O Melhor guia informativo sobre compras na internet.

TOP 10: Melhores Canetas (Stabilo, BIC, Newpen…)

A necessidade de deixar ideias e mensagens escritas em alguma superfície faz parte da humanidade. Há milênios, o ser humano dá um jeito de se comunicar por meio de signos e palavras escritas.

Nos nossos dias isso não mudou e, apesar de alguns preferirem digitar, ainda precisamos de canetas.

Escolher a caneta certa é particularmente difícil porque o mercado dispõe de muitas opções. Aliás, são tantas opções que ficamos perdidos!

Pensando nessa dificuldade, criamos uma lista com as 10 melhores canetas disponíveis dispostas em três categorias: canetas esferográficas, canetas hidrográficas e canetas à base de gel.

Lembrando que todas essas opções podem ser adquiridas nos melhores sites para comprar material escolar. Fique atento!

Confira, a seguir, todas as informações sobre esse material tão essencial em nossa vida e que, mesmo com o avanço das ferramentas digitais, sobrevive e não parece que vai desaparecer tão cedo.

As 10 melhores canetas

Compilamos as 10 melhores canetas disponíveis no mercado para você escolher aquela, ou aquelas, que mais tem a ver com o seu estilo e com os seus propósitos.

Nunca mais faça a escolha errada na hora de comprar o material escolar. Confira!

As quatro melhores canetas esferográficas

As canetas esferográficas são as mais utilizadas do mercado, além de serem as mais populares. Elas são versáteis e têm participado de cenas muito importantes da história.

São também duráveis, resistentes a outros materiais e não costumam deixar manchas na superfície do papel.

É uma tinta apropriada para escrever textos longos, afinal, ela é fabricada a base de óleo de baixa viscosidade. Este tipo de caneta pode ser utilizado com facilidade e sem precisar de esforço. Um exemplo muito conhecido é a caneta BIC.

Caneta Pilot Frixion Ball

Imagem com Caneta Pilot Frixion Ball
Foto: Caneta Pilot Frixion Ball

Esta é uma das opções mais interessantes e inovadoras do mercado. A marca Pilot anunciou um diferencial que chamou a atenção, afinal, esta caneta conta com uma tinta que pode ser apagada.

É uma caneta com tecnologia japonesa e pode tirar a pressão de não poder errar em algum processo de escrita ou mesmo desenho. É uma boa opção para crianças e pessoas que estão sendo alfabetizadas.

O valor não é tão alto, ainda que seja mais cara do que as canetas convencionais. É também um produto que alia conforto com beleza e funcionalidade.

Na base da caneta há um pedaço emborrachado que serve para dar mais tração aos dedos. Além disso, a caneta é recarregável.

Caneta BIC Cristal Dura Mais

Imagem com Caneta BIC Cristal Dura Mais
Foto: Caneta BIC Cristal Dura Mais

Esta caneta é, provavelmente, a caneta mais conhecida e utilizada no Brasil. É muito improvável que alguém não a conheça, afinal, ela é uma opção versátil e com um valor baixo.

Além disso, ela possui uma tinta durável e que resiste à água.

É uma caneta simples, sem grandes atrativos, mas que é uma das melhores na hora de escrever textos longos.

A escrita macia permite que a ponta deslize pelo papel sem que seja necessário forçar a mão ou o pulso. A Caneta BIC Cristal Dura Mais costuma ser comercializada em pacotes com três cores: preta, azul e vermelha.

Caneta Crown Liverpool

Imagem com Caneta Crown Liverpool
Foto: Caneta Crown Liverpool

Esta é uma opção com um valor mais alto. A caneta Crown Liverpool apresenta um design elegante e sofisticado que é uma ótima escolha para um ambiente mais formal.

O fechamento da caneta funciona por torção, ou seja, a base gira para ocultar a ponta.

A cor da tinta é azul comum, uma cor que é básica em todos os lugares. Pode ser uma ótima opção para presente, além de ser uma bela caneta para manter no bolso, afinal, ela tem um clipe dourado que faz toda a diferença.

Caneta Cis Spiro

Imagem com Caneta Cis Spiro
Foto: Caneta Cis Spiro

Até mesmo as canetas mais comuns podem ser revestidas por um design bonito e chamativo. Este é o caso das canetas da marca Cis, linha Spiro.

O formato emula uma espiral e ainda fica mais interessante por conta do acabamento na cor branca.

Este é um kit acessível com um valor baixo e vem duas canetas, uma azul e uma preta. Cores básicas para qualquer ambiente, seja ele corporativo ou para uso pessoal no dia a dia. Uma das vantagens dessa caneta é a escrita macia e o conforto ao tato.

As 3 melhores canetas hidrográficas

As canetas hidrográficas possuem viscosidade baixa, uma vez que são fabricadas à base de água. É um tipo de caneta que precisa de um tempo a mais para secar, portanto, pode ser que alguns tipos de papel acabem não suportando a tinta e ela acabe vazando atrás.

É sempre bom ter esse detalhe em mente quando for utilizar esse modelo de caneta.

As canetas da marca Stabilo e da marca Posca são alguns exemplos desse modelo, que é uma ótima opção para quem gosta de fazer lettering ou costuma desenhar e ilustrar à caneta. Além disso, há muitas opções em cores.

Caneta Posca PC-5M

Imagem com Caneta Posca PC-5M
Foto: Caneta Posca PC-5M

As canetas da marca Posca são muito procuradas por artistas por sua qualidade. São opções mais profissionais e que são mais caras do que a média.

Além disso, são ótimas opções para quem busca realizar uma escrita mais compacta. Até mesmo o design da caneta insinua esse trabalho mais complexo.

Ainda que a caneta Posca PC-5M branca seja uma ótima ferramenta para trabalhos mais profissionais, existem algumas restrições de uso.

A utilização da caneta em superfícies muito ásperas, por exemplo, pode comprometer a sua integridade. Em todo caso, é interessante verificar as possibilidades no guia de uso do produto.

Caneta Newpen Brush Pen Aquarela

Imagem com Caneta Newpen Brush Pen Aquarela
Foto: Caneta Newpen Brush Pen Aquarela

Este é um kit da marca Newpen que funciona como uma aquarela. Possui 20 cores, passando por tons pastéis e cores mais fortes.

Uma vantagem é que essas canetas funcionam tanto para pessoas profissionais quanto para amadores. É possível escolher kits menores, disponíveis no mercado em 6 e 16 cores.

Estas canetas possuem fechamento simples com tampa. Outra característica interessante destas canetas é a possibilidade de misturar duas cores e criar uma terceira.

Por serem canetas a base de água é possível realizar essas experiências. É uma ótima opção para crianças que estão aprendendo as cores.

Caneta Stabilo Point 88

Imagem com Caneta Stabilo Point 88
Foto: Caneta Stabilo Point 88

As canetas da marca Stabilo costumam ser objetos de desejo para quem gosta de itens de papelaria. O design muito próprio da marca, além das pontas mais finas e das opções coloridas são algumas das características mais interessantes deste modelo.

As canetas Stabilo também são mais resistentes à secagem, suportando até 3 horas sem a tampa.

Estas canetas podem ser utilizadas para desenhar, colorir e para escrever. São bastante versáteis e duram bastante tempo.

O valor é mais alto, porém é importante considerar o custo-benefício para ver que o produto é de qualidade e vale o investimento.

As 3 melhores canetas em gel

As canetas em gel estiveram em alta nos anos 2000 entre os estudantes. A beleza das cores e sua variedade fizeram com que houvesse até mesmo um desejo generalizado de fazer coleções dessas canetas.

Além das cores vívidas e brilhantes, as canetas em gel ficaram tão famosas também pelo conforto e maciez na escrita.

Uma desvantagem, no entanto, é a rapidez com a qual a tinta seca.

Esta é uma caneta para utilizar em menos tempo do que os outros modelos, além de ser obrigatório colocar as tampas após o uso. Os preços costumam ser um pouco mais elevados que as canetas esferográficas.

Caneta Faber-Castell Esferográfica Ice Colors

Imagem com Caneta Faber-Castell Esferográfica Ice Colors
Foto: Caneta Faber-Castell Esferográfica Ice Colors

A Faber-Castell é uma das marcas mais conhecidas em papelaria e este modelo em gel possui todas as qualidades que fizeram a marca alçar reconhecimento mundial.

São três canetas no kit, nas cores preto, azul e vermelho. A ponta é metálica e conta com 0,8 mm de espessura. O fechamento é convencional por tampa.

É uma ótima opção para quem precisa escrever bastante, uma vez que a caneta conta com o grip emborrachado e texturizado para melhor conforto na hora de escrever.

Além disso, são canetas muito bonitas. De acordo com alguns comentários em sites de compra, as cores das canetas são mais claras do que as convencionais.

Caneta Pentel Energel Makkuro

Imagem com Caneta Pentel Energel Makkuro
Foto: Caneta Pentel Energel Makkuro

Mais uma opção em canetas para o dia a dia, desta vez com tinta a base de gel e nas cores comuns: azul, preto e vermelho.

É uma ótima opção para estudantes, escritórios, entre outros. É importante se atentar para a gramatura do papel, afinal, estas canetas são em gel e pode ser que, dependendo da espessura do papel, a tinta acabe passando para o outro lado.

As três canetas possuem clipe, portanto, podem ser colocadas no bolso e o fechamento das mesmas é com tampa comum.

Possuem 0,5mm de espessura e, segundo comentários em sites de compra, são modelos bem confortáveis. Estas canetas da marca Pentel são parte da linha Energel Makkuro.

Caneta Uni-Ball Gel Signo Angelic Colour

Imagem com Caneta Uni-Ball Gel Signo Angelic Colour
Foto: Caneta Uni-Ball Gel Signo Angelic Colour

Esta é uma opção para quem precisa de uma caneta apropriada para escrever em papéis escuros ou pretos.

É fabricada por uma empresa japonesa, a Uni-Ball, com mais de 100 anos no mercado. Essa caneta de tinta branca faz parte de uma linha intitulada Signo Angelic Colour, que traz 8 cores em tons pastéis.

Ilustradores, desenhistas e pessoas que gostam de fazer lettering, ou mesmo ilustrações como hobby, podem adquirir uma ótima ferramenta artística.

Segundo os comentários de usuários, há certa modificação no tom da cor após a secagem, porém ela permanece eficiente em sua proposta.

Como escolher as melhores canetas?

Existem alguns pontos que devem ser analisados antes de comprar a melhor caneta. As opções são vastas e as possibilidades podem acabar atrapalhando mais que ajudando.

Confira, a seguir, algumas dicas de como escolher a melhor opção.

Escolha o tipo de tinta

Como apresentado acima, existem três tipos básicos de tinta para canetas: a tinta à base de água; à base de gel e à base de óleo.

Cada opção pode ser melhor aproveitada em situações específicas e com papéis específicos.

Algumas canetas à base de água, por exemplo, podem não ser apropriadas para escrever em papéis de baixa gramatura.

Sendo assim, é importante não apenas escolher bem a caneta, mas também o papel. Existem papéis apropriados para desenhos e ilustrações, outros direcionados ao lettering.

Usos mais criativos podem demandar papéis mais grossos, com uma gramatura mais alta para que a tinta não vaze para o outro lado.

Escolha suas cores favoritas

O mercado está cheio de opções em cores. São muitos tons e gradações para cada cor, além de existir também os modelos com glitter ou textura.

Seja para um uso profissional ou pessoal, as cores também obedecem, na maioria das vezes, a um trabalho ou inspiração específicos.

Escrever com canetas bonitas, confortáveis e com cores agradáveis acaba se tornando um passatempo interessante.

Inserir a criatividade no papel e trabalhar a imaginação são dois exercícios agradáveis que podem se transformar em um hobby.

Escolha a espessura da caneta e da ponta

A espessura da ponta caneta também interfere na tinta escolhida e também na espessura do papel. Cada elemento é interdependente para assegurar uma escrita confortável e gostosa.

Canetas à base de gel costumam ter uma escrita mais grossa, assim como aquelas à base de água são mais fluidas.

Escolha o tipo de fechamento

A maioria das opções do mercado possui fechamento por tampa. É o modelo mais convencional e o mais comercializado.

No entanto, existem aquelas opções de caneta que fecham por meio de torção, ou seja, a parte inferior e a superior se deslocam para ocultar a ponta. Há também os botões pressionáveis para esconder a ponta.

Os modelos por torção costumam ser aqueles de canetas mais luxuosas e mais caras.

Por sua vez, os botões de pressão e os fechamentos com tampa são característicos de canetas mais populares. Esse detalhe não interfere na qualidade da escrita ou da tinta, e sim na experiência de uso do objeto.

Fique de olho em diferenciais e recursos extras

Caneta com tinta que pode ser apagada é um grande exemplo de diferencial e recurso extra que pode chamar a atenção do público.

A tecnologia está sempre em mudança e sempre em busca de melhorias, desta forma, é importante estar atento a essas novidades que possam deixar as melhores canetas ainda mais excelentes.

Outros tipos de canetas presentes no mercado

Além dos modelos apresentados no artigo, existem outros tipos de canetas disponíveis no mercado. Confira abaixo e conheça todas as suas opções!

Caneta tinteiro

Começando por uma das primeiras opções em canetas da história, a caneta tinteiro hoje costuma ser comercializada para aqueles fãs de artigos de época, ou aqueles que querem presentear alguém com um objeto retrô.

Este modelo funciona com um reservatório de tinta que necessita ser substituído.

Caneta ponta pincel (Brush pen)

Opção que começou a ficar popular com o aumento da busca por materiais apropriados ao lettering, este modelo tem uma ponta que imita um pincel e é apropriado para desenhar delicadamente as letras e desenhos diversos.

Caneta Rollerball

Estas canetas costumam ser muito populares pela qualidade da escrita. A tinta costuma sair com uma ótima pigmentação, além de possuir um mecanismo interno que impede que a tinta saia em quantidades grandes.

É uma boa opção para ser usada em papéis com uma gramatura maior, ou com papéis mais nobres.

Caneta com ponta de feltro

Canetas com ponta de feltro são muito comuns e acompanham a pessoa desde a pré-escola. Canetinhas hidrográficas, canetas coloridas como as da marca Stabilo são alguns exemplos.

Esse modelo é umedecido pela tinta e passa pelo papel com mais facilidade, as canetas marca-texto também possuem esse tipo de ponta.

Marcador ou marca-texto

Esta opção também costuma ter a ponta fabricada em feltro, além de ser comumente fabricada à base de água. É muito utilizada em escolas e universidades para marcar os textos.

É utilizada também por pessoas que gostam de grifar livros, cadernos, anotações diversas.

Caneta nanquim

Costuma ser muito utilizada por artistas por sua escrita rica em pigmento. Existem diversas opções em tamanho de ponta, podendo ser encontrada seja em tamanhos de 0,5mm a 1.2mm.

A numeração de tamanho interfere diretamente no tipo de desenho da caneta.

Perguntas frequentes

Qual é a melhor caneta?

A escolha da caneta ideal depende de uma série de pontos como os apresentados acima. Uma boa opção para quem fica em dúvida é investir em kits com mais de uma caneta como o kit Cis Spiro, as canetas BIC Cristal, a Caneta Newpen Brush Pen Aquarela, entre outras.

Qual é a melhor marca de caneta?

Assim como a melhor caneta, a melhor marca depende de pontos de interesse de cada comprador. Cada pessoa possui interesses específicos por um detalhe ou outro, e cada marca pode atender ou não a esses pontos. Desta forma, é importante verificar qual característica conta mais na hora da compra e se guiar por ela.

Considerações finais

Será mais fácil encontrar as melhores canetas do mercado após esse artigo. Buscamos aqui trazer opções para cada tipo de tinta que, por sua vez, atendem a diferentes gostos.

Os preços também se mostram democráticos e existem opções populares com preços baixos e aquelas opções mais caras para pessoas que gostam de um diferencial.

Clique para avaliar
[Total: 2 Nota: 5]
você pode gostar também
Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.