhor investir em um notebook para estudar de 8GB.

HD x SSD

Os dispositivos com HDD tem como função principal guardar seus arquivos. Então, é perfeito para o aluno de arquitetura que precisa armazenar grandes projetos para a faculdade.

No caso de arquivos mais básicos, o SSD tem um espaço de armazenagem menor, no entanto, mais ágil. 

Peso e tamanho

Quem estuda está sempre indo e vindo, nunca fica parado no mesmo lugar. Por isso, um notebook que não atrapalhe nisso, é fundamental. 

O fator que dá mais peso nesse quesito é a tela. Logo, as de 14” polegadas são mais compactas do que as de 15.6”. Então, busque por um modelo que dê para transportar em mochilas e bolsas.

Melhor notebook para estudar e o com ótimo custo-benefício

Diante de todas essas opções, a melhor escolha é o Samsung X40. Ele possui um design bem elegante e discreto. Além disso, o seu processador é i5, de 10º geração. Dessa forma, ele conta ainda com 8GB de RAM, que tem capacidade para até 1TB.

É um notebook bom para estudar de nível intermediário, que vai suprir bem as necessidades de qualquer estudante. Principalmente, os universitários que cursam graduações como engenharia, arquitetura ou ainda design.

A opção para o aluno que preza mais pelo custo-benefício

Vale destacar que quem busca um dispositivo mais básico, que requer um investimento financeiro menor, a dica de hoje é o Positivo Duo Q432A.

Ele é do tipo 2 em 1, ou seja, é um notebook que se converte em tablet. Além disso, vem com uma caneta touch para você realizar todas as funções na tela com ela. 

O design é bem fino, em outras palavras, é um produto fácil de ser levado para qualquer lugar. Aliás, é essencial mencionar também que a sua bateria dura cerca de 6 horas, portanto, nem precisa levar a fonte do dispositivo com você.

Saiba que, independente do modelo que escolher, isto é, com qualquer uma dessas opções do top 9, você vai conseguir ter um bom desempenho nos estudos e em seus projetos acadêmicos. Já que todas são de marcas de renome, com mercadorias de qualidade.

As pessoas também perguntam

Qual melhor notebook para estudo 2021?

Notebook barato

As marcas da Le Novo e Samsung lideram o mercado com as melhores máquinas, mas para um bom desempenho nos estudos o Lenovo IdeaPad S145 i5 é uma excelente opção com 8Gb de memória e com HD de 256 BG de SSD.

Quanto custa um notebook para estudar?

blank

A média de valor de um bom notebook para estudar está entre 2 a 3 mil reais. Isso vai depender de qual loja você irá comprar e também se possui frete.

O que um notebook para estudante precisa ter?

blank

Um bom notebook para estudar precisa ter é uma boa memória e um hd ssd que é o de melhor velocidade no mercado. Tudo depende das suas necessidades, então em primeiro lugar faça uma lista do que você precisa usar para poder assim, escolher uma boa máquina.

Clique para avaliar
[Total: 2 Nota: 5]