Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Quais As Melhores Bolas de Basquete? Veja o TOP 10!

Muitas pessoas usam smartwatches para poder avaliar seu desempenho nos esportes, inclusive no basquete. Contudo, muito além disso, sabemos também que não dá para jogar esse esporte tão antigo sem as famosas bolas de basquete.

Sendo assim, separamos as Melhores Bolas de Basquete do mercado, além de algumas informações que você deve saber para escolher a pelota certa.

Vamos conferir?

TOP 10 Melhores Bolas de Basquete

As bolas de voleibol e bolas de handebol são excelentes nos seus respectivos esportes. Por outro lado, também há bolas de basquete incríveis no mercado, não é mesmo? Confira, então, 10 modelos:

Bola de Basquete Número 7 Convoy Sport

Ideal para quem está começando no esporte, a Bola Basquete Basketball Número 7 Convoy Sport é leve e potente, pois além de ser do tamanho 7, também possui uma proteção especial contra impactos. Além disso, ela também possui alta resistência a suor.

Sendo uma bola texturizada, ela proporciona maior aderência às mãos, sem contar que possui um peso moderado, sendo um bom produto para iniciantes. No mais, vale citar que ela também conta com um adaptador e bomba para encher pneu incluídos, sendo uma ótima opção para você começar no mundo do basquete!

Champion Sports RBB4

A Champion Sports RBB4 é feita com duas camadas de nylon, além de ser revestida com borracha. Oferece cores vivas, apesar de estar dentro do padrão laranja de várias outras.

Com sua capa de borracha que elimina a umidade, ela é ideal tanto para os jovens, quanto para os adultos, além de servir para qualquer quadra. Por fim, tem boa retenção de ar, então, se destaca graças a sua boa qualidade. 

Dessa forma, ela é uma das melhores bolas de basquete que pode-se achar disponível nos tamanhos 5 ao 7.

Wilson NCAA

A Wilson NCAA é uma bola americana com qualidade reconhecida por todo o mundo. Com uma capa absorvente de umidade, ela garante menor umidade na bola, permitindo que você tenha maior aderência durante os jogos. Na prática, sua maior vantagem é que ela serve para partidas em quadras internas ou externas. Fabricada em couro composto de microfibra, além de ser extremamente resistente, ela também é uma bola durável. Aliás, conta com canaletas profundas, com granulação que é um diferencial das bolas Wilson. Dessa forma, tem aderência e firmeza para segurar nas mãos na hora de arremessar.

Bola De Basquete Spalding Streetball

A Spalding é referência no mundo do basquete e, por aqui, temos a Streetball, uma das melhores bolas da marca. Fabricada em borracha, ela conta com um revestimento durável, sendo indicada para uso em quadras.

Aliás, ela também possui pontos elevados no revestimento, justamente para dar mais aderência nas mãos. Além disso, também possui uma camada de EVA com 5mm de espessura para dar mais controle à bola. Por fim, sua tecnologia Aaerotrack ainda melhora o trajeto da bola e até 30%, já que evita desvios indesejados.

Bola de basquete Molten Série BG3800

Contando com um painel oficial de 12 e 2 tons, esse modelo da Molten é super indicado para uso profissional.

Fabricada em borracha, ela conta com revestimento especial em Bexiga Butílica, que garante maior aderência e resistência para a bola.

Além disso, sua tecnologia também é antiderrapante, bem como é altamente resistente a água. No mais, vale citar que ela tem um design clássico, ideal para quem quer jogar uma partida de basquete nos moldes clássicos.

NBA DRV

A NBA DRV pertence à marca Wilson, que é oficial da liga de basquete norte-americano. Então, o seu mercado é cheio de produtos com estilos diferentes e bonitos. Aliás, esse modelo tem uma cor cinza, com detalhes em azul.

Na prática, a sua proteção é garantida contra pisos ásperos e ainda tem um forro de retenção. Dessa forma, prende o ar por mais tempo, como prova de sua qualidade.

Além disso, a NBA DRV é ótima para as quadras externas, graças ao revestimento de borracha. Além disso, é possível escolher o seu tamanho, já que varia de 5 a 7.

Playoff IX Penalty

A Playoff IX Penalty é facilmente uma das melhores bolas de basquete do mercado, seja para uso amador ou profissional.

O seu material é o couro sintético, por isso, ela é um modelo bem resistente para jogar. Com uma Câmara 6D e construção matrizada, ela protege a câmera de ar, sem contar que ainda permite maior eficiência para os jogos.

Em suas laterais, tem um fio mais profundo que traz facilidade para pegá-la. Mas, mesmo que o seu tamanho seja o 6, a fabricante ainda a coloca dentro da categoria infantil. Por fim, ela também é muito usada para o basquete adulto feminino.

Spalding TF-500

A bola de basquete ideal para atender qualquer expectativa é a Spalding TF-500. Assim, o modelo reúne várias características técnicas que a tornam ótima para uma partida.

Sua fabricação é em microfibra ZK Composite, que garante um toque suave. Mas, também tem grande aderência, é bem seca, o que deixa as partidas mais fluidas.

Graças ao seu enrolamento feito em nylon, a estrutura da bola é bem montada. Então, ela pode quicar de forma mais perfeita e escapar menos na hora de controlar. Por fim, possui o tamanho 7 e peso em torno de 493 g.

All Court 2.0

Uma marca muito conhecida é a Adidas. Assim, sua bola de basquete All Court 2.0 recebe toda a qualidade que ela consegue oferecer em seus produtos. Produzida em poliuretano, ela é extremamente macia e resistente.

Fabricada em Cou, ela consegue quicar de maneira adequada em quadras de madeira. Dessa forma, é um aspecto que não se acha em bolas de borracha.

O seu tamanho oficial é o padrão 7, ótima para a faixa etária acima dos 12 anos. No mais, ela é versátil, já que pode ser usada em ambiente interno e externo.

Bola de Basquete Tamanho 7 Atrio

Sendo uma bola de basquete texturizada, esse modelo da Atrio oferece aderência e força para quem joga. Fabricada em borracha, ela permite maior controle durante as jogadas, sem contar que é bastante resistente a água e suor.

Além disso, por ter um peso de 490g, ela também é bastante indicada para quem está começando no esporte. Por outro lado, vale citar que o seu revestimento também permite jogos mais intensos, como em ruas ou quadras, por exemplo, já que o uso da bola em concreto não a destrói.

Qual é o Material das Melhores Bolas de Basquete?

Um dos pontos principais para que a sua compra seja bem-sucedida é a escolha certa do material. Ele precisa ter boa qualidade, além de oferecer resistência para evitar furos. Assim, tem várias opções no mercado para a opção ideal para seus jogos:

  • Nylon;
  • Borracha;
  • Couro;
  • Fibras químicas.

É normal que as bolas sejam fabricadas com couro, já que trazem maciez e conforto. No entanto, tem um ponto negativo que é preciso “amaciar” a pelota antes das partidas. Além disso, também costumam ser melhores para locais cobertos e fechados.

Quanto ao material sintético, a preferência é de quem deseja um item durável. Dessa forma, tem boa resistência e se parece muito com o couro legítimo. Contudo, é versátil e os profissionais tendem a gostar por ter boa qualidade.

Os preços mais acessíveis tem a ver com os modelos feitos com material de borracha. Assim, mesmo entre as melhores bolas de basquete, tem opções nesse estilo. O normal é que seja usada nas quadras de rua, já que oferece:

  • Leveza;
  • Resistência a pisos de cimento.

A aderência para as mãos é um dos pontos mais altos desse material. Contudo, é ideal para jogadores iniciantes ou com experiência.

Por isso, é uma boa opção para se ter em casa para jogar como diversão. 

Entenda os Números das Bolas de Basquete

Todas as bolas são feitas em tamanhos variados para se adaptar aos jogadores. Por isso, é necessário saber se ela consegue te oferecer uma boa partida, conforme a idade e gênero.

A FIBA (Federação Internacional de Basquetebol) possui normas quanto às dimensões:

  • 7 ou variações: oficial masculina, peso em torno de 400g a 500g;
  • 6: tamanho oficial feminino, indicado para acima de 12 anos;
  • 5: crianças entre 7 e 12 anos;
  • 3: infantil com a idade entre 4 a 6 anos;
  • 1: mini bola para iniciantes, a partir de 3 anos.

Entre as melhores bolas de basquete, há opções de tamanho 7, mas há variações. No entanto, existe um motivo bem simples para que os modelos tenham distinção.

Assim, tem a ver com o controle e até mesmo para ter arremessos mais potentes.

No mais, para que você não tenha problemas com o peso das bolas, é recomendado o uso de produtos para ter mais resistência física, tais como bebidas proteicas, Whey Protein, pastas de amendoim, entre muitas outras.

A Importância da Textura Certa

Mesmo a textura da bola pode fazer a diferença para que o jogo seja fluido. Por exemplo, a aderência é o que pode influenciar o jogador a acertar os arremessos. Mas, também cobrir passes e fazer jogadas rápidas, então, o ideal é buscar por:

  • Canaletas largas;
  • Sensibilidade em pontos elevados.

As canaletas largas são as que mais oferecem toque sensível aos atletas. Contudo, algumas possuem pequenas bolas que garantem um grip melhor.

Além disso, as ranhuras profundas também deixam mais fácil de segurar e posicionar a pelota.

São informações que tornam-se mais fáceis de conferir na hora da compra em lojas físicas.

No entanto, quando desejar comprar pela internet, pode verificar comentários de compradores do modelo. Dessa forma, pode ser mais seguro para fazer a escolha certa.

Diferença Entre as Bolas de Basquete

A distinção pode ser pouca, mas existe para ajudar a saber qual bola usar em cada momento. Assim, cada uma serve para um tipo de jogo específico, por exemplo:

  • Interior;
  • Exterior;
  • Treino;
  • 3x3;
  • Mini.

Esses modelos para os jogos em indoor, são ótimos para os pisos de madeiras. Além disso, são vistas em campeonatos profissionais de quadra. Contudo, as versões outdoor, servem para asfalto e cimento, sem perigo de sofrer danos como furos.

Quanto às bolas de treino, elas têm peso médio, que fica entre aquelas de interior e exterior. Então, sua cobertura pode ser tanto lisa, quanto rugosa. Servem para uma maior precisão e melhor arremesso.

Bolas 3x3

Uma bola 3x3 é bem menor do que as normais e a superfície é lisa. Mas, elas servem para um tipo de jogo diferente, mas que ainda está dentro da modalidade do basquete. Dessa forma, as regras também tem algumas distinções, como:

  • Apenas três jogadores em cada time;
  • Usa-se apenas meia quadra.

Para praticar arremessos, as mais indicadas são as versões minis das bolas de basquete. No entanto, também são ideais para que crianças pequenas possam aprender a jogar. Elas têm cobertura lisa e oferecem grande leveza para não machucar.

Vantagens de Praticar Basquete

Trata-se de um dos esportes mais praticados em todo o mundo há 130 anos. Mas, nem todas as pessoas sabem que o jogo pode trazer vários benefícios. Por exemplo, é capaz de melhorar o condicionamento fisico, junto com:

  • Fortalece os músculos;
  • Melhora a coordenação motora;
  • Aprimora a velocidade, força e impulsão do corpo.

A melhora na saúde mental também pode ser vista com a prática desse esporte. Assim, é um bom combate para problemas como depressão e ansiedade. No entanto, também é útil para condições como TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).

Outro benefício é que o basquete envolve a coletividade. Portanto, o desempenho depende de todos os jogadores e cria o senso de pertencimento a todos. Além disso, ajuda a aprender a respeitar o espaço do outro.

As Pessoas Também Perguntam

As bolas de basquete são fundamentais para o exercício desses esporte, mas, apesar disso, ainda está cercada de dúvidas por parte dos consumidores. Sendo assim, confira alguns questionamentos essenciais sobre esse tipo de bola:

Por que a bola de basquete é laranja?

A cor faz parte de uma estratégia para ajudar os jogadores a verem a bola. Assim, seja qual for a condição de luz do ambiente, ainda será possível achá-la de forma fácil. Contudo, a NBA escolhe uma tonalidade específica do laranja que as pelotas precisam ter nas ligas.

Por que a bola de basquete é pesada?

O peso tem influência no arremesso das bolas. Mas, também tem a ver com o local em que ela vai cair, logo após o lançamento. Por isso, cada tamanho possui uma variação diferente para poder se adaptar durante as partidas. 

Uma das curiosidades que poucas pessoas sabem é que para locais fechados, as pelotas são pesadas. Assim, elas são feitas em couros lisos e muitos atletas têm a necessidade de deixá-las “macias” antes das partidas.

Qual a primeira bola utilizada no jogo de basquete?

A primeira bola surgiu no ano de 1891, pela A. C. Spalding & Brothers. Dessa forma, o seu diâmetro era apenas um pouco maior do que as de futebol. O jogo também era um pouco diferente quando foi criado. Assim, foi incluído nos Jogos Olímpicos em 1896.

Considerações Finais

Embora turbinar o desempenho físico com Maltodextrina e outros suplementes seja uma boa pedida para jogar basquete, podemos dizer que não dá para competir sem uma bola, não é mesmo?

Encontrar a bola de basquete ideal para poder usar em seus jogos torna-se mais fácil ao conhecer boas opções. Assim, o melhor é que elas possam atender as necessidades dos jogadores.

Apenas escolher a primeira opção do mercado não traz bons resultados. Dessa forma, pesquise bastante para ter certeza que é a certa para o tipo de jogo que deseja. Mas, também se ela pode ser útil em sua categoria e atende sua faixa etária.

Sendo assim, esperamos que esse guia completo tenha te ajudado a encontrar uma boa bola de basquete para os seus torneios ou campeonatos!

No mais, voltaremos em breve com novas recomendações incríveis para vocês!

Leia também:

Até mais, Cupomzeiros!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.