O Melhor guia informativo sobre compras na internet.

TOP 11: Melhores Chaves de Fenda [Leia Antes de Comprar]

As Chaves de Fenda são ferramentas que possuem sua ponta em forma de cinzel, sendo que em último caso devem ser usadas como tal. São projetadas para parafusar ou desparafusar parafusos com fenda comum, porém eventualmente podem ser usadas em parafusos que possuem fenda cruzada (Philips).

São ferramentas simples e das mais populares. Ainda sim, é necessário você observar algumas características importantes na hora de comprar a sua chave de fenda.

E para ajudar você em sua escolha separamos uma lista com as melhores chaves de fenda disponíveis no mercado. Também te mostraremos como escolher sua chave de fenda e quais os tipos existentes.

Então, vem com a gente e leia até o final!

TOP 11: Melhores Chaves de Fenda

Chave de Fenda Irwin Pro Confort

Imagem com Chave de Fenda Irwin Pro Confort
Foto: Chave de Fenda Irwin Pro Confort

Se você faz uso intenso de chaves de fenda, então essa ferramenta é para você, pois a linha de chaves de fenda Irwin Pro Confort aguenta uma rotina forte de trabalho.

Seu cabo é feito em bi material em polipropileno e emborrachamento termoplástico. Possui ótima ergonomia trilobular, que potencializa sua aderência à mão e permite maior força de torque ao encaixar uma chave de boca na parte sextavada presente na base do cabo.

Sua haste de metal é muito resistente, feita de cromo vanádio. Sua ponta é imantada e fosfatizada para melhor controle do parafuso e dar maior resistência à ferramenta. A base da haste também pode vir com uma parte sextavada para aumento de torque, se combinada com uma chave de boca equivalente.

Chave de Fenda Irwin Pro Confort é boa?

Chave de fenda Beta Easy

Imagem com Chave de fenda Beta Easy
Foto: Chave de fenda Beta Easy

Na lista das melhores chaves de fenda, está a linha de Chaves de Fenda Easy Beta.

Seu cabo é ergonomicamente bem desenhado, feito com plástico especial polipropileno nas extremidades, junto com um revestimento em borracha termoplástica. Isso facilita a aderência da ferramenta à mão, mesmo quando necessária a aplicação de maior força, sem abrir mão do conforto.

Sua resistente haste é feita de cromo molibdênio. Sua ponta é imantada e levemente escurecida por temperagem especial. Isso tudo se traduz em maior resistência à oxidação, evita o desgaste da ponta e dá mais controle ao retirar ou colocar o parafuso, evitando que ele caia e se perca no local trabalhado.

Chaves de Fenda Gedore High Performance

Imagem com Chaves de Fenda Gedore High Performance
Foto: Chaves de Fenda Gedore High Performance

Sofisticação e alta qualidade são o que define essa linha de chaves de fenda.

Dotado de excelente ergonomia, seu cabo possui tampa de impacto na extremidade e é feito com polipropileno e elastômero termoplástico. Características estas que promovem ótima aderência à mão, além de muito conforto ao manusear, mesmo quando for preciso empregar mais força de torque.

Sua haste é feita em aço especial molibdênio vanádio plus com acabamento niquelado e cromado fosco. Sua ponta é escurecida por temperagem. A base da haste é sextavada para uso com uma chave de boca para aumentar a força do giro. Garantia de resistência em toda a haste.

Chaves de Fenda Easygrip Tramontina PRO

Imagem com Chaves de Fenda Easygrip Tramontina PRO
Foto: Chaves de Fenda Easygrip Tramontina PRO

Sendo uma das grandes fabricantes de ferramentas, além de tantos outros utensílios, a Tramontina não poderia ficar fora desta lista.

Sua excelente linha de chaves de fenda Easygrip Tramontina PRO possuem cabo ergonômico em PVC verde transparente, que proporciona uma pegada confortável e firme, mesmo quando empregada maior força de torque.

Feita com o resistente aço cromo vanádio temperado, ponta fosfatizada e magnetizada, esta chave de fenda permite maior controle e encaixe junto ao parafuso, evitando que este se perca de modo acidental. Seu acabamento cromado assegura maior resistência em toda a haste evitando desgastes e ferrugem.

Chaves de Fenda Moretzsohn

Imagem com Chaves de Fenda Moretzsohn
Foto: Chaves de Fenda Moretzsohn

A linha de chaves de fenda Moretzsohn são feitas com cabo em PVC verde transparente injetado diretamente sobre a lâmina. Promove maior resistência aos impactos e temperaturas até 100ºC. Adere bem à mão, facilitando movimentos de maior força.

Possui haste metálica resistente, feita em cromo vanádio trefilado com acabamento niquelado e polido. Sua ponta é escurecida por temperamento, fazendo com que ela seja ainda mais resistente.

Além dessa haste resistir aos desgastes com ferrugem, essa chave também resiste a componentes químicos como ácidos, graxa etc.

Chaves de Fenda de Bater Sata

Imagem com Chaves de Fenda de Bater Sata
Foto: Chaves de Fenda de Bater Sata

A linha de chaves de fenda de bater Sata se destaca pela presença de uma resistente base de metal na extremidade do cabo, permitindo o uso de um martelo para ajudar a soltar os parafusos mais difíceis.

Seu cabo ergométrico é composto em polipropileno e borracha termoplástica, facilitando a aderência à mão, além do conforto, mesmo impondo grande aplicação de força.

Sua haste é feita em cromo vanádio, garantindo maior resistência à ferrugem e outros desgastes.

Chaves de Fenda Isoladas Stanley

Imagem com Chaves de Fenda Isoladas Stanley
Foto: Chaves de Fenda Isoladas Stanley

Com sua resistente haste feita em cromo vanádio e com sua lâmina de aço endurecido e temperado, as chaves de fenda isoladas Stanley contam com cobertura especial para isolamento elétrico de até 1.000V. Obviamente recomendadas para profissionais do setor elétrico e eletrônico.

Seu cabo é feito com bi material composto de polipropileno e emborrachamento termoplástico. Seu cabo hexalobular possui excelente ergonomia.

Toda essa combinação promove durabilidade, resistência, aderência e conforto à mão, mesmo quando se exige maior força de torque.

Chaves de Fenda Vonder Plus

Imagem com Chaves de Fenda Vonder Plus
Foto: Chaves de Fenda Vonder Plus

Em nossa lista das melhores chaves de fenda também está a linha Plus, da Vonder.

Possui cabo anatômico de polipropileno revestido em borracha termoplástica, promovendo muito conforto e ótima aderência à mão, mesmo quando aplicada grande força de giro.

Sua haste é feita com o resistente cromo vanádio que, junto com um acabamento niquelado, confere maior resistência à oxidação ou corrosão. Sua ponta magnetizada facilita parafusar ou desparafusar parafusos em locais de difícil acesso.

Chaves de Fenda CRV Black Jack

Imagem com Chaves de Fenda CRV Black Jack
Foto: Chaves de Fenda CRV Black Jack

A linha de chaves de fenda CRV Black Jack é mais uma daquelas ferramentas que não podem faltar na sua maleta.

Com seu cabo ergonômico em material polipropileno, borracha termoplástica e com grip, esta chave oferece muito conforto e aderência durante um trabalho em que se exige maior força ao parafusar e desparafusar.

Sua haste é produzida em cromo vanádio e também é sextavada para aplicação de maior força de torque, quando associada a uma chave de boca de tamanho equivalente. Sua ponta é magnetizada para facilitar a colocação e retirada de parafusos em locais de difícil acesso.

Chaves de Fenda Isolada IEC 60900 Tramontina Pro

Imagem com Chaves de Fenda Isolada IEC 60900 Tramontina Pro
Foto: Chaves de Fenda Isolada IEC 60900 Tramontina Pro

Respeitada pela qualidade em tudo o que produz, a Tramontina novamente aparece em nossa lista. Desta vez com sua linha de chaves de fenda isoladas IEC 60900 Tramontina Pro, que dá ao técnico do ramo de eletricidade proteção contra descargas elétricas.

Seu cabo é ergonômico, revestido em camadas de polipropileno e borracha termoplástica. Favorece o trabalho intenso com aplicação de grande força de torque, pois este cabo adere bem à mão de forma muito confortável e segura.

Sua haste é feita com o resistente aço cromo vanádio temperado e sua ponta é fosfatizada. Portanto, resistente à oxidação e corrosão. Ela é coberta por material isolante de até 1.000V.

Chaves de Fenda Belzer

Imagem com Chaves de Fenda Belzer
Foto: Chaves de Fenda Belzer

A Belzer traz sua linha de chaves de fenda tradicionais com cabo ergonômico feito de PVC semi transparente.

Seu cabo possui tamanho adequado para proporcionar maior contato dos dedos. Ele também é trio valado para favorecer maior encaixe e aderência à mão quando necessário aplicar muita força. Sua extremidade arredondada proporciona maior conforto à mão.

Sua resistente haste é feita em aço cromo vanádio temperado, garantindo maior resistência e vida útil. Ponta oxidada para dar mais resistência ao descascamento.

Chave de Fenda Belzer é boa?

As Pessoas Também Perguntam

Chave de fenda profissional

São chaves de fenda de alta performance feitas com material de primeira linha, garantindo sua qualidade, durabilidade e eficiência. Neste artigo destacamos as linhas de chaves de fenda isoladas IEC 60900 Tramontina Pro e chaves de fenda Irwin Pro Confort.

Chave de fenda gedore

São ótimas chaves de fenda produzidas com excelente material, voltadas para apertar ou afrouxar parafusos de fenda simples. Neste artigo, falamos um pouco sobre a excelente linha de chaves de fenda Gedore High Performance.

Chave de fenda belzer

Feitas com o tradicional PVC verde semi transparente, as chaves de fenda Belzer se destacam em eficiência quando o trabalho exige alto rendimento, conforme detalhado neste artigo.

Como Escolher sua Chave de Fenda

Apesar de muito populares e simples, as chaves de fenda precisam obedecer a alguns critérios antes de fazermos a compra.

Afinal, se compramos uma ferramenta, é para resolver um problema, e não para causar outro, pois o cabo de uma ferramenta de má qualidade pode quebrar em sua mão, o tamanho dela pode não ser o ideal para o local a ser trabalhado ou pode danificar tanto sua ponta quanto o parafuso de forma permanente.

Por isso, precisamos escolher não somente a melhor, mas também a mais adequada e de melhor qualidade. E vamos te mostrar agora algumas características importantes a serem observadas antes de fazer a sua escolha. Vamos lá?

Tamanho

Uma chave do tipo Cotoco não ajudaria, caso quiséssemos acessar parafusos que estejam em locais estrategicamente mais distantes. E uma chave com haste muito longa não ajudaria em locais compactos e apertados. E o tamanho da ponta poderia causar danos irreparáveis ao parafuso e a ela própria.

O tamanho da chave pode vir medido em centímetros, porém o mais comum é que venha medido de fábrica em polegadas. Esta informação costuma ser mostrada no cabo da ferramenta.

O tamanho da cabeça do parafuso também deve ser levado em conta na hora de escolher sua chave de fenda. Na dúvida e se possível, leve o parafuso à loja especializada para que um vendedor capacitado te auxilie.

Material do cabo

Existem muitas chaves de fenda com baixíssimo custo no mercado, e, na maioria das vezes, este valor é justificado pela qualidade ruim da ferramenta.

Uma chave de baixa qualidade costuma apresentar alguma folga entre o cabo e a haste e poderá se quebrar durante o uso se o material do cabo for de má qualidade. Se o cabo não for ergonômico, poderá causar lesões imediatas, de médio ou longo prazos ao usuário.

Portanto, um bom cabo deverá der feito de forma ergonômica e com materiais de boa qualidade, como PVC, polipropileno e/ou borracha termoplástica. Isto certamente vai trazer mais durabilidade, segurança, conforto e eficiência durante o seu trabalho.

Material da Haste

Se você nunca se deparou com uma chave de fenda descascando em sua haste e sua ponta se desgastando facilmente em poucos e simples usos, nem queira passar por esse tipo de situação.

Hastes de má qualidade geralmente são feitas com um metal e cromagem muito ruins. Sua ponta não recebeu o devido tratamento de fábrica para aumentar sua durabilidade e resistência.

Já uma boa haste deve ser feita de aço molibdênio cromo vanádio, e sua ponta deve ser idealmente fosfatizada e magnetizada para dar mais resistência, menos desgaste e maior controle sobre os parafusos a serem colocados ou retirados de locais de difícil acesso.

Tipos de Chave de Fenda

As chaves de fenda são as ferramentas das mais conhecidas por muita gente, mas, curiosamente, essas não são as únicas chaves existentes nessa categoria.

Continue lendo para conhecer alguns tipos de chave de fenda que talvez você nunca tinha visto ou ouvido falar.

Chaves Philips PH

As chaves Philips são ferramentas usadas em parafusos que possuem fenda cruzada. Foi desenvolvida e patenteada por Henry Philips, razão pela qual esta chave recebe este nome.

Chaves Pozidriv PZ

É uma melhoria da chave Philips para eliminar o seu problema de escape quando aplicada maior força de torque junto ao parafuso.

Chaves Torx Externo

Também chamada de chave estrela ou chave hexalobular, é caracterizada por possuir a fenda na própria chave em formato característico de estrela. Muito usada em parafusos da parte interna de micro computadores.

Chaves Torx Interno

Diferentes das chaves torx externo, possuem suas pontas em forma de estrela para serem usadas em parafusos que possuam esse tipo de fenda.

Chaves Quadrado Externo

Possuem fenda quadrada em sua ponta, sendo utilizada tanto em parafusos de metal, quanto para tampões plásticos de canos de rosca, entre outros.

Chaves Multidentadas XZN

Também chamada de chave estria, é obviamente utilizada em parafusos com fenda estriada. É uma das chaves menos comuns no mercado.

Chaves Sextavadas Interna

Comumente conhecidas como chaves alen em referencia direta ao seu formato em “L”.

Geralmente são vendidas em kits contendo vários tamanhos desta chave.

Também existem dessas mesmas chaves em formato reto com um cabo. Essas são um pouco mais difíceis de encontrar no mercado.

Chaves Sextavadas Externas

Conhecidas popularmente como chaves canhão, possuem fenda sextavada em sua ponta, são retas e possuem cabo para o manuseio.

Também podem ser encontradas em kits com vários “cachimbos” que podem ser conectados ao cabo, conforme o tamanho do parafuso a ser trabalhado.

Chaves de Perfil Estriado

Possuem fenda estriada na própria ponta. Assim como as chaves canhão, também podem ser encontradas em kits com tamanhos diversos.

Considerações Finais

Hora de recapitularmos tudo o que vimos até aqui.

Neste artigo, vimos apenas as melhores chaves de fenda das melhores marcas do mercado e aprendemos a analisar detalhes específicos antes de escolher a melhor chave de fenda.

Falamos sobre a importância de se escolher um tamanho de ferramenta adequado para o local de trabalho. Hastes muito pequenas podem não ser suficientes para alcançar parafusos que estiverem posicionados em áreas estratégicas dentro de algum equipamento, por exemplo.

Abordamos os atributos que um bom cabo deve ter para prover resistência, durabilidade, conforto e aderência à mão ao realizarmos movimentos que exijam maior força de torque. Os cabos precisam ser ergonômicos e feitos com materiais de alta qualidade como polipropileno, borracha termoplástica etc.

Vimos a importância de se usar um bom metal em sua composição, como aço molibdênio, cromo vanádio, niquelamento, ponta fosfatizada e, de preferência, magnetizada. Essas qualidades reunidas promovem durabilidade e resistência, bem como um trabalho preciso e seguro.

Conhecemos também uma variedade de outras chaves de fenda que talvez eram desconhecidas para você, caso seja um iniciante nesse ramo.

E, antes de finalizarmos, seguem algumas recomendações importantes para ajudar na longevidade da sua chave e também para que seu trabalho seja sempre realizado de forma segura.

Apesar de a extremidade do cabo de algumas chaves de fenda serem feitas de material resistente a impactos de martelo para os casos de se tentar remover os parafusos mais difíceis, não é recomendado utilizar esse tipo de chave como punção ou outra finalidade diferente da que ela foi projetada.

Também não se deve nunca alterar a ponta de sua chave, que possui formato de cinzel, utilizando quaisquer meios mecânicos.

E sempre consulte o fabricante de qualquer ferramenta para orientações ainda mais aprofundadas.

Esperamos mais uma vez ter ajudado você, esclarecendo suas dúvidas e facilitando sua escolha da melhor e mais adequada chave de fenda para o seu trabalho.

Nos veremos em um próximo artigo.

Até mais, Cupomzeiros!

Clique para avaliar
[Total: 0 Nota: 0]
você pode gostar também
Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.