O Melhor guia informativo sobre compras na internet.

Melhores Luzes negras: Confira o TOP 7 [Foxlux, Luatek]

A luz negra (blacklight) tem várias funções, desde ajudar em inspeções criminais, como ajudar a criar um ambiente moderno e descolado em uma festa.

É possível utilizá-la também em processos de serigrafia, além de ser utilizada também para verificar se uma obra de arte é original ou não.

Com todas essas possibilidades, as luzes negras se tornam objetos fascinantes. Assim, escolher a melhor opção disponível no mercado para realizar um objetivo específico pode ser uma tarefa mais complicada.

Para ajudar nesse processo, criamos uma lista com as 7 melhores luzes negras. Confira todas as informações e detalhes sobre esta forma de iluminação.

As 7 melhores luzes negras

Compilamos uma lista com as 7 melhores luzes negras, várias opções para cada situação. Confira a seguir todas as informações sobre cada uma delas, detalhes e funcionalidades.

Lâmpada Luz Negra Ourolux Fluorescente

Imagem com Lâmpada Luz Negra Ourolux Fluorescente
Foto: Lâmpada Luz Negra Ourolux Fluorescente

A potência desta luz negra da marca Ourolux é relativamente baixa, sendo 20W, desta forma, o fabricante não indica seu uso em festas ou eventos de larga escala. É uma lâmpada compacta que funciona em pequenas situações.

É uma boa opção para quem precisa de uma luz negra para uso pessoal.

Possui duas opções de voltagem, 110V e 220V. Não há uma opção bivolt, o que acaba diminuindo sua versatilidade.

A base do soquete é E27, uma base comum, e seu uso residencial é quase unânime.  

Apesar de ser uma lâmpada fluorescente e que, portanto, acaba gastando mais energia e funcionando por menos tempo, esta luz negra da Ourolux pode chegar a ter uma vida útil de aproximadamente 5.000 horas.

Lâmpada de Luz Negra L&D Fluorescente 110 V

Imagem com Lâmpada de Luz Negra L&D Fluorescente 110 V
Foto: Lâmpada de Luz Negra L&D Fluorescente 110 V

Esta luz negra da marca L&D é fabricada no formato milho, um dos formatos de lâmpada mais comuns. É uma lâmpada fluorescente de 110V.

Possui uma potência de 26W e conta com uma vida útil estimada em até 6.000 horas, com um soquete E27.

É uma opção de luz negra que é ótima para pequenos eventos, ou mesmo para realizar pequenas experiências ou efeitos de luz.

Uma desvantagem dessa lâmpada é que ela não possui uma opção bivolt, assim, ela fica mais restrita a determinados espaços.

Lâmpada Luz Negra Luatek 110 V

Imagem com Lâmpada Luz Negra Luatek 110 V
Foto: Lâmpada Luz Negra Luatek 110 V

A opção de luz negra da marca Luatek é uma das mais acessíveis e populares do mercado. Possui uma potência de 36W, com uma vida útil estimada em aproximadamente 10.000 horas.

O design desta lâmpada é uma espiral, um dos mais populares.

A base da lâmpada é E27, ou seja, o bocal mais comum e padrão de uso residencial. Assim, é mais fácil não acontecer problemas de incompatibilidade. Esse tipo de base, soquete ou bocal é também conhecido como “soquete de rosca”.

Uma das desvantagens desta luz negra é que ela funciona na voltagem 110. As lâmpadas bivolt costumam ser mais interessantes por serem mais versáteis e não necessitarem de conectores de ajuste.

Lâmpada Luz Negra Taschibra Fluorescente

Imagem com Lâmpada Luz Negra Taschibra Fluorescente
Foto: Lâmpada Luz Negra Taschibra Fluorescente

A marca Taschibra está no mercado há mais de 3 décadas e possui uma tradição em produtos de qualidade vendidos a preços módicos.

Esta opção em luz negra traz uma potência de 26W, para um uso aproximado de 6.000 horas em vida útil.

É uma das lâmpadas de luz negra mais baratas disponíveis no mercado e sua base de soquete é E27, uma base comum que pode ser encontrada em qualquer lugar.

Pode ser utilizada em pequenos eventos e festas, mas não possui um alcance muito grande.

Lâmpada LED TKL Luz Negra Taschibra

Imagem com Lâmpada LED TKL Luz Negra Taschibra
Foto: Lâmpada LED TKL Luz Negra Taschibra

Esta opção de lâmpada de luz negra da marca Taschibra é uma das mais interessantes do mercado.

Ainda que a potência seja de 7W ela equivale a uma lâmpada comum de 25W, ou seja, é econômica e excepcionalmente durável com uma vida útil aproximada de 15.000 horas.

Além disso, esta é também uma lâmpada bivolt, ou seja, possui uma versatilidade interessante que faz com que ela seja funcional em vários espaços.

O soquete é E27, compatível com a maior parte dos espaços residenciais nacionais. É também uma lâmpada com tecnologia LED.

Lâmpada Luz Negra Neon Empalux Fluorescente

Imagem com Lâmpada Luz Negra Neon Empalux Fluorescente
Foto: Lâmpada Luz Negra Neon Empalux Fluorescente

A luz negra da marca Empalux possui 25W de potência, uma vida útil estimada em aproximadamente 6.000 horas, e com um preço de comercialização razoável e acessível.

É um dos modelos mais em conta no mercado e pode ser uma opção para compor decoração de festa, ou mesmo para realizar pequenos experimentos e efeitos com cores e luminescências.

O soquete compatível com esta lâmpada é o E27, uma opção de fácil acesso sendo esta uma das mais presentes em espaços residenciais no país.

Assim, ainda que seja necessário escolher entre 110V e 220V, esta ainda é uma opção simples e de fácil utilização.

Lâmpada Luz Negra Foxlux Fluorescente

Imagem com Lâmpada Luz Negra Foxlux Fluorescente
Foto: Lâmpada Luz Negra Foxlux Fluorescente

Esta opção em luz negra da marca Foxlux é uma das mais caras do mercado, porém existem algumas vantagens que a fazem ter o preço mais elevado.

A primeira é a vida útil da lâmpada que é maior do que as outras, podendo chegar a 8.000 horas de duração.

É fabricada no design milho e possui uma base de soquete E27, fazendo com que ela seja um produto mais versátil e fácil de usar. É comercializada tanto em 127V quanto em 220V.

A potência desta lâmpada de luz negra é de 27W.

O que é a luz negra?

A luz negra é um adereço de iluminação muito popular em festas.

O efeito de iluminação e brilho diferenciado acontece por meio de uma reação química com a emissão de luz ultravioleta (UV) por meio de uma lâmpada escurecida e sem a presença do fósforo no vidro.

Com a ausência do fósforo, a luz ultravioleta consegue ultrapassar o vidro escuro e tocas as superfícies mais claras do entorno.

Assim, essas superfícies mais claras fazem o papel do fósforo e rebatem a luz da lâmpada que, por sua vez, começam a brilhar intensamente no escuro.

Nas festas, este efeito dá um charme especial e é muito popular para refletir cores mais vivas como aquelas em neon.

É possível fazer esse efeito em maquiagens, decorações, entre outros. O branco é uma das cores que recebem mais efeito das luzes negras.  

Tipos de luz negra

A luz negra é comercializada em diversos modelos.

Cada modelo possui suas especificidades como gasto de energia e formato. Confira, a seguir, como funciona cada um deles:

Luz negra em LED

Esta é a opção mais econômica e vantajosa existente no mercado.

A tecnologia LED permite que a lâmpada possa ser utilizada por um tempo muito maior que as lâmpadas convencionais, chegando a aproximadamente 15.000 horas em vida útil.

Costuma ser comercializada com opções em potência de 7W, o que constitui uma grande economia.

Berinjela

Esta é uma das opções mais convencionais em luz negra, porém, é também uma das mais frágeis. Precisa ser manuseada com muito cuidado para evitar quebrar ou riscar.

Possui base para conexão com soquete E27 e costuma ser comercializada em 220V com uma potência de 125W, ou seja, uma opção com um gasto alto de energia.

Lâmina ou tubular

Esta opção é muito utilizada em cenas de crimes pela perícia para averiguar a existência de eventuais resquícios que possam ser utilizados como evidência.

Costuma ter entre 25 cm e 90 cm, e a potência varia entre 4W e 50W. Como os outros modelos, é preciso tomar cuidado para não comprometer a estrutura da lâmpada.

Lâmpada fluorescente

Esta é também uma opção muito conhecida no mercado.

Costuma ser comercializada nas opções 110V e 220V. Possui base para soquete E27, e costuma utilizar a potência que varia entre 25W e 50W. Gasta muito mais energia do que uma opção em LED, mas devido à facilidade com a qual é encontrada, é muito popular.

Lanterna UV

Funciona com pilhas AAA ou mesmo à bateria.

Esse modelo é mais utilizado para autenticação de documentos como ingressos de shows e espetáculos, passaportes, CNH, visualização de tintas de carimbos na pele, entre outros.

Dicas de onde utilizar a luz negra

A luz negra pode ser utilizada em diversos aspectos. Confira, a seguir, alguns desses usos:

Carimbos invisíveis

Carimbar as costas das mãos de pessoas que entram em shows ou bares é um procedimento comum.

No entanto, nos últimos anos é comum carimbar com tinta invisível para que a pele não fique manchada e feia.

Assim, se uma pessoa precisa sair do espaço por algum motivo, a forma de verificar seu “Ingresso” é passar a luz negra sobre a pele para iluminar o carimbo.

Uso na Perícia Criminal

Alguns fluídos corporais como o sêmen podem ser vistos pela luz negra.

Além disso, se o criminoso limpa o sangue com algum produto a luz negra ainda pode mostrar resquícios nas superfícies, além de padrões de limpeza de acordo com os componentes utilizados para esse fim.

Detecção de vazamentos e assepsia em hospitais

Existem algumas situações em que detectar eventuais vazamentos em determinados espaços é um serviço difícil, seja por conta da restrição de espaço, ou por serem escuros.

Assim, é possível utilizar componentes a base de fósforo para que esses vazamentos se tornem visíveis sob a incidência de luz negra. É utilizado também para detectar possíveis sujeiras em hospitais.

Análise da validade de documentos e notas de dinheiro

Em alguns países, é comum colocar uma marca em tinta invisível para atestar a originalidade daquele papel.

Este procedimento evita o crime de falsificação, sendo que as notas originais podem ser verificadas com a ajuda da luz negra.

Análise de originalidade de obras de arte

Uma coisa interessante sobre obras de arte antiga é que as tintas criadas há alguns séculos não possuíam fósforo.

Deste modo, é possível fazer a análise de obras de arte com essa informação, uma vez que as tintas atuais são feitas com esse componente.

Como decorar uma festa com luz negra?

A decoração de festas com luz negra é muito fácil. É preciso investir em alguns objetos de decoração baratos e facilmente encontrados em lojas de festas.

Mas, antes de tudo, é preciso ter em mente a idade dos convidados e o tema da festa, afinal, cada idade tem seus interesses.

Em primeiro lugar, é preciso dar preferência àquelas cores que possam rebater melhor a luz negra e proporcionar espaços luminosos, portanto, objetos brancos, alaranjados, roxos e verdes são algumas das opções.

Utilize também bastões, fitas de tecido e de papel na cor branca.

Invista na decoração das paredes e das superfícies. Coloque objetos e cubra espaços que possam refletir e iluminar com a cor branca.

Uma opção é fazer marcações e escrever com tintas fluorescentes, tintas neon ou mesmo vaselina.

Como escolher a luz negra mais apropriada?

Para escolher a melhor opção em luz negra é preciso observar alguns pontos. Confira!

Saiba onde você quer utilizar a lâmpada de luz negra

Um dos maiores problemas na compra de lâmpada de luz negra ou de qualquer outro objeto, é desconhecer as limitações do produto.

Em outras palavras, é preciso ter em mente a função que você quer que a lâmpada desempenhe: se é verificar documentos ou iluminar espaços inteiros. Em qualquer dos casos é preciso escolher a opção mais apropriada.

Verifique os bocais e soquetes onde a luz negra será inserida

Outro fator importante é o bocal em que a lâmpada será inserida. A maioria das lâmpadas de luz negra é convencional.

O modelo berinjela ou o modelo milho possuem bases E27 que são compatíveis com a maioria dos soquetes das residências brasileiras.

No entanto, existem outros modelos que possuem formatos de base diferentes. Nesse sentido, é preciso averiguar.

Busque a opção mais econômica

A economia pode ser feita tanto na hora de comprar a lâmpada mais barata, quanto na hora de pagar a fatura da energia elétrica.

Os modelos que se utilizam da tecnologia em LED são os mais econômicos e podem fazer toda a diferença na fatura do fim do mês.

Verifique o tempo aproximado de vida útil da lâmpada

A vida útil da lâmpada é muito importante na hora de escolher a melhor opção custo-benefício.

Os modelos que utilizam tecnologia LED, como as lâmpadas convencionais em LED costumam ser os mais longevos podendo chegar a 20.000 horas de uso.

Alguns modelos de lâmpadas fluorescentes podem chegar a uma vida útil aproximada de 8.000 horas.

Verifique a voltagem da rede elétrica

As luzes negras costumam ser comercializadas em apenas uma voltagem, o que acaba diminuindo a versatilidade desses modelos.

São raras as opções bivolt, portanto, é importante escolher a voltagem certa para que não haja problema de a lâmpada estragar em contato com uma voltagem incompatível.

Qual é a melhor luz negra?

A luz negra vem em formatos bem convencionais que podem ser utilizados em bocais de lâmpada no teto, ou então em luminárias de mesa.

Existem ainda opções como bastões, lanternas, fitas de LED. Cada opção possui características que a tornam mais apropriadas a determinado uso. Assim, é preciso estabelecer a função para então escolher aquela mais apropriada.

Qual é a melhor marca de luzes negras?

A Taschibra é uma marca que está sempre em consonância com as demandas dos clientes, assim, há sempre uma inovação a mais no seu catálogo de produtos. Em relação às luzes negras, a marca inova ao apresentar uma luz negra em LED.

Outra grande vantagem da marca é o tempo de vida útil superior às outras opções, além de funcionar com uma potência muito menor do que as outras.

Dessa forma, a energia gasta no uso dessa lâmpada é bem menor em relação às lâmpadas fluorescentes.

No entanto, é importante levar outros pontos em consideração quanto à escolha da melhor lâmpada. Os pontos de interesse mudam de pessoa para pessoa, e o que pode ser importante para uma pode não o ser para outra.

Perguntas frequentes

Quais cores se destacam nas luzes negras?

A cor branca em tecidos, papéis e outras superfícies costuma ser a que mais brilha por conta dos aditivos fluorescentes adicionados à sua composição e que servem para que fique ainda mais branca. Assim, a luz negra bate nessa cor e a faz brilhar.

Em uma escala menor, o amarelo também brilha mais pelo mesmo motivo. Outras cores que brilham na luz negra é o verde, roxo, laranja, rosa e azul. Substâncias em material transparente também podem brilhar.

Como fazer uma festa utilizando luzes negras?

A dica é utilizar muitos elementos em cores brancas. Esta é a cor que mais brilha quando sob o efeito da luz ultravioleta. Materiais e tecidos em cores como o verde, roxo, laranja, rosa e azul também são ótimas opções para conseguir um visual brilhante, chamativo e muito interessante.

Considerações finais: melhores luzes negras

A luz ultravioleta ou luz negra pode ser uma ferramenta de uso técnico como quando utilizada na resolução de crimes, ou então como uma ferramenta a serviço da diversão, como quando aplicada sobre determinados tecidos e superfícies de forma que estas brilhem intensamente.

É um tipo de lâmpada versátil e interessante, que pode promover muita diversão.

Clique para avaliar
[Total: 1 Nota: 5]
você pode gostar também
Comentários
>