O Melhor guia informativo sobre compras na internet.

TOP 13 – Melhores Facas Artesanais do Mercado: Confira!

Você já usou uma faca artesanal em algum preparo na sua cozinha?

Ao longo desse nosso papo, a gente vai ver o que há de diferente nessa peça, em relação às facas convencionais e no que ela pode agregar à qualidade de um prato, afinal, sabemos que cozinhar é uma arte e que a perfeição mora nos detalhes!

Quase como ter ares de cozinha profissional na sua casa, com um bom e preciso corte, você contribui tanto para a estética, quanto para o sabor do que decide pôr à mesa.

Por isso mesmo, sem mais delongas, vamos ao nosso top 13 com as melhores facas artesanais do mercado!

Melhores Facas Artesanais

Antes de iniciar nossa lista, queremos te lembrar de fazer suas compras apenas em lojas online confiáveis. Assim, você evita problemas com a sua mercadoria.

Além disso, para economizar, você pode utilizar os nossos cupons de desconto. Vai aliar economia e segurança!

Agora, vamos partir para nossa seleção:

Imagem com Faca Artesanal Jungle - Facas Zanline
Foto: Faca Artesanal Jungle – Facas Zanline

Faca Artesanal Jungle – Facas Zanline

As facas artesanais da marca que abre a nossa lista são produzidas com lâminas temperadas a óleo em um processo manual, garantindo um corte preciso e mantendo o fio por muito tempo.

Assumindo o topo do ranking, a “Jungle” é ideal para uso na caça e no churrasco e possui cabo híbrido feito com resina cristal e pinha, sendo cada peça única e exclusiva, além de um acabamento polido e full tang, que a lâmina se estende inteiramente até o final do cabo.

Seu material é o aço inox, de grande resistência à oxidação e ela conta ainda com tratamento térmico (tempera) de excelente qualidade. A faca possui também maior resistência, firmeza.

Nessa peça, há um furo ao final da lâmina (após o cabo) que possibilita trançar uma corda para transporte e manuseio.

Imagem com Faca artesanal para churrasco HK - Linha Luxo
Foto: Faca artesanal para churrasco HK – Linha Luxo

Faca artesanal para churrasco HK – Linha Luxo

As facas da HK utilizam o aço inox 420, o qual tem ligação com cromo, um material claro e com alta densidade que, além de ter propriedades magnéticas, possui eximia resistência mecânica, assim como alta resistência à corrosão, ao contrário das facas de aço carbono.

Os produtos HK são forjados e detalhados de forma artesanal, mantendo, assim, um alto nível de atenção aos detalhes, produzindo, dessa forma, um produto pautado sob a excelência.

As peças possuem equilíbrio perfeito entre cabo e lâmina, o que proporciona um corte extremamente preciso. Também inclui madeira nobre na sua composição, pesando 320 gramas e com 4 milímetros de espessura.

Imagem com Faca artesanal (Picanheira inox 420) - Facas Gaúcha
Foto: Faca artesanal (Picanheira inox 420) – Facas Gaúcha

Faca artesanal (Picanheira inox 420) – Facas Gaúcha

A terceira opção que separamos para você entre as melhores facas artesanais do mercado acompanha chaira estriada endurecida por tratamento térmico indutivo, e revestida em cromo duro, proporcionando o uso prolongado.

A ranhura da chaira é uniforme e contínua, isenta de falhas, proporcionando afiação com facilidade. Com cabos produzidos com madeira nobre e bainha de couro, esse é um conjunto campeiro de qualidade.

Imagem com Faca artesanal (javalizeira aço carbono 1070) - Facas Gaúcha
Foto: Faca artesanal (javalizeira aço carbono 1070) – Facas Gaúcha

Faca artesanal (javalizeira aço carbono 1070) – Facas Gaúcha

Essa faca de 12 polegadas, de cabo de Guajuvira e lâmina Brut Forge, com peso de 420 gramas, é mais uma de excelente qualidade.

Para conservá-la em bom estado, a fim de manter a performance, é importante administrar a oxigenação – Esse é um processo normal do aço carbono, e será minimizado facilmente utilizando o lado mais abrasivo (grosso) de uma esponja.

Também pode ser utilizado um pouco de azeite de oliva após a higienização. Para melhor conservação do fio de sua faca, orienta-se o uso de uma chaira lisa, mantendo o alinhamento e prolongando o poder de corte.

Quando for necessário, pode ser utilizada uma pedra ou lixa d’água com o grão bem fino.

Imagem com  Faca Artesanal de churrasco "Rodeio 7" - Facas Rodeio
Foto: Faca Artesanal de churrasco “Rodeio 7” – Facas Rodeio

Faca Artesanal de churrasco “Rodeio 7” – Facas Rodeio

A faca Rodeio possui o desenho clássico de lâminas mais estreitas e pontiagudas, inspiradas nas facas europeias e um toque artesanal, sendo assim, é ideal para ser utilizada na preparação de carnes em geral e tem ampla funcionalidade no dia a dia, tanto para o uso na cozinha como para o uso no churrasco.

Com excelente empunhadura e originalidade, a faca possui leveza no cabo, facilitando sua utilização. Além de qualidade, ela trará ainda praticidade no preparo.

Para cuidar bem da sua peça tempera integral feita a 550ºC, em aço alemão cirúrgico e com cabo com detalhes em couro legítimo, corte sempre os alimentos sobre uma superfície macia, nunca sobre plástico duro, porcelana esmaltada, vidro, louça ou metal.

Imagem com Faca artesanal de churrasco - Hickmann 46029
Faca artesanal de churrasco – Hickmann 46029

Faca artesanal de churrasco – Hickmann 46029

Esta faca de 8 polegadas é ideal para sua lida diária, com uma lâmina de 2 mm de espessura e 21.5 cm de comprimento, é perfeita para cortar carnes e temperos. Com beleza e qualidade ímpares, a peça em aço inox e com cabo feito de chifre, também é durável e resistente à oxidação.

Além de bem equilibrada, facilitando o manuseio e o corte, acompanha bainha de couro que protege a lâmina e tem película extra de níquel e cromo.

Faca artesanal Mingzhe

Segura e prática, esta faca artesanal de mão tem uma lâmina rotativa de 360 graus que permite cortar formas muito complexas com facilidade e rapidez.

Ao contrário de outras facas artesanais, a lâmina não corta facilmente a pele humana em uso normal e, portanto, é muito adequada para jovens entusiastas do artesanato. Projetada com corpo de faca antiderrapante, é mais fácil e flexível de ser operado. Com lâmina de metal inoxidável, é super afiada e de longa duração.

Funciona como uma caneta e corta como uma faca. A ferramenta de corte é equipada com três tipos de lâminas (15 ° / 30 ° / 45 °), o que ajuda você a criar ou desenhar qualquer padrão de acordo com seu design complexo.

Aplicável à corte de papel, decupagem, confecção de estêncil, adesivos de planejador, arte, design gráfico, arquitetura, scrapbooking, escrita de sinais usando vinil, etc.

Imagem com Faca artesanal Cutelaria Gato Negro
Foto: Faca artesanal Cutelaria Gato Negro

Faca artesanal Cutelaria Gato Negro

Transforme a atividade de preparar alimentos em uma experiência única e prazerosa. Trata-se de uma faca indicada para churrasco, cozinha e alta gastronomia na cor preto, em aço carbono 1070 e com cabo de madeira nobre.

A lâmina da faca passa pelo processo de pintura eletroestática com tinta epóxi, e esse processo tem por finalidade adicionar uma camada protetora sobre a lâmina para impedir a oxidação, deixando a cor de extrema beleza.

Para afiar, utilize chaira ou lixa d`água com gramatura fina e, se precisar refazer o gume, utilize pedra manual com gramatura fina.

Imagem com Faca artesanal de cozinha Santoku - Facas Thomazi
Foto: Faca artesanal de cozinha Santoku – Facas Thomazi

Faca artesanal de cozinha Santoku – Facas Thomazi

A Faca Santoku tem como finalidade cortar, picar e fatiar. Feita artesanalmente com lâmina monobloco em aço inox cirúrgico 420c, a faca possui resistência, firmeza, excelente retenção de fio e tempera preparada para receber impactos.

Criada originalmente no Japão é uma faca ideal para cozinha. Entre as madeiras usadas nos cabos, estão: Guajuvira, ipê amarelo, ipê roxo, cabreúva, pau ferro, jacarandá, imbuia, nogueira americana ou pau-brasil.

O aspecto bruto e original que se tem do aço recém-saído da forja é preservado nesse elegante modelo.

Imagem com Faca artesanal redonda YOKAM
Foto; Faca artesanal redonda YOKAM

Faca artesanal redonda YOKAM

A faca redonda de couro tem uma peça de moagem e polimento, o que torna a linha geral mais bonita. Ela é feita de aço em pó, resistente à corrosão e endurecido, além de contar com cabo de ébano, com grão de madeira vintage, que significa uma experiência diferente na hora de usar.

Quanto a sua aplicabilidade, é usada para cortar e raspar dos couros mais finos aos mais pesados.

Imagem com Faca artesanal Coreadeira - Coqueiro
Foto: Faca artesanal Coreadeira – Coqueiro

Faca artesanal Coreadeira – Coqueiro

Ideal para lida no campo, essa faca artesanal possui cabo de madeira e lâmina de 1mm de espessura em aço carbono 1070. A lâmina é temperada a óleo em um processo bem artesanal.

As facas artesanais são itens de colecionador e podem ser de diversos tipos: caça, pesca, sobrevivência ou utilitárias. Elas encantam pelos detalhes dos materiais nobres utilizados pelos artesãos especializados, os cuteleiros. O aço damasco, o ouro e o marfim imperam nessas peças.

Uma faca coreadeira serve para retirada de couro.

Imagem com Faca artesanal Kiritsuke - C. Cardoso
Foto: Faca artesanal Kiritsuke – C. Cardoso

Faca artesanal Kiritsuke – C. Cardoso

Faca culinária, estilo japonês, forjada artesanalmente em aço 1095, com bainha em couro bovino e cabo híbrido em padrão imbuia e resina.

As facas Kiritsuke são facas de cozinha em estilo japonês, usadas por chefs do mundo inteiro por sua versatilidade. O peso da faca é 245g e a medida da lâmina é 23cm de comprimento, 5cm de largura e 3,5mm de espessura.

Uma faca no “estilo japonês” vem da inspiração daquelas do país, que têm origem nas espadas japonesas, das quais as técnicas de fabricação foram transmitidas e aperfeiçoadas de geração em geração.

A peça tem 8 polegadas.

Imagem com Faca artesanal tática para acampamento - Good Worker
Foto: Faca artesanal tática para acampamento – Good Worker

Faca artesanal tática para acampamento – Good Worker

Linda e compacta para tudo – acampamento, caminhada, mochila, buchas, caça e pesca, necessidades militares e do exército, atividades ao ar livre e faça você mesmo; sobrevivência, autodefesa e emergências. Ótimo equipamento de acampamento para casa e jardinagem, além de ser perfeitamente e profissionalmente trabalhada para uso diário.

É pequena o suficiente para carregar confortavelmente, mas grande o suficiente para ser útil em qualquer situação.

Vem com uma bainha protetora de couro tradicional/suporte prático para levar este equipamento onde você quiser. O suporte multifuncional é feito de couro de alta qualidade. Será o melhor acessório para homens e mulheres que gostam de produtos de qualidade.

As pessoas também perguntam

O que é faca artesanal?

Uma boa faca artesanal é resultado da combinação de uma série de fatores que vão desde o aço escolhido à técnica de produção – há quem forje, há quem apenas desbaste e há quem combine as duas técnicas – até o tratamento térmico utilizado, sendo o principal a têmpera.

Por que comprar uma faca artesanal?

As facas artesanais são produtos mais exclusivos que podem ser utilizados no dia a dia ou compor grandes coleções. Elas existem em diversos modelos, sendo que seu grande diferencial está nos cabos que podem ser de chifre de boi, pata de cavalo, rabo de tatu e muito mais.

Qual o melhor material para fazer faca artesanal?

Aço Carbono: Um dos preferidos por cuteleiros e por colecionadores, pois é mais simples de tratar, forjar e temperar, permitindo acabamentos diferenciados que podem ser rústicos, espelhados e até misturas mais maleáveis que favorecem a fabricação de facões, por exemplo.

A cutelaria e a indústria das facas

A técnica milenar de confeccionar instrumentos cortantes é uma das mais antigas da humanidade. O ofício com status de arte consiste na fabricação de todos os utensílios metálicos de corte: facas, canivetes, adagas, machados, punhais, navalhas, etc.

Há uma ramificação chamada cutelaria artesanal, que se dedica unicamente à produção não industrial de ferramentas cortantes e/ou pontiagudas.

Na Antiguidade, as facas eram consideradas tão valiosas que, em algumas culturas, as pessoas pediam para ser enterradas com elas, como os escandinavos, que eram habilidosos artesãos de facas luxuosamente decoradas, repletas de adornos e pedras preciosas.

As partes de uma faca

  • Ponta: região que permite fazer perfurações.
  • Barriga: próxima à ponta, levemente curvada.
  • Espinha: parte sem lâmina para maior precisão no corte e apoio das mãos evitando acidentes.
  • Apoio: possibilita o equilíbrio durante o manuseio.

Para que serve uma faca artesanal?

Feitas de diferentes maneiras e segmentos para cortar, descascar ou filetar, as facas artesanais são peças decorativas que podem ser usadas na preparação, sobretudo, de churrascos. Mas, também pontuamos outros modelos e outras aplicabilidades linhas atrás por aqui, como o uso em artesanato, trato com couro e atividades em acampamento, por exemplo.

2 milhões de dólares é o preço da faca mais cara do mundo!

Sobre os ingredientes para uma faca artesanal perfeita:

Uma lâmina perfeita pode fatiar ou cortar os ingredientes sem esforço. Em contrapartida, uma faca sem fio pode esmagar o alimento, alterando sua textura e o sabor.

A têmpera do aço, importante para a qualidade da faca artesanal, é um método que possui duas etapas: o aquecimento do metal e seu resfriamento rápido.

O aquecimento é realizado acima da temperatura crítica (727º C) para obter a organização dos cristais do aço (austenitização).

O que uma chiara faz pela sua faca?

A chaira é o primeiro recurso a ser utilizado para afiar a faca. O que a chaira faz não é retirar material da lâmina, mas sim endireitá-la. Por isso seu uso diário é recomendado – ou sempre que a faca não cortar direito.

A ferramenta não desgasta o metal, pode (e deve) ser usada todos os dias.

Segure a chaira com a mão esquerda e a faca com a mão direita num ângulo de 20 graus em relação à ela. Em movimentos rápidos, passe todo o comprimento da lâmina da faca pela chaira. É importante afiar os dois lados da lâmina.

O início do alinhamento do fio deve ser próximo ao cabo da faca, deslizando-a até sua ponta, de tal forma que somente o fio esteja em contato com a superfície da chaira. O número de movimentos
depende do estado inicial do fio da faca ou do nível de qualidade desejado.

O recomendado é começar com mais pressão e reduzir ao longo do processo.

Um ponto importante: O atrito e as possíveis batidas que podem acontecer entre os utensílios da sua gaveta são o bastante para tirar o fio da faca, portanto, se for guardá-la nesse local, use uma proteção para a lâmina.

Sobre o fio da faca…

Também chamada de gume, refere-se à parte afiada da lâmina destinada ao corte – usada para a maioria dos trabalhos de corte. A nitidez da faca é ditada pela precisão do corte do fio e isso dependerá da qualidade da faca e da frequência com que você a afia.

Resulta do processo de desbaste da lâmina em um lado ou em ambos os lados da folha de metal.

“Uma faca de dois gumes…”

Aposto que você já ouviu falar dessa frase, certo?

Diz-se que algo ou atitude é “uma faca de dois gumes” quando pode ter o efeito contrário ao esperado, isto é, pode ter um efeito prejudicial. E isso está associado analogamente às propriedades reais de uma faca, já que pode-se traduzir:

“Uma faca que corta para os dois lados pode ser prática, mas podemos nos confundir e nos cortar”.

Como conservar o corte da faca?

Lave a faca em água corrente usando sempre detergente neutro com uma esponja para tirar todos os resíduos. Nunca deixe as facas secarem naturalmente no escorredor, sempre as seque com um pano de prato limpo após a lavagem. Esse procedimento impede que suas facas se enferrujem.

Aprenda um pouco mais a cuidar da sua faca artesanal:

Mas… Qual a importância da faca para a cozinha?

A faca é um dos utensílios mais utilizados na cozinha durante seu dia a dia. E, muitas vezes, o mesmo tipo é usado para cortar alimentos diferentes. Mas você sabia que existe o tipo certo de faca para cada função?

Considerada a extensão da mão de um cozinheiro, há uma diversidade enorme de tipos de facas, para diferentes produtos (legumes, tomates, pães, carnes, peixes e queijos). O uso de cada uma delas é determinado pelo tipo do corte desejado e pela textura do alimento a ser cortado.

E aí? Já está com a faca e o queijo na mão?

Brincadeiras à parte, apresentamos, a você, um pouco dessa peça aparentemente discreta, mas quase tão velha quanto o mundo e que provou sua importância em múltiplas tarefas do dia a dia, revelando-se mais do que um simples utensílio doméstico e de cozinha.

Peças feitas à mão também requerem cuidados especiais, mas tudo se justifica, com beleza e qualidade ímpares.

Um mercado que contempla de colecionadores a chefes também merece um espaço por aqui. Eleja sua marca favorita, pesquise e compare preços e comprove que investir em facas de fato é boa pedida!

Clique para avaliar
[Total: 2 Nota: 2.5]
você pode gostar também
Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.