O Melhor guia informativo sobre compras na internet.

Top 10 com os melhores leites para adquirir em 2022

Os melhores leites para consumir são aqueles que contém os nutrientes essenciais para a saúde. Além do cálcio, que é importante para manter os ossos fortes, eles contêm uma boa quantidade de proteínas, que precisam ser ingeridas de forma diária.

No mercado atual, algumas marcas ganham destaque como Piracanjuba, Nestlé e Itambé. Também há diversos tipos como os integrais, desnatados ou semidesnatados. Além de outros fatores que se deve levar em conta como verá no decorrer deste artigo.

A seguir, confira uma lista com 10 sugestões de produtos que combinam sabor e qualidade. Dentre eles, há opções para todos os bolsos e preferências, bem como, para aqueles que possuem certas restrições alimentares.

Melhores leites do mercado

Essa seleção de itens conta com as principais marcas de leite, que oferecem desde o mais básico aos com fórmula enriquecida. Disponíveis em vários formatos e fórmulas, você encontra alternativas sem lactose, em pó, orgânico, integral ou desnatado,

Vale a pena conhecer mais sobre cada tipo e ainda aproveitar as ofertas por meio de um cupom de desconto exclusivo nas principais lojas online. Com isso, dá para garantir o melhor produto, que atende adultos e crianças, por um preço acessível.

melhores leites
Foto: Integral Piracanjuba.

Integral Piracanjuba é um dos melhores leites

Uma opção simples e prática, este é um leite UHT, ou seja, longa vida. Ele tem uma durabilidade muito maior e pode ficar armazenado por meses. Como é uma versão integral, seu percentual de gordura fica na faixa de 3%. 

Mesmo assim, não é tão calórico, uma vez que cada porção de 200 ml tem apenas 115 calorias. Após aberto, ele precisa ficar nas melhores geladeiras para conservação em no máximo três dias. Além disso, ele é rico em cálcio, que é essencial para a saúde dos ossos.

melhores leites
Foto: Leitissimo Integral.

Leitissimo Integral é um dos melhores leites do mercado

Esse leite é ideal para quem busca qualidade e sabor natural. Afinal, de acordo com a marca, o produto é envasado ainda na fazenda, ou seja, não passa por transporte e misturas. Outro ponto é que nada é retirado da matéria-prima. 

Conserva-se, então, o teor de gordura original, o que lhe dá uma aparência encorpada. Por outro lado, também é mais calórico e uma porção tem 136 kcal. As vacas são criadas soltas e não recebem nenhum tipo de hormônio. Por isso, é mais saudável para o consumo.

melhores leites
Foto: Leite e Cálcio Piracanjuba entre os melhores leites.

Leite e Cálcio Piracanjuba entre os melhores leites

Entre os melhores leites do mercado, esta opção supre a necessidade diária de cálcio de uma pessoa em duas porções. Isso porque, ele tem uma fórmula enriquecida, com fosfato tricálcico e vitaminas A e D. Por isso, é uma opção para quem está com falta de nutrientes.

O produto ainda é desnatado, o faz dele o melhor para quem segue dietas mais restritas, pois cada porção tem apenas 62 calorias. Além disso, vem em embalagem de meio litro, uma boa alternativa para quem não toma muito e quer evitar o desperdício.

melhores leites
Foto: Ninho Zero Lactose.

Ninho Zero Lactose está na lista dos melhores leites

A opção de leite zero lactose da Nestlé é a saída ideal para quem não pode digerir a substância. Ele também é livre de glúten e tem a fórmula enriquecida com outros nutrientes como ferro, zinco, bem como, as vitaminas C, A e E.

O rótulo não possui adição de açúcar em sua fórmula, por isso, conta apenas com aqueles naturais da bebida. Também possui baixo teor de sódio, o que o torna mais saudável. Ainda, está disponível nas versões UHT ou como leite em pó solúvel em água.

melhores leites
Foto: Desnatado Molico.

Desnatado Molico é um dos melhores leites

Esse item tem menor teor calórico, uma vez que possui percentual de gordura mais baixo. Mas, ele mantém os demais nutrientes essenciais ao organismo. Isso porque, conta com fórmula enriquecida com ferro, magnésio e vitaminas A, C, D, e as do complexo B. 

A fórmula do leite Molico é bastante completa e traz diversos minerais que ajudam a ter uma vida mais saudável. Aliás, ele tem maior percentual de cálcio do que os similares, e uma porção fornece 300 mg desse composto essencial para os ossos.

melhores leites
Foto: Ninho Levinho.

Ninho Levinho um dos melhores leites da Nestlé

Esse é um produto semidesnatado, ou seja, possui um teor reduzido de gorduras. Nessa fórmula, constam ainda alguns ingredientes adicionais para torná-lo ainda mais nutritivo, tais como o ferro, zinco e vitaminas A, C, D e E.

Ainda tem um percentual maior de cálcio em cada porção. Assim, duas colheres, que são suficientes para um copo de leite, contém 380 mg desse composto. Isso corresponde a 38% da demanda diária para um adulto. Ele também é fácil de preparar na água quente ou fria.

melhores leites
Foto: Itambé Nolac.

Itambé Nolac é um dos melhores leites sem lactose

Dentre as opções livres de lactose, essa linha da Itambé merece destaque e é um dos melhores leites. Disponível nas versões em pó ou UHT, o produto conta com fórmula ainda mais nutritiva e alto teor de proteínas. 

Esse item concentra diversas vitaminas e minerais em uma composição ideal para pessoas que não digerem a lactose. Ainda, conta com alto teor de cálcio, que é essencial para a saúde dos ossos. Por ser integral, tem mais gorduras e é mais calórico do que o desnatado.

melhores leites
Foto: Ninho Orgânico.

Ninho Orgânico é um dos melhores leites

Para quem busca uma alternativa de leite sustentável, esse produto é uma boa escolha. Isso porque, tem mais cuidados na produção, uma vez que os animais são criados de forma livre. Além disso, as vacas recebem alimentação orgânica. 

Do ponto de vista nutricional, ele mantém o padrão já conhecido da marca. Assim, possui teor de cálcio e proteínas nos mesmos níveis dos produtos regulares. O item possui embalagem que pode ser totalmente reciclada e valoriza pequenos produtores.

melhores leites
Foto: Crescer Zero Lactose Pirakids.

O Crescer Zero Lactose Pirakids é um dos melhores leites para crianças

Com uma fórmula pensada de forma especial para o que as crianças precisam, esse item está entre os melhores leites para bebê do mercado. Ainda, ele conta com a vantagem de não ter lactose na composição. Com isso, é mais fácil de digerir e não causa estufamento.

Ele contém vitaminas, bem como, ferro e zinco, que são essenciais para o crescimento. O leite Crescer Zero Lactose Pirakids ainda possui um teor de cálcio mais alto. Por isso, é ideal para as crianças e sua formação da estrutura óssea.

melhores leites
Foto: Italac Integral.

Italac Integral está na lista dos melhores leites para consumo

Para completar a lista dos melhores leites, o Italac possui as versões UHT ou em pó. Esse produto tem uma ótima qualidade e oferece os nutrientes essenciais ao organismo. Aliás, é uma das marcas mais consumidas, pois tem um preço acessível.

O teor de cálcio dele está dentro da média para esse tipo de item. Assim, em uma porção, ele oferece 250 mg desse composto. Por outro lado, essa quantidade representa apenas 125 calorias. Assim, oferece um excelente custo-benefício para consumir no dia a dia.

Um resumo dos melhores leites

Dentre os 10 melhores leites do mercado, cada um apresenta benefícios diferentes, que agradam a um perfil ou paladar. Em meio a tantas opções, é preciso elencar os aspectos que cada pessoa prioriza, tais como:

  • Preço;
  • Índice nutricional;
  • Percentual de gordura;
  • Calorias;
  • Zero lactose.

Outra sugestão é experimentar uma marca diferente daquela que já está habituado. Com isso, dá para descobrir novos sabores e diversificar na hora das compras. Então, vale a pena ficar atento às ofertas e provar distintas opções.

O que é a pasteurização do leite?

Esse é um procedimento muito importante, que elimina microrganismos do leite. Desse modo, ele dura mais tempo e ainda evita contaminações que causem doenças ao ser humano. O processo é simples e consiste nas seguintes etapas:

  • O leite é aquecido a cerca de 72°C a 75°C por 15 a 20 segundos;
  • Na sequência, passa por resfriamento;
  • O choque térmico elimina eventuais bactérias presentes.

Uma vez finalizado, o produto precisa ficar resfriado a uma temperatura de cerca de 4º C. Aliás, é a partir desse item que se fabricam os demais derivados, como iogurtes e as melhores manteigas, por exemplo.

Leite UHT e pasteurizado são a mesma coisa?

O leite UHT ou longa vida passa por um processo de ultrapasteurização. Por isso, ele tem uma duração maior do que o pasteurizado. Além disso, ele vem em caixas ou frascos e só precisa ser refrigerado depois de aberto. 

Para poder manter suas características por vários meses, ele recebe a adição de estabilizantes. Entre os mais comuns estão os derivados de sódio. Embora não sejam proibidos, há opções no mercado livres desse tipo de substância.

O que acontece com quem tem intolerância à lactose?

Esse problema é causado porque a pessoa não produz a enzima lactase. Ela é a responsável pela quebra do açúcar contido no leite. Com isso, as moléculas passam pelo organismo e têm uma digestão lenta, o que causa alguns sintomas como:

  • Dor de barriga;
  • Azia;
  • Náuseas;
  • Inchaço abdominal;
  • Gases.

Para quem tem esse distúrbio e não quer deixar de consumir os melhores leites, existem algumas alternativas. Uma delas é ingerir a enzima em forma de comprimidos, um pouco antes das refeições que levam o alimento.

Outra opção é apostar em leites zero lactose, que hoje em dia são mais fáceis de encontrar. Ele passa por um processo industrial que quebra o açúcar, tal qual ocorreria dentro do organismo.

O que é importante observar no rótulo dos melhores leites?

Ao buscar os leites para consumo, observar as informações nutricionais é importante. Por isso, é preciso entender algumas indicações que constam no rótulo do produto: 

  • Calorias: indicam o valor a cada 100 ou 200 ml, por isso, fique atento à proporção;
  • Valores diários: refletem o percentual de acordo com uma dieta de 2000 kcal;
  • Confira se contém lactose e glúten.

Os principais nutrientes que indicam um leite de boa qualidade são o cálcio e a proteína. Portanto, prefira aqueles que contém uma concentração maior desses itens. Por outro lado, a gordura, embora deva estar presente na alimentação, requer um consumo controlado. 

Na hora de escolher, verifique as opções com menor teor de gordura. Nesse caso, os leites semidesnatados tem uma porção reduzida, enquanto os desnatados são livres desse composto.

Cuidado com a quantidade de açúcar

Um ponto que merece atenção, ainda mais ao oferecer o alimento às crianças, é o açúcar. Na forma natural, o leite possui a lactose, mas em alguns produtos há o uso de adoçantes artificiais, tais como: 

  • Sacarose;
  • Ciclamato;
  • Maltodextrina. 

Em alguns rótulos, o próprio fabricante indica que o item possui apenas o açúcar natural. Assim, esta é uma alternativa mais saudável para o consumo, pois não conta com outros aditivos.

As pessoas também perguntam

Para quem ainda não sabe qual é o melhor produto deste top 10, afinal, todos se destacam pela qualidade, saiba um pouco mais sobre esse alimento muito presente na mesa dos brasileiros.

Qual o tipo de leite mais saudável?

O leite de vaca é o mais completo, uma vez que contém a quantidade ideal de cálcio e proteínas, além de vitaminas. A opção semidesnatada, por sua vez, tem menor teor de gordura, mas sem perder os demais nutrientes.

Qual melhor embalagem de leite?

A caixinha com revestimento em alumínio é a mais eficiente, porque conserva os aspectos do leite e evita a contaminação. Além disso, o material é reciclável, o que permite que seja reaproveitado.

Preciso ferver o leite antes de consumir?

Todos os leites no mercado já passam por algum processo de pasteurização. Por isso, não é preciso ferver o produto para consumo. Assim, pode ser servido na temperatura ambiente ou gelado. Caso prefira quente, pode retirar do fogo assim que levantar as primeiras bolhas.

Tenha os melhores leites em sua mesa

O consumo do leite puro ou com café é o mais comum no dia a dia. Mas, esse alimento também entra em diversas receitas, como massas, pães e bolos. Além disso, dá para variar as formas de incluir a quantidade diária de cálcio em:

  • Vitaminas com frutas;
  • Mingau;
  • Sorvetes.

Por ser um ingrediente neutro e muito versátil, dá para combinar muitos sabores. Assim, adiciona outros tipos de nutrientes, o que torna as refeições ainda mais completas. Também dá para incluir os melhores leites em receitas salgadas, em forma de cremes, por exemplo.

Clique para avaliar
[Total: 4 Nota: 5]
você pode gostar também
Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.