Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Quais os Melhores Ferros de Solda? Confira 06 Opções!

Vamos falar sobre os melhores ferros de solda? Toda casa que se prese deve ter ao menos um ferro de solda, agora, se você é um soldador profissional, ferros de solda são presenças obrigatórias em seu arsenal.

O equipamento, embora de simples fabricação e fácil funcionamento, tem grande importância na indústria em geral. Sendo assim, compilamos uma lista dos melhores ferros de solda para te ajudar a compor a sua caixa de ferramentas com muita qualidade. Confira!

Confira agora os melhores ferros de solda e complete a sua caixa de ferramentas!

Ferros de solda são usados para a junção de objetos, através do derretimento de metal, utilizado como solda, para garantir que esses dois objetos se unam, facilitando a montagem de diversos equipamentos.

Pode ser usado para a fabricação de peças e máquinas pesadas, ou em um simples rádio e televisor. Confira a seguir as 6 opções de melhores ferros de solda e monte já o seu kit de ferramentas!

Ferro de Solda Hikari Power 40

Abrimos nossa lista com o produto de uma marca tradicional neste ramo. O Power 40 da Hikari é um equipamento de 32W de potência, que consegue alcançar a temperatura máxima de 450ºC, suficiente para realizar reparos na maior parte dos eletrodomésticos e produtos de pequeno porte na sua residência.

A comodidade é um ponto positivo nessa peça, uma vez que permite a substituição do seu tubo metálico e ainda permite a troca de sua agulha, para que seu produto não perca eficiência com o uso.

Tomshin Ferro de Solda

Pensando em segurança e comodidade, trouxemos um item que talvez seja difícil encontrar no mercado nacional, mas, pode ser adquirido através de compras em sites especializados como a Amazon.

O Tomshin é o melhor ferro de solda para quem curte estar alinhado com as últimas atualizações tecnológicas.

O equipamento não conta com fios e pode ser recarregado através de uma entrada USB, com capacidade de atingir temperaturas que giram entre os 400ºC.

Ferro de Solda Tramontina 70W

A opção barata e simples que muita gente ignora. Esse item da Tramontina é um dos melhores ferros de solda para você que gosta de pôr a mão na massa e fazer pequenos reparos em sua casa.

O preço acessível e suas dimensões compactas são um convite para que absolutamente qualquer tenha capacidade de adquiri-lo e usá-lo.

Destaque positivo para sua potência, que pode enganar os desavisados, já que, apesar da aparência simplória, este ferro de solda tem nada menos do que 70W de potência.

Ferro de Solda Brasfort 40W

Opção para trabalhos delicados, que exigem contornos trabalhados e baixa potência, o Brasfort consegue entregar desempenho excelente, alinhado com um bom preço e uso intuitivo, colocando-o entre os melhores ferros de solda no quesito custo-benefício.

Se você não trabalha com soldagem de forma profissional e quer ter apenas um equipamento de fácil uso para eventualidades, experimente o Brasfort. O valor de compra deste ferro de solda é extremamente baixo, com uma eficiência considerável para soldagem de itens simples.

Pistola Para Solda Vonder

Este modelo de solda da Vonder é um dos favoritos da crítica, não somente pelo seu preço que é extremamente acessível, mas, também, devido ao seu formato que facilita o manuseio, casando muito bem com suas dimensões compactas.

O aquecimento de sua agulha acontece em questão de segundos, com uma potência de 28W que permite alcançar a temperatura máxima de 300ºC. Seu uso é ideal para o cotidiano, já que sua potência não se faz eficaz para trabalhos pesados, mas funciona bem para itens de menor porte.

Pistola De Solda Fire 45W Hikari

A Pistola Fire é um projeto da Hikari que visa a produção de pistolas para solda com uma potência um pouco mais elevada do que aquelas encontradas no mercado em geral, mas com alguns upgrades da marca que a diferem dos demais e a tornam um dos melhores ferros de solda.

O aquecimento da agulha se dá na impressionante velocidade de 6 segundos, fazendo com que o equipamento consiga derreter metais diversos como cobre e chumbo, facilitando o trabalho do soldador. Seu formato se encaixa melhor entre os dedos, evitando acidentes, além de possuir um sistema que evita panes elétricas.

Mas, afinal, o que é um ferro de solda?

Os sistemas de buscas online, sem sombra de dúvidas, são bastante extensos e dão opções para quase todo tipo de busca que vocês faça, contudo, às vezes, eles podem pecar pelo excesso de informações disponibilizadas que podem acabar te afastando do objeto inicial de sua busca e até mesmo te confundir.

Buscar pelos melhores ferros de solda é a opção mais rápida para encontrar um modelo decente para sua necessidades, mas, é possível que você se depare com outros equipamentos similares como as estações de solda.

Os leigos podem achar que estão comprando os mesmos equipamentos, no entanto, embora tenham a mesma finalidade (solda de objetos), o ferro de solda e a estação possuem características únicas, como o desempenho. Por isso, cada uma é indicada para trabalhos específicos.

Claro, o seu kit de ferramentas deve incluir outros itens, como:

Características do ferro de solda

Os ferros de solda são equipamentos mais simples, aquecidos por uma resistência interna, que se ativa quando o aparelho é ligado na tomada e que o usuário detém pouco ou nenhum controle sobre a temperatura na ponta da agulha.

Sua indicação é para trabalhos simples, nem sempre profissionais, como reparos rotineiros em casa.

Características das estações de solda

As estações de solda, por sua vez, são máquinas de maior complexidade, geralmente manuseadas por profissional da área, como um soldador ou engenheiro elétrico.

Esses equipamentos permitem maior controle do usuário sobre a temperatura das pontas por meio de controles, aumentando ou diminuindo conforme a situação.

Pontos para analisar antes de comprar um ferro de solda

Como o Cupomzeiros existe para facilitar a sua vida por meio de bons conselhos, neste post, te convidamos a vir conosco para avaliar alguns pontos técnicos importantes para você identificar o melhor ferro de solda para suas necessidades.

Designs

Escolher os melhores ferros de solda também passa pela facilidade de manuseio destes itens, por isso, as fabricantes desenvolvem designs diferentes, para que o cliente identifique aquele que melhor se ajuste as suas necessidades.

Basicamente, existem dois tipo principais do produto: lápis e pistola, sendo que o melhor ferro de solda irá depender do tipo de material a ser soldado e da quantidade de trabalho.

O lápis de solda é o tipo mais comum, leve e de fácil manuseio, são preferíveis para trabalhos que requerem mais cuidado e traços delicados, e tem como desvantagem a demora no aquecimento de sua ponta.

Por sua vez, o melhor ferro de solda para trabalhos mais robustos, que demanda soldagens mais pesadas, são aqueles dos modelos de pistola, principalmente pela seu aquecimento ligeiro e facilidade no apoio da mão, sendo ideal para aqueles serviços mais longos e que exigem um pouco mais de pressão.

Modelos

Os modelos de ferro de solda mais comuns são aqueles que possuem fios, para serem ligados diretamente na tomada, para gerar o aquecimento de sua extremidade, contudo, para certos tipos de trabalhos, os fios podem acabar se transformando em um tormento, com a necessidade de uso de extensões.

Para áreas onde os fios podem não alcançar ou dificultar o serviço, os melhores ferros de solda são aqueles com características compactas, alimentados por gás ou pilhas, que chegam onde os outros modelos não alcançam.

Os modelos impulsionados por gás butano apresentam maior eficiência quanto ao seu aquecimento, que acontece de forma mais rápida do que os de pilha, contudo, é preciso levá-lo em estabelecimento próprio para realizar a recarga do gás, o segundo modelo é mais conveniente, devido à facilidade para se encontrar pilhas.

Potência

Neste quesito o melhor ferro de solda nem sempre será o mais potente, tendo em vista que, a depender do objeto a ser soldado, equipamentos de alta potência podem danificar outros itens e comprometer todo o trabalho.

Prefira os produtos com potência de até 50W para soldas mais simples, relacionadas a objetos mais delicados.

Se você, contudo, pretende realizar soldas de itens mais robustos, os melhores ferros de solda são aqueles que tem, no mínimo, 100W, já que soldas mais fracas não trarão os efeitos desejados sobre os componentes a serem soldados.

Caso o trabalho seja um meio termo entre delicadeza e robustez, os ferros de 70W deve ser considerados.

Temperatura

A temperatura do equipamento, por sua vez, está ligada diretamente a sua potência, da forma que os produtos mais potentes são capazes de gerar temperaturas maiores nas pontas, acelerando o processo de soldagem.

Comparando os modelos mais comuns no mercado, a temperatura dos ferros de solda mais vendidos fica entre 300ºC e 500ºC, recomendando-se reservar os equipamentos de maior potência e temperatura para soldagem de objetos de grande porte, além de evitar seu uso doméstico ou por pessoas que não tenham experiência e qualificação.

Tendo essas informações em mente, sua busca pelo melhor ferro de solda acaba de ficar mais fácil. Agora, vamos passar para o tema principal e apresentar a vocês os melhores produtos desse segmento.

As pessoas também perguntam

Qual ferro usar para solda?

O ferro de solda mais comum que costuma ser usado para serviços mais simples como reparos domésticos é o tipo lápis. Ele é fácil de manusear e com um valor mais acessível. No entanto, a escolha do melhor ferro de solda vai depender do serviço que você vai desempenhar.

Para serviços mais robustos, é importante comprar o material apropriado para assegurar a qualidade e não ser necessário refazer.

Qual melhor ferro de solda para iniciante?

Na nossa lista de melhores ferros de solda você consegue ver diversas opções de ferros de solda para diversas situações e usos. O mais indicado para iniciante é o Ferro de Solda Tramontina 70W, que possui uma boa qualidade, além de preço acessível.

Esta opção é fácil de manusear, é mais barata e também proporciona uma boa potência para serviços rotineiros.

Qual a solda mais fácil de aprender?

O tipo de solda mais fácil de aprender é a soldagem MIG, que pode ser ensinada em nível de iniciante.

Considerações finais

Agora você já está por dentro dos melhores ferros de solda e já pode escolher o seu sem precisar se estressar. Nesse texto você conheceu as opções que compilamos, além de conhecer as características do ferro de solda e da estação de solda. Agora, é só escolher a opção mais interessante para a sua necessidade e deixar nos comentários as suas impressões! Até a próxima, cupomzeiros!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.